02.06
2013

(Só) Tem na Escócia!

Hoje em dia existem muitas pessoas que priorizam conhecer outras coisas durante uma viagem além das principais atrações turísticas, como por exemplo, ter experiências das mais diversas possíveis, seja na gastronomia, participar de um festival, conhecer algo típico que aparentemente “só” existe naquele país e por ai vai.

Nesse tempo todo que passei em Edimburgo, eu pude observar, experimentar e ver coisas que são consideradas típicamente escocesas e/ou britânicas. Claro que com o processo de globalização intensificado, muitas coisas perderam um pouco a identidade, pois já podem ser encontradas (ou são reproduzidas) em praticamente todos os cantos do mundo. Mas tem coisas que só vão ter graça se forem vistas, provadas e vivenciadas no país de origem. Ainda bem!

IF

→ Look Left / Look Right / Look Both Ways

Quem nunca fotografou as ruas de Londres, Edimburgo ou qualquer outra cidade britânica? A primeira vez que eu vi esses indicativos no chão pensei: “que gente doida”.. mas depois de ser quase atropelada umas 15 vezes na primeira vez que estive no Reino Unido, entendi o pq da existência dessa “ajudinha”.. Sem isso, acho que metade da população mundial que fosse ao Reino Unido voltaria pra casa com uma perna quebrada (ou pelo menos iria conhecer um hospital)!

09242010(030)

IF

IF

→ Gaita de Fole (Bagpipes) e os Kilts

As primeiras coisas que vem a cabeça quando pensamos em Escócia são: Kilt e Gaita de Fole (Whisky tbm!), né?! Então, ao andar por Edimburgo, vai ser bem fácil encontrar pessoas (autenticos escoceses ou não) vestidos a rigor e tocando bagpipes.

IF

IF

Já adianto que ao lado da Waverley Station, perto da St Giles Cathedral e no The Mound são os lugares preferidos desse pessoal pra se apresentar, divertir os turistas e pq não, ganhar uns pounds também.

IF

IF

Toda vez que eu escuto uma gaita de fole de longe eu procuro saber de onde o som está vindo e vou até lá, pelo menos pra tirar uma fotinho e quase sempre (se merecer) eu deixo umas moedinhas, pq tem que ter folego pra tocar a tal da gaita de fole, viu?!?!

→ Os clãs escoceses

Toda família escocesa que se preze tem o seu tartan oficial e consequentemente formam um clã. O clã “nada mais é do que” uma forma de identificar um grupo ou uma familia tipicamente escocesa. Em várias lojas de souvenirs é possível comprar um livrinho (que na capa está estampado o tartan referente a cada clã) que conta a história dos principais clãs escoceses.

IF

Até no aeroporto..

Até no aeroporto..

Quem quiser saber mais sobre o assunto, eu já escrevi um post sobre isso, que pode ser conferido aqui: Um pouco de cultura escocesa: Clãs, Tartans e Kilts (e mais o Tartan Weaving Mill).

→ OS Kiltmakers

São lojas especializadas em fazer os trajes tipicamente escoces. Eles, além de fazerem os kilts, também vendem todos os acessórios necessários para compor um traje oficial do país. A grande maioria dessas lojas ficam na Royal Mile, perto da North Bridge, mas claro que existem outras espalhadas por Edimburgo e em várias outras cidades/vilarejos do país.

kiltmaker_1200x822

Um kilt com um “ótimo corte” e bem alinhado pode custar pelo menos 800,00 libras, mas pra quem quiser trazer um de lembrança, as lojinhas de souvenirs vendem também e o preço é bem mais acessível.

→ Whisky Shop e o Whisky Escocês

Whisky e consequentemente as Whisky Shops são duas coisas que existem em todos os cantos do país, seja na capital ou num pequeno vilarejo perdido no meio das Hebrides. Os escocês tem o maior orgulho do seu produto principal e valorizam isso como ninguém.

whisky shop 2_1200x840

Em Edimburgo existem centenas de lojinhas espalhadas pela cidade, além dos pubs “especialistas” em whisky. Com certeza vale a pena conferir!

whisky shop_1200x877

Os últimos whiskies que eu trouxe pro meu pai

Os últimos whiskies que eu trouxe pro meu pai

Pra quem se interessar pelo assunto, uns meses atrás eu escrevi um post sobre o assunto, Tudo sobre Scotch Whisky, o Uisque Escocês.

