26.01
2013

The Borders: Scott’s View, Melrose e Rosslyn Chapel

A região da fronteira entre a Escócia e a Inglaterra é chamada de The Borders e está sendo descoberta aos poucos, inclusive pelos brasileiros. É uma região interessantíssima, cheia de histórias, batalhas e atrações, que é dificil deixar de fora de um roteiro de viagem à Escócia.

Eildon Hill

Eildon Hill

Para fazer um tour completo por essa região, o ideal seria ter um carro, mas como só de pensar em dirigir na mão inglesa eu já entro em pânico, achei melhor deixar essa idéia de lado.

A maioria dos vilarejos dessa região da Escócia não tem estação de trem e tudo tem que ser feito seguindo a risca o horário dos ônibus (que não são muito frequentes) pra não ficar sem opção pra voltar a Edimburgo. Nesse caso, achei que seria melhor (e menos trabalhoso) se eu fizesse esse day trip com uma dessas agências que existem aos montes espalhadas por Edimburgo.

Rosslyn Chapel

Rosslyn Chapel

A minha intenção inicial era fazer esse tour com a Timberbush Tours, mas como eles só tinham tour saindo as segundas e quintas, e segunda feira estava marcando chuva, acabei fazendo o tour com a Rabbie’s pq no domingo ia ter sol. Foi só por esse motivo mesmo. No geral, eu tinha achado o tour da Timberbush mais interessante, pq ainda poderiamos visitar uma destilaria de whisky, além do que era oferecido pela Rabbie’s.

O tour começou bem animado e ao som de muita musica escocesa seguimos para o nosso primeiro destino do dia: o Scott’s View, um lugar onde se tem uma boa visão de todo o vale do rio Tweed.

SONY DSC

Esse ponto em especifico no vale recebeu esse nome pq era o local preferido do escritor escoces Sir Walter Scott para passar o tempo e se inspirar para escrever suas obras. Fazer esse passeio no outono é uma excelente opção, já que além da vista por si só já valer a pena, as cores da estação deixam tudo muito, mas muito mais bonito.

SONY DSC

E o que chamava tanto a atenção de Sir Walter Scott? Além de toda a paisagem no geral, uma montanha com três picos, que ficou conhecida como Eildon Hill.

SONY DSC

Muito perto dali, fica o Original Wallace Monument. Normalmente, a grande maioria das pessoas acabam visitando o monumento que homenageia William Wallace que fica em Stirling. Então, o “Original Wallace Monument” é bem menos conhecido, mas por ter sido o primeiro monumento a ter sido constuido, muitas rotas turisticas passaram a incluí-lo em seu roteiro.

SONY DSC

Para ter acesso ao monumento é necessário percorrer uma trilhazinha repleta de folhas amarelas  (eu já disse que o outono é minha estação preferida?) e lá no fundo está a estátua, imponente e muito bem preservada, que homenageia um dos maiores herois escoceses (tem que diga ao contrário, como por exemplo os ingleses, mas a opinião deles nesse caso não conta!!) de todos os tempos.

SONY DSC

Como o próprio guia comentou, existe muita controversia a respeito das vestimentas (kilt e tudo mais) e do capatecete que Wallace está usando, já que naquela época as coisas não eram bem assim. Mas de qualquer forma, independentemente de ter sido assim ou não, a região do vale do rio Tweed continua a nos presentear com ótimas paisagens!

SONY DSC

SONY DSC

Seguindo viagem, nosso próximo destino foi a cidadezinha de Melrose, que fica a pouquíssimos kms da fronteira com a Inglaterra, onde fomos visitar as ruínas da famosa Abadia de Melrose.

SONY DSC

A Abadia de Melrose, com seu estilo gótico é inconfundível, foi constuída no ínicio do século 12 e mesmo em ruínas, é considerada uma das mais bonitas do Reino Unido.

SONY DSC

SONY DSC

Por todos os cantos, ainda podemos ver alguns detalhes que sobreviveram ao tempo, muitos deles  estão muito bem preservados.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Como quase tudo na Escócia, muitas igrejas, monumentos e palácios foram destruidos, seja por fenomenos naturais ou por batalhas. Poucos anos apos finalizadas as obras da Abadia, a cidade de Melrose foi invadida pelo exercito ingles que acabou destruindo boa parte do edificio, além de matar alguns monges. Outro grande acontecimento que também deixou marcas foi a Reforma Protestante, onde muitos outros monges acabaram perdendo suas vidas também.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Junto a Abadia de Melrose estão enterrados alguns Reis Escoceses e também o coração de Robert The Bruce, mas somente o seu coração, já que seu corpo está enterrado na Abadia de Dunfermline.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

O passeio já estava quase chegando ao fim e nossa ultima parada foi na cidade de Roslin, onde fica a Rosslyn Chapel e ainda, logo ao lado, ficam as ruínas do Roslin Castle, que também aproveitei para conhecer!

SONY DSC

Para visitar a Rosslyn Chapel é necessário comprar o ticket, que é vendido no Visitor Centre que fica junto a Capela, onde também estão alguns painéis explicativos sobre a origem, história e as restaurações que estão sendo feitas nesse lugar, assim como uma lojinha de souvenirs, um Café e os toilettes.

x8_1024x672

x5_1024x750

Para ter acesso a Rosslyn Chapel, é necessário comprar o ticket no Visitor Centre e o acesso é feito por uma porta automática. Para visitar tanto os jardins e o cemitério quanto a Capela, é necessário mostrar o ticket. Então, se a intenção não for a de realmente visitar o lugar, nem adianta ir até lá, pq existe um muro bem grandinho que bloqueia boa parte da visão.

x12_1024x757

O guia também nos deus duas opções: entrar e visitar tudo por conta própria ou aguardar o tour que começava dentro de 30 minutos. Eu optei por aguardar, e nesse tempo, comprei meu ingresso e aproveitei para ler um pouco sobre toda a história e lendas que estão relacionadas a esse lugar.

SONY DSC

A Rosslyn Chapel está fortemente associada ao livro/filme O Código Da Vinci, de Dan Brown. O guia chegou a comentar que o número de visitas por mês cresceu de forma absurda depois que o livro foi lançado.

SONY DSC

Além de tudo o que é abordado no livro/filme, ainda existem muitas histórias e lendas que até hoje são questionaveis, como se os Cavaleiros Templários existiram mesmo e ajudaram os Escoceses em sua Independência, ainda tem todo o mistério que envolve o Santo Graal e as histórias que indicam que ele está de fato escondido na Capela e ainda, as teorias relacionadas a Maçonaria .. Bom, isso ninguém sabe ao certo!

SONY DSC

Mas uma coisa que não dá pra negar é que, o interior da Capela é muito bonito e todo enfeitado. Por tras desses “simples” enfeites existe todo um simbolismo curioso. São muitas e muitas colunas e pilares, estátuas e rostos esculpidos, elementos que nem haviam sido descobertos ainda naquela época e objetos e teorias que dizem ter alguma ligação com a Maçonaria, além de tudo ter um significado e riqueza de detalhes, que é impossível não ficar admirada.

SONY DSC

Infelizmente não é possível bater fotos dentro da Capela, e ainda o fato de a parte externa estar passando por uma reforma, todas aquelas estruturas de ferro e os materiais que estão sendo utilizados nas restaurações deixaram todo mundo meio decepcionado, já que as fotos externas ficaram bem sem graça, mas fazer o que, não é?!?! (Quem quiser ver algumas fotos do interior da Rosslyn Chapel, é só clicar aqui).

SONY DSC

E por fim, antes de voltar a Edimburgo, ainda tive tempo conhecer as ruínas do Castelo de Roslin.

SONY DSC

SONY DSC

Existe uma trilha que liga a Capela até o Castelo. É preciso atravessar uma ponte que passa pelo rio North Esk e toda essa caminhada ainda é acompanhada por paisagens super bonitas.

Obs.: O tour iniciou as 09:30 e voltamos a Edimburgo por volta de 16:30.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Melrose, Roslin, The Borders - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "The Borders: Scott’s View, Melrose e Rosslyn Chapel"
  1. Juliana   26/01/13 • 16h37

    Oi Bruna,
    Quem quiser ir só para Rosslyn visitar a Rosslyn Chapel e o castelo, pode pegar um ônibus na Princess Street que vai direto. Passa a cada 30-40 minutos e demora uns 50 minutos para chegar. Pára na esquina da capela.
    Levei uma tarde para visitar Rosslyn.
    Bj

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas