Pra quem acha que o único parlamento existente no Reino Unido é o Palácio de Westminster (onde fica o Big Ben) em Londres, está muito enganado. A Escócia por exemplo, também tem o seu próprio parlamento e o melhor de tudo, está aberto a visitação.
Claro que essa conquista de ter o seu próprio parlamento demorou, os escoceses só conseguiram essa façanha em 1999 através de um referendo e assim, em 2004 o prédio onde está o parlamento foi inaugurado pela Rainha Elizabeth II.
Diferentemente de todas as construções que vemos na Old Town, o Parlamento tem um estilo um tanto quanto estranho. A sua arquitetura já foi motivo de muitos comentários negativos, os escoceses não gostaram nada de ver essa mistura de estilos.
Uma das leis mais importantes aprovada pelo Parlamento Escocês foi a Lei da Escócia, que data de 1998. Essa lei estabelece quais são as competencias de cada parlamento, ou seja, o que é de responsabilidade do Parlamento da Escócia e o que é de responsabilidade do Parlamento Britânico. Além do seu próprio Parlamento, a Escócia também tem um primeiro ministro uma primeira-ministra (first-minister), que por hora é representada por Alex Salmond Nicola Sturgeon.
Mas vamos ao que interessa.. O novo prédio sede do Parlamento Escocês fica em uma das extremidades da Royal Mile, principal rua da Old Town. Fica literalmente em frente a entrada principal do Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da Rainha Elizabeth II quando está em Edimburgo.
O tour é relativamente rápido, tem duração de uns 30 minutos no máximo. O tour é gratuito e nós estamos livres para percorrer algumas áreas do prédio. Nenhum guia nos acompanha durante a visita. Mas existem também os tours guiados pra quem se interessar. Eles também são gratuitos, mas precisam ser agendados previamente.
Assim como o tour no Parlamento Britânico em Londres, ao chegar no Parlamento Escoces também somos revistados e passamos pelos detectores de metais.
As partes que podemos visitar estão distribuídas pelo primeiro e segundo andar somente.
No primeiro andar, além do guiche de informações, existe uma cafeteria e uma lojinha de souvenirs. Ainda tem uma pequena exposição que mostra os uniformes oficiais usados pelos funcionários do parlamento.
Tem uma maquete que mostra como é a distribuição dos membros do parlamento de acordo com os seus partidos. Alguns tem grande representação, já outros tem uma representação quase que simbólica.
No lado direito, tem uma escada e um elevador que dá acesso ao segundo andar. Geralmente o acesso dos visitantes é feito pela escada. Em caso de pessoas com cadeira de rodas, o guardinha que fica ali perto dos elevadores libera o acesso.
Mas antes de subir as escadas, seguindo por uma espécie de um corredor chegamos na parte de tras dessa escadinha. Ali tem uma exposição que conta um pouco sobre o projeto e as obras de construção do novo prédio do parlamento escocês.
Já no segundo andar, a unica coisa que podemos visitar é a sala onde os Membros do Parlamento Escocês (MPs) se reúnem para discutir leis e criar novas leis para o país.
Durante a visita, repare que por todas as partes as placas e as descrições estão escritas tanto em Inglês como em Gaélico Escocês. Eu perguntei pra um dos funcionários se ainda existiam pessoas no país que usavam o gaélico escocês e pq em outras atrações da cidade não existiam placas nos dois idiomas e ele me respondeu que alguns MPs, principalmente os representantes das três maiores ilhas no norte da Escócia só falam esse idioma e justamente por isso, mesmo sendo uma minoria ainda no país, eles mantem os dois idiomas somente no parlamento. Interessante, não?
O Parlamento abre para visitas de segunda a sábado, das 10:00 as 17:00 (ultima entrada as 16:30). Nesse link dá pra ver as datas de recesso do parlamento.
** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
[…] | edimburgo do alto do calton hill | LINK 70. @contandoashoras | tour no parlamento escocês | LINK 71. @contandoashoras | edimburgo: um tour pela royal mile | LINK 72. @contandoashoras | meadows […]