As primeiras coisas que eu lembro quando penso na Suíça são: chocolates da Lindt e Alpes suíços. A primeira vez que eu estive lá foi em dezembro de 2011, onde visitei somente Genebra e Lucerna. Naquele dia que fui a Lucerna, a intenção era visitar o Monte Pilatus também, mas infelizmente não foi possível pq o tempo não colaborou (uma forte neblina). Mas nessa última EuroTrip, em outubro do ano passado, o tempo tava excelente (céu azul e muuuito sol) e o passeio finalmente se realizou!
O Monte Pilatus faz parte dos Alpes Suíços e os seus 2.132 metros de altura faz com que seja possível ver ele de quase todas as partes a partir de Lucerna. Pra identificar qual daquelas montanhas todas que circundam Lucerna é o Monte Pilatus é bem simples, parado em frente a uma das entradas da Ponte da Capela, a montanha é que fica bem atrás da Torre da Água (ao menos foi o que me disseram a última vez que estive lá).
Pra comprar os tickets (transporte + entrada pro Monte Pilatus) o jeito mais fácil foi, ao desembarcar na estação de trem de Lucerna, foi só procurar pelo Centro de Informações Turísticas. É bem tranquilo comprar ali, normalmente não tem filas gigantescas e o atendimento é bem rapidinho. O nome do passe que compramos foi Silver Round Trip, que faz o trajeto entre Lucerna – Kriens – Pilatus – Alpnachstad – Lucerna (mas pode ser vice-versa também) de trem e não com barco.
Existem duas formas de chegar lá a partir de Lucerna: de ônibus + bondinho (via Kriens) ou de trem/barco + trem alpino (via Alpnachstad). O trajeto que nos pareceu ser mais interessante foi esse:
– pegamos um ônibus de linha (número 1) que sai bem em frente a estação de trem de Lucerna (é preciso atravessar a rua) até Kriens, onde descemos na parada ‘Linde Pilatus’. Esse trajeto é relativamente curto e leva uns 15 minutos. Ai é só caminhar um pouquinho e logo chegamos na estação de teleférico que fica na base do Monte Pilatus;
– na estação do Monte Pilatus, fomos até a bilheteria e apresentamos o ticket genérico (transporte + acesso ao Monte Pilatus) que a moça do Centro de Informação Turística nos deu e recebemos o ticket de entrada do Monte Pilatus;
– com o ticket em mãos, é só liberar a catraca, entrar na primeira cabine do teleférico que aparecer e curtir a primeira parte da subida;
– a primeira parte da subida sai da estação base do Monte, passa pela estação de Krienseregg (mas não é preciso descer aqui nessa estação) e segue até a estação de Frakmuntegg. Esse trajeto leva uns 20 a 25 minutos. E nessa etapa do trajeto já estamos a 1.416 metros de altura;
– ao chegar na estação de Frakmuntegg, aqui sim é preciso descer e trocar de teleférico. É preciso ter o ticket em mãos, pq vai ser necessário liberar outra catraca para ter acesso ao outro teleférico. O outro teleférico vai fazer o trecho Frakmuntegg – Pilatus Kulm. Esse trajeto é mais rapidinho e tem duração de apenas 5 minutos.
Chegando no topo do Monte Pilatus, existem algumas trilhas pra fazer e assim, é possível chegar outros picos um pouco maiores. No dia da nossa visita, o maior pico tava fechado, então só foi possível ir até os outros 3 picos. Claro que as trilhas são bem suaves, parecem rampas levemente inclinadas. Nos fizemos as três trilhas e só assim foi possível ter uma visão 360° da paisagem.
Muito melhor do que ficar arrumando adjetivos pra elogiar a paisagem, as fotos vão falar mais do que mil palavras…
Além das trilhas, existem dois hotéis, alguns restaurantes e uma loja de souvenirs bem grandinha até. Após conhecer todo a estrutura do Monte Pilatus, resolvemos ficar mais um tempo por ali apreciando a vista e nada melhor do que fazer isso em um dos seus restaurantes. O escolhido foi o Restaurante Bellevue, que como o próprio nome já diz, é de onde se tem (mais) uma ótima visão de todo os Alpes.
Esse restaurante funciona no estilo self-service, então era só escolher as comidas e as bebidas e pagar. O local é relativamente grandinho, então quase nunca tem fila pra esperar por uma mesa. Ao menos quando a gente esteve lá, a coisa funcionou super bem. A comida servida é típica da parte alemã do país, com muita salsicha e batata rosti. As cervejas também são muito boas.
Quando terminamos de almoçar, já estava começando a se formar uma fila pra pegar o trem alpino e resolvemos aproveitar e descer também. Os horários de descida não são tão frequentes, então cada trem alpino desce a cada 40 minutos.
E pro nosso passeio ficar completo, resolvemos descer através do trem alpino, que na verdade, nada mais é do que o trem que desce por uma linha que é considerada a mais inclinada do mundo, com 48% de declive máximo. Lembro que enquando estavamos ali batendo umas fotos, ficamos olhando um desses trenzinhos descer e olha, parece que o trem não vai conseguir descer e vai despencar no meio daquelas montanhas a qualquer momento.
Esses trens alpinos são chamados assim, pq eles são um pouco diferentes dos outros trens, já que eles tem rodas dentadas pra que eles consigam se deslocar com segurança nessa linha super inclinada. Claro que o trem anda numa velocidade bem tranquila, nem teria como ser diferente. Mas que deu um medão, ahhh, isso deu!
O trem alpino tem parada final dentro de uma outra estação base do Monte Pilatus. Para chegar na estação de trem de Alpnachstad, é só atravessar uma pracinha e esperar o trem que segue pra Lucerna chegar!
Em resumo: É um passeio imperdível! As opções de transporte e a estrutura do Monte Pilatus são excelentes. Vale muito a pena conhecer!!
** Precisando de hotel em Lucerna? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de hotel na Suíça? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Lugar lindo!!!! Amei conhecer!!! Muitas saudades, ainda bem que tem teu blog pra gente relembrar todos os momentos!!! =))))
Oi, Yasmin!!
Eu tbm!! Foi um dos passeios mais legais que fizemos! Ainda mais esse passeio, ja que em 2011 eu não consegui fazer.
:D
Oi Bruna,
Tudo bem? Quant o tempo não escrevo por aqui! Em maio vou para Suíça e vou ficar dois dias em Lucerna. Vou fazer uma Day trip para Zurique. Quanto tempo durou o passeio para o Monte Pilatus? Em uma tarde dá para fazer? Bj
Oi, Juliana!
É verdade! Vc tava sumida hein!!!
Sim, dá pra fazer. Até pq em maio os dias são mais longos e acredito que o monte fique aberto até mais tarde também.
:D
Bruna, que legal relembrar desse passeio maravilhoso aqui pelo seu blog. Estive lá em 2009, ainda preciso colocar como foi a experiência no meu blog. Abraços, lindas fotos.
Oi, Fábio!
Obrigada pela visita! Demais o passeio, né? Eu gostei bastante! A gnt nem vê o tempo passar e as fotos? Coisa de capa de revista. Quando escrever no teu blog me avisa, quero ver o post!! :D
Bruna, parabéns pelo Blog, bastante detalhado e com belas imagens. Vou para Lucerna no final deste mês e faremos esse mesmo trajeto, mas fiquei em dúvida sobre o seguinte, veja se pode me ajudar : estaremos de carro e pensei em deixa-lo na estação de Kriens, como o retorno será por Alpnachstad, você sabe se o trem para Lucerna retorna até a estação de Kriens? Devemos comprar novos tickets ou estão inclusos no SILVER ROUND TRIP? Agradeço tua atenção
Oi, Mari!!
Obrigada!!! =DD
A gente não chegou a ir até a estação de Kriens, nos pegamos o transporte público em frente a estação de trem de Lucerna e descemos na parada Linde Pilatus, que fica numa calçada e é a parada mais próxima pra quem vai subir o Monte Pilatus.
Você já pensou em deixar o carro em Lucerna? Pq o silver round trip envolve todos esses trechos que te falei e como parte de Lucerna..
Olá, várias pessoas me indicaram um passeio ao monte, mas não me lembro seao Monte Pilatus ou monte Titlis. Será que vc pode me dizer qual é mais interessante? Qual deles é mais fácil fazer quando estamos hospedados em Lucerna?
Vi pelo seu relato que a descida foi de trem. Meu marido tem muito medo de teleférico. Será que é possível fazer esse passeio subindo de trem ao invés de subir de teleférico? Nesse caso, ele subiria e desceria de trem alpino. Existe essa opção no momento da compra do ticket (transporte + entrada)?
Obrigada pela ajuda!
Oi, Sandra
Ambos são super fáceis de se deslocar a partir de Lucerna. Na verdade a gente queria ter ido nos dois, mas não tínhamos mais dias disponíveis, então optamos pelo Pilatus. As duas únicas diferenças que percebi entre os dois é a altura (o Titlis é bem mais alto que o Pilatus) e também pq o Titlis tem um dos teleféricos que gira 360 graus.
Eu acho que existe essa opção de subir e descer de trem alpino sim, a gente só desceu, pois queríamos andar em todas as opções possíveis.
Estava olhando os preços no site do monte Pilatus. São várias opções de ingressos!
Pode me dizer qual dos ingressos se refere ao seu passeio?
http://www.pilatus.ch/en/railway-cableways/prices/
Oi, Sandra
O nosso ticket era o “Silver round trip”, e nos optamos pela segunda classe. Fizemos o trajeto Kriens – Pilatus – Alpnachstad, mas daria pra fazer o contrario também (Alpnachstad – Pilatus – Kriens). Mas acho que no caso do teu marido, como ele não quer andar no teleférico, ele teria que pegar um ticket que fosse tanto a ida como a volta por Alpnachstad, pois é dali que parte o trenzinho alpino.
Olá Bruna. O seu blog foi muito útil na minha viagem à Suíça. O post sobre o Monte Pilatus está perfeito. Segui tudo exatamente como vc. escreveu e deu tudo certo. Obrigada!
Oi, Nanci
Ah, é?!? Puxa, que legal! Que bom que deu tudo certo. Fico feliz! A Suíça é uma maravilha, né?!? Pena que é tudo tããão caro por lá.
Obrigada pela visita aqui bo blog! :D
Estou pensando ir a Lucerna em torno de 15/9 e desejo ir ou ao Top of Europe ou no Monte Pilatus. Duvida….. ao chegar ao final da viagem de trem ainda tem muito a caminhar….em subidas ou trilhas ate alcançar os lugares destinados a curtir a paisagem, cafeteria, etc.???? Pergunto pois devido a altitude me preocupo pois vamos com gente que utiliza stents…. e são pessoas de 60 anos e não estão com o melhor preparo físico do mundo. Abracos Ronaldo
Gostei muito do seu blog por isso encaminhei a pergunta acima.
Oi, Ronaldo
Não, no caso do Monte Pilatus, o teleférico já sai ali no meio do topo da montanha, como vc pode ver no mapa número dois. Dali, vc tem que caminhar um pouco pra cada lado, tanto pra ir nos picos mais altos pra ver a paisagens como pra ir no restaurante. Na verdade, de todos esses picos, se vcs forem apenas no Oberhaupt, vc já consegue tirar essas fotos que nos tiramos la do alto, com os lagos e montanhas ao fundo. Mas a subida é bem leve e tem degraus. É tranquilo!!
