Umas das coisas que eu estava ansiosa pra conhecer na Áustria era a sua gastronomia. E como eu já disse em outros posts, ela realmente não decepcionou nenhum pouco!
Com certeza uma paradinha para um lanche a tarde deve fazer parte de qualquer roteiro à Áustria. O que não faltam em Viena são cafés a cada esquina, sendo assim, não existe desculpa pra não conhecer ao menos um.
Essa cultura dos austriacos de passar horas e mais horas em um café surgiu ainda quando a cidade estava sob dominio do Império Turco-Otomano, onde foi justamente nessa época que algumas cafeterias começaram a aparecer. Ai veio o periodo de dominio do Império Austro-Hungaro, que fez com que essa tradição fosse fortemente cultivada. Hoje em dia, a Unesco declarou os Cafés de Viena (Wiener Kaffeehaus) como Patrimonio Imaterial da Humanidade.
Então pra não deixar passar em branco a oportunidade, eu tinha selecionado alguns restaurantes e cafés que são bem famosinhos em Viena pra gente visitar, mas não tivemos tempo de ir em todos, o que foi uma pena. Mas os que eu posso destacar que nos fomos e gostamos muito, são: o Café Imperial e a Confeitaria Demel.
Somente na segunda tentativa nos conseguimos uma mesa. O lugar é super disputado! Eu não sabia se era por causa da sua localização, já que essa confeitaria fica muito perto da entrada principal do Hofburg, ou se era pq era bom mesmo. A gente foi até lá num fim de tarde, e tivemos a sorte do lugar já estar esvaziando.
Nos mesmos tivemos que procurar uma mesa, mas enquanto a gente passeava pelo estabelecimento, aproveitei pra tirar uma fotinhos, claro.
Quando em fim achamos uma mesa vaga e limpa, uma atendente nos explicou como o esquema por lá funcionava. Basicamente é assim: as bebidas (chá – pode ser adoçado com mel, café, sucos, entre outros) são pedidos na mesa e as comidas são pedidas no balcão e nos mesmos levamos até a mesa. Achei bem prático!
Como era final de tarde, nos aproveitamos pra fazer uma lanchinho rápido, então cada um pediu uma chá ou café (o mais pedido é o Wiener Melange) e uma torta diferente pra provar.
Em resumo: o ambiente é super bonito e requintado, a comida é ótima, o atendimento é bom, mas se não der sorte de ir num horário com menos movimento, é impossivel fazer qualquer coisa lá dentro.
Em 1863 estava sendo inaugurado o Hotel Imperial, um dos mais tradicionais de Viena. E alguns anos mais tarde surgiu o Café Imperial. Nos estivemos lá por duas vezes, uma pra almoçar e outra pra jantar (mas também é servido café da manhã – que eu imagino que deve ser nota 1000!) e recomendo muito pra quem quiser desfrutar de um ambiente tranquilo e comer comida austriaca de ótima qualidade.
O hotel fica na mesma rua que a Wiener Staatsoper (Opera Estatal de Viena) e bem próximo ao Musikverein e a Karlskirche, então a localização não poderia ser melhor.
Logo que chegamos, um garçom veio rapidamente nos acomodar e já aproveitou pra nos explicar como funcionava a questão dos pedidos.
A primeira vez que estivemos lá foi para almoçar e já passava das 15:00, a gente não sabia ao certo se ainda era possivel pedir pratos quentes.
Como eu já tinha lido alguns elogios no TripAdvisor, resolvemos não pular etapas e pedimos desde entrada (sopa de legumes), prato principal (só pra variar um pouco, dessa vez eu não pedi nenhuma comida tipica da Áustria e preferi um frango grelhado) e sobremesa. E pra acompanhar tudo isso, muita cerveja, claro! Esse foi o meu pedido nas duas vezes!
A sobremesa merece um paragrafo inteiro nesse post! Junto com a sobremesa que comi no Hotel Missoni em Edimburgo, essa também ficou em primeiro lugar de todos os doces, tortas e sobremesas que tive direito de provar nessa viagem. Tirando o nome impronunciavel que ela tem (Ringstrasseneisbecher), não teve torta imperial, nem apfelstrudel (torta de maçã) e muito menos torta sacher que entrasse nesse pareo! Pra ter uma idéia de como nos gostamos, nas duas vezes que estivemos lá, todo mundo repetiu essa sobremesa! A melhor parte da sobremesa não aparece na foto, que são os 3 sabores de sorvetes que estão escondidos.
Ao contrario do que muitas pessoas possam pensar, almoçar ou jantar é bem acessivel financeiramente. Achei os preços bem de acordo. Ao contrario do Restaurante Imperial, não é exigido “trajes mais apropriados”. O atendimento é excelente, até fizemos amizade com o garçom que foi muito simpático. A comida é nota 10! Fica a dica!
Obs.: Outros cafés que eu tinha selecionado, mas não deu tempo pra ir foram: Café Schwarzenberg, Café Central e Café Frauenhuber.
** Precisando de hotel em Viena? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Áustria
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Deu água na boca!!!!!
Oi, Fernanda!
Foi dificil escrever esse post e selecionar as foto entao, foi quase uma tortura! :D
Oi Bruna,
Concordo com você que a culinária austríaca é uma delicia. E as sobremesas então? Também adorei os cafés vienenses!!
Oi, Juliana!!
Tava sumida, hein!!:D
Verdade!! Além de bonitas são excelentes!!! Vontade de voltar agora pra lá.
Que todo o mundo já sabe que os cafés de Viena são uma instituição não é novidade, mas nada como experimentar um e viver todo aquele ambiente se pode apreciar. Na minha viagem fui cerca de 3 vezes e de todas adorei, claro que a apresentação de um simples café já dá agua na boca, mas as sobremesas são o pecado da gula. Passa pelo meu blog e leia sobre o que escrevi dos cafés e a cidade de Viena. Tou acompanhar o seu e a gostar muito, parabéns
Oiii!!!
Verdade, virou um “ponto de visitação obrigatório” em Viena!! Vou procurar o teu blog, pode deixar!
Obrigada pela visita!! :D
Bruna
Otimo post!!!!
E os preços?????
Oi, Gilmara
Totalmente pagavéis hehehe não lembro exatamente o valor de cada coisa em especifico, mas eu diria q com 10,00 – 15,00 euros da pra provar uma torta e um chá e ainda sobra dinheiro na Demel e no Cafe Imperial, os pratos principais ficavam na media de 12,00 a 30,00 euros (os mais elaborados, claro).
Se vc olhar no site oficial, talvez tenha o menu com preços. Não tenho certeza, então teria que olhar.
Ai que bom!!!
Vai demorar um pouquinho (só abril), mas irei experimentar essas delicias e depois te conto! rs
beijo
Brunaaaa
Amei suas dicas e segui todas, principalmente a de ir no Café Imperial (que eu ameiiiiiii) e provar a sobremesa Ringstrasseneisbecher kkkkk Que maravilhosaaaa!!! Na Demel, por incrível que pareça, eu consegui sentar e provar a famosa torta de chocolate (maravilhosa tb!)… Viena é linda ! beijos
Oi, Gilmara
Meu Deeeeuussss!! Eu não acredito que vc foi lá!! Fiquei com inveja hahaha Chego a sonhar com essa sobremesa cada vez que vejo esse post. Eu ainda tenho que voltar a Viena só pra ir la novamente.
Que bom que vc foi e principalmente que vc gostou dos restaurantes. A gente tenta ir em vários, mas eu só coloco aqui no blog as coisas que a gente realmente gostou muito.
Obrigada pela visita aqui no blog! =D
Estava procurando um trajeto partindo de Viena para Bratslava quando descobri seu site…Adorei ! Meu marido e eu estamos programando,exatamente, esta viagem,porque,apesar de conhecermos varias cidades da Austria,nunca fomos a Viena…Com certeza suas dicas vão ser de grande utilidade.
Vou procurar o “nosso” hotel no “Booking”,como voce orientou e depois lhe dou retorno.
Com muito carinho lhe agradeço,
Ana Lucia
Oi, Ana Lucia
Nossa, que legal! Vcs vão adorar Viena, a cidade é muito bonita, bem organizada, fácil de se locomover, bem segura e limpa, assim como outras cidades da Áustria.
Se precisar de alguma ajuda com o hotel, é só me escrever. Eu não sou nenhuma expert em Viena ou Bratislava, mas talvez posso ajudar.
Obrigada pela visita aqui no blog!