Que toda viagem exige um planejamento com meses e meses de antecedência, todo mundo sabe. Mas uma coisa que muita gente não sabe é que a mesma regra vale para quem pretende ver bem de pertinho a Última Ceia, obra de Leonardo da Vinci que está no refeitório da Basílica Santa Maria delle Grazie, em Milão.
Quando eu fui tentar comprar o ticket através do site indicado pelo site oficial, tinha um aviso dizendo que apenas 3 meses antes da data escolhida os ingressos estariam a venda. Então eu fiz uma observação enorme no meu desktop pra eu não esquecer desse detalhe.
Exatamente 3 meses antes, estava eu conectada no site, em plena madrugada, pra tentar garantir o meu ticket. E adivinha? Em questão de 5 minutos TODOS os ingressos pro mes de outubro e novembro estavam esgotados! Nossa, fiquei enlouquecida! Como os ingressos “evaporaram” em questão de 5 minutos? Como pode uma coisa dessas?
Minha segunda opção foi vasculhar a internet e tentar achar uma solução pra isso, e foi ai que eu descobri que as agências italianas compram todos os ingressos pra revender pelo dobro ou até o triplo do preço. Fiquei indignada, até parece coisa de Brasil!
Como eu não tinha nenhuma referência ou nem mesmo conhecia nenhuma agência italiana pra comprar o ingresso logo de cara, a primeira coisa que me veio em mente foi: eu sempre leio o blog da Luisa e ela mora em Milão, talvez ela possa me indicar alguma coisa. E ela acabou me indicando o site Tick Italy e foi nesse site ai que eu comprei o meu ingresso. Mas pensa que o stress acabou? Que nada!
Na mesma hora que eu recebi a resposta da Luisa eu entrei no site e praticamente todos os horários pro dia 09 de outubro já estavam vendidos. E olha que a Basílica abre das 08:15 até as 19:00 e tem visita saindo a cada 15 minutos. Gente, organizar uma viagem pra Itália exige muuuita paciência e organização!
Bom, os dois unicos horários que tinha era as 09:45 e as 12:15. Eu acabei optando pelas 09:45, mas só pra que a logistica e ordem das atrações que eu queria visitar ficariam distribuidas com uma certa lógica dentro do mapa da cidade.
Então sábado de manhã eu literalmente madruguei, isso pq na confirmação da compra que recebi no email, dizia que era aconselhado chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência pra retirar o ticket na bilheteria.
Como eu não sabia se ia ter fila ou não, eu cheguei com uma boa antecedência, entrei direto pra trocar o voucher pelo ticket e a mulher na recepção me encaminhou pra uma salinha ali perto.
Nessa sala estão alguns painéis explicativos sobre a obra, a vida de Leonardo da Vinci, o refeitório da Basílica e a forma como foi feita a restauração da pintura. Nossa, os 30 minutos que fiquei ali passaram voando!
Pontualmente as 09:45 a guia nos chamou, conferiu nossos tickets e nos tivemos acesso a uma ala toda fechada com vidros, com vista pro jardins do convento. Ali ela explicou um pouco sobre como seria a logistica da visita.
A sala onde está a pintura tem iluminação indireta, bem fraquinha. A temperatura e umidade são controladas por um sistema. E isso sem falar que as fotos não são permitidas e inclusive, a guia teve que desligar o alarme antes de abrir a porta pra que o grupo tivesse acesso ao refeitório. Nossa, fiquei impressonada com o esquema de segurança e com o cuidado com a obra!
Mas pra quem não sabe, a Basílica Santa Maria delle Grazie fica bem próximo as demais atrações turisticas de Milão e lá está uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci, a Ultima Ceia. Como o próprio nome sugere, representa a cena da ultima ceia de Jesus Cristo com os apóstolos antes de ser preso e crucificado como descreve a bíblia.
Em 1492, o Duque de Sforza contratou Da Vinci para pintar o afresco numa das paredes do refeitório do convento que faz parte da Basílica. O afresco demorou um pouco mais de 3 anos para ficar pronta, apesar de Leonardo não ter trabalhado de forma continua nessa obra.
Da Vinci resolveu testar uma nova tecnica de pintura, igual a usadas em panelas, que secam mais rapido, mas o que ele não sabia era que essa tecnica era bem fajutinha e não durou por muito tempo. A Última Ceia passou por muitas e muitas restaurações.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o convento foi bombardeado e sofreu muitos danos, mas por sorte, o pessoal teve a idéia de colocar alguns sacos de areia para proteger essa parede e evitar que ela viesse a desmoronar. Mas com as vibrações emitidas pela explosão das bombas, a pintura ficou muito danificada.
Foi ai que começaram os ultimos trabalhos de restauração, e conforme a guia ia explicando, ela nos mostrou os erros grotescos e visiveis que foram cometidos durante o processo. Uma pena!
Foi uma experiencia bem legal ver de pertinho uma obra tão valiosa e protegida!
Na saida, tem uma lojinha de souvenirs bem legal, com bastante coisas bem bonitinhas! Comprei meus imã de geladeira e uns cartões postais lá!
Um outro detalhe, as visitas são limitadas a 25 pessoas por vez e como já disse, a visita dura somente 15 minutos.
Obs.: os ingressos também podem ser comprado pelo site Viva Ticket, como dá pra perceber no meu ticket!