Já nos outros picos exige um pouco mais de caminhada, o caminho é um pouco mais difícil e ficam um pouco mais longe. Ai é questão deles analisarem se eles podem ir ou não.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna, parabéns pelo blog! Muito útil. Estou com uma dúvida: vou precisar deixar malas no guarda volume, mas aqueles da foto são pequenos. Será que teria lugar para deixar mals grandes? Obrigado
Oi, Orlando
Sim, tem pra malas pequenas e pra malas grandes. Ao menos em Zurique tinha. Acredito que em Lucerna e em outras cidades da Suíça também tenham nas duas configurações.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oii bom dia!! adorei os comentários. Vou agora em setembro e quero muito fazer esse passeio. É possivel chegar de carro até onde pegamos o teleférico? A melhor opção é ir de teleferico e voltar de trem?
Voce poderia me dizer o custo do passeio?
MuitoObrigada
Oi, Taciana
Sim, é possivel ir de carro, mas não sei detalhes sobre estacionamento e tal.
Não, essa não é a melhor opção. Na verdade, vc pode fazer o inverso também, sem nenhum problema. Eu optei por fazer assim, pois queriamos andar tanto de trem como de teleferico, sendo que o inicio do passeio ficou melhor melhor pra nós dessa forma.
Eu não lembro mais qual foi custo, mas no site eu acho que tem os valores atuais.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Oi…
Adorei as dicas. Quero muito ir nesse restaurante…como faço para saber qual é?
Você tem o nome? Tem mais restaurantes lá no monte?
Obrigada
oi, Gabriela
Não tem erro, ele fica no mesmo prédio onde vc vai desembarcar vindo com o teleférico, ai é só subir no segundo andar.
Sim, tem mais um ou dois restaurantes lá no Monte. Fique tranquila, tem opções pra todos os gostos!
Oi Bruna, passei só para dizer que AMO seu site!!! Estou chegando em Zurich agora dia 09/12 e Vc me ajudou muitooooo!!!! Parabéns pelo site e obrigada pelas dicas. bjsss
Bruna, voltei…rsrsrs tenho uma dúvida e preciso da sua ajuda, daria tempo pra fazer o Monte Pilatus e Lucerna no mesmo dia. Vou estar em Zurich e queria fazer um bate e volta em Lucerna, mas depois do seu post quero muito ir ao Monte Pilatus, Vc acha que dá tempo?? Super obrigada novamente por tudo. bjsss
Bruna, acabei de olhar no site do Monte Pilatus que de novembro a primavera de 2015, vai estar fechado para construção do novo acesso. Uma pena…em Maio volto a Suiça e já está no meu roteiro. Muito obrigada por tudo. bjsss
Oi, Carla
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do blog e que de alguma forma a nossa experiência esteja te ajudando na elaboração do teu roteiro!!!
Acho que fica muito corrido partir de Zurique pra ir ate Lucerna e ver tanto a cidade como ir ate o Pilatus. Vc deve levar em consideração que tem o tempo de deslocamento entre Zurique e Lucerna, que fica em torno de 1 hora mais ou menos e também, o dia escurece mais cedo no inverno, então, por volta das 16:30 já vai estar escuro.
Agora, quando vc for em maio, ai sim, pois escurece mais tarde e vc pode caminhar por Lucerna tranquilamente, mas no inverno fica meio inviável.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Olá Bruna!
Tudo bem?
Parabéns pelo seu blog! Vc posta ótimas dicas!
Você saberia dizer se este passeio para o Monte Pilatus pode ser feito no feriado de Pentecostes, que acontece no dia 25.05, na Suíça? Talvez esse seja o único dia que teremos para fazer este tour.
Aproveitando, ficaremos 06 dias na Suíça, assim divididos: 2 dias em Zurique, 02 em Lucerna (um dia para passeio ao Monte Pilatus), 01 em Berna e 01 Genebra. Vc acha que a viagem está bem distribuída ou teria algo mais que valeria a pena encaixar?
Muito obrigado desde já!
Oi, Franco
Obrigada! =D
Humm.. não sei te dizer sobre o feriado, mas vc pode se certificar olhando no site ou até mesmo, eles devem ter algum email de contato.
Acho que a tua viagem está bem distrubuida sim, apenas 2 dias inteiros em Zurique pode ser muito, a cidade é super compacta. Talvez seria melhor colocar dois dias em Genebra, onde tem mais atrações. Essa é a minha opinião.
Olá Bruna!
Muito obrigado pelas dicas.
Já consegui informações no próprio site do Monte Pilatus sobre seu funcionamento no feriado!
Quanto à sugestão sobre Zurique, achei muito válida. Como vou chegar lá em torno do horário de almoço, acho que dá para conhecer bem a cidade e ir embora no dia seguinte para outro lugar, certo?
Antes de ir para Genebra, vc acha que um passeio durante o dia em Mountreux vale a pena ou Genebra de fato tem boas atrações para dois dias completos?
Obrigado mais uma vez pela atenção!
Olá, Bruna. Estou planejando uma viagem para a Suíça e já percebi que seu blog vai ser muito útil. Poderia me informar, por gentileza, o custo total desse passeio ao Monte Pilatus, exatamente no roteiro que você seguiu? É que preciso decidir entre fazê-lo por conta própria ou contratá-lo numa agência de turismo, que já me ofereceu a 127 dólares, saindo às 12:30 e voltando às 18hs. Muito grato.
Oi, Gilberto
Quando será a tua viagem? ATé março de 2015 o Pilatus estará fechado por causa de uma obra.
O valor é 60,00 euros (ticket para subir e descer o Pilatus) + o transporte publico até Kriens e/ou Alpnachstad (ida e volta que não lembro mais quanto pagamos). Nos optamos por ir via Kriens (de bondinho) e voltar via Alpnachstad (de trem).
Olá, Bruna. Minha viagem será em maio de 2015, quando creio que o Pilatus já estará reaberto. O transporte público estaria coberto pelo Swiss Pass. Aliás, uma boa pergunta: será que o Swiss Pass cobre também o passeio completo ao Pilatus? Caso não o faça, creio que a opção oferecida pela agência de turismo não está de todo mal. Grato!
Oi, Gilberto
Não sei te dizer se o Swiss Pass cobre o passeio ao Pilatus, talvez o trem até Kriens/Alpnachstad, mas o resto acho que vc deve comprar em separado. Mas claro, é bom vc verificar, pois eu nunca usei o Swiss Pass.
Feliz 2015 pra vc! Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna! Estarei indo pra Suíça meados de abril. Vc sabe me informar se terei algum problema para visitar o Monte Pilatus neste período? e quanto custa este passeio? pode ser pago em euro?
Oi, Sandra
Acredito que não, exceto se tiver neblina ou alguma condição desfavoravel que não permita a subida. Eu vi esses tempos que o Pilatus estaria fechado pra algum reparo até março de 2015. Sobre os valores, vc tem que ver no site os preços atualizados. O site é esse aqui: http://www.pilatus.ch/en/railway-cableways/prices/
Não lembro se pode ser pago em euros e também não lembro mais se pagamos em euros, franco suíço ou cartão de crédito. Mas acho que euro não é aceito, não lembro de nenhum lugar na Suíça que aceitou euros como pagamento.
Parabéns pelas fotos! Eu subi no Pilatus ano passado (2014) em meados de junho. Também não tinha neve, então os acessos lá em cima estavam todos liberados. O céu estava limpo e o dia ensolarado, não poderia estar melhor!
Fizemos o caminho contrário ao seu: Lucerna(trem) > Alpnachstad(cog-rail) > Pilatus(teleférico) > Kriens(ônibus) > Lucerna
Na descida pegamos o teleférico até a primeira parada, almoçamos na área externa desse mesmo restaurante, com uma excelente vista. Dali descemos a pé por cerca de 1 hora até o próximo ponto e pegamos o teleférico até Kriens para esperar o ônibus de volta para Lucerna.
Também tirei várias fotos, mas nada se compara a estar pessoalmente nesse lugar.
Era um sábado e à noite estava tendo um festival na cidade, a região em torno da ponte estava cheia de barracas de comidas, bebidas e muita música. Também teve uma queima de fogos muito bonita! Na mesma noite estava tendo uma festa em Zug, lá teve show com vôos de caças militares, mas eu estava cansado demais para ir até lá, rs.
Obs.: em muitos lugares aceitam euro como pagamento, mas devolvem o troco em francos.
Oi, Renato
A Suíça é o paraíso pra quem gosta de tirar fotos da natureza, né??!! Nossa, acho que essa foi uma das viagens onde mais bati fotos.
A gente acabou fazendo o passeio dessa forma, pq ficamos meio apreensivos com o trem (ele poderia ser muito inclinado ou até mesmo, a gente ficar com medmo). Só por esse motivo mesmo.
Assim como vc disse, da pra fazer tanto da forma como fizemos ou ao contrario, como vc fez. É super tranquilo!
Meu pai leu o comentário anterior e me disse que eles aceitavam euros na maioria dos lugares. Eu não lembrava mais. Mas que bom que vc confirmou essa informação.
OBrigada pelas dicas e pela visita aqui no blog!
Olá Bruna,
Estarei na Suiça em 18/04/2015 e gostaria de ir ao Monte Pilatus (Lucerna – Kriens – Pilatus – Alpnachstad – Lucerna voltando de barco). Mas li em um site que o trem de cremalheira só funciona a partir de maio… Sabe me informar se essa informação procede?
Oi, Carlos
Infelizmente nao sei te dizer se essa informação procede ou não. Vc teria que dar uma olhada no site oficil, talvez lá exista alguma informação mais concreta sobre esse detalhe.
Super sucesso pra você também em 2015, Bruna! Continuando em minha busca por informações com vistas a um bom planejamento, sobretudo financeiro, vou te fazer uma pergunta que os blogueiros em geral não gostam de responder, com justa razão até, porque é difícil mensurar esse tipo de gasto. Mas como preciso dessa informação, creio que posso contar com sua experiência. Refiro-me ao item alimentação, considerando que a Suíça é um país caro. Como o café da manhã está incluído na diária dos hotéis, minha proposta é destinar em torno de 100 francos suíços diários para o almoço de 2 pessoas, com umas duas cervejinhas, que ninguém é de ferro, e compras em supermercado para um lanche à noite no hotel. Estaria de razoável tamanho? Grato.
Oi, Gilberto
Dificil dizer “sim” ou “não”, pq depende do tipo de restaurante que vcs pretendem ir. Lá realmente é tudo muito caro, mas eu reservaria um pouco mais, principalmente por se tratar de 2 pessoas.
Estou simplesmente fascinada com cada uma das dicas. Vou para a Suiça em 29/05 e, apenas para reforçar, todos esses passeios maravilhosos são acessíveis a cadeirantes?
Obrigada
Oi, Mylene
Puxa, vou ficar te devendo essa info. Não cheguei a reparar nisso. Será que no site do Monte Pilatus não tem alguma informação sobre a acessibilidade a cadeirantes?
De qualquer forma, obrigada pela visita aqui no blog!
Olá. Estou planeando uma viagem com meus pais pra mês que vem em novembro, vivo na suica mas ainda não conheço muito por aquu e gostei das suas dicas, eu não sei se alguém já perguntou, não consegui ler todos os comentários, mas é gostaria de saber até onde é possível ir se carro? Obrigada
Oi, Mayra
Nunca andei de carro na Suíça, o transporte publico (trem e ônibus) é muito eficiente. Usamos essas duas modalidades pra ir a todos os lugares que visitamos no país. Infelizmente não vou poder te ajudar sobre esse assunto.
Gostaria de saber se posso ir e voltar ao Monte Pilatus de trem. E onde compro essa passagem? Qual nome trem- cidade?. Vou sair de Zurique para Lucerna batevolta apenas para visitar o MOnte e pretendo voltar outro dia apenas para Lucerna. Acha possível assim?
Desde já agradeço
Alexandre
Oi, Alexandre
Sim, totalmente possível. Vc pode ir e voltar ao Monte Pilatus de trem sim, sem problema algum.
Vc vai de trem de Zurique até Lucerna. Na estação de trem de Lucerna vc vai até o Centro de Informação Turística e la vc compra o passe ate o Monte Pilatus. Vc diz a atendente q prefere ir e voltar de trem. De Lucerna ate o Monte Pilatus de trem, vc só consegue subir e descer o monte no trem alpino, nao consegue subir ou descer no teleferico, por exemplo. As estações não são próximas.
Bruna, belo texto e lindas imagens! Pretendo fazer esse passeio. Você acha que em novembro é possível? É muito frio nessa época? Falo um inglês bem básico, vou sozinha, é complicado para comprar os ingressos. Estive na França em 2012 e me virei bem, mas desta vez acho que será uma aventura e tanto. Obrigada por suas dicas.
Oi Bárbara
Vc deve olhar o calendário do Monte Pilatus pra ver os meses e dias em funcionamento. Eu acredito que agora em novembro ainda esteja funcionando, apenas tem que cuidar se essa época não é o período das manutenções e tal. Foi bem tranquilo ir lá e os tickets (entrada Monte Pilatus e passagem do meio de transporte que vc escolher) vc pode comprar no centro de informações na estação de trem de Lucerna. Já costuma ser frio sim, mas ainda não está aqueeeeele friozão todo insuportável.
Obrigada pela visita aqui no blog! Demorei um pouquinho pra responder, mas estava em viagem e voltei hoje.
Obrigada pela resposta. Só mais uma pergunta na sua opinião qual o mês que verei as paisagens mais bonitas?
Oi, Bárbara
Eu fui em outubro e achei uma época boa, mas talvez seja bem legal ir agora em novembro ou mais pro final do inverno, lá por março ou abril, onde as montanhas ainda vão estão com bastante neve no topo.
=DD
Muito Obrigada!
Fazendo bate-volta de Zurique para Lucerna. Qual dos montes teria um acesso mais fácil: Titlis ou Pilatus?
Desde já agradeço
Alexandre
Oi, Alexandre
Monte Pilatus. Se vc olhar o mapa da Suíça, vai ver que Zurique fica mais no alto, ai vc desce até chegar em Lucerna. Monte Pilatus fica quase do lado de Lucerna, já o Monte Titlis fica beeeem mais pra baixo (um pouco mais longe).
[…] as as horas: Veja aqui a experiência da […]
Oi, Bruna! Muito obrigada pelas dicas.
Tenho uma dúvida: passarei dois dias em Lucerna, pegarei um trem de Zurique para chegar lá e depois voltar. O que você aconselha: sair da estação de trem e ir direto para o monte Pilatus e conhecer a cidade no dia seguinte, ou comprar os tickets pro monte para o dia seguinte e conhecer a cidade logo? O hotel em que vou me hospedar fica bem perto da estação, cerca de 7 minutos a pé, então o deslocamento até a estação não é um problema.
Oi, Larissa
Acho que vc deve ver como anda o tempo, se tiver sol, não tenha duvida, vá direto ao Monte Pilatus. A vista em um dia de sol fica muito mais bonita! A cidade é pequena e é mais fácil de se locomover, vc pode ir a pé em todas as atrações. Priorize a subida no Pilatus. A primeira vez que estive na Suíça eu não consegui subir, por causa do tempo. Se tiver neblina e tal, eles não permitem que os turistas subam o morro.
Obrigada pela visita aqui no blog!
OI Bruna, legal seu site, achei bem explicativo, mas tenho uma duvida!!! estarei em setembro em zurique, e gostaria de fazer um bate e volta a lucerna. e gostaria de subir o monte pilatus, ir de teleferico (dragon ride) e voltar de funicular (bonde) e ainda conhecer a cidade. acha que seria possivel?
quanto tempo levaria para subir o monte?
te agradeço antecipadamente.abraços
Oi, Igor
Sim, na minha opinião, é possivel. Se vc se programar pra começar o dia cedo, da tempo de subir o Monte Pilatus e depois conhecer Lucerna. Lucerna é bem pequena, o que torna a visita bem simples dr ser realizada.
Para subir o Monte Pilatus, vc vai levar uns 30-40 minutos cada parte da viagem + o tempo que vc ficar la no topo da montanha (mais ou menos 1 hora, se vc nao for almoçar lá).
Oi Bruna…estarei em Lucerna no final de dezembro(03 dias) e quero ir ao Monte Pilatus. A dúvida é s seguinte: como estarei de carro alugado( chegarei por Zurique e de lá vamos até Lucerna de carro) será possível chegar até a “entrada” do Monte de carro no lugar desse transporte público que vc pegou na estação de trem?Vale a pena ir de carro e deixar lá(onde?)kkkkkk…Ainda estou tentando entender…
Agradeço suas respostas…
A propósito, seu blog me ajudou muito quando conheci Edimburgo em 2015.
Beijos e parabéns pelo blog.
Cibele.
Oi, Cibele
Sabe que não reparei? Não lembro se tinha estacionamento, mas acredito que sim. Vc pode tentar mandar uma mensagem para a página no Facebook em português da Suiça e perguntar. Caso não tenha estacionamento (o que acho muito dificil) vc pode deixar o carro no centro de Lucerna, ali perto da estação de trem e de lá seguir esse mesmo trajeto que fiz. Vou ficar te devendo essa info, mas realmente não reparei nisso pra te dar uma resposta com100% de certeza.
Ah é?!? Que legal!!! Espero que tenha gostado de Edimburgo. :DD
Obrigada pela visita aqui no blog!
BOa tarde Bruna! Estou no seu blog conferindo as dicas sobre Lucerna e Zurique pois vou na primavera visitar essas cidades. Gostaria de saber em qual época do ano vc foi? Digo isso porque tenho medo de muito frio e não tenho noção de quão frio vai estar na primavera.
Parabéns pelo blog!
Oi, Diva
Fui em outubro de 2012. Ainda não estava super frio, mas pegamos um friozinho sim.
Boa Noite Bruna. Estou adorando seu blog. Estarei em Lucerna na primeira semana de setembro. Lá é final de verão para o outono certo? já é muito frio? Ainda é muito quente? Sinto muito frio por isso a preocupação.
Oi, Josete
Certo! Teoricamente ainda não é frio. Acredito que nessa época vc não vá pegar temperaturas muito baixas. Apesar de que, ultimamente, o tempo anda meio louco. Não dá pra garantir nada. Aconselho a começar a acompanhar a previsão do tempo uns 20 dias antes da viagem.
Obrigada pela visita aqui no blog!!
obrigada pela atenção. logo estarei arrumando as malas. abraços.
Olá,Bruna
Amei seu post, muito explicativo e realmente esclareceu muito nossas dúvidas!!Só um detalhe…o trem nº 1, que se pega em Lucerna e o trem de Alpnashstd que vai para Lucerna está incluso no SILVER ROUND TRIP ou paga-se a parte? Obrigada, abraços…
Oi, Fabi
Pelo que eu lembro esta tudo incluido, se nada mudou. Obrigada pela visita aqui no blog!