De vez enquando aparece alguém aqui no blog, no email ou até mesmo no twitter me pedindo sobre empresas que fazem tours pela Escócia.
Eu já utilizei esse tipo de agência algumas vezes e sei que pode ser muito util dependendo do tempo e do tipo de passeio escolhido. Mas claro que isso tudo vai depender do perfil e do tipo de viagem que cada um está programando.
Antes de qualquer coisa, na minha opinião, contratar um tour seja para o que for, sempre haverá prós e contras. E aqui vai a minha opinião:
→ As vantagens
– a maior vantagem pra mim é o fato de não precisar encarar dirigir na mão inglesa. Eu já cansei de falar aqui no blog que isso pode ser até perigoso, pq literalmente tudo é ao contrario do que estamos acostumados;
– o guia sempre vai ser escoces, o que garante ótimas histórias, curiosidades e um conhecimento maior sobre diversos assuntos relacionados ao país e a cultura local;
– alguns destinos, como por exemplo St Andrews, é totalmente possível fazer com uma agência de turismo local. O tempo pré determinado para todo o passeio é bem tranquilo;
– o preço, dependendo do lugar escolhido, como por exemplo um day trip para as Highlands pode sair muito mais barato do que a passagem ida e volta de trem, fora os outros gastos.
→ As desvantagens
– algumas empresas só vão oferecer a possibilidade de tours em ônibus de 44 lugares. As vezes quando se tem muitas pessoas no mesmo tour, é um pouco mais barulhento e mais fácil perder a concentração nas explicações;
– se as pessoas não forem pontuais e seguirem a risca o tempo pré determinado, o tour pode ficar comprometido.
Em Edimburgo existem muitas empresas de turismo que oferecem tours dos mais variados tipos, com quantidades de dias que podem variar de 1 simples bate-volta até uma viagem de 5 ou 10 dias pelo país.
O escritório da maioria dessas empresas estão localizados na Royal Mile e inclusive, principalmente no verão, é bem comum ver placas e cartazes espalhados pela cidade oferecendo esses tours.
E pra quem não gosta de comprar nada pela internet, ainda é possível deixar pra comprar o tour lá mesmo em Edimburgo, tanto no escritório da empresa escolhida ou ainda, no Centro de Informação Turistica de Edimburgo. O Centro de Informação Turistica fica na Princes Street, ao lado do Hotel Balmoral.
Nas minhas andanças pela Escócia eu quase sempre dei preferencia para fazer tudo de forma independente, ou seja, eu mesma programava toda a minha viagem, comprava as passagens, os tickets e tudo mais pela internet.
Mas por três vezes eu tive a oportunidade de reservar esses tours pré programados que são oferecidos por agências de turismo e todos os que escolhi me agradaram bastante.
As duas únicas empresas que eu ja utilizei foram: a Scotline Tours no tour que fiz para as Highlands e com a Rabbies, onde fui para St Andrews e para região do The Borders.
Existem muitas outras empresas oferecendo esses tipos de tours para as mais diversas localidades, que são: a Haggis Adventures, a Timberbush Tours, a Highland Explorer Tours, Go Scotland Tours e muitas outras.
Algumas dessas empresas oferecem ainda a opções para sair de outras cidades, como Glasgow ou Londres, por exemplo.
Uma coisa que deve ser observado durante a reserva de um tour é que, muitas empresas determinam um número minimo de pessoas para que o tour aconteça. Claro que muitas vezes a estação do ano influência nessa questão, como por exemplo, no verão é muito difícil os tours não partirem por não terem alcançado o número minimo de pessoas, já no inverno, isso pode ser beeem frequente.
Eu particularmente nunca tive nenhum problema quanto a isso, mas outro dia a Juliana deixou um comentário em um post alertando a esse detalhe. Então é sempre bom checar junto a empresa sobre essa questão pra não passar sufoco!
** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de hotel na Escócia? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Oi Bruna,
Esqueci de dizer no meu comentário sobre a Scotline Tours que eu tinha pago o passei pelo cartão de crédito e que fui na agência quando li o email que dizia que não ia ter o passeio e eles me devolveram o valor pago em dinheiro na hora.
Pelo menos isso, né? Rsrs.
Como sempre, seus posts são muito úteis e completos!
Bj
Oi Juliana,
Ahh, quanto a isso eu nem ia me estressar, normalmente as coisas por lá funcionam direitinho. E nunca vi ou até mesmo nunca tive nenhum problema relacionado a isso.
Só por curiosidade, com qual empresa vc acabou fazendo esse tour então? Vc recomenda?
Obrigada =)
Oi Bruna,
Fui com a Visit Scotland e gostei bastante. Eles buscam a gente no hotel e deixaram a gente em um ponto perto do hotel no final do passeio. O motorista falou bastante sobre os locais pelos quais passávamos. Eu comprei o passeio no Information Centre na Princess Street. Recomendo.
Bj
Ah, Legal Juliana!
Obrigada por compartilhar a informação! =)
Valeu pela dica, Bruna. Cheguei aqui pela sua resposta no VnV.
Acho que vamos mesmo comprar um tour lá em Edimburgo, na hora, pq vamos em maio, não deve ser cheio…E vamos tentar uma empresa tipo a Rabbies, pq usa van…menos gente, mais gente de dar certo, né?! Eu acho…rsrs…
Depois conto como foi.
Abs.
Oi Leo,
Tbm gostei mais do fato de ser uma van com capacidade para 15 pessoas do q um onibus com 44, menos gente parece q o passeio rende mais. Pelo q lembro, na politica da Rabbies, eles dizem q os tours nunca sao cancelados por causa do numero de pessoas, entao isso acaba se tornando uma outra grande vantagem.
:)
Oi Bruna, tudo bem?
Eu vou pra Escocia no fim de agosto, mas so por 5 noites, gostaria de saber se você acha mais pratico eu reservar o tour pela internet ou comprar quando eu ja tiver chegado?
Outras coisa, tanto se fala nesse festival de Edimburgo no verão, você ja foi? Poderia me dar algumas dicas por favor?
No meu caso, não me interesso por baladas, gosto de musica, jazz soul, pop. Sabe onde encontrar coisas legais nesssa época?
Grata
Ah, o tour é pras Highlands.
Outra coisa, eu so tenho sapatos simples. Tem algum problema em nao ter sapatos apropriados?
Oi, Andreza!
Acho interessante vc comprar o tour pra Highlands ainda aqui no Brasil, pois agosto é o mês mais movimentado em Edimburgo.
Nesse post está o meu bate-volta até as Highlands e Lago Ness.
http://contandoashoras.com/2011/08/18/day-trip-para-o-lago-ness-glencoe-e-the-highlands/
Fui no Festival de Verão sim, é em animado e vale muito a pena. Já escrevi diversos posts sobre esse assunto e sobre os vários festivais que fazem parte do Festival de Verão de Edimburgo.
Esses posts estão listados aqui
http://contandoashoras.com/escocia/edimburgo/
E aqui eu escrevi um post mais geralzao sobre os festivais.
http://contandoashoras.com/2012/07/25/os-festivais-de-verao-ou-de-inverno-de-edimburgo/
Durante o verão, vc pode ir com qqer tipo de sapato, senão tiver chovendo até de rasteirinha ou sapatilha. Não tem problema nenhum quanto a isso.
Os pubs mais animados de Edimburgo ficam na Rose Street e na Grassmarket.
http://contandoashoras.com/2012/03/22/rose-street-em-edimburgo/
e
http://contandoashoras.com/2012/09/18/grassmarket-a-rua-dos-pubs-em-edimburgo/
Também tem alguns pubs famosos na região do porto de Leith e em Stockbridge, mas ainda não escrevi sobre isso aqui no blog.
Bruna, amei seu blog. Estou começando a organizar uma viagem de 1 semana para a Escócia e vc já me ajudou muito. Pretendemos ficar 3 noites em Edimburgo (no Hotel Missoni) e depois alugar um carro (odiamos todo tipo de excursão) para conhecer um pouco mais do país. O que vc acha que vale mais a pena fazer no tempo que nos resta? Ir de trem até Inverness e de lá alugar um carro para conhecermos as Hihglands ou sair de carro de Edimburgo e já ir subindo até as Highlands já jconhecendo no caminho de ida as cidadezinhas nos arredores de Edimburgo? Que cidades vc me indicaria nessas 4 noites que me restarão? Beijos e parabéns (fiquei com orgulho de também ser catarinense :-).
Oi, Sheila
Obrigadaaaa!!! :D
Em 03 dias da pra aproveitar bem o principal de Edimburgo. O hotel Missoni é excelente, um dos melhores que já fiquei até hj. Nos arredores vc pode visitar Stirling, St Andrews, Glasgow, alguns castelos/palácios, destilarias de whisky, entre outros.
Se vc quiser ir de carro até as Highlands, vc deve levar em consideração que eles dirigem na mão contraria que nos, então é tudo literalmente ao contrario. As duas opções sao interessantes, pois no caminho sempre tem paisagens muito bonitas. Mas se fosse comigo, eu iria de trem ate Inverness e la alugaria um carro, pois os trechos que vcs fariam seriam menor devido ao fato da mão contraria no transito, só por esse motivo mesmo.
Vc pode conhecer Fort William, pode ir até Dornie (entrar na ilha de Skye, conhecer o Eilean Donan Castle, a cidade de Portree com suas casinhas coloridas), pode fazer um desvio até Oban na costa oeste, pode ir ate Stonehaven (ver o Dunnotar Castle), dependendo da época vc visitar a rota dos castelos no norte do pais ( inclusive o Balmoral Castle, uma das residências oficiais da realeza britânica na Escócia)…. Nossa, tem muita coisa pra fazer, ai depende do interesse de vcs, claro.
Estou super querendo fazer um tour desses para o Loch Ness e Glen Coe, mas tenho medo de o dia estar chuvoso, etc e tal. Quando você foi, como estava o tempo? Eu sei que paisagem bonita vale a pena ver até na chuva, rs – mas seria tão melhor se tivesse um sol bacana! Eu tô indo no final de maio, começo de junho.
Vale falar que eu adoraria fazer tudo de carro, mas a princípio estou viajando sozinha e morro de medo de acontecer alguma coisa na estrada e eu estar sozinha =/
Oi, Maripê
Olha, se vc for esperar um dia maravilhoso de sol pra fazer alguma coisa na Escócia, é mais ou menos como vc jogar na loteria e ganhar heheehhe
Quando eu fui as Highlands o tempo amanheceu nublado em Edimburgo, no inicio do tour a gente pegou muita chuva, quando chegamos no Loch Ness abriu o maior sol. Tudo no mesmo dia. Por isso que te digo, as vezes a chuva é passageira, o tempo muda a cada 5 minutos, literalmente.
Essa época que vc vai, o dia escurece mais tarde, por volta das 22:00, vc vai aproveitar muito.
Olá Bruna,
Andei pesquisando sobre um tour para Ilhas de Skye que se encaixassem no meu roteiro, que está bem apertado.
Encontrei alguns que eles chamam de “Skye Express”. Vi que nenhuma das operadoras que você indicou fazem este tour, mas encontrei 3 outras: Scottish Tours, Highland Tours e Edinburgh Tours.
Já ouviu falar em alguma delas? Conhece alguém que já se aventurou?
Estes tours são de 2 dias (1 noite) e retornam para Edimburgo hiper tarde, depois de meia-noite, de trem.
Fico com receio de reservar com muita antecedência e o mau tempo estragar tudo. Você acha que dá pra reserva na hora? Será que a procura é muito grande?
Achei meio puxado, mas como todo mundo diz que as ilhas são sensacionais, estou avaliando. O meu receio é que este tour seja muito superficial e o passeio muito puxado.
Grande abraço!
Alessandro
Oi, Alessandro
Já ouvi (e vi ônibus nas ruas enquanto estive em Edimburgo) da Scottish Tours e da Highland Tours. A única que não conheço dessas que vc citou é a Edinburgh Tours.
Então, nesse caso, se vc acha que vai ficar apertado ou vai comprometer a viagem (vcs vão ficar muito cansados e não vão aproveitar direito), talvez fosse interessante deixar de fora alguma coisa. Realmente, o tempo é um fator que conta muita. Sei bem por experiência própria, tentei ir de Edimburgo a Skye ou costa oeste diversas vezes (não foi coisa de uma ou duas vezes, tentei ir varias vezes mesmo) e o tempo nunca colaborou. No meu caso, como eu queria fazer um tour de ferry, o tempo era uma fator importantíssimo, tanto que todas as vezes esse tour foi cancelado. No teu caso, vcs vão se deslocar somente de ônibus e talvez vão fazer algum passeio de barco nos lochs, então não é motivo pra se preocupar tanto. Claro que pegar um dia chuvoso e com neblina, ninguém merece! MAs nesse caso, vc vai ter que arriscar.
Sempre dá pra reservar com um ou dois dias de antecedência, claro. Dependendo do mês, principalmente em agosto e dezembro, aconselho a reservar com pelo menos uma semana de antecedência. É mais garantido!
Ai dúvida cruel…
Acho que vou reservar só o passeio para o Lago Ness mesmo e abolir a ideia de ver as Ilhas Skye. Vai ser muita correria e vou acabr deixando de fazer algo em Edimburgo. Tenho que evitar o tursimo “nunca-chega”, mas eu não me aguento!
Pior que depois que vc escreveu sobre as Ilhas Skye lá no blog, eu comecei a pesquisar e até assisti novamente ao filme Highlander, só pra curtir a paisagem! E realmente é sensacional… Deu muita vontade de conhecer!
Mas acho que o day-trip para o Loch Ness já vai ser o bastante pra saciar minha vontade. E no final tem que ficar um motivo pra querer eu voltar, né? Depois eu conto como foi.
Abraco e mais uma vez obrigado!
Oi, Alessandro
Talvez seja melhor mesmo. Eu já fiz algumas loucuras desse tipo em viagens, de querer ver muita coisa em pouco tempo. A gente aproveita mais a viagem, mas também é bem mais cansativo. Hj em dia, prefiro fazer tudo com calma e se possível, ficar mais tempo em um determinado lugar.
Sim, a Ilha de Skye tem paisagens maravilhosas. Mas claro, fica sempre um motivo pra voltar. Dá até pra juntar a Escócia com a Islândia ou os países escandinavos. Ó ai, já tem uma próxima viagem pronta. :D
Oi Bruna, falando sobre tour e as atrações.
Vale a pena, na sua opinião, comprarmos o Royal Edinburgh Ticket (The Royal Edinburgh Ticket gives you admission to Edinburgh Castle, the Palace of Holyroodhouse and the Royal Yacht Britannia – three must-see destinations favoured by monarchs past and present. The ticket is valid for 2 days from first use. It also includes 2 consecutive days of unlimited travel on Edinburgh Hop-On-Hop-off Bus Tours.)?
Oi, Roberta
Sim, se vc tiver interesse em visitar esses três lugares. Essas são as três únicas atrações relacionadas a família real britânica em Edimburgo. Vale a pena também se vc for ficar pelo menos 2 dias na cidade tbm, claro. Só lembrando que o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyrood fica na Royal Mile, mas o Yatch Britannia fica ´no porto de Leith, que é uma região mais afastadinha um pouco do centro da cidade. Se o hop on hop off cobrir o deslocamento até lá, vale a pena sim, pq se vc for caminhando até o Ocean Terminal Shopping Centre, que é por onde é feita a entrada pra o navio, vc vai ter que caminhar uns 30 a 40 minutos.
Oi Bruna, vc sabe se há algum tour que saia de Edimburgo para as Highlanders com guias que falem português ou espanhol?
Oi, Fabricia
Infelizmente não sei. Todos os tour que vi ou que já fiz até hoje sempre foram em inglês mesmo. Pode ser que vc até ache algo em espanhol, mas não sei se existe para as Highlands em especifico.
Salve Bruna.
Estou indo para escócia em julho. Minha meta é conhecer a rota do Whisky, além das highlands. sempre viajo alugando carro, mas, desta vez, não vou encarar a mão invertida, portanto, gostaria de indicação de tours (qual a agência) que fizessem a rota do whisky lá até Elgin e as Highlands. Olhei, olhei e olhei e só achei uma coisa ou outra ou uma combinação com uma breve passagem pelos whisky. h e l p !!! Tudo que for possível falar me ajuda.
Oi, Rodolfo
É isso mesmo. Eu nunca vi um tour especifico que faça a whisky trail. As empresas normalmente vão a uma ou duas destilarias. O que vc pode fazer, já que vc vai no verão, é encarar o transporte publico e ir de manha em uma destilaria e a tarde em outra. Ou tbm, existem empresas que oferecem tours personalizados, mas ai fica bem mais caro. Na minha opiniao, so vale a pena se vc estiver viajando com mais pessoas.
Olá Bruna,
Bem bacana seu blog,informações muito bem detalhadas e preciosas dicas para os viajantes.
Estou indo visitar Edimburgo com minha eesposa e filho no início de dezembro,e gostaria de contratar algum serviço de guia local que operam no nosso idioma…Você me indicaria algum..?
Grato pela atenção..!!
Jean.
Oi, Jean
Não conheço nenhuma empresa dessas que tenha guia em português, o que talvez vc consiga com mais facilidade são tours em espanhol, mas ai vc teria que entrar em contato com essas empresas e ver como isso funciona.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá Bruna.
Trabalho com turismo privado no Reino Unido ha mais de 5 anos com base em Londres. Sempre fiz muitos tours pela Escócia, nesse ano de 2016 abri uma base em Edimburgo, então, fazemos desde transfers em Edimburgo e Glasgow a passeios por toda Escócia, com roteiros personalizados em português. Caso tenha alguém interessado ou precisando de dicas da Escócia, será um prazer atendê-los. Obrigado.
Oi, Sidnei
Legal!!! Certeza que vão aparecer muitos interessados. Obrigada pelo contato!
Oi Bruna,
Tudo bem? Vi o seu artigo acima e gostaria de apresentar nosso trabalho aqui na Escócia. Somos uma pequena operadora turística, localizada em Edimburgo, que oferece tours guiados em portugues por toda a Escócia. Nossos tours sao principalmente privados, mas também trabalhamos com grupos maiores. Este será nosso quarto ano no mercado, e nossos clientes tem ido embora muito felizes. Nosso objetivo é que nossos tours sejam mais do que um simples passeio. Historia, conhecimento natural, geológico, cultural, gastronomico: de tudo isso falamos em nossos tours. Ficamos muito felizes em mostrar aos nossos clientes a riqueza deste país e os segredos bem guardados, que muitas vezes escapam ao turista, em uma passagem rápida por aqui :-) Um abraço!
Oi, Susana
Nossa, que legal!!! Diversas pessoas me procuram pedindo motoristas/guias/empresas brasileiras e eu não sabia de nenhuma.
Obrigada pelo contato!
Boa tarde… Gostaria de uma ajuda, eu e meu esposo estamos indo para Edimburgo em Outubro/2017. Poderia nos dar uma dica de onde nos hospedar, ainda não consegui me decidir se em old ou new… Nosso tempo é bem curto, acho que ficaremos no máximo dois dias. Estamos muito ansiosos, você acha que é pouco tempo? Que passeios, pontos turísticos mais indicaria para a gente, não queria deixar de visitar algum ponto bem legal e acabar indo para algum que poderia ficar para uma outra oportunidade. Muito obrigada!!!
Oi, Andressa
2 dias é o minimo dos minimos, se puder ficar pelo menos mais um dia seria o ideal.
Vc pode ficar na Old Town ou nos novos hotéis que foram inaugurados na região de New Waverley (tem post aqui no blog sobre esse lugar em especifico).
Sobre o que fazer em Edimburgo, vc pode ver uma lista completa das atrações aqui: http://contandoashoras.com/edimburgo
Obrigada pela visita aqui no blog!!
Boa noite
Parabéns pelo site
Qual dessas agências fazem tours em Português ou Espanhol ???
Grato
Abraço