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Eu também tive que planejar bastante para conseguir ver essa obra nos 3 dias em que eu estaria em Milão. Mas eu descobri o seguinte: no site do Cenacolo, eles vendem os ingressos aos poucos, portanto, se vc entra no site hj e não tem ingresso para o dia que vc quer, tente nos dias seguintes, pois há chance de vc encontrar depois para aqueles dias que antes estava mostrando que estavam esgotados. É meio doido, mas funciona! O segredo é a persistência!
A obra é linda, vale muito a pena! Eu adorei poder ver de perto uma obra tão famosa e que entrou para a história da pintura e das religiões. É emocionante!
beijos
p.s. Vale a pena, depois de visitar o afresco, passar na Igreja de Santa Maria della Grazzie, pois é muito bonitinha!
Oi Karla!
Não sabia dessa, bom, nem tinha como imaginar isso. Realmente muito doido! Mas acho q também não custa fazer uma coisa organizada, determinar um numero maximo pra compra dos tickets, sei lá.. existem formas. Ou então deviam avisar, pq eu já tava indignada por causa disso, já tava até “não gostando do país” antecipadamente por causa desse tipo de coisa hehehehe
Tenho dois ingressos para visitar a Ultima Ceia em Milão no dia 15/06/14, mas em razão da mudança no meu roteiro não estrarei na cidade no dia que comprei. Em contato com a empresa que vende os tickets não há possibilidade de cancelamento, mas posso trocar as datas e autorizar terceiros a utilizarem o ingresso. Se alguém tiver interesse, favor entrar em contato pelo email: miranda.vinicius@gmail.com
Oi, Vinicius
Que pena que vc não vai conseguir ir, é um passeio bem interessante. Tomara que apareça alguém interessado!
Deixaram fotografar, que bom!!
Oi, Maria
Eles não deixam fotografar não. Essas fotos são da exposição que mostra um pouco sobre como foram os restauros na pintura do refeitório.
:D
[…] nosso amigo Leo com seus próprios olhos, você pode tentar diretamente com uma delas. A Bruna, do Contando as Horas, conseguiu o dela pela Tick […]
Eu e minha amiga tivemos mais sorte que você.Cheguei hoje ( 20.05.2014 ) de Milão .
Apesar de haver tentado por alguns meses antes ( via internet ) ,comprar o ingresso da ver a Santa Ceia não houve jeito de conseguir .
Na sexta-feira, fomos tão somente para conhecer a igreja e ,assim como quem não quer nada, entrei no local de venda de tickets e fui surpreendida que havia disponibilidade para 45 minutos depois.Foi a glória .Pura sorte ou milagre mesmo
Oi, Selma
Sortuda mesmo vc, hein!!! Que bom que deu tudo certo!!
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Obrigada pelas dicas preciosas, irei no dia 1/11 2014.
Abs
Suely
Oi, Suely
Legal! Que bom que conseguiu garantir o ingresso. Eles são super disputados.
Obrigada pela visita aqui no blog! =D
Ola pessoal venho aqui contar minha experiência, entrei no site e vi que so estaria disponível os ingressos a partir de 17 de julho. Dia 17 a meia noite da Itália entrei no site e nada, so tinham dois horários e nesse horário eu estaria chegando a Milao. Então numa dica de um site resolvi ligar pra la, tente… tentei e sempre ocupado, ou então caia na gravação e depois caia a ligação, enfim no dia seguinte tentei de novo insistentemente e finalmente alguém atendeu, ela falava espanhol e com a ajuda do google translator eu me virei no espanhol e italiano. Ela me passou o numero dos tickets e la estarei eu dia 05 de outubro meia hora antes pra retira-los. Espero que não percam as esperanças e consigam via telefone. Abraços.
Oi, Viviane
Legal, bom saber que tudo deu certo. Obrigada pela dica e também pela visita aqui no blog! =D
Então pessoal… Realmente esses ingressos são muito disputados!!! Também entrei três meses antes, conforme informado, para comprar meus ingressos. Mas quem disse que consegui, não havia mais nada em questão de minutos, fiquei super decepcionado e com aquela sensação de que estaria tão perto daquela obra e não poderia vê-la!! Mas depois de ler várias dicas na net, fiquei entrando no site todos os dias insistentemente, não tinha nada a perder mesmo, até que semana passada não é que do nada surgiram vários ingressos no dia que eu estarei lá e pude comprar minhas entradas…rsrs… Dia 21/10/2014 estarei lá!! Abraços
Oi, Daniel
Ah é?!? Bah, que legal! Realmente esse é um daqueles lugares imperdíveis! Que bom que no final tudo deu certo. Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Já estive em Milão e tentei igualmente descolar uma visita, sem nenhuma reserva ou compra antecipada de ticket…Cheguei até a ir na basílica onde está a Ultima Ceia.
Porém, ao saber que não se pode fotografar, mesmo sem flash, desisti da idéia e parti para outras obras na Italia e França, amplamente permitidas, inclusive a Madona, no Louvre, totalmente liberada para fotos, e de igual ou maior importancia.
Bom, mas cada um decide o que que ver e como quer ver. Eu ´particulamente gosto de ver e se possivel fotografar. Sou profissional de fotografia e não gostaria de perder uma oportunidade de registrar um momento tão especial, de ângulos inusitados à visão usual.
Oi, Jorge
Também não entendi pq eles não permitem tirar fotos. Vai entender, né??!
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá, Eu tive a sorte de ir por acaso e consegui entrar, junto com meu esposo,com um grupo de japoneses que havia reservado e faltaram duas pessoas. Esperamos apenas 15 minutos e sem reserva :)
Oi, Heloisa
Legal, pq isso é praticamente um milagre. Muito dificil de acontecer!!! =DD