Aproveitando que o assunto desse final de semana está sendo as eleições, achei que seria interessante escrever um post sobre como é o procedimento pra justificar o voto de quem estava morando fora em ano de eleições.
Isso aconteceu comigo em 2010, quando tivemos as eleições pra Presidente, Governador e Deputados Federais e Estaduais.
Normalmente o tempo que o Tribunal Superior Eleitoral permite para que seja feito a justificativa do voto é 60 dias após as eleições. Mas como eu só voltaria quase 4 meses depois e consequentemente 2 meses depois do prazo máximo pra justificar o voto, eu tive que fazer o seguinte:
Uma semana depois de voltar de viagem, eu organizei todos os meus documentos, preenchi o requerimento de justificativa eleitoral informando que eu estava ausente tanto no primeiro como no segundo turmo e imprimi.
No dia que eu fui no cartório eleitoral lá da minha cidade eu levei junto comigo além do requerimento preenchido e imprimido, meu passaporte, as passagens de ida e de volta do meu intercâmbio, titulo de eleitor e carteira de identidade.
A moça que me atendeu no cartório eleitoral me pediu pra apresentar um documento com foto pra que eu pudesse me identificar, tirou xerox do meu passaporte e das minhas passagens, preencheu no sistema os meus dados e me deu um papel pra assinar onde estavam listadas todas que eu tinha entregue naquele dia. E só!
Aqui é importante ressaltar que esse procedimento deve ser feito em até 30 dias após a data da volta da viagem. E como prova, essa data foi verificada através do carimbo que eu recebi no passaporte quando deixei o Reino Unido.
É sempre bom anotar em algum lugar sobre esse assunto, pq deixar de justificar o voto por 3 turnos seguidos deixa a gente impossibilitado de renovar carteira de identidade e o passaporte. E como sem passaporte não dá pra viajar pra fora do país, é bom ficar ligado!
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Bruna, este post veio a calhar….rs
Estava procurando informações sobre esse assunto nessa semana.
Obrigada!!!
Abs
Oi Fabiana,
Pois então, eu esperei pra escrever sobre esse assunto, já q normalmente ninguem se dá conta (eu!) e depois fica desesperada., assim já da uma tranquilizada no pessoal!! =))
[…] no Cartório Eleitoral. Não lembrava que já tinha escrito um post a respeito e achei online um blog me explicando o processo, que continua o mesmo, mas dessa vez fui mais preparada e não demorei nem […]