19.06
2012

Mais um pouco de Praga e a Cidade Antiga

Achei que eu nao teria a sorte de ver um dia de sol em Praga. Mal acreditei quando abri as cortinas de manha e vi um céu azul sem uma nuvem!

No dia anterior eu tinha caminhado pelas margens do rio até chegar a Ponte Carlos e de la segui ate o Castelo de Praga. Mas com o dia ensolarado, acabei indo caminhar nas margens do rio novamente. 

Mas dessa vez comecei o trajeto pro lado contrario a ponte Carlos e em questao de algumas quadras avistei a Casa Dançante ou em tcheco, Tančící dům.

A casa recebeu esse nome pq os arquitetos que projetaram o edificio, o americano Frank Gehry e o tcheco Vlado Milunić queriam algo de lembrasse (e homenageasse) um homem (Fred Astaire) e uma mulher (Ginger Rogers) dancando. Se ele alcancou o objetivo ou nao, é dificil dizer, mas que o edificio é um pouco estranho, isso nao da pra negar!

O edificio nao esta aberto a visitacao, até pq é um predio comercial. O negocio é observar a arquitetura externa, com muito vidro e com linhas totalmente irregulares.

Dali, atravessei o rio e segui caminhando por suas margens até chegar em uma rua que me levou ao inicio do parque Petřín.

Logo na subida, passei pelo Memorial as Vitimas do Comunismo…

No alto da colina fica a Torre Petřín, que lembra um pouco a estrutura da Torre Eiffel. La do alto tambem é o melhor lugar pra bater fotos da cidade. E ja que o dia estava bonito, eu nao economizei e bati muuuitas fotos..

Na volta, passei pelo Teatro Nacional de Praga

Da pra fotografar o Castelo de Praga de varias partes da cidade…

Minha proxima parada foi a Cidade Antiga de Praga, onde tudo gira em torno da Praca da Cidade Antiga ou em tcheco Staromestske Namesti. Caminhei por ali um pouco e tive a nitida impressao de ter voltado a muito e muitos anos atras. Isso pq na praca ficam varias barraquinhas vendendo comidas tipicas, além dos cavalos puxando carruagens. Perfeito!

Nessa praca ficam a Igreja Týnský, como seu estilo gotico, é uma das igrejas mais fotografadas da cidade e por isso acabou se tornando um dos cartoes postais que merecem uma visita.

Outra igrejinha que fica ali perto é a Igreja St Nicholas, com seu estilo barroco tambem chama atencao. Ali acontecem diariamente apresentacoes de musica classica. Os ingressos sao comprados em frente a Igreja.

Como eu ainda tinha tempo, fui conhecer a Torre da Pólvora…

Visitei as inumeras lojinhas de souvenirs com muitas marionetes em destaque nas vitrines..

Ainda fui conhecer a luxuosa loja que vende os famosos cristais da Boemia, a Moser..

Mas com toda a certeza, o grande destaque fica por conta do Relogio Astronomico (Orloj), que fica no predio da Prefeitura. O relogio, assim como muitos outros relogios astronomicos espalhados varias cidades europeias, mostra a posicao do sol e da lua (levando em consideracao o Planeta Terra como centro do Universo), mostra um calendario que representam os meses do ano e ainda, pra alegria dos turistas, a cada hora cheia acontece uma pequena apresentacao com os Apostolos.

Quando faltam 5 minutos para completar a hora cheia, uma corneta comeca a tocar no alto do predio da Prefeitura, e nesse mesmo instante, os turistas vao surgindo de todos os lados, em questao de minutos a pracinha esta completamente lotada de turistas disputando um bom lugar para poder fotografar e filmar o mini-showzinho. O showzinho é coisa rapida, questao de 2 ou 3 minutos. Mostra a ‘Caminhada dos Apostolos’, onde os 12 apostolos vao aparecendo ao som de uma musiquinha.

O fim da tarde foi chegando, e sabendo da fama do por do sol na cidade, fui correndo pra beira do rio.

Conforme o sol foi se ponto, o céu foi ganhando tons lilas e rosa, e foi impossivel nao ficar por ali, caminhando pra la e pra ca, fotografando cada detalhe.

E realmente, toda a fama atribuida é merecida. Foi um dos pores do sol mais bonito que ja vi até hoje, sem exagero!

A cidade que ja é uma das minhas preferidas, depois desse por do sol, provou merecer ficar no topo da listinha, sempre!

Mas o dia ainda nao terminou, quer dizer, o dia em si ja tinha terminado, mas eu ainda tive tempo de jantar rapidinho e depois voltei na Prefeitura. Subi na Torre onde fica o Relogio Astronomico pra ter uma visao da cidade toda iluminada.

Realmente, na minha modesta opiniao, Praga é uma das cidades mais bonitas da Europa, com certeza!

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Praga, Rep Tcheca - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
3 comentários em "Mais um pouco de Praga e a Cidade Antiga"
  1. Maria Esther   22/10/13 • 12h08

    Minha Cara Bruna

    Estou louca para conhecer esta maravilhosa cidade.
    Irei em pleno inverno – no início de janeiro próximo.
    Já li que a ponte de Carlos no inverno fica linda, em especial, em passeios feitos à meia-noite.
    Será que há algum risco neste horário ??

    Bjosss

    Maria Esther

    • Contando as Horas   22/10/13 • 15h45

      Oi, Maria Esther

      Eu estive em Praga no meu aniver (que é em novembro) e o clima por lá foi bem imprevisivel comigo. Peguei sol e calorzinho e neblina e frio. Tempo doido!

      Imagino que no inverno Praga deve ter seu charme, se tiver neve então, acho que deve ficar bem bonito.

      Eu caminhei por essa ponte todos os dias que estive em Praga (foram 3 dias) tanto de manha, a tarde e a noite, mas não a meia noite. Eu tava sozinha, então não arrisquei. Mas até umas 22:00 horas eu ficava na rua e achei bem tranquilo. Imagino que ali na ponte não deve ter problemas, pq sempre vai ter vários turistas fotografando tudo.

      PRa falar bem a verdade, a unica coisa que fiquei meio com medo em Praga foi com relação aos taxis, de resto eu achei bem tranquilo, muito tranquilo mesmo.

  2. […] Leia também : Mais um pouco de Praga e da Cidade Antiga […]

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas