26.06
2013

Um programa tipicamente Vienense: Café Imperial e Confeitaria Demel

Umas das coisas que eu estava ansiosa pra conhecer na Áustria era a sua gastronomia. E como eu já disse em outros posts, ela realmente não decepcionou nenhum pouco!

Com certeza uma paradinha para um lanche a tarde deve fazer parte de qualquer roteiro à Áustria. O que não faltam em Viena são cafés a cada esquina, sendo assim, não existe desculpa pra não conhecer ao menos um.

cafe imperial 13_1200x886

Essa cultura dos austriacos de passar horas e mais horas em um café surgiu ainda quando a cidade estava sob dominio do Império Turco-Otomano, onde foi justamente nessa época que algumas cafeterias começaram a aparecer. Ai veio o periodo de dominio do Império Austro-Hungaro, que fez com que essa tradição fosse fortemente cultivada. Hoje em dia, a Unesco declarou os Cafés de Viena (Wiener Kaffeehaus) como Patrimonio Imaterial da Humanidade.

Então pra não deixar passar em branco a oportunidade, eu tinha selecionado alguns restaurantes e cafés que são bem famosinhos em Viena pra gente visitar, mas não tivemos tempo de ir em todos, o que foi uma pena. Mas os que eu posso destacar que nos fomos e gostamos muito, são: o Café Imperial e a Confeitaria Demel.

Confeitaria Demel

Somente na segunda tentativa nos conseguimos uma mesa. O lugar é super disputado! Eu não sabia se era por causa da sua localização, já que essa confeitaria fica muito perto da entrada principal do Hofburg, ou se era pq era bom mesmo. A gente foi até lá num fim de tarde, e tivemos a sorte do lugar já estar esvaziando.

demel 1_1024x675

Nos mesmos tivemos que procurar uma mesa, mas enquanto a gente passeava pelo estabelecimento, aproveitei pra tirar uma fotinhos, claro.

demel 9_1024x732

demel 2_1024x727

Quando em fim achamos uma mesa vaga e limpa, uma atendente nos explicou como o esquema por lá funcionava. Basicamente é assim: as bebidas (chá – pode ser adoçado com mel, café, sucos, entre outros) são pedidos na mesa e as comidas são pedidas no balcão e nos mesmos levamos até a mesa. Achei bem prático!

demel 5_1024x614

Como era final de tarde, nos aproveitamos pra fazer uma lanchinho rápido, então cada um pediu uma chá ou café (o mais pedido é o Wiener Melange) e uma torta diferente pra provar.

demel 7_1007x768

Em resumo: o ambiente é super bonito e requintado, a comida é ótima, o atendimento é bom, mas se não der sorte de ir num horário com menos movimento, é impossivel fazer qualquer coisa lá dentro.

Café Imperial

Em 1863 estava sendo inaugurado o Hotel Imperial, um dos mais tradicionais de Viena. E alguns anos mais tarde surgiu o Café Imperial. Nos estivemos lá por duas vezes, uma pra almoçar e outra pra jantar (mas também é servido café da manhã – que eu imagino que deve ser nota 1000!) e recomendo muito pra quem quiser desfrutar de um ambiente tranquilo e comer comida austriaca de ótima qualidade.

cafe imperial 11_1200x830

O hotel fica na mesma rua que a Wiener Staatsoper (Opera Estatal de Viena) e bem próximo ao Musikverein e a Karlskirche, então a localização não poderia ser melhor.

Logo que chegamos, um garçom veio rapidamente nos acomodar e já aproveitou pra nos explicar como funcionava a questão dos pedidos.

cafe imperial 5_1200x857

A primeira vez que estivemos lá foi para almoçar e já passava das 15:00, a gente não sabia ao certo se ainda era possivel pedir pratos quentes.

Como eu já tinha lido alguns elogios no TripAdvisor, resolvemos não pular etapas e pedimos desde entrada (sopa de legumes), prato principal (só pra variar um pouco, dessa vez eu não pedi nenhuma comida tipica da Áustria e preferi um frango grelhado) e sobremesa. E pra acompanhar tudo isso, muita cerveja, claro! Esse foi o meu pedido nas duas vezes!

cafe imperial 2_1193x900

cafe imperial 4_1200x834

A sobremesa merece um paragrafo inteiro nesse post! Junto com a sobremesa que comi no Hotel Missoni em Edimburgo, essa também ficou em primeiro lugar de todos os doces, tortas e sobremesas que tive direito de provar nessa viagem. Tirando o nome impronunciavel que ela tem (Ringstrasseneisbecher), não teve torta imperial, nem apfelstrudel (torta de maçã) e muito menos torta sacher que entrasse nesse pareo! Pra ter uma idéia de como nos gostamos, nas duas vezes que estivemos lá, todo mundo repetiu essa sobremesa! A melhor parte da sobremesa não aparece na foto, que são os 3 sabores de sorvetes que estão escondidos.

cafe imperial 9_1200x880

cafe imperial 17_1200x877

Ao contrario do que muitas pessoas possam pensar, almoçar ou jantar é bem acessivel financeiramente. Achei os preços bem de acordo. Ao contrario do Restaurante Imperial, não é exigido “trajes mais apropriados”. O atendimento é excelente, até fizemos amizade com o garçom que foi muito simpático. A comida é nota 10! Fica a dica!

Torta Imperial

Torta Imperial

Obs.: Outros cafés que eu tinha selecionado, mas não deu tempo pra ir foram: Café Schwarzenberg, Café Central e Café Frauenhuber.

** Precisando de hotel em Viena? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Áustria

Todos os posts sobre Viena

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Áustria, Viena - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
13 comentários em "Um programa tipicamente Vienense: Café Imperial e Confeitaria Demel"
  1. Fernanda Scafi   26/06/13 • 14h30

    Deu água na boca!!!!!

    • Bruna Bartolamei   26/06/13 • 17h38

      Oi, Fernanda!

      Foi dificil escrever esse post e selecionar as foto entao, foi quase uma tortura! :D

  2. Juliana   26/06/13 • 20h55

    Oi Bruna,
    Concordo com você que a culinária austríaca é uma delicia. E as sobremesas então? Também adorei os cafés vienenses!!

    • Bruna Bartolamei   27/06/13 • 18h41

      Oi, Juliana!!

      Tava sumida, hein!!:D

      Verdade!! Além de bonitas são excelentes!!! Vontade de voltar agora pra lá.

  3. luffi   27/06/13 • 01h11

    Que todo o mundo já sabe que os cafés de Viena são uma instituição não é novidade, mas nada como experimentar um e viver todo aquele ambiente se pode apreciar. Na minha viagem fui cerca de 3 vezes e de todas adorei, claro que a apresentação de um simples café já dá agua na boca, mas as sobremesas são o pecado da gula. Passa pelo meu blog e leia sobre o que escrevi dos cafés e a cidade de Viena. Tou acompanhar o seu e a gostar muito, parabéns

    • Bruna Bartolamei   27/06/13 • 18h51

      Oiii!!!

      Verdade, virou um “ponto de visitação obrigatório” em Viena!! Vou procurar o teu blog, pode deixar!

      Obrigada pela visita!! :D

  4. gilmara   04/08/13 • 09h59

    Bruna
    Otimo post!!!!
    E os preços?????

    • Bruna Bartolamei   04/08/13 • 18h56

      Oi, Gilmara

      Totalmente pagavéis hehehe não lembro exatamente o valor de cada coisa em especifico, mas eu diria q com 10,00 – 15,00 euros da pra provar uma torta e um chá e ainda sobra dinheiro na Demel e no Cafe Imperial, os pratos principais ficavam na media de 12,00 a 30,00 euros (os mais elaborados, claro).

      Se vc olhar no site oficial, talvez tenha o menu com preços. Não tenho certeza, então teria que olhar.

      • Gilmara   05/08/13 • 10h25

        Ai que bom!!!
        Vai demorar um pouquinho (só abril), mas irei experimentar essas delicias e depois te conto! rs
        beijo

  5. Gilmara   16/06/14 • 11h45

    Brunaaaa

    Amei suas dicas e segui todas, principalmente a de ir no Café Imperial (que eu ameiiiiiii) e provar a sobremesa Ringstrasseneisbecher kkkkk Que maravilhosaaaa!!! Na Demel, por incrível que pareça, eu consegui sentar e provar a famosa torta de chocolate (maravilhosa tb!)… Viena é linda ! beijos

  6. Contando as Horas   17/06/14 • 00h39

    Oi, Gilmara

    Meu Deeeeuussss!! Eu não acredito que vc foi lá!! Fiquei com inveja hahaha Chego a sonhar com essa sobremesa cada vez que vejo esse post. Eu ainda tenho que voltar a Viena só pra ir la novamente.

    Que bom que vc foi e principalmente que vc gostou dos restaurantes. A gente tenta ir em vários, mas eu só coloco aqui no blog as coisas que a gente realmente gostou muito.

    Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  7. ana lucia leite   18/06/14 • 16h57

    Estava procurando um trajeto partindo de Viena para Bratslava quando descobri seu site…Adorei ! Meu marido e eu estamos programando,exatamente, esta viagem,porque,apesar de conhecermos varias cidades da Austria,nunca fomos a Viena…Com certeza suas dicas vão ser de grande utilidade.
    Vou procurar o “nosso” hotel no “Booking”,como voce orientou e depois lhe dou retorno.
    Com muito carinho lhe agradeço,
    Ana Lucia

    • Contando as Horas   19/06/14 • 01h43

      Oi, Ana Lucia

      Nossa, que legal! Vcs vão adorar Viena, a cidade é muito bonita, bem organizada, fácil de se locomover, bem segura e limpa, assim como outras cidades da Áustria.

      Se precisar de alguma ajuda com o hotel, é só me escrever. Eu não sou nenhuma expert em Viena ou Bratislava, mas talvez posso ajudar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas