Sempre ouvi falar que Milão era uma cidade business total e que tinha poucas atrações turísticas pra visitar. Nos meus planos de aproveitar ao máximo cada final de semana durante meu intercâmbio, achei que seria legal ir à Itália pra sentir um pouco do clima festivo dos italianos e ver de perto como é o país do qual tenho decendência.
As opções partindo de Edimburgo para a Itália com a Easyjet eram bem reduzidas, e a unica cidade que achei que conseguiria dar conta em um unico final de semana seria Milão!
Muito se enganam as pessoas que acham que Milão não tem nada tão turistico e acabam deixando a cidade pra segundo plano. Enquanto eu organizava esse viagem, descobri mil coisas pra fazer por lá e olha que não foi fácil priorizar.
Minha primeira parada foi a Basílica Santa Maria delle Grazie, para ver a Ultima Ceia de Leonardo da Vinci, como eu já contei nesse post aqui. Tive muita sorte de conseguir comprar um dos ingressos que são super disputados!!
Dali, segui caminhando até a Piazza Duomo, onde fica um dos principais simbolos da cidade, o Duomo! E realmente o Duomo é impressionante! Não é atoa que é a quarta maior Catedral de toda a Europa. Seu estilo gótico é inconfundivel e ao ver de perto todos aqueles detalhes, estátuas e torres dá pra entender pq ela demorou mais de 400 anos pra ser construída.
Pra quem quer ver de perto todos esses detalhes das torres, é possível visitar o seu terraço. O ticket pode ser comprado no site e existem basicamente dois tipos de ingresso: pra subir a pé pelas escadas (mais barato, obvio) e de elevador (na época paguei 11,00 euros)! A diferença entre os tickets é até consideravel, mas depois do trauma nas escadarias da York Minster, em York.. achei que valia a pena pagar um pouco mais e ir de elevador!
O voucher que a recebi no email, deve ser trocado. E pra evitar o corre-corre pra lá e pra cá, já vou explicar o que eu demorei mais de 40 minutos pra encontrar, isso pq ninguém sabia me dizer onde era o tal lugar! O ticket tem que ser retirado na Duomo Info Point, que fica atrás da Catedral, seguindo pelo lado direito, la no fundo dá pra ver o toldo do lugar (esse da foto abaixo)!
Para ter acesso ao elevador/escadas é só atravessar a rua. Pra subir de escada tinha até uma fila consideravel, porém como eu fui de elevador, subi só eu! A subida é rapidissíma, em questão de segundos eu tava no topo do Duomo. Um detalhe importante, tem que manter o ticket até o final da visita, pq vi gente reclamando que tinha subido de elevador e sem mostrar o devido ticket, vai descer de escada! Ainda bem que eu tenho mania de guardar tudo até o final da viagem, somente quando já estou no aeroporto eu faço a limpa na minha bolsa. Então, fica a dica!
As torres realmente são incriveis, as estátuas perfeitas! Fiquei pelo menos uns 30 minutos lá observando e fotografando cada detalhe. Inclusive dá pra ver mais de perto a Madonnina, a estátua dourada (dizem que feita totalmente de ouro) que está bem no alto da Catedral. Lindíssima!
Ao contrário da torre, para visitar o interior da Catedral o acesso é gratuito. E assim como por fora, por dentro o Duomo também impressiona! Conforme vamos caminhando pelos corredores, é impossível não observar a grande quantidade de estátuas de mármore que tem por todas as partes. Uma mais bonita que a outra! Os vitrais também são muito bonitos, mas o que eu gostei mesmo foi do piso. Normalmente as grandes Igrejas e Catedrais tem piso simples, mas no Duomo são “enfeitados”, reparem só..
Com a demora que tive pra encontrar o lugar pra retirar o ticket pro topo do Duomo, acabei almoçando na Galleria Vittorio Emanuele, que fica na mesma praça que o Duomo.
A Galeria, assim como a Catedral, é outro grande simbolo de Milão e parada obrigatória para todos que visitam a cidade! O acesso é feito através de 4 grandes arcos, um em cada “lado” da Galeria, que tem o formato de cruz. Ali, é possivel encontrar tudo de mais tradicional que a Itália pode oferecer, são restaurantes e cafés, assim como lojas de marcas italianas super consagradas.
A decoração interna é impressionante, super luxuosa e impossivel não reparar no domo de vidro, alias, todo o teto da galeria é de vidro, coisa mais linda! E enquanto eu almoçava, fiquei olhando cada detalhe.
Das muitas opções que existem na Galeria, eu escolhi Savini – Ristorante Caffe Bistrot. E como ir a Milão e não provar um risotto alla milanese? Foi justamente isso que pedi! O risotto é feito com vinho branco, cebola, açafrão e queijo parmesão ralado. Uma delícia!
Atravessando a Galeria, fui ver o Teatro Alla Scala, uma das casas de ópera mais famosas do mundo. Dá pra visitar o teatro, mas como meu tempo era curto, me contentei em ver só por fora. Meus pais conseguiram assitir, em janeiro de 2010, uma das operas de Giuseppe Verdi, o Rigoletto, ali. Eles falaram super bem do lugar, inclusive comentaram que a decoração e a acustica são perfeitas! Ahh, e foi justamente ai que Verdi começou sua carreira com a Opera Oberto ainda em 1839.
Na pracinha em frente, tem uma estátua em homenagem a Leonardo da Vinci, super bonita!
Saindo dali, fui procurar pela Mega Loja da Ferrari que está localizada pela redondeza. A loja é realmente enooorme, nem sei ao certo quantos andares são, mas são muitos.
Tudo o que vc possa imaginar de produtos com a marca Ferrari estão ali, inclusive tem um carro de formula 1 pra quem quiser simular como se estivesse disputando um campeonato.
Dá pra tirar foto sentado no carro, mas só com o proprio pessoal da loja. Tem um guardinha que fica andando de um lado pro outro, cuidando pra que os turistas não tirem fotos com as suas próprias máquinas!
Voltei até a Piazza Duomo e ali foi caminhar pela Via Dante, um calçadão movimentadíssimo, cheio de lojas, cafés e restaurantes. Esse calçadão liga o Duomo ao Castello Sforsezco, que foi a minha próxima parada.
O Castelo era a residencia da familia Sforza e pertencia ao Duque Sforza que era quem comandava o Ducado de Milão naquela época. O Castelo acabaou se destacando, além de sua estrutura, também pela sua localização estratégica, que ficava entre o restante do Continente Europeu, Africa e Oriente Médio.
Hoje em dia, o Castelo foi transformado em um museu e lá estão algumas obras de Da Vinci e Michelangelo.
Inclusive é lá onde está a obra inacabada Pietá Rondonini, que foi uma das ultimas obras em que Michelangelo estava trabalhando, quando veio a falecer.
O acesso ao museu é pago, mas para circular pela area interna do castelo não é preciso pagar nada.
E logo “atrás” do Castello Sforzesco, fica o Parco Sempione, um dos maiores parques públicos de Milão. Como era inicio de outono quando eu visitei a cidade, fiquei imaginando como estariam aquelas arvores no final da estação, variando em tons de marrom, vermelho e amarelo e envolvendo a versão italiana do Arco do Triunfo, o Arco della Pace. Deve ficar muito bonito!
E pra finalizar meu passeio pelo centro de Milão, eu não poderia deixar de passar numa das muitas sorveterias espalhadas pela cidade e provar um autentico gelatto italiano. Eu tinha visto na internet, que uma das sorveterias da moda era a Chocolat.
E a localização não poderia ser melhor, ela fica grudada ao Parque Sempione. Passei por ali rapidinho e peguei um sorvete de canela, um dos mais famosos da casa. Excelente escolha, o sorteve era realmente muito bom.. alias, todos os sorvetes italianos que provei fazem total jus a fama!
E dali, fui até a estação de trem Cadorna pra pegar um táxi até o Estádio San Siro, tema do próximo post!
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi, Bruna. Bem bacana esse post. Eu podia ter lido ele antes de ir pra Milão. =( Fiquei hospeda em Lugano na Suiça, mas peguei um trem e fui passar o dia lá. Achei bem bacana. Fiquei i impressionada com tamanha beleza do Duomo, Pena q não sabia dessa visitação ao topo. Eu não pude entrar no Duomo, pois fui no verão e nem lembrei que por lá para entrar em igreja vc não pode estar com roupas curtas. Eu estava de shorts e regata, e fui barrada. =( Uma pena. Qq hora quero voltar lá pra ir na feira de design q toma as ruas cidade toda, isso deve ser incrível. ;)
Abs.,
Carol
borapramalta.wordpress.com
Oi Carol,
Eu só descobri que dava pra subir no Duomo, pq assinei a newsletter deles (tenho essa mania de assinar todas as newsletter que vejo pela frente).
O Duomo realmente é muito bonito, tanto por fora quanto a parte interna. Achei curioso o piso ser daquele jeito, pq pelo menos nas igrejas (acho q todas) da Inglaterra e Escócia o piso é de concreto, sem graça e normalzão.
A próxima vez não deixa de ir lá, vale muito a pena!
=)
Bruna, Lindo de Viver .A Italia realmente e fantastica.
Menina vc faz bem, aproveita bem a vida viajando. Parabens.!!! Depois com mais cuidado vou fazendo mais pesquisas no seu blog para minha proxima viagem.
Abracos.
Oi, Maria
De fato, tem bastante coisa interessante na Itália pra gente visitar. Essa viagem que fiz a Milão foi quando eu ainda morava em Edimburgo, foi uma pena ter q fazer os passeios meio corrido por conta da alteração no horario do voo, mas ao menos deu pra conhecer um pouquinho de Milão!!
Legal, gostei muito das dicas e vou procurar segui-las na minha ida a Milão, onde ficarei por 2 dias. Valeu Bruna!!!!!!!!!!! Aproveite a Europa ao máximo, ela é demais, é linda. Bjs
Oi, Regina
Muito obrigada!! =DD
O bom de Milão é que a parte mais turistica é pequena e pode ser feita totalmente a pé, exceto o estádio San Siro.
Obrigada pela visita aqui no blog e boa viagem!
Olá Bruna.
Olha eu aqui de novo!! haha, como vc ja sabe estou morando em Edimburgo. Estou querendo visitar a itália em abril (pretendo ir dia 2 ou 3 e ficar até dia 7). Estava pensando em sair de Edimburgo e ir até Milão, ficar um dia por lá, depois gostaria de conhecer veneza, Florença e por último Roma. Depois pegar um voo de Roma à Edimburgo.Consegui achar essa opção pela KLM, achei meio carinho, mas a easyjet só faz o trajeto por Milão e tbm não sai mto mais barato. O que vc acha? é um bom roteiro? hehe;
Obrigada pelas dicas sempre :)
Oi, Ariana
Eu acho 5 dias muito pouco pra vc conhecer Milão, Veneza, Florença e Roma. Só Roma e Florença vc precisa de no minimo 3 dias em cada lugar. Se eu fosse você, escolheria apenas duas cidades. Talvez, por proximidade, seria melhor vc ir em Milão e Veneza ou Florença.
Ah, os lugares que você fotografou são muito bonitos e a escolha dos locais foi muito boa. Apenas sugiro que um sorrizinho nas fotos ficaria bem em seu lindo rosto..só isso.
hahaha Jorge!
Tenho que melhorar esse detalhe mesmo! =DD
Em que época do ano você foi? E como estava o clima por lá?
Oi, Kamila
Eu fui na primeira semana de outubro. Todos os dias tavam nublado e nao tava calor e nem frio, a temperatura tava bem agradavel!!
OLÁ, Bruna, Adoro seu blog e a forma detalhada como vc nos passa generosamente suas experiências. Fiquei perita em comprar passagens para cidades italianas no site da Trenintalia graças à vc. rsrs
Irei mês que vem a Milão e pesquisando no seu blog adorei a dica de visitar os telhados do Duomo mas não consegui localizar (e nem na net) como comprar o ticket para subir até lá. Será que vc poderia me ajudar? Muito obrigada e parabéns pelo blog
Oi, Laiza
Obrigada!! Sempre bom receber um comentário assim!! =DDD
Olha, pelo que vi no site do Duomo, o terraço tá fechado para manutenção, talvez por isso não tenha como comprar ingresso. Ali diz que somente subidas de escadas estão sendo realizadas. Dá uma lida aqui:
http://www.duomomilano.it/en/article/2015/02/25/closure-of-the-elevators/8f3792e9-c6b9-44db-9fd2-667732f001e2/
Quem sabe como a unica opção é subir de escada, os tickets só estão sendo vendidos lá mesmo na bilheteria do Duomo.
Obrigada, Bruna, pela resposta. Dei uma olhada no site agora e descobri que o fechamento vai até o dia 30 de abril e como vou no dia 18 de maio vou poder subir. Vou verificar se o Duomo I point tem site, quem sabe?
Oi, Laiza
Talvez, pode ser que eles tenham. Ou tbm, vc pode ver se o próprio Duomo não tem um email, assim vc verifica com eles certinho sobre isso, né?!?!!?
Oi, Bruna,
Consegui comprar no site do Duomo, sem problemas. Só mais uma pergunta: onde vc comprou a permissão para evitar as filas para visitar a Basílica de São Marcos?
Mais uma vez obrigada.
Oi, Laiza
Ah, já estão a venda esses ticket pós reforma? Que bom, né?!?!?
Vc se refere a Basílica de São Marcos em Veneza, certo?!?! Se for essa, comprei no próprio site da Basílica. Acho q coloquei o link no post. Dá uma olhada!
É isso mesmo Bruna, já estão vendendo. Essas vendas on line facilitam muito nossa vida e poupam tempo que é coisa preciosa em viagem. Na volta venho aqui pra contar como foi.
Laiza,
Legal!! Eu tbm sempre compro tudo o que for possível ainda em casa e pela internet. A gente ganha muito tempo com isso, realmente.
=DD