→ Irn Bru

Quando comecei a organizar a primeira viagem que fizemos ao Reino Unido (que incluiu a Escócia também) li sobre a existência do Irn Bru. Pra quem não sabe, o Irn Bru é um refrigerante, o mais popular da Escócia. Apesar dele ter a cor laranja, não significa que o gosto seja parecido com a Fanta, mas também não saberia descrever com o que ele se parece exatamente. Mas uma coisa eu posso garantir, é bom!

14102011(002)

irn bru 2_1200x924

→ 80 Shilling

É um tipo de cerveja escocesa fábricado pela Belhaven e que pode ser encontrado tanto na Escócia como em vários outros lugares pelo Reino Unido. Apesar de ser uma cerveja escura, ela não é tão forte e tem um gosto bem agradável.

foto_929x929

→ Pimm’s e Gim com Tônica

E já que estamos falando de bebidas (alcoolicas), apesar dessas duas não serem “exclusivamente” escocesas, elas fazem bastante sucesso em Edimburgo e na Escócia em geral também. São duas bebidas que combinam perfeitamente com um happy hour em um dos milhões de pubs que existem no país.

g_1200x895

→ Haggis e Salmão

Sem duvida esses são os pratos típicos mais populares da Escócia. Quem nunca sonhou em ir à Escócia e comer um autentico salmão escocês? Nesse tempo todo que morei em Edimburgo eu aproveite pra comer salmão como se o mundo fosse acabar amanhã. Comi salão grelhado, salmão (cru) defumado, sopa de salmão, enfim, o que tivesse salmão lá estava eu provando.

salmao_1162x929

haggis_1200x900

22072011(002)

Já o Haggis eu demorei um pouco pra tomar coragem em experimentar, principalmente depois que eu li do que ele é feito. Claro que se o prato for bem feito, ninguém vai ficar com nojo de comer e por ser um prato meio apimentado (ou é o tempero que é muito forte?) a gente até que nem estranha.

→ Oatcakes

Ahhhh, essas bolachinhas foram amor a primeira vista! Desde que eu descobri a existência delas, não teve uma única semana que eu não comprasse. Existem pessoas que acham ela totalmente sem graça e sem gosto, mas eu gostei e recomendo. Ela pode ser encontrada em qualquer Tesco (rede de supermercado) que existem aos montes por toda a Escócia (e Reino Unido, apesar de que eu não lembro de ter visto essas bolachinhas nos mercados em Londres).

oat_1150x929

→ A Flor da Escócia, o Thistle

Quem já leu mais do que meia página sobre a Escócia em qualquer guia de turismo ou site da wikipédia já reparou que sempre vai aparecer a foto de uma florzinha rosa. Pois então, eu aproveito a oportunidade pra apresetá-la, se trata do Thistle, mais conhecida por “A Flor da Escócia”. Mas eu tenho uma boa e uma má notícia sobre esse assunto: ela pode ser vista em diversos parques em várias cidades da Escócia, mas somente durante o verão.

IF

Em Edimburgo, durante o verão, é possível ver diversas “Flores da Escócia” no Princes Street Gardens, o parque que fica bem no meio da cidade, entre a New Town e a Old Town.

maq sony antiga 652

Como curiosidade, a Escócia tem um hino não oficial chamado “The Flower of Scotland”, quem tiver curiosidade, tem um video que fiz durante o jogo de futebol que assisti em Glasgow, entre as seleções da Escócia e da Espanha, pela Euro 2012. Esse hino sempre é cantado em substituição ao “God Save the Queen”, o hino ofical do Reino Unido. Os escoceses são rebeldes! Pra assistir ao video é só clicar aqui (o video tá no final desse post).

→ Cashmere

Até eu chegar em Edimburgo, eu nem sabia que o país era famoso também pelo cashmere. Só na extensão da Royal Mile existem vááárias lojas que vendem tudo o que se possa imaginar de produtos feitos de cashmere. Nesse tempo todo que morei lá, consegui comprar algumas coisinhas como cachecóis e blusas feitas 100% de cashmere e o melhor de tudo?!?! Teve coisas que comprei a preço de banana, pq a alta temporada de vendas tinham acabado e ai vieram as promoções e eu me esbaldei!

cashmere_1200x929

Existem lojas “mais elitizadas” e “lojas estilo outlet” na própria Royal Mile que vendem roupas de puro cashmere. Vale a pena dar uma olhada!

Mas o meu sonho de consumo eu ainda não realizei, que é comprar uma manta feita totalmente de cashmere, mas um dia eu ainda chego lá!

→ Árvore enfeitada com rolhas de whisky

Sim! Qual não foi a minha surpresa ao chegar no aeroporto de Edimburgo no final de novembro de 2010 pra pegar um voo pra Amsterdam e ver uma árvore de Natal totalmente enfeitada com rolhas de whisky? Achei a idéia genial e super criativa!

Arvore de natal aerop edi

→ Hotel Missoni Edinburgh

Edimburgo foi a primeira cidade do mundo a receber um Hotel Missoni e isso aconteceu ainda em 2009. O hotel, mesmo sendo “classificado” como 5 estrelas tem tarifas com preços dentro da normalidade. Ano passado quando voltei a Edimburgo pra passar meu aniver, me hospedei lá! Queria ver como era ficar hospedada na Old Town de Edimburgo. Quem quiser ver o post que escrevi sobre o hotel, é só clicar aqui.

hotel missoni_1200x876

hotel missoni 2_1200x856

→ A ovelha Dolly

Sabiam que a ovelha Dolly foi clonada na Escócia? Sim, ela é escocesa! E agora é possível ve-la no Museu Nacional da Escócia!

dolly_1200x831

→ Fila indiana pra tudo, pra tudo mesmo

Sabe aquele costume que brasileiro tem de chegar e ir se amontoando pra entrar em algum lugar ou no transporte público? Pois bem, isso não existe na Escócia e pasmem.. os escoceses ainda fazem fila indiana pra tudo! Experimenta chegar num grupinho e ir se achegando e querendo furar pra fila pra ver o que te acontece! Principalmente se tiverem pessoas mais velhas por volta, elas vão mandar o espertinho pro final da fila! Já presenciei uma situação dessas e foi no minimo engraçada!

IF

IF

→ Lewis Chessmen

Quando fui fazer meu intercâmbio na Escócia, soube que iria ter uma exposição especial de reinauguração do Museu Nacional da Escócia com as famosas pecinhas de xadrez que foram encontradas na ilha de Lewis, que fica na costa oeste da Escócia e fiquei super interessada em ir!

chess_1200x825

Vai dizer que elas não são perfeitas? Fiquei impressionada!

→ As placas dos carros

Eu não sei se mais alguém reparou, mas em quase todos os lugares que visitei no Reino Unido (exceto a Escócia) as pessoas costumam ter na placa do seu carro o indicativo de que são do UK, mas na Escócia a coisa não é bem assim. Praticamente 90% dos carros tem essa placa aqui:

IF

→ A organização

Tudo bem, isso não é encontrado só na Escócia, mas sim em todo o Reino Unido. Claro que eles estão longe de serem 100% perfeitos, mas pra quem mora no Brasil e vê sempre a desordem, a burocracia e o jeitinho brasileiro pra tudo, é impossível não ficar admirado com a organização encontrada lá.

IF

Em Edimburgo mesmo, vi de perto isso. Por exemplo: as obras do tram! A cidade tava uma bagunça sem fim, os escoceses indignados com os gastos pra construir uma “redezinha” de tram que “só” iria ligar o aeroporto até o porto da cidade (tipo assim: vai atravessar a cidade toda, de ponta a ponta), mas mesmo assim a bagunça era organizada.

