* Post atualizado em janeiro de 2017.
Enquanto eu tava programando um day trip para St Andrews, eu me dei conta que eu não fazia ideia de onde ficava a Estação Central de ônibus da cidade, mais conhecida como Bus Station, ou em português, a Rodoviária de Edimburgo.
Normalmente elas ficam junto as estações de trem, mas no caso de Edimburgo, não. Apesar dela não ficar grudada em nenhuma das duas estações de trem de Edimburgo (Waverley Station e a Haymarket Station), ela fica bem próxima a Waverley Station, a uma curtíssima caminhada.
A Edinburgh Bus Station está localizada na St Andrew Square, ao lado do Multrees Walk e bem perto da Harvey Nichols e do St James Shopping Centre.
Existem duas entradas, uma delas fica de frente pra uma das esquinas da St Andrew Square e a outra fica quase em frente ao St James Shopping Centre.
Essa é a princial e unica estação de ônibus da cidade. Claro que alguns ônibus podem parar em algum outro lugar já pré estabelecido (como por exemplo na Charlotte Square), mas em 90% das vezes a chegada/destino vai ser essa estação.
A estação é super moderninha, inclusive a fachada. Não espere encontrar um prédio com fachada estilo clássico ou gótico ou seja lá qual estilo antigo vier a cabeça por primeiro. A fachada é toda de vidro e ficou bem interessante, já que os seus vizinhos (Harvey Nichols e Multrees Walk) também seguem o mesmo estilo.
Daqui partem todos os ônibus que ligam tanto Edimburgo com outras cidades Escocesas, como a cidades da Inglaterra e do País de Gales.
Um ótimo site que eu acabei descobrindo para pesquisar rotas, destinos e horários é o Traveline Scotland. Inclusive ele informa sobre problemas, atrasos e cancelamentos dos ônibus em tempo real.
Então quem tiver interesse em viajar pelo Reino Unido, as empresas que oferecem serviços partindo de/para Edimburgo são:
– Lothian Buses: com ônibus que partem para as cidades nos arredores de Edimburgo.
– First Bus: opera principalmente no sul e na região central da Escócia, mas também tem ônibus que vão para as principais cidades da Inglaterra (principalmente as cidades do norte).
– Citylink: os serviços ligam Edimburgo as principais cidades da Escócia (Glasgow, Perth, Dundee, Aberdeen, Inverness, entre outras e Blackpool, na Inglaterra). Normalmente eles oferecem passagem a 1,00 libras (isso mesmo UMA LIBRA) entre Edimburgo e Glasgow.
– Stagecoach Bus: com ônibus que partem para diversas cidades na Escócia, principalmente as cidadezinhas menores da costa leste.
– National Express: também oferecem ônibus que ligam Edimburgo a várias cidades em todo o Reino Unido.
– MegaBus: os ônibus ligam Edimburgo a várias cidades em todo o Reino Unido.
Uma das principais vantagens de viajar de ônibus no Reino Unido é o preço. As passagens de ônibus são super baratas. Por exemplo, o trecho entre Edimburgo – Glasgow com a Citylink pode sair por 5,00 libras, mas o tempo de viagem é de 1 hora e 30 minutos (de trem o trajeto é feito em 40 minutos e custa em torno de 15 libras), ou ainda, o trecho entre Inverness – Aberdeen com a MegaBus pode sair por 1,00 libra, mas o tempo de viagem é de 3 horas e 50 minutos.
Já a principal desvantagem é o tempo de viagem. Em média, dependendo do destino, pode ser mais que o dobro, quando comparado com o tempo de viagem de trem.
Os tickets podem ser comprados diretamente nos guiches de atendimento que ficam no hall principal dentro da estação, com o motorista (algumas empresas oferecem essa opção, não são todas) ou ainda, pela internet.
Para saber em qual portão o ônibus vai sair, é só cuidar no telão, que também fica no hall principal da estação. Existem dois telões indicando os ônibus que estão chegando e os ônibus que estão saindo. É bom ficar ligado, pra não confundir!
