Salzburgo tem inúmeras atrações que podem facilmente ser classificadas como “cartão postal” da cidade e o Palácio Mirabell com toda a certeza é uma delas. De todas as principais atrações turísticas de Salzburgo, esse palácio e uma das casas de Mozart, são as únicas que ficam na parte chamada de Cidade Nova.
No início do século 17, Wolf Dietrich von Raitenau, mandou construir esse palácio em Salzburgo para demonstrar todo o seu amor por Salomé, que veio a se tornar sua esposa e com quem teve 10 filhos. Mas não foi essa história de amor que fez com que o Palácio Mirabell ficasse mundialmente conhecido.
A verdadeira razão foi devido as filmagens do musical A Noviça Rebelde. Foi nos jardins do palácio que uma das cenas mais importantes do filme foi gravada: as crianças Von Trapp cantando e dançando a música Do Re Mi em volta da fonte de Pegasus. Reconheceu?
Pra quem vai até lá achando que vai ser possível visitar o interior do palácio, está muito enganado. Infelizmente não é possível. Atualmente o palácio abriga algumas repartições públicas e o gabinete do prefeito de Salzburgo.
Mas então o que a gente foi fazer lá? Além de ver os detalhes da fachada em estilo barroco do palácio, nós aproveitamos pra visitar os seus jardins também. Das escadarias que dão acesso ao jardim é de onde se tem uma das melhores vistas do Centro Antigo de Salzburgo, com a Fortaleza Hohensalzburg dominando a paisagem. Só por essa vista, já valeu o passeio!!
Os jardins por si só valem a visita, mas eu achei que ele ganhou um destaque em especial por causa das cores do outono. Ah, também não posso deixar de mencionar as estátuas que enfeitam o jardim, uma mais bonita e impressionante que a outra.
Mas sabe aquela história que eu comentei no inicio do post de que não era possível visitar o palácio? Pois então, eu não sosseguei enquanto não descobri um jeitinho. Na verdade, como meus pais queriam assistir algum concerto de música clássica na terra do Mozart, a tarefa acabou se tornando moleza.
Regularmente, durante o ano todo, sempre as 20:00 da noite, acontecem apresentações de música clássica no Palácio Mirabell.
É altamente recomendado comprar os ingressos antecipadamente, pois o número de cadeiras é pequeno e quase sempre está lotado, tanto de locais como de turistas.
Encontrar a entrada correta para ter acesso a Sala de Mármore não foi tarefa fácil, mas depois de uns 5 minutos procurando, finalmente encontramos uma pessoa que pode nos dar essa informação.
Desde a entrada, tudo impressiona, mármore por toda parte, inclusive toda a decoração nas paredes, nas escadas e as estátuas, absolutamente tudo é esculpido em mármore. Vale muito a pena fazer como nós fizemos: chegar com pelo menos uns 40 minutos de antecedência, pq há muitas coisas a serem fotografadas!
Um dos grandes destaques do palácio, juntamente com a Sala de Mármore, é escadaria com anjos esculpidos. São muitos e todos foram esculpidos com uma riqueza de detalhes, que é dificil parar de fotografar.
A Sala de Mármore está localizada no terceiro andar do Palácio Mirabell, essa sala sempre foi usada para concertos, desde a época em que Wolf Dietrich von Raitenau morou no palácio. Mozart também se apresentou ali e como se não bastasse todo esse histórico, esse salão ainda tem a fama de ser considerado um dos mais bonitos da Europa. E realmente ele merece todos os adjetivos e elogios que li por aí. A sala é feita inteiramente de mármore e os detalhes são perfeitos.
Por volta de uns 30 minutos antes de começar a apresentação, já é possível entrar e escolher o lugar, pois os assentos não são marcados.
Pontualmente no horário marcado (20:00), as portas da Sala de Mármore foram fechadas e as artistas foram chamadas ao palco.
Nem preciso dizer que o repertório, segundo a opinião dos meus pais, estava perfeito. Todas as principais composições de Mozart, Strauss e Schubert foram tocadas. Foi uma oportunidade de fazer uma programação bem diferente do que estamos acostumados. Recomendo muito, muito mesmo!
Ah, já estava esquecendo de dois detalhes importantes: não é obrigatório usar trajes mais formais e a apresentação dura um pouco mais de 1 hora, com um intervalo de 10 minutos.
** Precisando de hotel em Salzburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Áustria
Todos os posts sobre Salzburgo
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Oi Bruna, tudo bem? Você sabe se é possível comprar esse ingresso pela Internet? Daqui dois dias vou para Salzburgo e vou ficar lá só dia. Obrigada
Oi, Juliana!
Sim, é possível. Nesse link
https://www.salzburger-schlosskonzerte.at/en/index_programm.htm
Você coloca entre quais datas vc vai estar lá e clica em “refresh”.. ai vão aparecer as datas que vão ter os concertos. Se os dias em que vc estiver lá tiver a opção “order online”, quer dizer que ainda tem ingressos pra serem vendidos, caso contrario já estão esgotados.
E em “prices and links” vc vê quanto custa cada ingresso de acordo com o lugar/tipo de ingresso que vc tem interesse. Os ingressos mais caros custam 37,00 euros/pessoa.
Acabei de comprar ingresso pro musical Elisabeth em Viena usando as dicas dadas pelo site. Eu vou fazer um tour pelo centro/leste europeu em janeiro e to adorando os textos do site. Parabéns e obrigada.
Oi, Tais!!
Legal hein!! Que bom que tudo deu certo. Os teatros e as apresentações em Viena são excelentes, tenho certeza que vc vai gostar.
Obrigada pela visita aqui no blog!!!
Olá Bruna!!!
Quero muito conhecer o Palácio e assistir um Concerto como você fez…
Vc comprou no dia ou foi antes? Estou tentando pelo site “Viena Concerts” mas só dá erro…
Obrigada!!!
Oi, Verônica
Comprei antecipadamente. Cada um dos tickets das apresentações que vi eu comprei no site correspondente que escrevi nesse post. Na hora até vc pode achar alguma coisa, mas não acho muita vantagem, pois dependendo da época os tickets podem estar esgotados. Pra garantir, é melhor comprar o quanto antes.
Olá, querida Bruna.
Qual não foi minha decepção que em dezembro o jardim estava fechado com uma pequena cerca. Podíamos apenas admirar atrás dela. Aquele caminho de plantas em que no filme noviça rebelde a protagonista passa andando e cantando andando com as crianças também estava fechado.
O jardim estava bonito mesmo no inverno. Não dá nem pra criticar o excesso de cuidado deles…rs
Oi, Elisa
E ai, como foi tua viagem? Gostou da Alemanha? Gostou da Austria?
Juraaa? Não acredito!!! Mas que estranho estar fechado. Tinha algum motivo especial ou será que no inverno sempre fecha? E realmente, tudo por lá é muito bem cuidado, os jardins então.. Nem parecem de verdade! Hehe :D
Pois é. Eu dei bobeira de não perguntar porque estava fechado, mas fiquei com a impressão de que era por causa do inverno, pois as pessoas em volta pareciam não se impressionar com o fato de estar fechado…o que não ocorreria se tivesse fechado excepcionalmente…e também não estava tendo nenhum evento especial na cidade.
Eu amei a Alemanha e a Áustria.
Visitei quase todos os lugares dos seus posts.
Em Salzburg também fui na Untersberg que é o correspondente deles referente à Nordkette de Innsbruck. Só que o preço é mais salgado e não tem muita coisa para fazer lá em cima. Só um restaurante.
O mais emocionante de Salzburg para mim foi ver uma mecha de cabelo do Mozart na casa em que ele nasceu.
Mas entre Innsbruck e Salzburg eu confesso que preferi Innsbruck, pois aquela cidade com os alpes em volta parece uma pintura.
Quanto à Alemanha, fiquei impressionada com tanto desenvolvimento e preparo do povo. Qualquer um fala inglês e são muito cordiais. Tudo funciona. Passei o ano novo no portão de Brandemburgo e eu não sei como, mas revistaram todos…rs
Nunca me senti tão segura no meio de uma multidão.
Fiz um day trip de Munich para Dachau e valeu a pena demais. Também fui a Neuchwenstein. Não consegui entrar no castelo, pois estava lotado e os convites acabaram, mas a vista por fora valeu demais…pretendo voltar quando a ponte marienbrucke não estiver mais interditada e aproveito para conhecer o castelo por dentro.