As explicações dos acessos as lojas da Princes Street estavam em placas a cada 10 passos e espalhadas por todas as partes, quando chegou a vez das rotas dos ônibus serem afetadas pelas obras, as rotas alternativas estavam sendo anunciadas em todos os pontos de ônibus da cidade como nos sites da Lothian Buses (empresa responsavel pelo transporte público de Edimburgo) e até a rota que faz especialmente o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade era atualizada constantemente com as mudanças de rota conforme as obras iam avançando. Isso sem falar em todas as placas que indicavam rotas alternativas para os carros se locomoverem pela cidade ou pegar a estrada que liga Edimburgo ao norte da Inglaterra ou ao norte e costa oeste da Escócia. Impossível não reparar isso, né?

→ Outros produtos

Pra quem gosta comprar souvenirs durante uma viagem (alô mãe!), na escócia existem diversas coisas legais pra trazer de recordação. Seja um imã de geladeira, um kilt, uma camiseta com alguma piada ou brincadeira relacionada aos escoceses, um ursinho de pelucia, uma bolsa com um I “heart” Scotland, uma caneca ou até mesmo um baralho com temas típicos do país, enfim, opções é o que não faltam!

IF

19082011(008)

19082011(003)

Acho que é isso… ou será que esqueci de alguma coisa?

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Glasgow, Inverness - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
28 comentários em "(Só) Tem na Escócia!"
  1. Nick   05/06/13 • 12h05

    Oi Bruna, acho que vc esqueceu os doces chamados Fudges, estou certo ?
    Abraços…

  2. Nathalia   13/08/13 • 19h29

    Oi Bruna tudo bom?
    Vou pra Edimburgo no final do mês e queria saber se os whiskys no free shop são muito mais caros do que na Royal Mile, Grassmarket ou Rose Street ou se tem algum que eu só vou encontrar em Edimburgo mesmo.
    Parabéns pelos posts, estou me programando pelo seu blog :)
    Obrigada!

    • Bruna Bartolamei   14/08/13 • 02h01

      Oi, Nathalia

      Os preços são praticamente os mesmos, pouca diferença, nada muito significativo. No centro da cidade vc encontra todos os whiskys que estão no free shop (tanto em Londres como em Edimburgo). Algumas destilarias menores, não muito conhecidas, não vendem no free shop. Eu já tive dificuldade em achar alguns (por ex, o Sheep Dip 1990 ou whiskys da destilaria Laphroaig 25 anos da caixinha preta).

      Se vc fizer questão de um whisky “mais local” (não aqueles de destilarias super famosas) te aconselho a comprar em Edimburgo mesmo, mas se quiser algo mais “popular” vc pode deixar pra comprar no aeroporto.

      Não sei se vc já viu esse post que escrevi sobre whisky? Aqui tem mais algumas informações e fotos dos whiskys que já comprei pro meu pai.
      http://contandoashoras.com/2012/03/24/tudo-sobre-scoth-whisky-o-uisque-escoces/

      Aqui nesse site vc pode pesquisar whiskys por destilarias e também pode ter uma noção dos preços
      http://www.whiskyshop.com/Search/ByDistillery.aspx

  3. Martha Miranda Lacerda   04/10/13 • 10h33

    Olá.
    Antes de mais nada quero agradecer as suas dicas de seu Blog , foram maravilhosas! Viajei em Setembro/2013 e deu tudo certo. Muito, muito obrigada. E continue escrevendo o seu Blog , nao pare jamais !!!
    Bem , agora vou escrever a parte chata , que nao deu certo da viagem e pedir sua ajuda se for possível, ok .
    Comprei para minha neta , uma vaca de pelucia, tamanho medio/ grande, da Escocia, aquela raca que só existe lá ,lembra, qual é !
    Pois bem , me roubaram a sacola da vaca dentro do aviao, de volta ao Brasil. E eu só percebi , quando desembarquei ! Esperei as pessoas desembarcarem e fui uma das ultimas a sair do aviao! O aviáo estava lotado e esta sacola , ficou distante de mim ! Fiquei muito triste! Bem, infelizmente aconteceu ! MAS, O PIOR , É QUE EU JÁ TINHA DITO PARA ELA , QUE EU HAVIA COMPRADO A TAL VACA , NUMA DAS VEZES QUE FALEI COM ELA PELA INTERNET ! ELA ESTÁ MUITO TRISTE !
    As minhas perguntas: 1- tu sabes como posso comprar esta vaca de pelucia pela internet ?
    2-Tu conheces alguém na Escocia , que pudesse comprar e eu mandaria o dinheiro antes? A que eu comprei custou 25 libras , era um tamanho medio/ grande ? Nao me importo de pagar mais!
    3-Tu sabes se em Londres , consigo comprar esta vaquinha ? Onde?
    Muito obrigada! E desculpe , mas, sou uma avó desesperada !
    Martha .

    • Contando as Horas   04/10/13 • 14h48

      Oi, Martha

      Obrigadaaa!! Fico muito feliz que tenha dado tudo certo na tua viagem.. =DD

      Puxa, que coisa chata isso que aconteceu.

      Sim, sei qual é.. a Highland Bull. Bom, eu não sei de nenhum site que venda e entregue aqui no Brasil. Mas em Londres eles vendem sim essa vaquinha, eu já vi em lojas de souvenirs, mas não se te dizer uma especificamente. Mas geralmente qualquer lojinha dessas especificas de souvernirs vendem.

  4. Thaysa   08/10/13 • 08h40

    Ei! Estou planejando aproveitar as férias do ano que vem para ficar um mês estudando inglês e passeando no exterior e a Escócia é minha primeira opção. Porém estou um pouco insegura, em relação a Londres ou Edimburgo… O que me diz? Ah! E em relação ao preço, é realmente bem mas em conta que Londres?

    • Contando as Horas   08/10/13 • 13h29

      Oi, Thaysa

      Eu sou suspeita pra falar qualquer coisa de Edimburgo ou de Londres. Gosto muito das duas cidades.

      O que vc pode levar em consideração na tua decisão são duas coisas (na minha opinião): o custo de vida e gama de opções que cada cidade tem a oferecer.

      Londres tem um custo de vida muito mais alto que Edimburgo por exemplo. Mas em compensação Londres oferece milhões de coisas pra ver e fazer, não que Edimburgo não ofereça também, mas Londres é Londres e as vezes, me parece que uma vida é pouco pra aproveitar tudo o que essa cidade tem a oferecer.

  5. Cibele Augusta de Oliveira   22/05/14 • 21h01

    Que post maravilhoso…não vejo a hora de chegar em Edimburgo. Já estou arrependida de ficar só um dia e meio aí, pois iremos conhecer Inverness…mas vou aproveitar todas dicas suas e depois colocar no meu blog de recordações de minhas viagens. Bjssss

    • Contando as Horas   24/05/14 • 00h46

      Oi, Cibele

      Realmente um dia e meio é pouco, mas ao menos vc vai ter o gostinho. Tenho certeza que vc vai adorar!

      Depois deixa o link aqui no blog pra eu ver sobre a tua viagem!! =DD

  6. Maria do Carmo Silva Francolin   24/09/14 • 12h06

    Olá, Poderia informar c omo é o tempo em dezembro e janeiro? Vou passar o Reveilloh em Edimburgo..Venta muito? Que agasalho levar? Dá prá andar a pé na rua de dia..e de noite?
    Vamos ficar 4 dias na cidade e creio que vai ser maravilhoso!Quem mora no calor do Brasil dá para suportar o frio no inverno de lá?
    Obrigada.
    bjs

  7. Claudia   20/11/14 • 16h54

    Olá, amei esse espaço , muito bom o site, super informativo ! Parabéns !

  8. Catherine   04/01/15 • 23h24

    Não sei se só tem na Escócia , mas sempre me lembro dos biscoito shortbread (Walkers) que eu amo!!! Vou pela 2a vez para Escócia e estou amando as dicas! Obrigada

    • Contando as Horas   06/01/15 • 20h13

      Oi, Catherine

      Isso, é verdade. Esqueci de escrever sobre os shortbreads. Eles existem nos demais paises que compoem o UK, mas na Escócia são bastante populares.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. Ana   24/07/15 • 08h44

    Oi Bruna!! Tudo bem? Eu moro atualmente em Glasgow e estou pensando seriamente em mudar pra Edimburgo…. Você que viveu lá, o que acha? comparando Edimburgo com Glasgow quais seriam suas opniões? Bjão e parabéns pelo site!

