* Post atualizado em abril de 2017.
* Não existe imigração entre Inglaterra e Escócia, ambos os paises fazem parte do Reino Unido, portanto, esse deslocamento é considerado “doméstico”.
Uma excelente opção de meio de transporte para um deslocamento entre Londres e Edimburgo (ou vice-versa) é o trem. Normalmente o trajeto é feito em 4 horas e 20 minutos, porém quando a opção não for trem direto, esse tempo pode aumentar consideravelmente.
Como volta e meia aparecem algumas duvidas sobre esse assunto, acho que esse post vem em boa hora e com certeza vai ajudar muita gente.
→ Comprando a passagem
Um excelente site para pesquisar todas as opções de deslocamento e as empresas que oferecem esse trajeto é o da National Rail. Esse site reúne todas as possibilidades de tudo o que esta disponível para uma determinada data.
As passagens são colocadas a vendas com 90 dias antes (no caso da empresa Virgin Trains East Coast com 5 meses de antecedência) da data desejada, mais tempo que isso não é possível comprar.
Como eu já comentei nesse post aqui, eu não tinha o costume de comprar em nenhum outro site que não fosse o site oficial da empresa de trem escolhida, mas em novembro do ano passado, quando fui de Londres a Edimburgo pra passar meu aniver, acabei comprando minha passagem pelo aplicativo da National Rail pra testar. Foi bem fácil e muito tranquilo!
Uma vez comprada as passagens, é só ter em mãos o “booking reference” e o cartão de crédito utilizado na compra e se dirigir as máquinas ou aos guiches de atendimento na estação de trem pré escolhida e retirar as passagens.
As passagens vão estar disponíveis para serem retiradas 2 horas após a compra feita através do site ou aplicativo de celular.
→ Partindo da estação de King’s Cross em Londres
Todos os trens que partem de Londres para Edimburgo tem saída da estação de King’s Cross ou da estação de Euston.
Junto a estação de King’s Cross fica a estação de St Pancras, de onde partem os trem do Eurostar. Bem próximo a essas estações fica a British Library, que com certeza vale muito uma visita.
Em 2010 e 2011 quando tive que pegar o trem ou até mesmo o metro pra esses lados da cidade, lembro que essa estação tava uma bagunça, devido as reformas. Hoje em dia, a reforma já foi concluida e ficou super bonita.
Ah, na King’s Cross é onde está a plataforma 9 3/4, aqueeeela que ficou famosa no filme Harry Potter!!
→ Primeira Classe ou Segunda Classe
Todos trem que fazem esse trajeto possuem Primeira Classe (First Class) e Segunda Classe (Standard Class).
No caso em especifico dos trens da East Coast (que agora se juntou com a Virgin Trains e formou a empresa Virgin Trains East Coast), empresa que escolhi para fazer esse trajeto, existem algumas diferenças:
– os assentos são mais confortáveis e espaçosos na Primeira Classe;
– na Primeira Classe tem um menu com as opções de comidas (que já estão incluídas no valor da passagem). Podemos nos servir duas vezes.
– A internet wifi já está incluída no valor da passagem da Primeira Classe e funciona super bem. Eu testei e usei muito, principalmente no trajeto de ida pra Edimburgo, já que eu tinha que organizar toda a viagem e reservar os passeios. Já na Segunda Classe, a internet está disponível também, mas é cobrada uma taxa a parte.
– a quantidade de pessoas é infinitamente menor na Primeira Classe que na Segunda Classe;
– espaço pras malas: como normalmente a Primeira Classe quase nunca está lotada, sempre sobra um pouco mais de espaço pra guardar as malas nas áreas especificas para elas. Então pra quem viaja de trem, apenas 2 malas grandes e uma mala pequena são permitidas por passageiro. É bom não abusar!
– a configuração das poltronas dentro dos vagões são diferentes, enquanto na Primeira Classe existe a possibilidade de viajar em uma poltrona individual, na Segunda Classe essa opção não existe. Na Primeira Classe a configuração é de 2-1 e na Segunda Classe a configuração fica 2-2.
→ O trem
Na hora de comprar a passagem, seja ela pela internet ou pelo aplicativo, ou até mesmo nas maquinas ou guiche de atendimento, a reserva de assento é obrigatória.
Então, com a passagem em mãos, tanto o vagão como a poltrona escolhidos já vão constar no bilhete.
Nos trens que partem de Londres, os vagões da Primeira Classe estão localizados logo no inicio da plataforma. Já os vagões de Primeira Classe que partem de Edimburgo, estão localizados no fim da plataforma.
Ambos os trens que viajei eram relativamente novos, estavam muito bem conservados e bem limpos.
→ Internet Wi-fi
Confesso que eu tava meio apreensiva com essa história de internet wi-fi no trem. Na hora de comprar a passagem, uma das coisas que me fez optar por escolher a Primeira Classe foi justamente a disponibilidade de wi-fi o trajeto todo.
Primeiro é necessário fazer um cadastro bem simples e rápido, e em poucos minutos o acesso está disponível. Nessa mesma hora, aparece uma tela com o trajeto que vai ser percorrido e o tempo de viagem entre cada uma das paradas (que são poucas) durante o trajeto.
A internet na ida funcionou super bem, alias, superou toooodas as minhas expectativas, inclusive a conexão não caiu nenhuma vez, dá pra acreditar? E como eu usei muuuito a internet, achei que valeu muito a pena. Já na volta, a conexão caiu algumas vezes enquanto ainda estavamos na Escócia. Não sei se foi a chuva e os ventos fortes ou o que, mas também não me importei muito, já que não tinha nada de tão importante pra fazer na internet. Aproveitei um pouco mais pra curtir a paisagem, principalmente quando chegamos em York, já que dali em diante o tempo estava ensolarado e tudo ficou muito mais bonito pelo caminho.
→ A experiência
Como eu viajei em Primeira Classe, o trajeto foi super tranquilo. Na ida eu consegui pegar uma poltrona individual (sentido contrario ao que o trem se desloca, já que normalmente são as únicas que sobram). Como eu não me importo com isso, tratei de reservar logo essa opção.
Logo que eu me acomodei, o pessoal da empresa de trem passou conferindo as passagens e distribuindo o jornal do dia. Poucos minutos depois, foi distribuído o menu com as opções de comidas disponíveis.
Logo na chega foi servido uma bebida e junto, um lanchinho. Como o trem da ida saia as 10:00, as opções de bebidas eram água, chá e café e o lanchinho oferecido foi: batatinha frita ou shortbread (as tradicionais bolachinhas de manteiga britânica).
Na sequencia, as moças passam anotando os pedidos e em questão de uns 10 ou 15 minutos o “almoço” é servido. Na ida eu acabei escolhendo sanduíche e o prato normalmente vem bem servido, com 5 sanduíches. Eu tinha pedido um só e a moça até brincou comigo: 1 só? nada disso, pelo menos 3 pra vc, vc está muito magrinha! Ok, nem discuti! (eu, magrinha? depois de 13 dias entre Suíça e Áustria, comendo salsicha e schnitzel e tomando cerveja aos montes, a unica coisa que eu não estava naquele momento era magrinha hehehe). E ainda pra acompanhar, vinho branco.
Uma coisa que eu não sei se nesse caso existe na Segunda Classe é a questão das tomadas. No caso da Primeira Classe existe essa disponibilidade, o que foi muito util, já que precisei recarregar o celular, principalmente na ida, já que fiquei boa parte da viagem pesquisando e reservando coisas.
A viagem foi bem tranquila, mesmo o trem saindo com 30 minutos de atraso devido a um acidente no trajeto, eu gostei que logo que cheguei lá na estação o motivo já estava explicado no painel, evitando enfrentar filas ou stress para descobrir o que estava acontecendo.
As paisagens pelo caminho são maravilhosas (e não to exagerando)! São muitos e muitos campos planos cheios de ovelhas, rios e quando estamos no norte da Inglaterra, próximo a York e Newcastle, conseguimos até ver o mar.
O atendimento foi excelente. As moças eram bem atenciosas e tudo o que foi pedido, foi entregue rapidamente. Não tenho do que reclamar!
→ Chegando na Estação de Waverley em Edimburgo
A Waverley Station é a maior estação de trem de Edimburgo. Como eu já falei em vááários posts aqui no blog, essa estação esta super bem localizada, literalmente entre a Old Town (Royal Mile) e a New Town (Princes Street).
Como a estação está em reformas (mas a pior parte das obras já passou), é sempre bom chegar um pouquinho antes pra não ter nenhum problema em achar a plataforma de onde o trem vai partir.
Lá existe algumas opções de lanchonetes, casa de câmbio e como a estação fica grudada no Princes Street Mall, quem precisar comprar alguma coisa de ultima hora, como um souvenirs ou uma garrafa de whisky, ali facilmente dá pra encontrar tudo isso.
O aplicativo da National Rail é super util, nele dá pra companhar o trajeto que o trem está fazendo, os atrasos, os cancelamentos e tudo isso em tempo real.
Adorei a experiência de viajar de trem entre a Londres e a Escócia. Recomendo!
** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
muito útil!!!
Oi Rosana,
A intenção é sempre ajudar! QQer duvida, estamos ai!
=)
Obrigada pela visita!
Obrigada Bruna, suas informações foram muito valiosas. Iremos a Escócia de trem a partir de Londres em Junho. Morei em Edimburgo quando criança (meus pais faziam pós-graduação e eu mês alfabetizei lá) e agora vou levar minha filha de 9 anos para conhecer o lugar em que vivi bons momentos na minha infância.
Rachel Batista
Oi, Rachel!!
Ahh, que legal!! Deve ter sido uma boa experiência! Tenho certeza que a tua filha também vai gostar de lá! =D
Obrigada pela visita aqui no blog!
Bruna qual a diferença de valor da Primeira Classe para a Segunda? vc acha que da pra fazer um bate volta de Londres a Edimburgo? vou está na zona 2 de Londres
Oi, Fernanda!
Então, pra ti ter uma idéia melhor dessa diferença de valores, o melhor site pra vc começar a pesquisar sobre passagens é o da National Rail
http://www.nationalrail.co.uk/
Os valores são relativos, depende do horário, se vai ser trem direto ou não, do tempo de antecedência com que vc vai comprar as passagens (com 90 dias antes, que é qdo os tickets estão a venda ou com uma semana pra data desejada), então isso tudo interfere.
Pessoalmente eu não acho que vale a pena fazer um bate-volta entre Londres e Edimburgo. Primeiro: pq são 4 horas e 20 minutos pra ir e mais 4 horas e 20 minutos pra voltar. E um dia em Edimburgo, eu acho pouquíssimo tempo pra vc explorar a cidade. Claro que essa é a minha opinião, mas vc deve analisar todos os prós e contras.
Suas orientações foram ótimas. Acalmou a ansiedade. Tks.
Oi, Wilma!
Que ótimo!! Origada pela visita aqui no blog! =D
Nossa parabéns pelo post ajudou demais,faz um tempo que procuro informações sobre esse trecho Londres-Edimburgo e esse foi o mais completo para esclarecer as dúvidas!muito obrigado!!
Oi, Felipe!!
Obrigadaaaa!! Fico bem feliz em ter ajudado! =DD
Oi, Bruna, muito bom o seu blog!! Tenho um passeio para fazer em Edinburg no dia 23/06. Tenho que pegar o onibus as 8h, melhor ir no dia anterior, ne? Sabe valor de passagem?
Grata, Gizella
Oi, Gizella
Obrigada!! :D
Eu não sei de onde vc vai partir, mas pelo que entendi será uma espécie de day trip em Edimburgo com uma agencia, isso?
Acho que seria o ideal vc dormir ao menos uma noite na cidade, Edimburgo tem bastante coisa interessante pra visitar.
Vc pode consultar o preço das passagens no site da National Rail e escolher a melhor opção de horário e a empresa que vc pretende fazer o trajeto até Edimburgo.
Obrigada, vou procurar. Estou em Londres.
Olá bruna, minha irmã vai fazer intercâmbio de 1 mês em setembro em Edimburgo, se ela optar por ir até Londres de avião e lá pegar o trem para Edimburgo, como é a locomoção entre o aeroporto e a estação para pegar o trem, é feita por trem também? ou táxi. Como funciona? compensa? pois o tempo de espera para conexão nas opções disponíveis é de 7h na chegada ao aeroporto de Londres.
Oi, Marli
É possível, sim. É bom ter um bom espaço de tempo entre o horário de chegada em Londres e a viagem de trem até Edimburgo. Pq até desembarcar, passar pela imigração e retirar as bagagens vai um tempinho considerável. Enfim,, só por precaução mesmo e pra não correr o risco de perder o trem.
Se o voo do Brasil for direto a Londres, tua irmã vai chegar em Londres no aeroporto de Heathrow. De lá existem diversas opções de deslocamento, como: taxi, metro, trem, ônibus.
Se ela chegar com tempo de sobra, ela pode pegar o metro no aeroporto e seguir direto, mesma linha, até chegar na estação de St Pancras/Kings Cross. Esse trajeto leva mais ou menos 1 hora e 20 minutos. (Eu ja fiz isso e é bem tranquilo, apesar de ser um pouco demorado).
Ou se o tempo tiver um pouco mais apertado, é possivel fazer o seguinte também: ir de trem com o heathrow express ou heathrow connect ate o centro de Londres, onde o ponto final vai ser na estaçao de Paddington e lá pegar o metro ou ate mesmo um taxi e ir ate a estaçao de Kings Cross de obde sai o trem pra ir pra Edimburgo. (Tambem ja andei nesses dois trem e é muito tranquilo)
Não sei se vc ja viu esses posts:
http://contandoashoras.com/2012/12/04/heathrow-connect-do-aeroporto-de-heathrow-ate-o-centro-de-londres/
http://contandoashoras.com/2012/07/02/heathrow-express/
E ainda escrevi esses outros posts, que talvez possam te ajudar:
http://contandoashoras.com/2012/12/27/todas-as-opcoes-de-transporte-entre-londres-e-edimburgo/
http://contandoashoras.com/2013/06/18/passo-a-passo-pra-comprar-uma-passagem-de-trem-entre-londres-e-edimburgo/
Bruna, parabéns pelo blog! Detalhado e enxuto, como deve ser!
Oi, Paula
Muito obrigada!! :D
Oi Bruna, adorei as preciosas dicas! Tudo bem explicadinho, ótimo! Mas ainda assim to com duas dúvidas… será que vc consegue me ajudar? Vou estar com meu marido em Londres, em janeiro, e planejei 3 noites em Edimburgo. Só que na volta, queremos pegar um trem cedo pra York (ou Manchester), passar o dia e voltar à noitinha pra Londres. Essa passagem de volta (Edi-York-Lon)tenho que comprar separado? Entrei no site e achei que seria como comprar um voo…vc só escolhe uma conexão maior. Mas não foi isso que vi, pelo menos. Por mais que eu escolha Edi-Lon com parada em York, eles já armam a saída de York-Lon no trem em seguida. Outra questão é: vc sabe se em York (e Manchester – q é nossa outrao opção) tem lugar pra deixar as malas? Super obrigada!!
Oi, Viviane
Antes de qualquer coisa, o tempo de viagem entre Edimburgo e Manchester é de 3 horas e meia se o trem for direto. Se tiver troca de trem no meio do caminho, esse tempo pode aumentar um pouquinho. Ja no caso de York, o tempo de viagem é de 2 horas e 20 min mais ou menos.
Eu acredito que não seja possível mesmo comprar a passagem dessa forma que vc quer, apesar de eu nunca ter tentado, eu nunca soube de alguém que tenha feito. Então vc vai ter que comprar trechos separados mesmo. Se houvesse a possibilidade de aumentar o tempo da conexão, com certeza o sistema mostraria.
Geralmente as maiores estações de trem do UK tem os lockers, mas vc pode verificar nesse site aqui:
http://www.nationalrail.co.uk/stations_destinations/default.aspx
É só digitar o nome da estação de trem. York tem apenas uma estação de trem, já Manchester tem varias, se puder, escolha a Manchester Picccadilly, que é a maior e mais central.
Nossa, Bruna! Que resposta rápida! Vou olhar o link q vc mandou. Muito obrigada pela ajuda! :-)
Oi, Viviane
De nada! Se precisar de mais alguma info, se eu souber, te respondo sem problemas. =D
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi, vou passar um tempo em Londres e queria conhecer Edimburgo mas queria saber quanto tempo é de trem de Londres e quanto é a passagem?
Amei o site
Oi, Karina
Como eu comentei no texto, vc pode verificar todas essas informações no site da National Rail (é só vc clicar no link em vermelho no texto, que vc já vai ser direcionada pra esse site), desde tempo de viagem (pq depende se vc vai optar por trem direto ou com conexão), quais empresas fazem o trajeto, de quais estrações o trem parte/chega e tal. É um dos sites mais completos pra ver todas essas informações.
Olá, Bruna! Tudo bem?
Eu e minha mulher vamos para Londres em abril.
Ficaremos por lá durante 9 dias, e destes, queremos passar 2 em Edimburgo (na segunda de manhã e voltando na quarta na hora do almoço).
Optamos pelo trajeto de trem, pela East Cost também, mas vamos de segunda classe mesmo, para economizarmos um pouco. Se acharmos muito ruim a ida, será que rola um upgrade com preço legal para a volta?
Outra coisa: alguma dica do lado do trem para apreciarmos a vista?
Parabéns pelo site…já favoritei vários posts! ;)
Abraços!
Oi, André
OBrigada!! =D
Tanto a primeira classe como a segunda classe são boas, a maior diferença mesmo é a quantidade de pessoas em cada vagão. Não sei se tem como fazer upgrade, pois nunca fiz. Mas vc pode chegar com certa antecedência na estação e procurar pelos escritórios da empresa e ver a disponibilidade e os valores.
No trajeto Londres – Edimburgo é bom sentar no lado direito do trem, pois vc vai poder ver o mar quando chegar mais próximo de York (no norte da Inglaterra). Já a volta, se vc quiser mudar de lado, só pra variar um pouco a paisagem, também é legal. Mas o lado direito é sempre o mais disputado, por conta da vista para o mar.
Obrigada pela visita e comentário!!
Olá Bruna, muito legal e útil o blog. Estou indo em setembro p/ Londres com minha esposa e de lá vamos ficar 2 dias completos em Edimburgo. Seus relatos e dicas estão sendo muito úteis.
O brigado por compartilhar.
Oi, Serginho
Obrigadaaaa!!!
Que legal que vc vai a Edimburgo. Sempre fico feliz que cada vez mais os brasileiros estão se interessando mais pela cidade e pela Escócia em geral. Tenho certeza que vc vai adorar!!
Obrigada pela visita aqui no blog!! Caso precise de mais alguma info, é só perguntar. :D
olá Bruna, com certeza suas informações serão valiosas.
tenho algumas perguntas:
quando você comprou seus tickets pelo site da National vc se cadastrou?
estou tentando me cadastrar mas o numero de telefone que tento informar não está sendo aceito.
estou colocando:
(+55) 61 e o telefone
ou 5561 e o telefone
mas não está dando certo.
tem alguma dica?
obrigada.
Oi, Georgina
Não lembro agora, mas se tinha opção de cadastro possivelmente me cadastrei. Acho que talvez vc precise colocar o 055, será que não funciona? ou talvez o 55 (que é o codigo do Brasil) vc tenha que deixar de fora. Estranho não aceitar.
Oi Bruna,
Chegando na Kings Cross, como eu sei de qual terminal sai meu trem (vou pra Edinburgo pela East Coast como vc foi), já que não está escrito no bilhete?
Oi, Luiza
Pra vc saber qual é a plataforma que vc vai pegar o trem, vc deve ir no painel central da estação e verificar pelo horário do trem, ai vc vai saber de qual plataforma ele vai sair.
Bruna, é ideal chegar na kings cross com quanto tempo de antecedência? Passa por algum processo de imigração pra ir de londres à edimburgo?
Oi, Luiza
Eu geralmente chego com uns 20 minutos de antecedência, se quero comprar algo pra comer chego com uns 30 a 40 minutos. Gosto de fazer as coisas com calma, tirar fotos, olhar tudo com calma. Mas no geral uns 20 minutos antes é o tempo ideal. Não precisa passar pela imigração e nem controle de segurança, é só ver no painel a plataforma, procurar por ela e embarcar no vagão especifico (o vagão e assentos estão na passagem).
Se você decidir pegar um taxi no centro de Londres ao invés de ir de metro para a estação é bom sair uns 45 minutos antes. Da ultima vez eu sai com 30 minutos do Nacional Gallery para a estação e peguei trânsito . Quase perdi o trem . De metro é mais tranquilo , se você não tiver muita bagagem
Oi, Elaine
Verdade. Eu sempre dou preferencia pra usar transporte publico (metro), pois evita pegar engarrafamento se for de taxi ou onibus. Claro, que andar de metro exige que vc tenha o minimo de bagagem. Impossivel se locomover naqueles tuneis e pegar o metro carregando mais de uma mala, ao menos pra mim não é possivel. Obrigada pela dica!
Oi, Bruna!
Parabéns pelo site, é muito legal e útil!
Estou comprando passagens pela East Coast Londres-Edimburgo e vou com meus filhos 13/15 anos e o site não informa a idade limite de criança, você saberia dizer?
Penso em sair às 7h (chegada lá em torno de 11h) e sair no dia seguinte às 18h, acha que é tempo suficiente para conhecer?
Obrigada e bjss
Oi, Andrea
Muito obrigada!! :D
No site da National Rail diz que crianças ate 15 anos pagam 50% e com menos de 5 anos viajam de graça. Será que era isso q vc queria saber? No site da East Cost eu tbm não achei nenhuma informação.
Depende, depende do que vc vai visitar em Edimburgo. Se for somente o principal, da tempo sim.
Oi Bruna,
Em junho vou de Paris para Londres de trem e em seguida pretendo embarcar para Edimburgo. Seria melhor eu comprar as passagens para Edimburgo pelo site ou deixar para comprar na hora. Estou com medo de demorar muito na imigração de Paris a Londres e perder o trem para Edimburgo. Voce poderia me dar uma estimativa do tempo de antecedência necessário?
Estarei com meus 2 filhos (9 e 11 anos). Consigo o desconto comprando pelo site?
Obrigada e bjs
Oi, Georgia
Vc deve comprar antes (o quanto antes) a passagem de Londres para Edimburgo. Se eu bem entendi, vc vai de trem de Paris para Londres de Eurostar? Se sim, a imigração britânica, no caso desse trem, vc faz antes de embarcar pra Londres. O legal é que o trem chega na estação ao lado da estação que parte o trem para Edimburgo. Isso vai te ajudar muito!
Eu já fiz o trajeto entre Londres e Bruxelas de Eurostar, vc pode ver como foi a minha experiência aqui:
http://contandoashoras.com/2013/08/18/eurostar-como-ir-de-londres-a-bruxelas-de-trem/
Eu acho que é interessante vc deixar pelo menos 1 hora de intervalo entre os trens, pra vc ter tempo de se deslocar com calma, ir no banheiro, comer e em últimos casos se o trem atrasar um pouco, vc ainda tem tempo.
Sim, desconto de 50% nas passagens para crianças até 15 anos.
Oi Bruna. Viajo agora em Dezembro e seu blog está me ajudando MUITO já que não conheço nada na europa. Obrigada
Oi, Sabrina
Ah, é? Que legal!! Fico feliz!
Obrigada pela visita aqui no blog! =DD
Oi bruna
estou pensando em comprar uma passagem de trem de Londres a Edimburgo com certa antecedência e daqui do Brasil e com um cartão que não é meu e por isso queria saber se é preciso mesmo apresentar o cartão da compra no local de emissão do bilhete em Londres
Oi, Davi
Sim, vc precisa mostrar o cartão de crédito sim, independente se vc for retirar no guinche com um atendente ou nas máquinas.
IMENSAMENTE ÚTIL AS SUAS DICAS. MUITO OBRIGADO!!! DESTACO O SEU ZELO POR DETALHES IMPORTANTES.
Oi, Ricardo
Obrigadaaa! Fico feliz em ter ajudado! Obrigada pela visita aqui no blog! =D
Brazucas,
Na Escócia, comprem as passagens pela internet. No guiche sai mais caro e principalmente quando queremos a promoção KIDS GO FREE (crianças viajam de graça). Os camaradas NUNCA dão o desconto inteiro, na internet no site thetrainline.com, basta escolher o menor preço. Vem tudo explicadinho KIDS GO FREE etc…
Boa sorte proces.
