Todo mundo lembra que até algumas décadas atrás existia um país chamado Tchecoslováquia, certo? Na década de 90, através do acordo Divórcio de Veludo, esse país deixou de existir, dando origem a dois novos países: a República Tcheca (capital Praga) e a Eslováquia, cuja capital é Bratislava.
Quem pensa em conhecer a “continuação” de Praga, eu já aviso: é muito mais fácil e leva menos tempo se o trajeto for feito a partir de Viena. Bratislava fica apenas 65 km de distância de Viena e o tempo de viagem de trem com a empresa austríaca leva em torno de 1 hora. (Quem tiver interesse, umas semanas atrás eu escrevi um post sobre como é andar de trem na Áustria).
Os trens em direção a Bratislava partem da estação Wien Hbf (que também é conhecida por Wien Südbahnhof, seu nome antigo, já que essa nova estação central está sendo construida junto a Südbahnhof), mas em Brastislava existem duas opções de estações de trem para desembarcar: a estação central de Bratislava, a Bratislava Hlavná Stanica (Bratislava – hl st) ou a Petrzalka. Nos preferimos pegar o trem um pouco mais tarde, por volta das 09:00 da manhã e desembarcar na estação central. Os horários mais cedo desembarcavam na estação de Petrzalka, que fica na região sul de Bratislava, ou seja, bem mais longe do centro da cidade.
(Obs.: depois da minha viagem a Polônia, eu tive dificuldade de encontrar pessoas que falassem inglês, nessa viagem eu já fui precavida. Então é sempre bom saber algumas palavrinhas chaves pra não passar aperto, como por exemplo: vlak = trem, zo stanice = alguma coisa relacionada com estação de trem, e zastávla = parada)
Chegando em Bratislava, não se assuste, pois a estação de trem parece uma rodoviária caindo aos pedaços, mas é ali mesmo, pode desembarcar tranquilo. Saindo da estação, é só descer toda a rua que fica bem em frente, dobrar a direita, atravessar uma passarela e seguir pro centro da cidade, onde estão todas as atrações turisticas agrupadas.
Bratislava (também conhecida pelo seu apelidinho de Blava) está situada as marges do rio Danúbio – onde finalmente vi o tal do famoso Danúbio (Azul) – e é uma cidade super pequena, bem fácil de ser percorrida a pé. E foi isso que fizemos.
No caminho entre a Estação Central de Trem e o Centro Antigo de Bratislava (Staré Mesto) fizemos uma paradinha pra conhecer o Grasslkovich Palace, local onde mora o presidente do país. Infelizmente não dá pra conhecer o palácio por dentro, mas é possivel caminhar pelos seus jardins e também ver a Fonte Zem – Planéta Mieru (Fonte Terra – Planeta de Paz).
Aproveitamos para caminhar um pouco pelo centrinho de Bratislava até a hora do almoço chegar. Entre todas as opções de restaurante que serviam comida típica eslovaca que eu vi na internet, um dos que estavam mais bem cotados era o Slovak Pub ou Slovenská Hréma que fica em um edificio de dois andares, pintado metade branco e metade preto, não tem erro.
O acesso ao restaurante é meio estranho, o ambiente é todo de madeira, bem rustico e existem milhares de salões, então já da pra imaginar o tamanho do lugar, né?
Uma vez na Eslováquia, aproveitamos pra provar o prato mais tradicional do país, o Bryndzové halušky, que nada mais é do que um nhoque de batata coberto com um molho de queijo de ovelha chamado de Bryndza com pedaços de bacon. Uma maravilha! Ao menos eu gostei, meu pai e meu irmão não gostaram pq acharam o queijo muito forte. E pra começar, uma sopinha…
Ah, o prato é super bem servido, tem que ter muita fome pra comer tudo aquilo. (Também tem a opção da sopa goulash, mas como eu já tinha provado em Praga, dei preferencia pra conhecer outros pratos). E pra acompanhar a comilança, pedimos cerveja eslovaca, claro!
Seguindo o passeio, nossa próxima parada foi: atravessar o Michalská brána, um dos quatro portões que davam acesso a Cidade Antiga de Bratislava. Ali fica o marco zero da Eslováquia, ou seja, mostra todas as principais distancias no país e entre os países europeus com a Eslováquia.
O centrinho de Bratislava é bem bonito, todo com ruas de paralelepipedo, e tem até algumas áreas que lembram um pouco de Praga.
Muito perto dali, fica a Dóm sv. Martina ou a Igreja de São Martinho, a principal igreja da cidade. Além de visitar a catedral, podemos visitar também um pequeno museu que fica em uma torre.
Essa catedral levou séculos até ficar pronta, foi construida entre os seculos XIII e XVI, e foi tão importante que chegou a ser local de coroação dos Monarcas da Hungria. Também é possivel ver onde estão enterrados alguns desses reis hungaros, todos os que comandaram o país entre 1563 e 1830.
A sua decoração interna não é tão pomposa como a Stephansdom em Viena, ou até mesmo a Catedral de São Vito em Praga, mas vale a pena conhecer!
Pra ir de lá até a principal atração do país, o Castelo de Bratislava, tivemos que atravessar um viaduto. Dali é possivel ver o rio Danubio (finalmente) e bater foto da Nový Most, que literalmente significa a Ponte Nova. Ela chama atenção, pq em uma das suas extremidades fica um torre com um restaurante giratório, uma estação de radio e uma plataforma de observação, que mais parece um OVNI.
A gente optou por não ir até lá e subir no deck de observação, mas agora pensando bem, deveriamos ter subido. A vista do Castelo de Bratislava deve ser super bonita lá do alto. Fica a dica!
A maior atração do país, o Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad) está localizado no alto de uma colina e assim como o Castelo de Edimburgo, domina toda a paisagem. Suas quatro torres brancas (onde 1 é diferente) são consideradas o símbolo da cidade (e do país).
Para ter acesso ao castelo, é só subir uma rampa. A vista do rio Danúbio lá do alto é super bonita e inclusive dá pra constatar que o Danúbio não é azul, e sim verde (que Johann Strauss não leia isso)! =D
O castelo que já foi uma fortaleza e já abrigou reis e rainhas, foi destruido durante a 1 e 2 Guerra Mundial, mas não faz muito tempo, ele passou por uma ampla reforma e está “brilhando” com a “nova pintura”.
Atualmente o castelo abriga, além do Parlamento Eslovaco (que fica na mesma área), a sede do Museu Nacional Eslovaco. Como o proprio nome do museu já sugere, ele conta um pouco da história do país atraves de alguns objetos encontrados durante escavações pelo país.
Na minha opinião, sendo bem sincera, eu esperava mais desse museu. Achei a decoração interna muito mais interessante do que a exposição em si. Achei também que eles poderiam ter explorado melhor a parte sobre o Divórcio de Veludo e toda a história mais recente do país e não só mostrar fotos, pinturas (principalmente) da cidade e do país em praticamente todos os anos de sua existência. A ala em que tem alguns objetos e escavações é bem pequena, no ultimo andar.
Através do ultimo andar também dá pra ter acesso a uma das torres, quem tiver coragem de encarar todos aqueles degraus super ingremes, boa sorte! Eu desisti da idéia só de olhar.
É importante dizer que o castelo só abre de terça a domingo, então todas as segundas-feiras ele estará fechado, obvio. Não dá pra bater fotos dentro do castelo.
Como deu pra ver, Bratislava é bem compacta e as principais atrações podem ser vistas em apenas um dia, e o melhor de tudo, sem nenhuma pressa!
Obs.: Ah, e antes que eu me esqueça, a Eslováquia já faz parte da União Européia e também já utiliza o euro como moeda oficial.
** Precisando de hotel em Bratislava? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Eslováquia
Todos os posts sobre a Áustria
Todos os posts sobre Rep Tcheca
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Humm… a comida e a cerveja me deram água na boca! Delícia!!! Parabéns pelo post…
Olá!!
A comida é um pouco diferente, o queijo é mais forte dos que eu to acostumada e a porçao servida é enooorme! As cervejas são excelentes!!
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá Bruna!
Que curioso. Era para visitar a Eslováquia, e claro Bratislava na altura da Páscoa, mas depois à ultima da hora tal não foi possível. A vontade latente continua lá, e este artigo veio avivar isso mesmo.
É sempre interessante descobrir as impressões de outras pessoas, com interesses similares, sobre locais que também queremos visitar.
Também por isso, obrigada por este artigo esclarecedor
Beijinho
Oi, Turista!
É uma boa opção de passeio pra vc que mora ai pertinho (ao menos mais perto que eu que estou aqui no Brasil) =DD
Obrigada pela visita!
Vc foi pra Polônia e ainda não postou sobre lá??? Ai que curiosidade pra ler tudo!!! Posta logo please! rs
Oi, Fernanda!
Sim, já fui. Essa viagem foi em janeiro de 2011. Quero ver se posto ainda esse ano! Eu sou muito enrolada hehehe :D
Oi, Bruna. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Oi, Natalie!!
Obrigadaaa!! :D
Adoreiiii as dicas!!!
Espero conhecer a Eslovaquia no mochilao de abril!!!
Oi, Gilmara
Se vc tiver tempo “sobrando”, vai mesmo. A cidade é bem bonitinha, unica decepção foi o castelo, achei que o espaço interno do castelo poderia ter sido melhor aproveitado com uma exposição mais interessante. Mas de resto, é tudo bem tranquilo e a cidade é bem segura. Ao menos não tivemos nenhum problema por lá.
Ola Bruna..
Quanto pagou no trem de Viena para Bratislava? E vc comprou na hora ou reservou pela internet?
Obrigada.
Oi, Liliane
Comprei o ticket um dia antes da viagem, na estação de trem mesmo lá em Viena.
Não lembro exatamente quanto paguei, mas era por volta de 30,00 euros o trajeto de ida e volta.
Bruna adorei todas as informações, mas gostaria de saber para comprar a passagem de trem devo comprar de qual estação de Viena para descer na estação central de Bratislava. Favor informar.
Outra coisa, posso comprar passagem de trem de Bratislava para Praga, se sim, qual estação deve descer no centro de lá. Aguardo informações.
Um abraço
Oi, Fátima
As infos que vc me pediu estão nesse paragrafo:
“Os trens em direção a Bratislava partem da estação Wien Hbf (que também é conhecida por Wien Südbahnhof, seu nome antigo, já que essa nova estação central está sendo construida junto a Südbahnhof), mas em Brastislava existem duas opções de estações de trem para desembarcar: a estação central de Bratislava, a Bratislava Hlavná Stanica (Bratislava – hl st) ou a Petrzalka. Nos preferimos pegar o trem um pouco mais tarde, por volta das 09:00 da manhã e desembarcar na estação central. Os horários mais cedo desembarcavam na estação de Petrzalka, que fica na região sul de Bratislava, ou seja, bem mais longe do centro da cidade.”
Vc pode comprar as passagens pela internet como nos fizemos ou ainda, vc pode comprar em Viena.
Um tempo atrás escrevi um post sobre os trens da Áustria e da Suíça, não sei se vc já viu!!?!?
http://contandoashoras.com/2013/05/12/como-andar-de-trem-na-austria-e-entre-a-suica-e-a-austria/
Bruna gostaria de saber quais são as atracões pagas em Bratislava e quanto custa, pois estarei indo pra la em abril mto obrigado !!!
Oi, Fabiano
O Castelo e a Igreja tem entrada paga, mas não lembro mais dos valores. Eu acho que a torre que fica na ponte tbm é paga, pra ver a cidade da plataforma de observação, como não fui, não faço idéia do valor também.
Bruna, ameeei Bratislava, fofa, despretensiosa e tão ignorada por quem vai até vienna, depois buda, e passa batido por ela. Mas você não teve a impressão de que Bratis é, comparada com praga, vienna e buda, uma coisa meio… curitiba? hahaha calma, eu explico. Aqui em curitiba temos muitas construções europeias, só que elas são simplezinhas em comparação com a suntuosidade da europa. tive essa impressão em bratislava, que é europa mas tudo é mais simples, menos ornamentos, enfim, mais ~pobrinho. mas juro que esse é só um comentário quanto a adornos, pois de nada tira o charme de lá. foi uma grande surpresa do leste, porque de buda eu já sabia o que esperar. voltei falando pra todo mundo que bratislava é parada obrigatória de vienna. tô certa?
Oi, Larissa
Certissima, olha o titulo do post que eu escrevi. Achei um bate-volta perfeito.
Sim, meio Curitiba, meio Edimburgo. Heheheh (e também no quesito clima)
Ainda não fui a Budapeste, mas tá na lista!! A cidade parece ser muito bonita.
Oi Bruna,
Parabens pelo blog! Adoro ler tudo!
Que horas voce voltou de Bratislava para Viena?
Bjos
Oi, Carol
Obrigada!! =D
Então, voltamos quando começou a escurecer, não lembro ao certo o horário da volta, mas foi mais ou menos lá pelas 18:00.
Vamos conhecer em outubro estamos anciosos para chegar o dia, vai ser muito bom.
Oi, Paulo
Legal! Vcs vão gostar! A cidade é bem pequena e bem tranquila.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Olá Bruna!
Muito bom as sua dicas. Estou indo semana que vem para Viena e devo passar o final de semana em Bratislava e Budapeste. Vamos aproveitar as suas recomendações. Obrigado.
Oi, Edgard
Legal!! Fico feliz que gostou das dicas aqui do blog! Tenho certeza que vc vai gostar de Viena e de Bratislava. Budapeste eu ainda não conheço, mas é um lugar que tenho bastante interesse.
Obrigada pela visita aqui no blog! =D
Hello, parabens pelo post, muito legal!
Eu só tive uma dúvida: Que horas foi o seu trem de retorno a Vienna?
obrigado
Oi, Jose
Então, não lembro mais. Mas era algo em torno das 17:00 ou 18:00, por ai!
Olá!
Parabéns por a informação que presta, está muito completo o blog!
Na próxima semana eu vou chegar já ao fim da tarde e vou logo de manhã embora e como vou estar pouco tempo a minha dúvida é se se recorda se as lojas de recordações estão abertas durante a hora de jantar para poder comprar umas recordações?
Obrigado
Oi, João
Não cheguei a ficar em Bratislava a noite, mas eu imagino que no centrinho deve ter algumas lojas que fiquem abertas até mais tarde, ainda mais agora durante os meses de verão, onde escurece mais tarde.
Oi Bruna: Parabéns mais uma vez. Estou preparando uma longa viagem incluindo o leste europeu, e suas informações estão sendo muito úteis.
Grato
J. Venâncio
Oi, J. Venâncio
Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog! =D
Olá Bruna, achei super interessante o seu tour, infelizmente só conheci Bratislava na madrugada que antecedeu minha volta, fiquei no norte em Liptovsky Mikulas, conheci a região da Zilina, Martin e Alto Tatras e sinceramente sou apaixonado pela Slovakia, em janeiro voltarei ao país para esquiar, conhecer os castelos que não vi ainda e lógico Bratislava de dia, parabéns pelo post, mas pretendo ir a Polônia conhecer a casa de Chopin e gostaria de saber se o pessoal por lá é bacana……
Oi, Ricardo
Legal!!! Vc vai esquiar na Eslováquia??? Nossa, que diferente! Depois me contaaaa como foi a experiência, nunca pensei em fazer esse tipo de turismo nesse país.
A Eslovaquia é um pouco desconhecida de nos Brasileiros, mas no geral, eu gostei do que vi em Bratislava. Acho que vc vai gostar tbm! =DD
No geral, eu gostei da Polônia e com os poucos poloneses que falei, eles foram super simpáticos. Mas eles são simpáticos a moda deles. Mas no geral não tenho do que reclamar, sempre fui muito bem tratada. Só não vai esperando aquela simpatia tipo encontramos aqui no Brasil, onde parece que todo mundo já se conhece desde criancinha, pq isso vc não vai encontrar hehe
So como curiosidade….o reis Hungaros eram coroados em Bratislava pq essa era uma cidade hungara. Deixou de ser no Tratado de Trianon antes da primeira guerra.
Oi, Fabiana
Isso mesmo, foi durante esse tratado assinado em Versalhes que o território húngaro foi “definido”.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna!
Uma duvida (estupida – que vergonha) sobre essa ponta que precisa ser atravessada do centro ate o Castelo. E possivel cruzar a pe? Pela foto parece que nao mas va que tenha ciclovia ou ate opcao de pedestres… perguntar nao ofende, ne? :P
Obrigada e boas viagens! :D
Oi, Luciana
Duvida é duvida, né? Eu sempre prefiro perguntar, mesmo que pareça algo muito obvio! =DD
Se vc chegar em Bratislava vc não precisa atravessar a ponte. A estação de trem, o Centro Histórico, o Castelo, ficam todos no mesmo lado.
Olá, Bruna! Tudo bem contigo?
Primeiramente, preciso dizer que curti muito seu blog, e já tem um tempinho que venho aqui fuçar seus posts, rs.
Em maio ficarei 8 dias em Budapeste, e estou pensando na possibilidade de fazer um bate-volta para Bratislava. Vi em um determinado site que a viagem de ônibus dura um pouco menos de três horas, então é bem provável que eu arrisque, já que o tempo que terei em Budapeste me permite isso.
Mas o que eu queria perguntar é: cerca de quantas horas é preciso pra conhecer essas atrações de Bratislava que você citou no post? Umas 8h ou menos? Estou tentando calcular que horas voltaria para Budapeste, pois estarei viajando sozinha e não quero arriscar (melhor prevenir, né?). Se você lembrar dessa informação, eu vou agradecer demais!
Ah, e babei no seus posts sobre a Áustria, Bósnia e Montenegro. Eu ia visitar esses três países também, mas as minhas po$$ibilidade$ me impedem de ir dessa vez, rs.
Um abraço!
Oi, Catarina
Umas 8 horas estaria de bom tamanho, ainda mais se vc vai viajar sozinha, o passeio rende muito mais. A gente estava em 5 pessoas, então é aquela enrolação pra comer, tirar foto e tal.. Acaba demorando mais.