    • Contando as Horas   30/07/15 • 21h11

      Oi, Ana

      Dificil essa pergunta hein! Eu prefiro Edimburgo, mas nessa ultima viagem que fiz, gostei bastante do que vi em Glasgow. Por qual motivo exatamente vc esta pensando em mudar de um lugar para o outro? É complicado dar uma opinião sem saber quais são os principais detalhes que estão te fazendo querer mudar.

  10. Silvia de Paula   03/02/16 • 20h50

    Oi Bruna. Estou com algumas duvidas. vamos em Maio para Londres e Escócia. Se comprarmos agora pela internet as passagens de trem, podemos só retirar lá no dia? por todo este tempo? qual cidade, Edinburgh ou Glasgow, é melhor para ficar como base e daí fazer passeios de bate e volta? temos dois dias para esse bate e volta, quais seriam os imperdíveis?Glasgow merece qtos dias? E York em Londres? Temos 8 dias para dividir entre Edinburgh, Glasgow e York. Poderia nos dar um palpite. Desde já obrigada, Silvia.

    • Contando as Horas   06/02/16 • 16h20

      Oi, Silvia

      Sim, se vc comprar as passagens agora aqui no Brasil e vc pode retirar lá na estação escolhida os tickets. Mesmo que a sua viagem seja só em maio, isso não é problema. As passagens ficam disponíveis para serem retiradas 2 horas após a compra até o dia da viagem.

      Depende dos passeios que vcs querem fazer. As hospedagens em Glasgow costumam ser mais baratas que em Edimburgo. Eu acho que Glasgow, assim como Edimburgo, merecem no minimo 2 dias (fora os dias para os bate-voltas), mas pode ser mais ou menos dias tbm, depende muito do interesse de vcs em cada cidade. Sobre York, a cidade é pequena, se vc tiver um dia inteiro lá, é super tranquilo. Já Londres, eu aconselho pelo menos uns 5 dias.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Cicero Almeida   19/02/16 • 20h15

    Oi Bruna, estou indo em abril para a Edimburgo. É possível fazer um bate e volta para ilha de Skye em 2 dias? Pretendo também passar 2 dias completos em edimburgo; Ou vc tem alguma sugestão para conhecer as highlands, excluindo o lago ness? grato

    • Contando as Horas   21/02/16 • 21h03

      Oi, Cicero

      Possivel é, mas fica um pouco corrido. Mas claro que isso depende muito do que vc quer ver lá.

      Tirando o Lago Ness, existem milhares de coisas, destilarias de whisky, vilarejos bonitinhos, castelos.. Depende do que vc gosta!

  12. Ricardo   04/08/17 • 14h11

    Olá Bruna!

    Parabéns pelo blog! Fantástico ver coisas muito bem explicadas como as que você colocou.

    Estou pensando em passar minhas próximas férias na Escócia e gostaria muito de algumas informações. Poderíamos trocar uns e-mails?

    Muito obrigado!

    • Contando as Horas   07/08/17 • 15h21

      Oi, Ricardo

      Obrigadaaa! :D

      Claro, meu email esta ali na aba “Contato”.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  13. Lucas   04/06/19 • 08h23

    Olá, agradeço por compartilhar. Estou me alimentando de suas experiências. Eu e minha esposa vamos a Londres em Dezembro para 2 semanas de curso de inglês e 10 dias de férias, que queremos dividir entre Escócia, Irlanda e País de Gales. Se puder nos ajudar com dicas será incrível. Desejo ótima semana!

    • Contando as Horas   21/06/19 • 21h46

      Oi, Lucas

      Obrigada pela mensagem, fico feliz que os posts estao te ajudando a organizar essa viagem.

      Dicas sobre o que exatamente?

  14. Deise   16/07/19 • 20h24

    Adorei,obrigada pelas dicas

    • Contando as Horas   17/07/19 • 11h45

      Oi, Deise

      Obrigada pela visita aqui no blog! Fico feliz que tenha gostado! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas