12.06
2012

País de Gales: Um final de semana em Cardiff

O dia amanheceu agradável e pra começar os passeios desse final de semana, eu fui direto ao calçadão central de Cardiff. As ruas estavam lotadas de pessoas vestindo vermelho e algumas poucas de roupas amarela. Eu não sabia o que estava acontecendo, mas não demorou muito pra eu descobrir. Eram os torcedores galeses e australianos, que estavam se encaminhando para o estadio para ver o jogo entre as duas seleções que valia pelo campeonato mundial de rugby.

DSC03516

Cardiff é a capital do Pais de Gales. Tem apenas 340 mil habitantes, ou seja, a cidade consegue ter uma população menor que Edimburgo! Pra mim, um final de semana inteiro na cidade, foi tempo suficiente para conhece-la muito bem. 

DSC03733

A cidade pode ser facilmente dividida em duas: o centro antigo e o porto que esta sendo revitalizado. Alias, essa moda vem acontecendo em praticamente todas as cidades litorâneas europeias. Eu pude perceber essas revitalizações em vários lugares, como por exemplo, Liverpool, Oslo, Helsinki e ate mesmo la em Edimburgo.

Bom, mas pra começar, pela manhã eu fui visitar o centro antigo da cidade, onde ficam o City Hall (prefeitura) e o Alexandra Gardens.

DSC03513

A Prefeitura de Cardiff, assim como a de Belfast, têm exatamente o mesmo estilo, o barroco eduardiano. O edifício foi inteiro construído com um tipo de pedra branca vindo da região de Dorset, na Inglaterra. E o que mais chama atenção é que, diferentemente da maioria das prefeituras europeias, essa tem uma torre com um relógio. E ainda, a cada 15 minutos o sino tem uma batida diferente. Achei bem bonitinho!

DSC03509

DSC03488

Ainda nessa região, bem ao lado da prefeitura, fica o Museu e Galeria Nacional de Cardiff com obras que pertenciam a coleção das irmãs Davies e que foram doadas ao museu ainda na década de 50. Nessa coleção estavam incluídas obras de vários pintores consagrados, como Monet, Van Gogh, Renoir, Rodin, entre outros.

DSC03471

E atras da prefeitura fica o Alexandra Gardens, que além de muito bem cuidado, durante o primeiro final de semana do mês de novembro, que foi quando eu estive la, ficou ainda mais bonitos com as cores do outono…

DSC03474

No jardim fica o Welsh National War Memorial, que presta uma homenagem as pessoas que morreram durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial..

DSC03487

Recentemente, foi anexado ao jardim um memorial que homenageia todos os Galeses que morreram durante a Guerra nas Malvinas..

DSC03507

Enquanto caminhava ate o meu próximo destino, ainda vi muitos torcedores galeses e australianos pelo caminho. O centro da cidade é repleta de lojas, lojas de departamento e lojinhas de souvenirs.

DSC03522

DSC03472

A loja de souvenirs que eu mais gostei foi essa daqui (foto abaixo) que fica bem em frente do Castelo de Cardiff. Reparem no nome da maior cidade do mundo, que esta escrito ali na fachada da loja. Eu que ja achava super difícil de falar o nome do vulcão islandês, nem me arrisquei a tentar a falar o nome dessa cidade, que esta localizada no norte do Pais de Gales.

DSC03757

Como eu já estava na frente, minha próxima parada foi o Castelo de Cardiff (em gales Castell Caerdydd), considerado um dos principais castelos do pais e um dos mais bem conservados do período medieval também. Uma visita completa pode durar de 2 a 3 horas.

DSC03755

DSC03525

DSC03603

O atual Castelo é formado por uma torre normanda e dois fortes romanos. Esta totalmente cercado por uma muralha, muito bem preservada por sinal, onde podemos caminhar e ter uma boa ideia de como é a cidade vista do alto.

DSC03556

DSC03594

DSC03554

DSC03546

Dentro do castelo tem um centro de informação, onde ficam a lojinha de souvernirs e um cafe. Também tem um pequeno museu que conta a historia do castelo ao longo do seculos, as batalhas sangrentas travadas entre os diversos povos que habitaram a região, as disputas entre Ingleses e Galeses até os dias atuais.

DSC03528

DSC03529

Junto ao museu, no segundo andar, numa salinha da pra assistir um video-resumo sobre a historia do castelo. O vídeo é bem curtinho, acho que não passou de 10 minutos. Vale a pena assistir para entender um pouco da historia do pais e do seu povo.

DSC03539

DSC03582

A torre normanda, que tem uma localização estratégica dentro do castelo, bem no centro e no alto de uma colina, pois eram onde os inimigos ficam presos. Essa parte do castelo é antiiiga, data do ano de 1091. Um de seus prisioneiros mais ilustres foi o irmão do rei Willian, O Conquistador, Robert II, Duque da Normandia, pois ele queria tomar essas terras da Inglaterra que na época estava sob o reinado do Rei Henry I.

DSC03601

Depois de muitas lutas, o território foi anexado ao Reino Unido. Mas o progresso só começou a aparecer nessa região, quando a Família Bute entrou em cena. Graças a boa visão que os membros dessa família tiveram, a cidade começou a prosperar e se recuperar.

