As opções de transporte público em Londres são grandes, além do excelente sistema de metro, a cidade ainda oferece ônibus, overground, barcos, teleférico e o DLR.
Eu já sabia da existencia do DLR, mas a unica oportunidade que tive pra andar (e não andei) foi quando pegamos um voo de Edimburgo pra Londres e desembarcamos no Aeroporto London City. Como nessa vez estavamos em quatro pessoas (e mais as malas gigantes), achamos que um táxi até o hotel seria mais vantagem.
Pra quem nunca ouviu falar no DLR e está se perguntando o que seria isso, explico: DLR – Docklands Light Railway basicamente é um metro de superficie e como o próprio nome já indica ele cobre toda a area de Docklands e uma boa parte da região leste e sul de Londres.
Nos dias que fui no World Travel Market, uma das maiores feiras de turismo do mundo, que aconteceu no ExCel London, eu acabei usando metro + DLR para ir até lá.
Mas claro que quem estiver em Londres a passeio ou de férias, o DLR pode ser muito útil pra chegar também em Canary Wharf (post em breve), Greenwich (para visitar o Meridiano de Greenwich), em Stratford (para visitar o Westfield Shopping Centre e o Parque Olímpico), o novíssimo teleférico Emirates Air-Line (post em breve) e o Aeroporto London City.
Como ele funciona mais ou menos no mesmo esquema do metro de Londres, é bem fácil de usa-lo.
→ Comprando ticket
Tanto o Single Ticket, o Travelcard e o Oyster Card são aceitos no DLR. Todos esses tickets podem ser comprados diretamente na estação, tanto nos guiches como nas máquinas. Uma coisa que é importante dizer é que, como o DLR basicamente opera nas zonas 1, 2, 3 e 4 (principalmente nas zonas 2, 3 e 4), os valores desse tickets podem variar e serem um pouco mais caros. Então é bom ter bastante crédito no Oyster pra não ter problema.
Pra quem for comprar o Oyster Card, o valor somente do cartão é de 5,00 libras e a gente carrega ele com a quantia que achar necessária. Se sobrar credito, não precisa se preocupar, pq ele não expira.
→ Identificando a linha DLR
Tanto no mapa como nas estações, a cor dessa linha é verde água.
→ Estações de metro no centro de Londres com acesso ao DLR
A estação de metro mais central com acesso ao DLR é a de Bank (linha vermelha). Essa estação fica bem perto da Catedral de St Paul, na area chamada de The City, que foi de onde a cidade de Londres surgiu.
Também da pra ter acesso ao DLR partindo da estação de London Bridge (linha cinza) que vai até a estação de Canary Wharf, onde nessa estação, é possível pegar o DLR.
Outras duas estaçoes de metro que também dão acesso ao DLR são: Tower Hill -Tower Gateway (linha amarela e verde) e Bow (linha verde e também linha rosa). Chegando nessas estações também é possivel pegar o DLR.
→ Andando de DLR
Todas as vezes que precisei usar o DLR, eu parti da estação de Bank. Cheguei lá de metro e segui até a região leste de Londres de DLR.
Uma coisa que chama atenção é que, diferentemente do que acontece nas estações de metro, a catraca onde passamos o Oyster não existe. Então por exemplo, na estação de Bank, passamos normalmente pela catraca com o Oyster, porém ao desembarcar em qualquer estação de DLR, essas catracas não vão existir.
O que vamos encontrar é uma maquininha bem discreta, que se a gente não prestar bem atenção, a gente passa batido e nem valida o oyster no final da viagem (e consequentemente a tarifa dessa viagem não fecha).
Quando eu cheguei la no ExCel London, sai da plataforma da estação de DLR e não tinha catraca, achei aquilo bem estranho, mas continuei caminhando. Enquanto eu tava la batendo foto dos cartazes que davam acesso a feira, reparei que o pessoal se aglomerava ao redor de uma maquinha, fui lá ver o que era e surpresa: era ali que tinha que validar o meu oyster! Então é bom ficar ligado, pra não esquecer de passar o cartão no desembarque.
Como eu já disse no inicio do post, o DLR segue o mesmo esquema do metro, só que é bem mais simples, já que teoricamente só tem “duas linhas”: as que seguem oeste- leste e a que segue norte – sul.
A unica coisa que precisamos saber é a estação final. Com essa informação em mãos, precisamos ver qual é a estação final dessa linha e seguir pra plataforma indicada.
Por exemplo, eu tinha que pegar o DLR na estação de Bank e desembarcar na estação de Custom House. A estação que eu tinha que desembarcar ficava na linha na qual a estação final era Beckton, então era só me dirigir para o lado da plataforma que indicava onde estavam essas duas estações.
Claro que como eu parti da estação de Bank, nem todos os DLRs iam diretamente pra Beckton, então pra não ficar perdendo tempo, eu já ia adiantando o trajeto.
Então, se a linha que eu tinha pego fizessse um “desvio” de trajeto, eu tinha que descer na estação de Westferry ou Canning Town e lá pegar outro DLR com destino a estação de Custom House.
Normalmente, pelo menos quase todas as vezes que peguei o DLR, eu tive que ir até a estação de Canning Town e lá trocar de DLR pra seguir viagem.
Então pra quem vai até o Aeroporto de London City ou quem quer andar de teleférico, é sempre bom ir até a estação de Canning Town e lá trocar de DLR se caso for necessário.
Quem vai até o Aeroporto de London City deve seguir destino na linha com parada final Woolwich Arsenal. Já quem vai andar no teleférico, precisa seguir a linha que vai até a estação final de Beckton e descer na estação de Costum House.
Obs.: Em todas as estações as plataformas vão ser as mesmas sempre, dependendo do sentido (centro – bairro ou bairro – centro), então as placas já indicam também qual plataforma e sentido que o trem vai.
→ Outras considerações
Como o DLR é um sistema de transporte relativamente recente (1987), tanto as estações como os trens são bem novos.
No total são 45 estaçoes de DLR e esse sistema cobre 31 km da cidade de Londres.
Como é um sistema de metro de superficie, todas as estações são abertas, ou seja, venta muito e é super frio.
O DLR funciona todos os dias da semana e os trens partem a cada 4-10 minutos.
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Parabéns pelo blog – muito bem escrito! As informações serão muito úteis para mim. Muito obrigado!!
Oi, Daniel
Muito obrigada pelo elogio, fico feliz em ter ajudado! Obrigada pela visita aqui no blog! =D
Valeu Bruna, Muito bom o seu blog.
Vou a Londres em agosto e tem me ajudado muito.
Oi, Marcio
Muito obrigadaaa!! =DDD
Em primeiro lugar queria elogiar seus posts. Muito bons e bem explicados!
Estarei chegando pelo aeroporto London City e gostaria de saber se após eu efetuar a compra do bilhete para a estação bank terei que validar o bilhete. E qual o valor deste bilhete?
Desde já agradeço! !!!!
Oi, Igor
Muito obrigada!!
No transporte publico? Vc não precisa validar o bilhete. O que acontece no DLR é o seguinte, algumas estações tem as catracas normais onde vc passa o ticket e libera o acesso. Algumas estações não tem essa catraca, então vc deve ir até a maquina e “validar” o ticket, pq ao desembarcar numa estação mais central que tenha catraca, vc não consegue sair, pq não “validou” o ticket. Então é sempre bom ficar ligado nisso.
Sobre o preço do bilhete, atualmente eu não sei quanto tá custando, mas vc pode olhar no site oficial do Transport for London: https://tfl.gov.uk/modes/dlr/
Obrigada pela visita aqui no blog!
Ah, esqueci de mencionar.. Isso acontece se vc tiver o Oyster Card. Se vc comprar os outros tipos de ticket, não sei como funciona.
Olá a todos, em primeiro lugar quero agradecer a todas as dicas maravilhosas e a paciência que você tem conosco a fim de explicar e nos ajudar!
Pegarei o DLR no London City e descerei na estação Bank para fazer baldeação e pegar o metrô linha vermelha para segui até meu hotel.
Minha duvida é se com o bilhete do DLR eu posso fazer a baldeação e pegar o metrô ou terei que pagar por um novo bilhete a fim de usar o metrô?
Desde já agradeço e ico na expetativa!!!!!!!!!
Oi, Suelen
No deslocamento no DLR e no metro vc usa o mesmo ticket, desde que não saia de nenhuma das estações que vc fará baldeação pelo caminho.
Obrigada pela visita aqui no blog! =D
Excelente o seu trabalho. Parabéns e muito obrigado.
Prof. nilo vieira
Oi, Nilo
Muito obrigada pelo comentário e visita aqui no blog! =D
Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer a atenção e as bela dicas dadas aqui.
Pegarei o DLR no London City e seguirei até Bank, onde pegarei o metrô até Queensway.
Minha duvida é sobre qual zona devo comprar o ticket.
Obrigado!
Oi, Nilton
Vc vai comprar o bilhete de papel? Se sim, vc pode pedir ao funcionário no guiche. Se vc comprar o oyster card, ele ja calcula o valor do trajeto que vc vai andar.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Show o seu texto, Bruna! Gratidão demais!
Ficou apenas uma dúvida, no London City Airport, onde compro o ticket para ir para a zona 1? (posso comprar o Oyster e dar carga nele, né?)
:)
Oi, Camilli
Você pode comprar nos guiches ou em máquinas. Sim, pode comprar o oyster e colocar quanto de credito você quiser.