Bruna, esqueci de comentar que amei seu blog!! Foi muito útil nesta minha viagem pela Escócia com filhos!!!
Oi, Georgia
Ah é? Que legal! Fico feliz em ter ajudado. Obrigada pelas dicas! Certamente vão ajudar outros viajantes. Ainda mais que eu nunca viajei com crianças e fica dificil dar dicas nesse sentido. :D
Oi, Bruna, muito boas as suas dicas. Ainda estou decidindo o horário do trem que pretendo pegar de Edimburgo para Londres. Você viajou de primeira classe e pegou o horário do almoço. Além dos sanduíches, que foram a sua escolha, no menu que você citou tinha outros tipos de comidas, refeições completas, saladas, etc ou só lanches mesmo? Meu marido gosta de refeições “de verdade” rsrsrs e acho que os sanduíches não seriam suficientes rsrs.
Oi, Ingrid
Não, comida de verdade, tipo um filé com acompanhamento, não. Lembro de ter sanduíches, tortinhas e tal. Esse tipo de coisa. Mas quando vc chegar em Londres, vc pode fazer uma refeição de verdade, até pq, os restaurantes por lá costumam não ter hora pra fechar, muitos ficam direto desde o meio dia até a noite, principalmente os pubs.
Olá Bruna
Só uma dúvida. Se eu por exemplo, for ficar 2 semanas em Edimburgo (curso rápido de inglês) e o meu retorno for na segunda-feira seguinte e eu quiser visitar Londres no fim de semana e embarcar de lá para o Brasil, pode ser? Teria que coMprar a passagem de volta partindo de Londres? Ou mesmo que eu volte para Edimburgo e embarque lá, será que precisa contar esses detalhes de roteiro na imigração, quando a gente chega?
Ps.: Qual é o primeiro horário de trem de eDIMBURGO PARA lONDRES, POR EXEMPLO? (pela manhã)
Oi, Glaucia
Se vc voar direto do Brasil para o Reino Unido, vc vai ter que passar por Londres de qualquer maneira. Não existe voo direto entre Brasil e Escócia. Então o mais sensato é vc voltar de Londres, sem precisar ir novamente pra Escócia. Na chegada ao Reino Unido, vc passa na imigração na primeira cidade que vc desembarcar.
Nesse caso, além de apresentar a passagem de volta para o Brasil, vc pode apresentar a passagem de Londres a Edimburgo de ida e volta também, independente do meio de transporte que vc venha a escolher se locomover entre essas duas cidade. É o mais indicado. Além de todo o restante da documentação, claro.
Para vc ver o horário do trem entre Londres e Edimburgo, vc pode pesquisar no site da national rail
http://www.nationalrail.co.uk
Oi Bruna!!
Gostaria muito da sua ajuda!
Para viajar de Edimburgo para Londres, vc aconselha comprar a passagem já aqui no Brasil? Não sei como pagar em Libras em compras online e empresas de turismo cobram uma taxa muito alta para fazer isso… ou vc acha que com 5 dias de antecedência eu consigo comprar a passagem na própria estação? (tenho flexibilidade de datas e horários)
Muito muito obrigada!!
(Ahh, e eu não tenho cartão de crédito aqui no Brasil, apenas de débito :/)
Oi, Mayra
Sim, quanto antes vc comprar, maiores as chances de vc conseguir um preço melhor.
Hum.. o fato de vc não ter um cartão de crédito complica um pouco. Vc pode arriscar e comprar lá na hora, claro, mas os preços não vão ser tão vantajosos.
Boa tarde Bruna, seu blog é simplesmente fantástico, com informações úteis e precisas sobre Edimburgo. Parabéns! Pretendo visitar no próximo ano a Escócia e gosto de me preparar muito antes. Como vou vir de Bruxelas pelo Eurostar, gostaria de saber se as estações King’s Cross e a estação de St Pancras são tão próximas que é possível se descolar andando com as malas. Existe algum túnel ou é necessário sair de uma para entrar na outra? Agradeço sua atenção e voltarei com novas dúvidas, com certeza. Abçs.
Oi, Otto
Obrigada pelas palavras. Tbm faço parte do time que organiza um viagem com século de antecedência.. :D
Essas estaçoes ficam uma ao lado da outra, é só atravessar a rua.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Obrigado Bruna pela atenção e a dica. Valeu!
Olá, boa tarde! Estarei fazendo esse bate volta de Londres a Escócia, é tão simples assim como vc fala? Estou com um frio na barriga muito grande, rsrsrs… Caso possa me passar mais informações, agradecerei!!!
Desde já, obrigada pelas dicas já lidas!!!
Beijinhos!!
Oi, Dyone
Sim, é bem simples. Não tem nenhum mistério. Unica coisa que, se me permite, não te aconselho é fazer um bate-volta de Londres a Edimburgo. São 4 horas e 20 pra ir e mais esse mesmo tempo pra voltar, o que torna essa viagem bem inviável.
Bom dia Bruna,
Estamos querendo ir de Londres a Edimburgo de trem, estaremos hospedados em Kensington, pelo que vi, há uma possibilidade de sairmos da estação London Victoria, em vez de deslocarmos para King’s Cross ??? Pode ser assim?
Outra dúvida, para a volta (3 dias depois) vamos nos hospedar perto do Aeroporto Heathrow, há alguma possibilidade de pararmos na volta de Edimburgo lá perto ??
Vale a pena irmos de primeira classe e voltarmos de segunda ?
Obrigada desde já pela sua atenção!
Abraço
Oi, Ana
Para ir de Londres a Edimburgo os trens só partem das estaçoes de St Pancras ou Euston. Se por acaso vc colocou no campo de busca outra estaçao que não seja apenas “London – All Stations, podem aparecer opçãoes partindo de outras estaçoes em Londres, podem o trecho até St Pancras ou Euston sea feita pelo metro.
Nãoque eu saiba, vc precisa ir até o centro de Londres e de lá ir ate o teu hotel proximo ao aeroporto de Heathrow.
Quanto as classes, sempre vale a pena. Se ps valores estiverem de acordo com o teu orçamento, pq não aproveitar, né?!?
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna, há tempos visito seu site, que tem sido muito útil para planejarmos viagens! Não estou conseguindo comprar passagem de trem pela internet, devido ao banco não reconhecer o site das empresas de trem… Será que eu consigo comprar, no local, passagens de Edimburgo a Londres com uns 4 dias de antecedência? Obrigado e parabéns! Abraços.
Oi, Rodrigo
Ué, que estranho! Eu sempre consegui comprar as passagens nesses sites. Você chegou a habilitar o teu cartão para compras no exterior ligando no 0800 do banco? Tem que fazer isso!
Não sei se vale a pena vc deixar pra comprar essa passagem desse trecho la no UK, pq se vc não conseguir alguma promoção de ultima hora, vc vai pagar caro (ainda mais agora com a libra nessa conversão assustadora!).
Sim, Bruna. Meu cartão já está habilitado para uso na Escócia, e a primeira coisa que fiz foi verificar novamente com o banco. Tudo ok. Fiz todas as reservas de hotéis com ele. Mas nem meu cartão e nem o da minha esposa conseguem fazer essa compra. Acho que o jeito vai ser tentar comprar na estação mesmo… Obrigado por todas as dicas mais uma vez!
Nossa, muito estranho esse teu caso. As vezes acontece de eu não conseguir comprar algo online por dias, mas cada vez ligo pro cartão e refaço a habilitação pra compras no exterior, uma hora dá certo.
Infelizmente se vc não conseguir, vai ter que deixar pra comprar la na estação mesmo. Você pode fazer isso nas máquinas e guichês de atendimento (se preferir essa opção, tenta ir em horários que não sejam logo cedo ou perto do meio dia, pois tão sempre lotados).
Você tentou comprar pelo aplicativo dessas empresas no celular? Uma vez eu não tava conseguindo comprar pelo site, mas no aplicativo deu certo. Juro que não entendo o motivo, mas tem que ir tentando.
=DD
Fiz esse trajeto… Inexplicável. Como eu tenho saudade! Nós tivemos só uma pequena dificuldade pra achar o vagão certo, apesar de estar escrito na parte externa, bem sinalizado, mas sabe como é, insegurança de principiante.as é lindo lindo. Fico lendo seu blog pra matar a saudade Bruna.
Oi, Glaucia
Nem fala!!! Sei bem como é isso.. As vezes me pego aqui por horas lendo posts antigos relembrando diversas coisas. Lugar sensacional!! E essa viagem entre Londres e Edimburgo realmente é muito bonito mesmo. Obrigada pela visita aqui no blog!
Quando eu vi o Mar do Norte naquela paisagem maravilhosa até me emocionei.
Oi, Glaucia
Acho que essa parte de ver o mar é o trecho mais aguardado desse deslocamento, afinal, a partir desse ponto não falta muito pra entrar em terras escocesas! Sempre me causa uma enorme emoção!!! =DDD
Obrigada pelas informações, só fiquei com uma dúvida,o trem tem lugar para a bagagem ou tenho que torcer para estar vazio! Os trens da Itália tem um compartimento próxima a porta para as malas grandes, nesse trem é igual?
Grata,
Viviane
Oi, Viviane
Tem lugar pra bagagem próximo a porta de cada vagão sim, mas é pequeno. Se tiver com malas grandes, é bom chegar mais cedo. Se tiver com malas pequenas, da pra colocar na parte superior, logo acima do seu assento.
Oi Viviane!. A RailEurope não seria uma boa opção de viagem de Londres para Edimburgo?. Viajar de trem é melhor que viajar de avião?. Como funciona esses passeios de dias para Highlands?. Hospedando em Inverness e Oban, eu conseguiria fazer passeio à Ilha Skye e castelos através de contratação de passeio?. Muito Obrigado!.
Oi Bruna!. Desculpe-me pela digitação errada do nome. A RailEurope não seria uma boa opção de viagem de Londres para Edimburgo?. Viajar de trem é melhor que viajar de avião?. Como funciona esses passeios de dias para Highlands?. Hospedando em Inverness e Oban, eu conseguiria fazer passeio à Ilha Skye e castelos através de contratação de passeio?. Muito Obrigado!.
Oi, Leonel
Talvez, eu nunca comprei passes de trem com eles até hoje, mas é uma ideia. No UK existe o BritRail Pass. Depende dos castelos que vc quer conhecer. Alguns vc consegue ir de Oban ou Inverness, como é o caso do Duart Castle, na ilha de Mull ou Eilean Donan Castle, respectivamente.
Sobre o nome, nem esquenta. Acontece!
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna!. Obrigado pelas informações. Peço novas opiniões. Eu tinha pensado 3 dias em Edimburgo, 3 dias em Inverness e 2 dias em Oban. Depois que li dicas suas, entendi que é melhor trocar estadia de Oban para Portree, pois eu achava que Oban seria melhor acesso para Ilha Skye, correto?. Outra dúvida, precisaria ficar 3 dias em Inverness ou 3 dias em Portree?. Por último, como sugere retorno de Portree para Londres?. Muito obrigado!. Leonel
Oi, Leonel
Vc pode ir de ferry da costa oeste para Ilha de Skye, é uma opção. Mas se vc quer conhecer melhor a Ilha de Skye, o melhor mesmo é se hospedar lá e de preferencia em Portree, a capital da ilha.
Inverness se vc for conhecer apenas a cidade e o Urquhart Castle, 1 dia é suficiente. Se vc quiser conhecer o Eilean Donan Castle, aconselho a ficar 2 dias. Mas isso depende de como vc vai se deslocar entre todos esses lugares.
Portree também depende muito do que vc quer fazer lá. Eu diria que o mínimo seriam 2 dias, mas se quiser conhecer com mais calma, 3 dias é o ideal.
Para ir até Londres vc pode voltar a Inverness de ônibus e lá pegar um voo até Londres. É a maneira mais rápida.
Muito obrigado Bruna!.
Oi Bruna
Estarei em Outubro próximo em Edinburgo, por 5 dias, gostaria de receber uma sugestão de passeios que eu possa fazer sem mtas correrias.
