Santa Catarina é o estado onde eu nasci, passei quase toda a minha vida por aqui, até decidir ir estudar por alguns anos em Curitiba e na Escócia!
Não faz muitos anos que o meu estado se tornou popular, não mais apenas entre Argentinos e Uruguaios, mas entre os Brasileiros também. Algumas cidades são mais conhecidas, como por exemplo, a capital Florianópolis, Joinville que é a maior cidade do estado e que tem a unica sede do Bolshoi fora da Rússia, sem esquecer da Oktoberfest em Blumenau e de uns tempos pra cá as cidades da Serra Catarinense, como Urubici e São Joaquim.
Mas a região onde eu moro quase sempre passa longe das principais rotas turísticas do estado. Aqui no oeste, o destaque é o turismo voltado para negócios (setores industrial e agropecuário).
Pensando nisso, achei que seria interessante visitar alguns lugares e/ou cidades aqui da região todas as vezes que eu vier pra casa, pra tentar mostrar um pouco do que o oeste do estado tem a oferecer em termos turisticos. Além, é claro, de outras regiões do estado também.
Mas antes disso, aqui vão algumas considerações:
Para chegar aqui, os principais aeroportos do estado estão em Florianópolis, Joinville, Navegantes e Chapecó.
Pra quem quiser enfrentar as estradas, tanto de ônibus como de carro, as principais rodovias que cruzam o estado, vindo tando do Rio Grande do Sul como do Paraná, ou até mesmo se deslocando dentro do próprio estado, são:
– BR 101, BR – 157, BR -153 e BR – 116 ligam Santa Catarina as demais regiões do país;
– BR- 470 liga o litoral de SC ao RS;
– BR – 282, BR – 480, BR – 283 e SC – 468 principais rodovias de acesso ao oeste do estado;
Pra facilitar um pouco na hora de montar o roteiro, é sempre bom ter uma idéia das principais distâncias, que nesse caso, eu peguei Floripa como base. De Floripa até:
– Curitiba: 300 km;
– Porto Alegre: 480 km;
– São Paulo: 700 km;
– Foz do Iguaçu: 950 km;
– Montevidéu: 1300 km;
– Buenos Aires: 1550 km;
– Brasília: 1650 km.
As principais empresas de ônibus, que fazem tanto trajeto estadual como interestadual são: Reunidas (que liga São Paulo e Curitiba ao oeste do estado), Catarinense (ônibus partem de algumas de São Paulo, Paraná e boa parte do estado, principalmente o litoral), Unesul (liga o RS a varias cidades catarinenses), Itapemirim (os ônibus vem de diversas partes do Brasil e tem como destino final o litoral de SC) e Tiquin (liga o oeste do estado a Florianópolis e também faz alguns trechos interestaduais).
Pra quem vem pra SC no inverno, o fuso horário é o mesmo que em Brasília, porém de metade de outubro a metade de fevereiro, o horário de verão é adotado. Então é sempre bom ficar ligado, principalmente quem vem pra cá partindo de alguns estados da região norte e nordeste!
Outros blogs com posts sobre Santa Catarina, escritos por catarinenses que indico são: o Travel Forever da Carol Wieser Kaufmann e o Meus Roteiros de Viagem do Diego Minotto.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Olá, gostei do blog.
Sou amazonense e estou de mudança pra Santa Catarina, se Deus permitir em 2016, eu e minha família estaremos “de mala e cuia” por aí.
Oi, Wendell
Opaaa, que legal! Sejam Bem-vindos! Tomara que gostem daqui!! =DD
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oie :)
Adorei a ideia do site, estou indo para o Oeste Catarinense em Dezembro e gostaria de fazer algo legal. Pequisei termas de são João mas já nao tem vaga, o que você recomendaria?
Obrigada
Oi, Natacha
Outro lugar nesse estilo (com termas) vc pode encontrar em Itá ou São Carlos, ambas cidades aqui no oeste de SC. Tem um post aqui no blog sobre Itá, se vc quiser ver: http://contandoashoras.com/categoria/destinos/brasil/santa-catarina/ita/
Apesar de não ser um destino popular pelo Brasil afora, essas termas, principalmente na época do final de ano, ficam lotadas rapidinho.
Amo esse estado, tudo nele me agrada!!
Adoro a região de Penha e suas praias.
Agora nas férias vou levar meu filho no Beto Carrero, já tenho tudo reservado e programado, vou me hospedar na Casa Mirian Santa Catarina, adoro eles, já me hospedei outras vezes lá. Recomendo o ambiente é ótimo e tem traslado do aeroporto. E fica bem pertinho do parque e das praias.
Oi, Marcia
Legal!! Já estive em Penha algumas vezes, mas nunca fui ao Beto Carrero. Aproveite!
Obrigada pela visita aqui no blog!