DSC03581

DSC03572

Eles ficaram de posse de um dos principais símbolos do pais, o Castelo de Cardiff. Mas o primeiro passo dado foi transformar o porto da cidade, que antigamente não passava de uma vila de pescadores, em um dos maiores portos para exportação de carvão durante o seculo XIX.

DSC03579

A família Bute também viu a necessidade de ampliar o Castelo, e por ordem do Terceiro Marques de Bute, foi construído um palácio vitoriano ali ao lado. Hoje em dia, esse Palácio abriga uma vasta coleção de obras, objetos e mobílias que pertenceram a essa família.

DSC03597

Em 1947, a família Bute decidiu vender o Castelo a cidade por um valor simbólico de, acreditem ou não, apenas 1,00 libra!!!!

Ao redor do castelo, em toda a extensão das muralhas, existem muitas torres, mais a que tem maior destaque é enfeitadíssima Torre do Relógio. Bonitinha, né???

DSC03608

Pra terminar o dia, fui para a parte nova da cidade, chamada de Cardiff Bay. Antigamente era uma zona portuária e recentemente passou por um processo de revitalização. Ao contrario do que se pensa, essa baia esta localizada no encontro de dois rios, o Taff e o Ely e só mais adiante que vem o encontro com o mar.

DSC03616

DSC03620

Algumas construções foram mantidas, como o Pierhead Building..

DSC03614

A Norwegian Church, que não é uma igreja propriamente dita, pois ali acontecem concertos, exibições artísticas, encontros e reuniões…

DSC03744

E alguns outros edifícios foram recentemente construídos, como é o caso do Senedd, sede da Assembleia Nacional do Pais de Gales, que desde 2006 esta apta a criar leis para algumas regiões do pais, porem não de forma autônoma (como na Escócia e na Irlanda do Norte), já que essas leis podem ser vetadas pelo Parlamento Britânico.

DSC03619

Os antigos edifícios deram espaço a Mermaid Quai, com modernos restaurantes, cafés e algumas lojas..

DSC03634

E ainda tem o Wales Millennium Centre, um dos maiores complexos culturais do pais. Eu tive a oportunidade de ver o espetáculo Swan Lake on Ice nessa noite.

DSC03636

No domingo, depois de mais uma voltinha pelo centro da cidade, antes de ir pro aeroporto, ainda tive tempo de dar uma voltinha com calma pela área onde fica o Millennium Stadium.

DSC03520

DSC03521

O principal estadio do pais, além de super moderno, e de ter capacidade para 74 mil torcedores, é onde acontecem os jogos das seleções de rugby e de futebol do pais.

DSC03727

Uma coisa que achei bem legal, é que na área externa, que circunda a parte detrás do estadio, o piso é todo decorado com mosaicos homenageando alguns países que já jogaram ali.

DSC03717

DSC03718

DSC03720

Sem tempo pra mais nada, só me restou voltar ao calcadão principal e pegar um táxi para o aeroporto.

DSC03713

** Precisando de hotel em Cardiff? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre País de Gales

Todos os posts sobre Cardiff

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Cardiff, País de Gales - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "País de Gales: Um final de semana em Cardiff"
  1. Ester Zerfas   25/07/14 • 20h45

    Oi! Gostaria de pedir permissão para usar uma foto do seu site no meu, que estou montando, também voltado para o turismo. O site ainda não está no ar e só devo coloca-lo quando estiver mais organizado. Não farei alteração nenhuma na foto, mas onde quero coloca-la não tenho como fazer referencia que vc faz a mesma aqui. Agradeço desde já sua resposta. Ester Zerfas. Ah! assim que o site estiver pronto te mando o link para visualizar.

  2. Carol Akemi   07/09/14 • 19h27

    Oi Bruna!
    Eu adoro seu blog. Sempre me ajuda muito com várias informações. Parabéns!
    Você acha que é viável fazer um bate e volta a partir de Londres?
    Obrigada
    Bjos

    • Contando as Horas   08/09/14 • 05h22

      Oi, Carol

      Obrigada!! :D

      Sim, é possivel. São umas 2 hrs de trem até lá e como a cidade é pequena, vc consegue conhecer tudo com calma.

  3. […] Cardiff, a capital do País de Gales, fica relativamente perto de Londres, em cerca de 2 horas de viagem. O Rafael Leick já conheceu Cardiff e conta como foi no The Way Travel, confira. Outros blogs que também trazem conteúdo sobre o País de Gales são o Andarilhos do Mundo, o Aprendiz de Viajante e o Contando as Horas. […]

  4. […] Cardiff, a capital do País de Gales, fica relativamente perto de Londres, em cerca de 2 horas de viagem. O Rafael Leick já conheceu Cardiff e conta como foi no The Way Travel, confira. Outros blogs que também trazem conteúdo sobre o País de Gales são o Andarilhos do Mundo, o Aprendiz de Viajante e o Contando as Horas. […]

  5. gabriella   19/09/16 • 11h46

    oi, estou planejando ir a Cardiff e de lá seguir para Edimburgo. Qual seria a melhor opção de transporte sem que pese muito no orçamento?

    • Contando as Horas   22/09/16 • 18h19

      Oi, Gabriela

      Depende. Normalmente de ônibus é a opçao mais barata, mas é a mais demorada. De avião é nais rapido, mas pode ser um pouco caro. Vc pode ir de trem tbm.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas