É inevitável! Pra mim a Irlanda é sinônimo de cerveja Guinness e de Cliffs of Moher. Lembro como se fosse hoje a primeira vez que vi uma foto dos Cliffs e desde então, sempre quis visitar a Ilha dos Leprechauns, somente pra ter o privilégio de ver esse lugar bem de pertinho.
Como eu já falei no post anterior, essa viagem deeemoroooou pra acontecer, pq precisei transferir a minha passagem. Hoje eu até acho que foi melhor assim, eu aproveitei muito mais o passeio indo na primavera do que se eu tivesse ido no inicio do inverno, como era o plano inicial.
Pra eu ir até lá, achei que era muito empenho ir por conta própria e acabei pegando um tour de 1 dia com a Paddywagon, a mesma empresa com que eu fiz o tour na Costa Norte da Irlanda do Norte. Existem vários pontos de encontro espalhados por Dublin, eu acabei optando pelo Tourist Office (Suffolk Street) pq ficava mais perto do hotel em que eu estava hospedada.
Sábado pela manhã eu literalmente madruguei. O tour tava marcado pra começar as 07:50 da matina. E pontualmente o pessoal da Paddywagon estava ali recrutando o pessoal pra ir até o ônibus que estava estacionado em uma outra rua paralela.
O tour começa com uma parada num dos lugares mais estranhos que já fui, a região do Burren onde podemos ver a Corcomroe Abbey, uma abadia em ruínas que está localizada literalmente no meio dessas colinas cinzas. O Burren é mais ou menos como se fosse um parque, só que ao invés de plantas, gramas, lagos e rios, temos pedras dominando a paisagem! Isso mesmo, são km e mais km de pedras calcária, dando uma aparência quase que lunar ao local. Estranho, não?
A partir dai, nos fomos passando pela costa oeste da Irlanda, até chegar nas formações rochosas chamadas de Baby Cliffs, uma espécie de “irmão menor” dos famosos Cliffs of Moher.
Nossa próxima parada antes de seguir para os Cliffs foi no vilarejo de Doolin. Ali tivemos 1 hora para almoço e foi onde conheci 4 brasileiros que também estavam no tour. Dois deles eram de São Paulo e os outros dois eram de Minas Gerais. Todos eles estavam estudando inglês em Dublin.
Antes de seguir viagem, ainda fui dar uma voltinha rápida pela cidade. Sabe aquelas cidades que a gente dá 5 passos pra esquerda e pronto, terminou a cidade?!?! Assim é Doolin.
E finalmente nossa próxima parada será os Cliffs of Moher. Os Cliffs são considerados a maior e a mais visitada atração do país. Quando chegamos lá, o guia nos deu as instruções de como visitar o local e o ingresso (que já está incluido no valor do tour) e pronto, o passeio a gente faz da forma como quiser.
Basicamente o que vamos ver por ali, além dos Cliffs (é claro), são: o Visitor Centre onde fica a Atlantic Edge Exhibition e a O’Brien’s Tower. Ah, e se ainda tiver sorte, dá pra ver os Puffins, uns pássaros de bico colorinho que habitam tanto o litoral da ilha da Irlanda como a Ilha da Grã-Bretanha (eu não tive essa sorte).
Então, como todo mundo saiu correndo pra ver os Cliffs, eu aproveitei pra ir primeiro no Visitor Centre. A construção é bem interessante, fica literalmente embaixo da terra. Logo na entrada, de um lado tem uma lojinha de souvernirs e do outro lado um restaurante e os banheiros. No centro, tem uma rampinha que dá acesso a exposição permanente Atlantic Edge.
Ali podemos aprender um pouco sobre a formação dos Cliffs que ocupam boa parte da costa oeste da ilha da Irlanda. Tem bastante fotos também e inclusive tem um videozinho que nos faz viajar pela costa da Irlanda através dos olhos de um Puffin por alguns minutos. Super legal! A musiquinha irlandesa que toca enquanto estamos ali tbm é bem bonitinha, adorei! O legal é que a exposição é pequena e as informações são bem objetivas, então a visita é bem agradável.
Saindo dali, fui caminhando pela área externa, e o vento? nossa, tava de arrancar os cabelos (literalmente). Tinha horas que o vento tava tããão forte, que era impossivel caminhar. Mesmo fazendo força contra o vento a gente não conseguia sair do lugar e se fosse a favor do vento, a gente tinha que correr, senão o vento derrubada. A situação tava beeem critica!
Eu até tinha pensado em visitar a O’ Brien`s Tower, mas com aquele ventão todo eu não tive coragem, preferi observar só por fora mesmo.
E por ultimo… Os Cliffs of Moher, que dispensam qualquer apresentação! Lindíssimos! As formações rochosas são realmente impressionantes! E a altura? Os Cliffs se estendem por 8 km com uma media de altura de 120 metros, porém no ponto mais alto, onde fica a O’Brien`s Tower, ele chega a mais de 200 metros de altura. Incrível!
E pra terminar o tour, ainda tivemos tempo de dar uma passadinha na cidadezinha de Newmarket-on-Fergus para visitar o Bunratty Castle, um dos castelos normandos mais poulares da Irlanda. Eu apenas caminhei ao redor do castelo, não me interessei por visitar o interior.
No trajeto de volta pra Dublin, o guia colocou umas músicas típicas da Irlanda pra gente ouvir. Gostei da maioria delas, e assim como eu disse no post sobre o tour na costa norte da Irlanda do Norte, eles deveriam vender um CDzinho no final.. =)
Esse tour tem saida diária de Dublin, custa 45,00 euros onde está incluido o ticket para o Cliffs of Moher, porém não está incluido os ticket para visitar a O’Brien`s Tower e ao Bunratty Castle que devem ser adquiridos em separado.
Posts relacionados:
Roteiro: Irlanda – A terra dos Shamrock, dos Leprechauns e da Harpa Céltica
Dublin e Guinness: O ouro negro Irlandes!
Todos os posts sobre a Irlanda do Norte (Belfast e Giant’s Causeway)
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi Bruna, que horas você chegou de volta em Dublin? Nesse dia você conseguiria visitar algum outro ponto turístico?
Beijo e obrigada pelas informações.
Oi Juliana,
Cheguei por volta das 18:00, umas 18:30 por ai. Acredito que nada fique aberto após as 18 hrs, mas teria que pesquisar. Acho que o ideal mesmo é caminhar pela O’Connell Street ou ir ao Temple Bar (que não deixa de ser uma atração hehe).
Oi Bruna,
Vc comprou o passeio pela internet ou lá em Dublin mesmo? Bj
Oi Juliana,
Comprei pela internet, diretamente no site dessa empresa. Mas pelo que sei dá pra comprar la em Dublin também.
Oi muito legal tuas informações!!! tu sabes me informar se existe o tour para Cliffs of Moher com guia em PORTUGUES??? Valeu!
Oi, Lala
Nessa empresa em especifico não, só em inglês mesmo. Nunca ouvi falar em tours assim em portugues, talvez vc até consiga algo, mas o tour vai ser exclusivo só pra vc, o que vai se tornar um pouco caro.
OII obrigada pelo retorno..
Oi Juliana!
Quantos dias vc acha que eu preciso para conhecer Dublin, visitando os pricipais pontos turisticos e tbém fazer o passeio para o Cliffs of Moher?
Oi, Alessandra
Não sei se a Juliana vai ler esse comentário, mas na minha opinião pelo menos 3 dias, dois dias em Dublin e 1 dia para visitar os Cliffs.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Ola Bruna , nossa estou amando a viagem estou Dublin meu ultimo dia, mas ja conheci Escocia e irlanda, todas suas dicas foram extremamente importantes para nosso conforto Edimburgo eita terra que chove…rrsrsr mas foi tudo lindo e hoje estaremos a noite em Paris
OBRIGADA POR TUDO
Pessoal todas as dicas são otimas sigam este blog
Oi, Katia
Hahahah chove muito, né?!? Sem falar no vento..
Que bom que deu tudo certo e que vc gostou de Edimburgo e da viagem! Fico feliz! Obrigada pelo comentário!
:D