Quem me conhece sabe muito bem que eu não sou de dar muita bola pra roupas, não faço questão de acompanhar ou ter tudo o que dita a moda a cada estação do ano. Mas na hora de arrumar a minha mala pro intercâmbio, foi a primeira vez em que, de fato, eu me preocupei com esse assunto.
Uma das primeira coisa a fazer é, ao comprar a passagem, verificar a quantidade de malas e kg permitidos. Geralmente é permitido despachar duas malas de 32 kg (ou 23 kg) e ainda levar uma bagagem de mão de 5 kg, mas essa regra não é valida para todas as cias aéreas, então é bom ficar atento!
Na primeira parte do intercâmbio, que teve duração de 6 meses, eu levei duas malas, uma malona tamanho grande, e uma tamanho pequeno como babagem de mão.
Separei minhas coisas assim:
Malona (verde): das roupas em geral, basicamente eu resolvi levar: 4 calças jeans, camisetas de manga curta e comprida, 03 regatas (com a esperança de pegar um calorzinho na Escócia), algumas blusas de lã, duas toalhas de banho, um jogo de lençol e fronha, jaquetinhas de couro e casacos leves, cachecol, luva, touca, um casacão pro frio, chinelo, uma sapatilha e uma bota (além das coisas que eu fui usando na viagem). Ainda coloquei alguns itens de banheiro, como shampo, condicionador, desodorante, sabonete, maquiagem, escova e pasta de dente. Ahh, e a minha prancha, pra dar aquela arrumadinha na franja de manhã cedo quando acordo, não vivo sem!
Nessa hora, a praticidade vem em primeiro lugar. O ideal é levar roupas de cores mais básicas e logicamente, que combinem entre si. Nada de levar calças de jeans coloridas, o ideal é levar jeans basicão azul ou preto que são mais facéis de combinar. Quanto aos casacos e blusas, quanto mais lisos e sem estampas melhor, mais fácil de combinar com os acessorios, e estes sim, podem ser estampados, lisos ou listrados. Afinal, dificilmente a gente convive com as mesmas pessoas durante o intercâmbio todo, todas as semanas tive colegas novos, então não tem pq se preocupar em repetir as roupa!
Quem escolher a Escócia (ou o Reino Unido em geral) como destino para o intercâmbio, não precisa se preocupar em levar muitas roupas de verão. Sério mesmo, nos primeiros 6 meses, sendo que peguei os ultimos dias do verão por lá, eu esperava que pelo menos teriamos temperaturas mais elevadas, mas que nada, a media de temperatura na Escócia em pleno verão não passa dos 18 graus! Eu cheguei a levar até algumas regatas e não usei nenhum dia! As camisetas de manga curta só por baixo dos casacos mesmo.
Quando eu fui pra Escócia, eu não tinha muitas opções de acessórios como luvas e toucas que são extremamente necessarios durante o inverno. Mas isso certamente não é uma coisa que exija muita preocupacão, o que não faltam são lojas (ate no aeroporto) vendendo esse tipo de coisa. Duas boas opções são as lojas como a Accessorize e a Primark, que ajudam bastante e como elas não são tãããão caras, da pra comprar bastante coisa legal sem ir a falência.
Mala de mão (roxa): achei que seria melhor levar os objetos de valor, como notebook e máquina fotografica com os devidos carregadores, os remédios (tema para outro post), um guarda-chuva (afinal o que não falta na Escócia são dias chuvosos), adaptadores de tomada (muitos, eu tinha uns 3 ou 4) e a minha inseparavel pastinha com todos os documentos para apresentar na imigração.
Quanto a mala, o ideal não é comprar aquelas malonas que mais parecem um container (aqueeelas que são super gigantes). A minha era tamanho grande e a outra tamanho pequeno (tamanho cabine).
No aeroporto em São Paulo, meu pai foi numa lojinha daquelas de bugiganga e comprou uns saquinhos de fitinha do Senhor do Bonfim e amarrei algumas nas alças de cada mala pra ficar mais fácil de identificar, já que essas fitinhas são bem coloridas.
A mochila que eu levava nas viagens de final de semana eu comprei lá em Edimburgo mesmo, em uma loja de materiais de equipamentos esportivo/montanhismo que fica na Rose Street.
Também é sempre bom levar cadeado para cada uma das aberturas da mala e da mochila, no total eu tinha 5 cadeados!
Na hora de voltar pro Brasil pra renovar o visto, tive que comprar mais uma mala. Isso pq durante esses 6 meses, eu emagreci (não me pergunte como) bastantinho até, e tive que comprar umas calças jeans novas. Também comprei jaquetas de couro e de tecido impermeável, pq na Escócia costuma chover e ventar muito. Muitas vezes (a grande maioria das vezes) é so uma garoa chata que cai, mas o ventão é tão forte, que não tem como andar de guarda-chuva, e nessa hora a melhor opção são as jaquetas impermeaveis. Pra não ir a falencia e comprar coisas legais e de boa qualidade, eu sempre ia na Zara, Urban Outfitters e na GAP.