Ah, uma coisa que pode ser bem util é o guarda-volumes (left luggage). Quem ainda tiver tempo pra uma ultima voltinha pela cidade antes de ir para o aeroporto/estação de trem ou até mesmo na própria estação de ônibus, pode deixar as malas ali mesmo. Normalmente os valores desses lockers são mais baratos do que o Left Luggage na Waverley Station ou na Haymarket. Quem entra pela entrada secundaria (perto do St James Shopping Centre), seguindo a direita, um pouco mais a frente já vai conseguir visualizar o paredão com as várias portinhas. Os valores variam dependendo do tamanho da mala e do número de horas que ela vai ficar ali dentro.
A estação de ônibus de Edimburgo fica na North St Andrew Street (entrada principal) e Elder Street (entrada secundaria). Subindo pela Princes Street pela rua que fica em frente ao Scott Monument, a entrada principal da estação fica na diagonal pro lado direito.
A estação de ônibus de Edimburgo é minuscula, então não há necessidade de chegar muito cedo. O ideal é chegar uns 10 ou 15 minutos antes do horário do ônibus partir.
RESERVE PELO BLOG:
** Hotel na Escócia.
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada!
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Todos os posts sobre Inverness
Todos os posts sobre a Ilha de Skye
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi, Bruna. tudo bem? ;)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi Natalie,
Obrigadaaaa!! :))
.Oi… estarei indo para Edimburgo nos dias 01 a 05/01/14. Estou querendo fazer a rota do Whisky… como e de onde pego o onibus que vai para Speyside?
Consigo fazer um ” full day” para as destilarias?
Oi, Roberta
Essa rota do whisky eu nunca fiz, mas sei que tem que ser muito bem planejada. Tem um site especial sobre esse assunto “Whisky Trail” é o nome. Lá vc pega o nome das empresas de whisky que mais te interessa e vê se eles abrem em janeiro. Sei que algumas fecham durante o inverno.
Oi, Bruna.
Qual a melhor forma de se deslocar entre Edimburgo e Inverness? de trem ou de carro? se eu for de trem, qual o horário mais cedo de partida do trem? quanto tempo leva?
E para rodar nas highlands, conhecer os pontos turisticos principais, tendo como base Inverness, você indica trem ou carro? o que é melhor para quem tem pouco tempo??
Só para você entender o meu roteiro, eu tenho os dias 07 e 08 de março 2014 para conhecer as highlands e pretendo ficar baseado em Inverness no pernoite do dia 07 para o dia 08. No dia 07 bem cedo eu pretendo sair de Edimburgo e ir para a ilha Skye e rodar por lá. Depois da Ilha quero conhecer o Castelo Eilean Donan e, então, ir para o hotel em Inverness (para fazer o roteiro desse dia, é melhor carro ou trem?). Dormir no hotel e dia 08 sair cedinho para conhecer o lago Ness, fort william e Castelo de Urquhart e , depois disso, ir para o aeroporto de inverness para tomar o avião para Londres ((para fazer o roteiro desse dia, é melhor carro ou trem?).
Agradeço se você puder me dar uma luz.
Abraços.
Oi, Marcus
Existem diversas formas de ir de Edimburgo até Inverness: trem, ônibus, carro. Na minha opinião, vc pode ir de trem, são 3 horas e pouco de viagem. Pra vc ver os horários, vc pode entrar no site da ScotRail, a empresa de trem da Escócia: http://www.scotrail.co.uk/
Com trem vc não vai conseguir fazer muita coisa nas Highlands, o ideal seria o carro ou onibus mesmo. As opções de rotas e horários dos ônibus são enormes.
Para ir de Inverness até perto do Castelo de Eilean Donan vc pode ir de carro, claro, mas existe a opção de ir de ônibus até a cidade de Dornie, que é a cidadezinha mais próxima desse castelo. Acho que são umas 3 horas de onibus, mas teria que verificar ao certo. Porém se for um bate-volta ficaria muito cansativo, talvez o carro fosse a melhor opção mesmo. Ou vc pode ir de trem de Inverness até Kyle Of Lochalsh e de lá pegar um onibus para fazer o trajeto até o castelo, mas ai vc teria que ver o tempo de viagem pra ver se compensa, claro.
Pra ir de Inverness até Fort William, a melhor opção é o carro ou onibus, os trens são muito demorados até lá.
Na Highlands, como tem muitos lagos e tal, a melhor opção sempre vai ser o carro, se vc tiver coragem de dirigir na mão contrária, senão o ônibus sempre é a melhor opção, sempre.