Grato, Parabens pelo seu blog
Aron
Oi, Aron
Eu já escrevi 2 posts com roteiros do que fazer em Edimburgo, vc pode ver aqui: http://contandoashoras.com/2012/04/09/24-horas-em-edimburgo/
e
http://contandoashoras.com/tag/roteiro-de-2-dias-em-edimburgo/
Também ja escrevi um post detalhado de tudo o que vc pode ver na Royal Mile, vc pode ver aqui:
http://contandoashoras.com/2012/10/15/edimburgo-um-tour-pela-royal-mile/
Outras atrações menos conhecidas de Edimburgo, estão nos posts que eu escrevi sobre “O Lado B de Edimburgo”, vc pode ver eles aqui:
http://contandoashoras.com/2015/10/28/o-lado-b-de-edimburgo-a-tranquilissima-regiao-de-stockbridge/
http://contandoashoras.com/2015/11/01/o-lado-b-de-edimburgo-dean-village/
http://contandoashoras.com/2015/10/30/o-lado-b-de-edimburgo-water-of-leith-walkway/
http://contandoashoras.com/2016/05/20/o-lado-b-de-edimburgo-west-end-e-west-end-village/
Acho que a partir desses posts vc vai ter uma boa idéia do que fazer na cidade!
Adorei seu blog e suas dicas, parabéns fez um ótimo trabalho
Oi, Ivana
Muito obrigadaaa! :D
Obrigada pela visita aqui no blog!
Bruna, muuuito legal seu blog, me ajudou demais!! Eu vi nos comentários que você indicou o lado direito no trajeto de Londres a Edimburgo. Então de Edimburgo a Londres, o melhor lugar é ao lado esquerdo?
Outra coisa, meu trem em janeiro sai 7 horas da manhã da estação de Edimburgo (Waverly o nome se não me engano). Meu hostel fica a 15 minutos dessa estação. Vou estar sozinha, é seguro andar até lá? Pois não vai ter amanhecido ainda no horário que vou sair.
De qualquer forma, MUITO obrigada pela ajuda!!! E parabéns pelo blog super didático :))
Oi, Lais
Obrigadaaa!! :D
Teoricamente é o lado esquerdo sim, se nao houve nenhuma modificação na rota. De Edimburgo ate Newcastle vc consegue ver o mar e depois cidadezinhas, campos e mais campos com ovelhas, entre outras coisas.
Sim, é bem seguro. Ao menos eu sempre andei por tudo e nunca tive nenhum problema.
Ola Bruna, gostaria de saber se existe imigração nesse trajeto de trem Londres e Edinburgo? Obrigada
Oi, Deborah
Não, a Inglaterra e a Escócia fazem parte do mesmo país, o Reino Unido, portanto, pra ir de um pais ao outro, não tem imigração não.
Olá Bruna, Estou programando a viagem de Londres para Edimburgo e estou com muitas dúvidas se alugo carro ou vou de trem.
Minha dúvida quanto a comprar a passagem de trem é se comprando pelo site da National Rail, aqui do Brasil, não há problemas.
O site que sempre vejo todos comprarem é o site da Rail Europe. Poderia me ajudar? Obrigada!
Oi, Emily
Eu uso o site da National Rail para pesquisas de horários e empresas e compro os tickets diretamente no site da empresa que vai fazer o trajeto. Sempre fiz isso. Nunca tive problema. Até hoje nunca usei o site da Rail Europe, apesar de também já ter visto diversas pessoas comprarem por ele. Quando eu comprar alguma passagem com a Rail Europe, certamente vou escrever algum post sobre isso, várias pessoas aparecem aqui me pedindo informações, mas eu não sei como funciona.
Ola Bruna eu e minhas amigas estamos planejando ir para Edinburg m agosto, vc sabe me dize como e a imigracao la indo de trem? como a scotland faz parte do Reino Unido mas e outro pais tem imigracao, sou bem perdida com isso.
obrigada desde ja
:)
Oi, Debora
Se vocês estiverem indo de trem da Inglaterra pra Escócia, nao tem imigração. Se tiver indo ao UK de Eurostar, tem imigração.
Olá, Bruna! Muito obrigada pelas dicas, adoro seu blog. Queria saber se existe alguma separação entre trens de alta velocidade e panorâmicos, para apreciar a vista. Obrigada!
Oi, Larissa
Obrigadaa!! :D
Então.. não existe. São trens normais. Nada estilo Suíça, por exemplo.
Oi Bruna, tudo bem? Muito valiosas suas dicas!!!! Obrigada por compartilhar.
Irei a Londres para estudar inglês por 4 semanas e gostaria de ir a Edimburgo passar um
fds. Tenho receios em relação ao processo da imigração no retorno de Edim para Londres.
Pensei em ir de trem, pois estarei hospedada ao lado da Kings Cross. De trem também há o
mesmo processo para entrar no país (tanto na Escócia como na Inglaterra)?
Desde já, muito obrigada. Beijos
Oi, Lu
Não se preocupe com isso. Não existe imigração entre Inglaterra e Escócia. Vc pode ir com qqer meio de transporte.
Obrigada pela visita aqui no blog!!!
Oi , tudo bem? poderia tirar uma duvida para mim? estarei em edimburgo e pretendo ir para londres. tenho passagem aerea comprada, sabe me dizer se tem imigração saindo no aeroporto de londres? E caso eu opte de sair de edinburgo para londres via trem, teria imigração? Pois sairei de londres e vou para paris de aviao, dai eles podem questionar que nao tive carimbo de entrada em londres por ter ido de trem caso nao tenha imigração pro exemplo. brigado desde ja
Oi, N Nicholas
Quaisquer países membros do Reino Unido não exigem carimbo com deslocamento entre si. Se vc for de Eximbirgo a Londres ou vice-versa, vc não passará pela imigração. Só tem imigração no primeiro destino que vc chegar no Reino Unido.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá, Bruna
Farei o trajeto de Edimburgo a Londres em novembro, e seu site está me ajudando muito.Grata.
Estou tentando entender a lógica na compra dos bilhetes. Achei um site em português, de Portugal, que facilita o entendimento, pois está na nossa língua nativa (www.goeuro.pt).
As passagens que estou analisando são da Virgin Trains.
No entanto, algumas questões surgiram:
1) Uma mensagem, nas condiçôes da tarifa, aparece: “Note que nem todos os comboios oferecem serviços de 1ª Classe, não sendo possível garantir acesso à mesma. O bilhete está sujeito à disponibilidade”.
Isso quer dizer que mesmo comprando a primeira classe, pode acontecer de não ir de primeira?
2)Percebi que algumas linhas que possuem conexão são mais rápidas (minutos) que as diretas, e mais baratas (as vezes metade do preço mesmo sendo primeira classe). Você foi de linha direta? Teria alguma observação quanto a isso?
3) No momento da compra, aparecem algumas alternativas para compra: posicão, direção do lugar e zona. Não achei onde se escolhe o lado (direito ou esquerdo do trem).
Suas dicas estão me ajudando muitooooo.
Muito obrigada
Oi, Sabrina
1) Nunca ouvi falar nesse site, não saberia te dizer se vc comprar pra ir na 1 classe, vc vai realmente ou não.
2) Eu sempre compro trajeto direto quando existe essa opção. Nesse caso, o trecho era direto sim.
3) Vc ta vendo isso por esse site portugues? Então, eu analiso o numero dos bancos e sentido do trem, assim sei qual é o lado direito ou esquerdo.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá, Bruna. Sou um conterrâneo seu :) e farei um curso de 4 semanas em Edimburgo agora em Out/Nov. Como terei 5 dias livres antes do início do curso, penso em fazer um bate-volta até Londres (3 noites). Neste caso, você recomendaria trem (£ 110.00) ou avião (£ 34.00) até Stansted (+ £ 10.00 e 1h20m de deslocamento por dia)?
Muito obrigado, seu site está sendo extremamente útil, estou lendo ele de cabo a rabo nos últimos dias. Abraços.
Oi, Gustavo
Ah, é? Que legal!! :D
Siiim!! Se vc ainda não conhece Londres, ao menos é uma boa oportunidade de conhecer o principal. Ambos os trajetos dão quase na mesma, se vc levar em consideração o tempo de antecedência para chegar no aeroporto e tal. Vc precisa decidir qual vale mais a pena no seu caso. Se vc for de avião, vai se hospedar fora do centro de Londres, isso? Não acho que vale a pena. Melhor fica no centro. Esse tempo de deslocamento da pra fazer varias coisas em 2 dias.
Obrigada pela visita aqui no blog!! :D
Perfeito, vamos de trem então! Muito obrigado, e parabéns novamente.
Gustavo, não sei se você já viajou ou não, porém darei minha sugestão. Por que não “quebrar sua viagem de trem” em duas? Explico. No começo deste ano estive em Newcastle estudando. Fui a Londres e Edimburgo. Para Londres, paguei 20 libras. Para Edimburgo, paguei 11. De repente, você pegaria um trem até Newcastle e outro de Newcastle para Londres. Dá mais trabalho? Talvez, porém sairia mais barato. Em Londres, eu me hospedei nas imediações da King Cross. Também passei três dias inteiros na cidade. Comprei um Oyster card, carreguei com 20 libras e andei pra cima e pra baixo. Por dia, tinha o consumo limitado de 6,60 libras. A partir desse valor, as viagens de metrô não são mais descontadas. No dia do retorno, pedi o estorno das 5 libras pagas pelo cartão.
Oi, Diógenes
Obrigada por todas essas infos. Certamente elas vão ajudar muitas pessoas! :D
temos que passar pela imigração na entrada na Escócia e na entrada de londres ?
Não é necessário passar pela imigração. A Escócia e Inglaterra (cuja capital é a linda cidade de Londres) fazem parte do Reino Unido.
Oi, Diógenes
Vou te contratar como assistente pra responder os comentários aqui do blog hahaha Brincadeira!! :D
Obrigada pela rapida resposta e pela visita aqui no blog! :D
A gente tenta ajudar naquilo que sabemos. :D:D:D
Oi, Klaudiene
Não, se o deslocamento for de trem entre essas duas cidades, não tem imigração. Ambos os paises fazem parte do Reino Unido, portanto, os deslocamentos são considerados domésticos.
Gostaria de deixar registrado que eu amo o seu site!
Qualquer dúvida que eu tenho, eu sempre venho aqui e supera todas as minhas expectativas … me sinto muito segura com suas informações!
Parabéns!!!
Oi, Larissa
Muitissimo obrigada!! Fiquei mega feliz! :D :D :D
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna tudo bem? Tenho uma duvida eu já fui barrada na tão temida imigração de Londres, ‘as queria ir pra Escócia, será que tenho alguma problema chegando na imigração da Escócia ? Ou se eu quiser ir de trem até Londres eu passaria pela imigração ?
Oi, Beatriz
Não sei te dizer, nunca passei por essa experiência. Mas caso você consiga entrar através de alguma cidade da Escócia, para ir até Londres vc não passa na imigração. Esse deslocamento é doméstico.
Olá gostaria de saber se precisa passar pela imigração ao viajar de trem de Londres a Inverness?
Oi, Erick
Você leu o que esta escrito no inicio do post? Essa é uma das duvidas que mais recebo, já perdi a conta de quantas mil vezes respondi, por isso já coloquei essa informação logo no inicio.
Caso não tenha visto:
Não existe imigração entre Inglaterra e Escócia, ambos os paises fazem parte do Reino Unido, portanto, esse deslocamento é considerado “doméstico”.
super obrigada, tirou minhas dúvidas e vou de trem, sozinha e Deus e super feliz.
Olá Bruna!! Gostei muito das dicas. Em julho pretendemos fazer essa viagem de Londres a Edimburgo de trem. Vc recomenda comprar os bilhetes ainda no Brasil, ou podemos comprar em Londres, um ou dois dias antes da viagem marcada?
Obrigada!!
Andréia, quanto antes vc comprar o ticket, maiores serão as chances de conseguir um valor mais baixo. Há dois anos, passei 8 semanas estudando na Inglaterra e fui a Edimburgo. Não consegui comprar a passagem pela internet de jeito nenhum. Comprei um mês antes, pessoalmente, o trecho Newcastle – Edimburgo por 9,90 libras. Uma semana antes da viagem, o ticket tava o dobro. No dia da viagem, 5 vezes mais caro. Se puder, compre antes; caso contrário, assim que estiver em Londres.