Que Norwich ficou conhecida por ser a terra da mostarda inglesa, isso ninguém questiona. Mas o que me chamou atenção foi que essa fama toda não é assim tão explicita.
Norwich também não é popular entre os brasileiros e mesmo ficando a 1 hora e 50 minutos de trem de Londres, a cidade que um dia já foi a segunda maior cidade de toda a Inglaterra (ficando apenas atrás de Londres), parece que realmente parou no tempo.
A cidade fica no condado de Norfolk, no leste da Inglaterra, bem próximo a Cambridge. Seus 136 mil habitantes vivem tranquilos por ali.
Norwich é um bate e volta totalmente possível. Os trens partem da estação de Liverpool St, no centro de Londres, a cada 30 minutos. Chegando em Norwich, não é preciso se preocupar, já que a cidade tem apenas uma estação de trem. Mesmo não ficando bem no centrão da cidade, o caminho até as principais atrações é bem tranquila e não demora mais do que 10 minutos.
Existem duas empresas que fazem esse percurso entre Londres e Norwich: a East Midlands Trains e a Greater Anglia, eu acabei optando por ir com a Greater Anglia.
Os dois trens que peguei, tanto na ida como na volta, eram beeeeem antigões. Quando vi eles “estacionados” na plataforma fiquei meio espantada. Mas o susto foi apenas ao ver o trem por fora. Por dentro era bem conservado e o melhor de tudo: alguns vagões tem internet wi-fi disponivel mediante pagamento de uma taxa. E por coincidencia eu acabei sentando justamente nesse vagão. Pura sorte!
Como (quase) toda cidade inglesa que se preze, Norwich também é cortada pelo rio Wensum, que foi muito importante para o status e desenvolvimento da cidade durante o periodo medieval.
Minha primeira parada foi num dos maiores simbolos da cidade, o Castelo de Norwich. Na verdade o que restou do castelo foi pouca coisa, que acabou sendo transformado em um museu, exibindo achados arqueológicos encontrados ao longo dos ultimos séculos no próprio condado de Norfolk.
Na verdade, o grande destaque o Castelo fica por conta da sua localização, já que fica bem no alto de uma colina e bem no meio da cidade. Lá de cima dá pra ver todo o centro da cidade e arredores.
A pouquissimos passos dali fica um dos prédios históricos mais bonito e bem conservado da cidade, o Royal Arcade. Ali, além de lojas e restaurantes, é onde fica a Colman’s Mustard Shop and Museum. O museu/loja é pequeno, mas através dos paineis e fotos que estão espalhados pela sala, dos objetos históricos e dos produtos em exibição e a venda, dá pra ter uma idéia da grandiosidade do império dos Colmans.
E essa história começou a quase 200 anos atrás, com Jeremiah Colman. A produção da mostarda era toda feita em moinhos, mais especificamente em Bawburgh Mill, localizado em um vilarejo a poucos quilometros de distância do centro de Norwich.
Considerada uma das fábricas de mostarda mais antiga da Inglaterra, além de ser bem conhecida e consumida por nós “pobres mortais”, em 1866, a Rainha Victoria concedeu o Royal Warrant e desde então essas mostardas também são fornecidas para a Família Real Britânica.
No museu também podemos ver a evolução da logo da marca, além de amostras de todos os produtos que já foram fabricados até então. São muitas e muitas embalagens antigas mostrando um pouco da produção dos mais de 15 tipos de mostardas vendidos e que também estão disponíveis para serem provadas.
A lojinha de souvenirs também é bem interessante, com bastante coisa legal como latinhas, quadros, imãs de geladeira, potinhos e colheres para guardar a mostarda, mas o bom mesmo é levar uma bisnaga de uma legitima mostarda inglesa, que foi o que eu fiz, é claro!
Meus próximos destinos foram: City Hall de Norwich, que tem um estilo único e bem diferente do que estamos acostumados a ver na Inglaterra. Na verdade o estilo da prefeitura da cidade lembrou um pouco os edificios da Suécia. A sua torre (com um relógio no topo) de cor verde pode ser vista de várias partes da cidade.
A prefeitura fica bem em frente ao Norwich Market, considerado o principal local de comércio da cidade. Por ser considerado um dos mercados mais tradicionais na costa leste da Inglaterra, por muitos e muitos séculos, ele era a principal fonte de suprimentos para a população dessa região.
São muitas barraquinhas, que vendem absolutamente tudo o que pudermos imaginar, desde roupa, antiguidades, comidas e por ai vai.. A decoração é bem coloridinha e aqueles corredores estreitos estão sempre lotados, seja de turistas ou de locais.
Minha próxima visita foi a Catedral de Norwich e mesmo com chuva, aquele tempo que fiquei andando por ali, rendeu ótimas fotos e uma conversa com um gurizinho voltando do colégio, que me levou até a entrada da Igreja. Infelizmente a Catedral não tava aberta ainda naquele hora (isso que já passavam das 14:00), então o jeito foi me contentar e conhecer apenas os Claustros e os jardins.
A Catedral é o segundo edificio mais antigo de Norwich, com mais de 950 anos de existencia, ficando apenas atrás do Castelo. E mesmo presenciando muitos periodos de tragédia, destruição e reconstruções, a catedral sobreviveu.
Além da sua fachada, que é reconhecida e que dá o titulo de cartão postal símbolo da cidade, o relógio e os dois portões de acesso são bem conhecidos também.
E pra terminar a visita em grande estilo, acabei encontrando meio que sem querer as vielas de Elm Hill. Assim como York e Brighton, Norwich também tem suas ruazinhas medievais que foi construida na época dos Tudors.
Essas ruazinhas, mesmo tendo sofrido com incêndios e destruições, encontram-se em muito bem preservadas e inclusive são consideradas as mais bem preservadas de Norwich. Claro que tudo precisou ser reconstruído e restaurados, tudo isso pra que o estilo medieval permanecesse e deixasse essa região de Norwich o mais original possível.
Pode até não parecer, mas todas essas fotos foram tiradas no mesmo dia. E ai, ficou com vontade de conhecer Norwich também? =)
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi Bruna, parabéns pelo blog, primeiramente.
É muito bom, detalhado e de muita ajuda pra nós, viajantes.
Uma dúvida: eu e meu filho, que visitou Londres em 2011, estamos começando a planejar uma viagem com minha mãe pro final do ano que vem. Planejamos ficar 4 dias em Dublin, 4 dias em Edimburgo e 10 dias em Londres, aproveitando esse período em Londres pra fazer passeios bate-volta para Windsor e Cambridge. Uma dúvida: meu filho é louco para conhecer Liverpool. Você acha que um dia é pouco pra ficar lá? Não gostaríamos de ter que pagar alguma hospedagem por lá para ficar menos tempo, pq já vamos ter que nos hospedar em 3 cidades. O que você acha?
Obrigado
Parabéns novamente
Oi Claudia,
Obrigada pela visita!! =))
Possível é sim, mas claro que tudo depende do que vcs estão planejando ver lá. Se for só o museu dos Beatles, uma pint no Cavern e uma voltinha rapida pela cidade, sem muita enrolação e indo direto ao ponto, na minha opinião dá pra ir sim.
Dá uma olhada no site da nationalrail.co.uk pra ver a média de tempo entre as duas cidades, eu não lembro ao certo, mas fica por volta de umas 3 horas.
Oi Bruna, tudo bem ?
Poxa, que legal saber mais de onde vem a mostarda Colmans. Na minha viagem do ano passado, comprei uma latinha pequena de Colmans na Marks & Spencer. Chegando no Brasil, descobri num livro do Jamie Oliver uma receita de frango com a mostarda e ficou uma delícia. Resultado: arrependimento de não ter trazido mais. E como a mostarda é em pó, usando as daqui o resultado não é o mesmo. Mas em termos de mostarda, não troco nenhuma pela tradicional Maille de Dijon na França, pra mim a melhor do mundo.
Bjs
Oi Nick,
Então, eu comprei uma bisnaguinha de 100g pq era a unica opção q eu tive, já q eu tava viajando com uma malinha de mão. Mas tu sabe que eu comprei a original e eu achei beeeeeeeeeeem mais forte do que as que estou acostumada a comprar aqui no Brasil. Essa mostarda ai que vc citou eu não conheço, mas geralmente aqui em casa a gnt compra a Heinz, que é muito boa tbm.
Oi, Bruna. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi Natalie,
Obrigadaaaa por lembrar do meu bloguito novamente! =))
Muito bom o post! Eu nao conheço a cidade, e mesmo depois de tanto ano na Inglaterra não sabia que a mostarda inglesa era de lá. Ótima dica.
Oi Lili,
Ainda qdo eu morava em Edimburgo, tinha lido uma reportagem a respeito da mostarda e desde então sempre quis conhecer a cidade! E pra ti que mora ai pertinho, vale o passeio com certeza! =))
Nossa, que lugar lindo! Vou ver se vou pra lá no ano que vem. Parabéns pela matéria, está ótima.
Oi Marcelo,
Realmente é uma cidade bem bonitinha e bem interessante! Eu recomendo o passeio! =)
Oi Bruna tudo bem? Eu vou morar aí em Norwich ano que vem e gostaria de saber como é para quem mora, se tem bastante passeios para fazer ou se dá tédio morar aí, rsrsrs, é a impressão que tive qd vi as fotos. Aguardo uma resposta, bjs
Oi, Cristiane
Pra ser bem sincera, muuuuuuuuuitos passeios não tem não. Certamente em poucas semanas vc vai conseguir conhecer bem as principais atrações. Mas vc tem Londres no seu ladinho em questão de 2 horas. =DDD
Olá. Meu marido e eu vamos morar em Norwich por 4-6meses a partir de outubro/2014. tens alguma dica de moradia mais em conta? Obrigada!
Oi, Amanda
Infelizmente não tenho dicas, pois só estive em Norwich a passeio.
Estou começando uma amizade com um morador de Norwich, muito bom trabalho e apresentação das fotos. Quem sabe um dia eu vá conhecer!
Oi, Angela
Obrigada!! Vai sim, vc vai adorar. A cidade é muito bonitinha! =DD
Muitas palavras por vezes só estorvam… por isso; ADOREI, PARABÉNS, OBRIGADA PELAS PARTILHAS LINDAS!!
Tudo de BOM!
Oi, Fátima
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Estou programando minha viagem pra a Inglaterra pra 2017, estive lá em janeiro, mas não fui a muitas cidades, dessa vez gostaria de incluir cidades no roteiro…fazer algo diferente… e de trem. Meus parabéns pelo blog… e pelos posts de bate-volta que estão ajudando muito!!!Congrats
Oi, Gigi
Obrigada pelo comentário e pela visita aqui no blog!
A Inglaterra oferece uma infinidade de opções pra conhecer e de bate-voltas então, meu Deus!!