Oi Bruna, tudo bem? estou indo a Edimburgo no início de maio e de lá para Portree de ônibus. Vou ficar hospedada em um hostel na High St e minha dúvida é: dá pra ir andando tranquilamente até a estação de onibus? vi pelo google maps que é pertinho, mas fiquei com receio pq meu ônibus sai às 5h15, então vou ter q sair do hostel de madrugada ainda… o que vc acha? obrigada!
Oi, Geovanna
High Street que faz parte da Royal Mile? Se for, vc pode ir sim. É super perto e é bem tranquilo, mas claro, tem que tomar cuidado com em qualquer lugar do mundo, mas Edimburgo é uma cidade super segura. E em maio, as 4 hrs da manhã já vai tá quase amanhecendo.
isso mesmo, High Street na Royal Mille.
super obrigada pela resposta.
Olá Bruna tudo bem??
Estarei em Edimburgo dia 04/11, chegarei a tarde e fico até o dia 07/11 ,hora do almoço vou tirar 1 dia para fazer os pontos turísticos e no outro dia gostaria de comprar um tour pequeno de 1 dia para a highland, sei que não dá para fazer tudo, o tempo é curto, porém vc acha que é possível uma bate e volta?? Aguardo! Grata!!!!! Fatima
Oi, Fatima
Sim, é possível sim. Vc pode ir por conta, de trem até Inverness e lá pegar um táxi pra ir até o Lago Ness ou ainda, vc pode fazer como eu fiz, pegar um tour com uma agencia local em Edimburgo. Vc vai passar por diversos lugares bonitos e também vai conhecer o Lago Ness e o Urquhart Castle.
Vc já chegou a ver esses dois posts aqui? Talvez eles te ajudem.
http://contandoashoras.com/2011/08/18/day-trip-para-o-lago-ness-glencoe-e-the-highlands/
e
http://contandoashoras.com/2013/02/06/empresas-que-oferecem-tours-pela-escocia-partindo-de-edimburgo/
Bom dia,
Vou estar viajando pela Europa e gostaria de saber se os ônibus tem bagageiro para malas grandes. È possível viajar com elas?
Comprei um passagem de Edinburgh para Glasgow pelo site MegaBus.
Beijos
Oi, Pietra
Sim, os onibus tem bagageiro sim. Apesar de eu nunca ter viajando com a Mega Bus, eu reparei no onibus deles enquanto estive lá na Escócia.
Obrigada pela visita aqui no blog! Um ótimo 2015 pra ti!
Olá!
Gostaria de dicas p conhecer as cidades de Oxford e Cambridge. Saindo da Escócia ou Londres. De ônibus, ou trem?
Obrigada,
Marília
Oi, Marília
Eu já estive tanto em Oxford (2x) e em Cambridge, ambas são imperdíveis! Mas na minha opinião, será muito mais fácil e menos demorado vc ir até essas duas cidades partindo de Londres, pq elas ficam muito longe da Escócia.
Você pode ir tanto de onibus como de trem, porém eu só tive experiencia indo de trem até essas duas cidades, logo, aqui no blog só tenho dicas relacionadas a essa modalidade de transporte.
Você pode ver os posts sobre Oxford aqui:
http://contandoashoras.com/categoria/destinos/inglaterra/oxford/
E sobre Cambridge aqui:
http://contandoashoras.com/categoria/destinos/inglaterra/cambridge/
Obrigada pela visita aqui no blog! =D
Olá!
Seu blog é muito bom e está me ajudando muito. Eu vou viajar para londres e quero dar uma passadinha na escócia. Pensei em apenas dois dias :( porque realmente estou com pouco tempo. Mas eu queria saber a sua opinião: qual passeio considera mais bacana o do lago ness ou St Andrews?
e mais uma dúvida, quanto custa o ônibus de edimburgo para st Andrews?
Obrigada!
Oi, Tainá
Puxa, essa pergunta é bem dificil hein! Eu gostei bastante dos dois lugares. Na real, vc deve levar mais em consideração o que vc mais gosta, pois os dois passeios são um pouco diferentes. St Andrews é visitar uma cidade, já ir as Highlands é ver a natureza.
Para ver o preço da passagem, vc pode ver no site da Stagecoach, que é a empresa que faz o trajeto entre Edimburgo e St Andrews, aqui:
https://www.stagecoachbus.com/tickets.aspx
Mas pelo que vi, tá saindo mais ou menos umas 13,00 a 15,00 libras/trecho.
Oi Bruna. Tem como vc nos ajudar? Olhei no site da Megabus e parece q tem limite p bagagem(tamanho 200cm e peso 20kg). Queriamos fazer edimburgo e inverness e depois inverness/fort william/glasgow mas nao localizo se ha cobrança de tx por excesso de bagagem se houver ou se simplesmente nao se embarca. Tbem vou viajar com carrinho de bebê e não vi nada sobre isso. Obrigada
Oi, Carla
Realmente não tem essa info no site da Megabus e infelizmente eu não tive nenhuma experiência viajando com essa empresa. E mesmo se tivesse tido, não viajei com nenhuma criança, então não saberia te responder sobre o carrinho de bebe.
A unica informação referente a criança que achei no site foi essa:
A maximum of one child, aged 3 years or under, can travel for free on megabus with each fare paying adult. They are not guaranteed a seat unless a journey has been purchased for them. Children travelling for free cannot occupy a seat if it is needed by a fare paying passenger.
Eu achei um endereço de email pra contato:
United Kingdom
For timetable, general enquiries and customer services please email us
enquiries@megabus.com
Your email will be replied to within 72 hours.
Enfim, acho que a melhor opção mesmo é vc enviar um email pra eles e pedir essa informação.
Ok Bruna. Email enviado. Obrigada!!!
Oi, Bruna!
Pretendo adquirir o Explorer Pass da Citylink (vou fazer Edimburgo-Inverness-Sconser-Fort William-Oban-Edimburgo), mas não sei se já deixo lugares reservados em um determinado horário ou se só chego e embarco (não faço ideia de como é a ‘lotação’ no mês de agosto, se tem bastante assento). Tu saberia me dizer se é mais garantido marcar o assento? Obrigada!
Oi, Gabriela
Hum.. Não sei te dizer. Nunca usei esse passe. Mas assim, agosto pode ser mais lotado que o normal, é mês de férias em toda Europa. Sempre tem mais turistas. Na Escócia entao, devido aos festivais, pode ser que fique tenha bastante procura em tds os tipos de transporte.
Se vc puder reservar, acho melhor reservar. Da uma olhada na frequencia dos trechos que vc vai fazer, se nao forem abundantes, acho legal reservar sim. Melhor garantir do q ficar sem.
Obrigada pela visita aqui no blog!!
Oii! Estamos com viagem marcada para início de janeiro de 2019 e estamos com uma grande dúvida no trecho entre Londres e Edimburgo. A princípio tínhamos decidido faze-lo de ônibus, mas fomos alertados do risco de nevasca e bloqueio das estradas… o que você acha? Qual a melhor opção pra esse trecho nessa época? Esse realmente é risco?? Obrigadaaa desde ja :)
Oi, Lívia
O tempo no UK é aquela coisa, nunca tem como saber. Uma grande nevasca pode afetar td, mas se for neve fraquinha, td funciona normalmente.
Bruna, como vai?!
Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog! Muita informação útil, fotos lindas, belo trabalho!
Gostaria de tirar uma dúvida: você sabe qual o limite de bagagem para as viagens de ônibus (trajeto Edimburgo-Inverness)? Tentei pesquisar no site do Citylink e Traveline Scotland mas não encontrei a informação…
Oi, Carolina
Não sei se existe limite, mas normalmente dizem que prevalece o bom senso, digamos assim. Uma pessoa consegue carregar 2 malas, entao acredito que levando essa quantidade ou talvez, no maximo, 3 peças, vc nao terá problemas.
Bruna estou mergulhada no seu blog, simplesmente demais.
Estou indo para Escocia, ficando em Edimburgo 6 dias, mas queria deixar 3 dias para la e 3 para explorar outros locais.
O que é mais essencial na sua experiencia?
Highlands, Outlander, Glasgow, Stirling? 3 dias é pouco eu sei e provavelmente farei tour que é mais facil ja que viajo sozinha. Alugar carro e ir por conta nao acho boa ideia e ir por conta em onibus, acho perda de tempo.
obrigada