Na viagem que fiz pra Oslo aproveitei pra comprar um super jaquetão desses mais pesados pra dias super frios e que acabou sendo o melhor investimento que fiz em toda a viagem. Pq pra quem não lembra, no final de novembro de 2010 caiu a maior nevasca das ultimas decadas em todo o Reino Unido e em Edimburgo chegou a fazer -16 graus 3 dias consecutivos! Ainda tive que investir numa galocha da Hunter, pra andar na neve, pq com as botas normais era muito perigoso. Eu cai duas vezes e achei que era melhor gastar 50,00 libras numa bota do que parar no hospital com uma perna quebrada.
Então imagine, pra carregar todas essas tralhas extras que eu comprei + as encomendas de uisque do meu pai + os presentinhos, camisetas, souvenirs que eu tinha comprado ao longo das viagens que fiz, me obriguei a comprar mais uma mala. Achei que era melhor comprar de uma vez uma mala tamanho grande, até pra não correr risco de deixar metade das coisas de fora, e as minhas coisas couberam certinho, com uma certa folga, mas foi na medida.
Já na segunda parte do intercâmbio, quando fui pra ficar um ano inteiro, eu levei as mesmas duas malas que tinha levado anteriormente mais a mala extra que comprei la na Escócia e a mochila.
Levei as mesmas coisas que da primeira vez, só que um pouco mais de opções de roupas, calças jeans e jaquetas. Levei uma bota, uma bolsa, uma sandalia e uma sapatilha a mais.
Na verdade não tem uma regra pra arrumar a mala pra uma viagem de intercâmbio, independente se for de 1 mês ou 6 meses ou ate 1 ano. O negocio é que temos que entender o espirito da viagem e saber que levar roupas ‘que talvez eu precise usar um dia’ podem se tranformar em excesso de babagem, o que não é um bom negócio.
O bom mesmo é levar o minimo possivel, até pq se de ultima hora a gente precisar de alguma coisa, existem muitas opções de lojas por la, principalmente para roupas para usar no inverno, e tanto a qualidade como os preços, compensam.
Praticidade e bom senso são as duas coisas essenciais na hora de arrumar a mala!
Posts relacionados:
Lista com todos os posts com dicas práticas pra viajar
É possível passar 30 dias na Europa com apenas uma bagagem de mão????
O que podemos levar como bagagem de mão?
Adaptadores e tomadas pelo mundo
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Cunhadaaa, esse post me ajudou bastante!!! Adoreiiiiiiii =) ansiedade a millllll ahahahaha beijao!
Oiii!!
Maaas eu imagino hehehe mas fique tranquila, vai dar td certo!
Esse é um daqueles posts q se tornam meio obvios depois da primeira viagem, mas mesmo assim mta gente tem duvida.. É sempre bom esclarecer algumas coisas!
Qqer coisa q precisar, estamos ai hehe =)
Eu adoreii, me ajudou bastante, ainda mais eu que nunca fui para fora do Brasil… Essas dicas sempre são válidas!!! Qualquer coisa se eu me apertar, volto aqui! Obrigadaaaa =)
Oii Bruna!!
Vou viajar a passeio para a Irlanda, e como vi que você comprou um galocha da Hunter (que estou louca atrás de uma) queria saber se você lembra o nome da loja ou sabe aonde posso encontrar de preferencia em Dublin, rsrs.
Adorei as dicas da mala!!
Bjoos!
Oi Suélen,
Eu comprei a minha em Edimburgo na Office. Essa loja tem por todo o Reino Unido e na ilha da Irlanda como um todo tbm (acredito que tenha em Dublin, pq eu vi uma em Belfast). Mas da uma olhada no site deles. office.co.uk
E sei que vende tambem na Russell & Bromley, mas nao lembro de ter visto nem em Dublin e nem em Belfast. Da uma olhada no site deles russellandbromley.co.uk
=)
Oi Bruna!!!!!!!!!!!!!!
Adorei d+ seu post….. mês q vem embarco p/ Oxford. Obrigada pelas dicas!!!!!!!!!
Oi Samara!
Legal! Que bom que o post ajudou! Aproveite muito!!
=)
Oi Bruna
Amei d+ suas dicas… Embarco exatamente daqui a 2 meses pra Londres… Sabe me dizer onde posso comprar malas com preços bons? Eu imagino que vou voltar com 1 ou 2 malas-extras rsrs Obrigada!
Oi Jaque!!!
Que maravilha, hein????
haahahaha Todo mundo vai com esse pensamento! Olha, os lugares mais indicados são as lojas de departamento, como a Debenhams, John Lewis, Marks & Spencer, Harrods e mais algumas outras que agora não to lembrando os nomes. Eu comprei a minha mala extra (roxa maiorzinha) na Debenhams.
Oi Bruna
A ansiedade já está começando a bater e eu não paro de falar do intercâmbio rsrs
Obrigadinho por me responder… vou ficar de olho nas ruas pra ver onde essas lojas ficam…
Bruna, uma ultima pergunta…. Sabe me dizer onde posso comprar maquiagens de boa qualidade mas que não sejam com um preço absurdo? Pq a libra tá quase 3 por 1… Bjs, Jaque
Oi Jaque!!
Eu imagino, eu tbm já passei por isso, e sei muito bem como é. E impossível ficar sem falar do intercâmbio nesses meses que antecedem a viagem. hehehe
Nem se preocupe muito em procurar essas lojas de departamento, vc certamente vai passar por várias, existem muitas espalhadas por Londres.
Olha, um lugar legal pra comprar maquiagens é na Boots (é uma farmácia), tem bastante coisa legal. Inclusive umas marcas britanicas (que em breve vou escrever um post sobre isso).. Eu sempre comprava minhas coisas lá ou no free shop.
=)
Oi Bruna
Muuuuuito obrigada por me responder… Vc é um amor… Pode me adiantar quais são as marcas britânicas?
Oi Jaque,
Existe a Rimmel, No 7, Soap & Glory, Botanicals, Lush (essas ultimas duas não seriam exatamente cosmeticos).. a maioria vc encontra na Boots! =)
Nooooosaaaa Bruna esse seu post vai me ajudar muuuito. Estou viajando pra Malta em janeiro e estou muito ansiosa. E umas das preocupações são as malas. Vou checar agora todo seu blog pra pegar o maximo de dicas!! Tnks.
Olá Narinha,
Malta??? Legal hein! Um pouco do Reino Unido no sul da Europa. E as malas sempre dão um pouco de dor de cabeça, mas não tem segredo. Talvez pelo fato de vc ir pra Malta facilite um pouco a tua vida, já que roupas de invernão mesmo vc terá que levar pouco, somente pra quando for viajar pelo continente… =)
bruna,obrigada pela dica, estava ficando preocupada meu filho vai para a Inglaterra e não sabia o que colocar na mala. obrigada coração de mãe fica apertado e preocupada. beijo obrigada mais uma vez
Oi Rosana,
Essa questão da mala preocupa meeesmo, ainda mais que não dá pra levar tudo o que a gente gostaria. Mas não tem muito segredo, é como eu disse, bom senso é a palavra chave.
vou fazer um intercámbio para londres e paris oq eu posso levar estou indecisa .Vou fazer um intercámbio mais com a escola…
Oi Ana Carolina,
Aqui nesse post tem sugestões do que levar para 6 meses ou 1 ano. Depende muito de quanto tempo e qual estação do ano vc vai pegar. Se for frio, tem que ter mais cuidado, já no verão é mais simples. O verão em Londres não é tão quente como estamos acostumados aqui no Brasil. Já em Paris costuma ser beeem mais quente!
Oii Flor,
Vou fazer um Intercâmbio Nos EUA, ano que vem, é um programa High School, para ser mais clara.
É como se eu estivesse me mudado para casa de uma outra família sendo ela americana, e lá vou ter uma vida totalmente americana, sendo que irei estudar 6 meses em uma escola que eu nem sei qual é,,
to com muito medo e preocupada sobre oque eu vou levar, e sobre as necessidades femininas>>
Oi Sara,
É um assunto que preocupa um pouco mesmo, mas nos EUA com o tanto de outlets que existem espalhados pelo país, certamente vc está bem servida!
olá Bruna. estou em negociação. pretendo ir para a Irlanda. como vim morar no nordeste brasileiro não tenho muitas roupas de frio acredito que eu deva passar uma dificuldade hein rsrs. bom, vc recomenda que leve quanto em dinheiro? e se é facil encontrar trabalho por la enquanto estuda? bjs obrigado pelas dicas!
Oi Junior,
É, vai precisar desembolsar uns euros com roupas, pq na Irlanda é tão frio quanto na Escócia ou Inglaterra.
A quantidade de dinheiro é relativo, depende muito em que vc vai gastar e tal.. Mas o recomendado é de 600,00 a 700,00 libras ou euros / mes.
Sobre a questão de trabalho na Irlanda, vou ficar te devendo, não tenho nenhuma info sobre isso, mas acho que vc pode se informar com a tua futura escola de inglês ou com a agencia de intercâmbio q vc vai escolher pra te auxiliar no processo.
:)
Oi
Você disse que levou adaptadores de tomada. Por quê e quais são? São aqueles das tomadas antigas aqui do Brasil?
Obrigada, estou indo para Madri.
Oi, Lara
Sim, levei o adaptador universal que eu tinha, mas acabei comprando outros adaptadores pra usar no apto (que são esses que estão nas fotos). Os adaptadores universais não são tão práticos nesse sentido.
As tomadas em outros países são diferentes da que usamos aqui no Brasil, principalmente se as tuas coisas tiverem essa tomada modelo novo do Brasil.
Eu já escrevi um post sobre esse assunto, vc pode ver mais infos nesse post aqui:
http://contandoashoras.com/tag/adaptadores-e-tomadas-pelo-mundo/
Oii,Bruna td bem?? eu sou a emilly(lilly),meu colégio vai fazer um intercambio,e eu irei participar mais muita gente diz q sou bem nova e n sei direito oq levar (tenho 12 anos) mais vc me ajudou muito obrigada,irei pra Roma, Inglaterra e França estou muito ansiosa .Em Dublin faz muito frio??Obg pelas dicas.Adoro seus posts!!
Oi, Emilly
Corajosa vc hein!! 12 anos e já indo fazer intercâmbio =DDD
Sobre Dublin, depende da época que vc for, no inverno costuma ser muito frio, já na primavera e outono faz um friozinho também e no verão costuma ser mais agradavel (claro que não dá pra garantir, pois o tempo anda meio doido ultimamente, sempre bom começar a acompanhar a previsão do tempo umas duas semanas antes do dia da viagem).
Oi Bruna,
Li e adorei as dicas que você deu no seu post.
Tenho 17 anos e farei intercâmbio em Malta (ilha entre a Itália e a África). Vou ficar lá 3 meses (de 01/02/15 a 25/04/15). Já pesquisei e li que em jan. e fev. venta muito e faz frio (não é como o frio europeu) e que a partir de março começa a esquentar.
Sabe, ainda estou cheia de dúvidas sobre o que levar na mala, pois é minha primeira viagem internacional e também de avião! Sou marinheira de primeiríssima viagem. Será que devo levar roupas de praia, afinal Malta é cercada de mar. Quantos pares de tênis devo levar, pois é praticamente o único calçado que gosto de usar?
Ficarei ansiosa aguardando sua resposta. Beijos.
Oi, Adriana
Olha, nunca estive em Malta mas imagino que deve ser meio semelhante a Grécia no quesito temperatura. Eu acho que vc deve levar biquini sim, um pelo menos, só pra garantir. O clima anda meio louco ultimamente, vai que vc da sorte e pegue uma super onda de calor? Qto aos calçados, leve tenis confortaveis, de preferencia que vc ja tenha usado bastante, assim evita calos nos pés. Talvez chinelo e sandalias, ja que vc viu que o clima costuma ser mais quente.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oieeeeee. Tudo bem Bruna?
Quero agradecer por sua resposta. Vou levar pelo menos um biquini e se por sorte o tempo esquentar muito posso comprar mais um por lá mesmo.Obrigada pela dica dos tênis. Você é muito atenciosa!! Valeu!!
Beijos.
Oi, Adriana
Isso, o interessante é vc levar praticamente tudo que vai precisar e deixar pra comprar lá coisas mais especificas mesmo. Assim vc evita de ficar gastando com coisas desnecessárias. Acredito que um biquini vá ser util, mas se vc precisar de mais, caso esteja realmente muito quente nessa epoca, vc deve encontrar com facilidade. Caso não ache, ao menos vc já tem um. E caso esteja muuito frio, vc não levou coisas denecessárias em quantidade. =D
Valeu mesmo, Bruna.
Agora é só aguardar ansiosa o dia da viagem. E depois que estiver lá é estudar o que for necessário (afinal é para isso que estou indo!) e curtir e explorar a ilha no tempo livre!! Obrigada e até mais!!
Oi, Adriana
O meu lema hoje em dia é “menos é mais”. Eu sei que é dificil selecionar o que levar pra uma viagem mais longa, mas vc vai ver que é muito melhor viajar levando pouca coisa. Se falar algo, vc pode comprar lá.
Aproveite! Boa viagem!
Olá, gostei muito das suas dicas do seu post. Vou fazer um intercâmbio de quatro meses pro Canadá, mas estou com dúvidas se levo uma mala ou duas malas grandes, nesse caso não precisaria comprar outra por lá. Qual dessas opções você acha melhor? É melhor comprar por lá mesmo se necessário?
Obrigada!
Fernanda.
Oi, Fernanda
Dificil dizer. Se vc vai levar coisas mais basicas e vai precisar comprar coisas pro frio, acho melhor vc já levar uma mala daqui pra evitar ter que gastar lá com isso. Agora, se vc for no verão, talvez não seja necessario uma mala grande a mais, quem sabe vc leva uma mala menos (tamanho cabine) meio vazia, que pode ajudar caso vc compre algo durante a viagem.
Obrigada pela visita aqui no blog!