Opaaa, espero que vc consiga conhecer a Áustria, Bósnia e Montenegro em breve. Tenho certeza que vai adorar!
Obrigada pela visita aqui no blog!
[…] fazer um bate e volta ou passar uma noite em Bratislava, a partir de Viena. Esse post do blog Contando as Horas explica certinho o que é preciso para fazer esse bate e […]
Olá,
por favor, eu tenho uma idéia de um roteiro que está me parecendo difícil, talvez você possa me ajudar. Seria ficar um dia inteiro em Bratislava, ao anoitecer pegar um trem para Liubliana, ficar uns dois dias e de lá ir de trem a Budapeste. Acha que dá certo? Obrigado
Oi, Alexandre
Teoricamente da certo sim, mas os deslocamentos serão grandes, o primeiro trecho em torno de 7 a 8 horas e no outro, umas 8 horas. Se isso nao for problema pra ti, acho q da pra encarar.
Vou ver se consigo ir de trem noturno e dormir no percurso. Mas aproveitando seu conhecimento: se eu resolver ir de carro, acha que tem problemas para cruzar as fronteiras? Isto é, se eu conseguir locadora que me permita pegar o carro na Eslováquia e devolver na Hungria. obrigado :)
Oi, Alexandre
Acho que não tem problema não, mas é bom você buscar relatos de pessoas que tenham feito isso ultimamente, assim vc vai mais tranquilo. Mas eu acredito que isso não seja um problema não.
Será que esse tipo de passeio poderia ser feito no domingo??? Ou seria melhor durante a semana?
Oi, Aline
Sim, pode ser feito. Apenas recomendo que vc ohe os horarios de trem e o horario de abertura das atrações que te interessam.
Ola estou indo em maio para alguns lugares, entre eles sair de Viena para ir a Bratis. Você acha interessante e vale a pena ir de barco? Bratis é tão pequena assim? pois vamos ficar duas noites la.. beijos
Oi, Geisa
Apesar de não ter feito esse trajeto de barco, talvez seja interessante. Vc ja pesquisou empresas e horarios pra fazer esse trajeto? A parte turistica é pequena, mas nos conhecemos apenas o principal.. Mas tem outras coisas pra conhecer. Acho que dois dias ta de bom tamanho, mais que isso seria muito tempo.
Oi Bruna, parabéns pelo post… Estou programando viajar pro leste europeu com minha esposa no próximo ano e estava vendo as cidades nas quais pensamos em visitar (gostaria de permanecer cerca de 6 dias em cada, pra conhecer mais), mas ao ler seu blog fiquei muito interessado nessa opção de bate-e-volta (não estava incluindo Bratislava no meu roteiro pra não ter de diminuir minha estadia nos outros lugares).
Minha dúvida é: é tranquilo entrar no país pra esse bate-e-volta de Viena? Sempre fico apreensivo nesse troca-troca de países (na função da imigração), pois será minha primeira viagem totalmente por conta-própria (já viajei uma vez para a Europa, mas quando viajei a outro país foi como Stopover ou como excursão saindo da cidade onde eu estava). Qualquer informação tá valendo! Obrigado!
Oi, Nuno
Sim, super tranquilo ir de Viena pra Bratislava. Não tem imigração, pq vc estará no Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas, ambos os países fazem parte.
Aqui nesse post tem algumas infos e dicas pra quem vai a Europa. A primeira vez também tive muitas duvidas, por isso resolvi escrever esse post.
http://contandoashoras.com/2016/08/04/quais-documentos-sao-necessarios-para-viajar-a-europa/
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna!
Bem legal seu relato! Parabéns! Só não achei a informação da sua volta. Qt tempo você ficou?
Beijinhos
Lily
Oi, Lily
Fiquei um dia, bate volta a partir de Viena. Voltamos por volta das 17:30-18:00 mais ou menos.
:D
Boa noite Bruna,
Tudo bem?
Eu adoro seu blog e praticamente foi a base de todos meus roteiros de viagem. Conheci quando procurava informaçes sobre Edimburgo e depois disso virou minha referencia hehehehe
Irei em abril para Budapeste e como tenho tempo de folga, pensei em fazer um day trip para Bratislava. Quanto tempo eu levaria de trem ou onibus (ja li muitos dados diferentes por ai) e vc acha que compensa esse deslocamento?
Um beijo,
Vivi :)
Oi, Viviana
Ah, é? Que legal! :D Espero que tenha dado tudo certo nas tuas viagens até então.
Então, quando fui a Bratislava, eu peguei o trem em Viena, foi super rapido, algo em torno de 1 hora de viagem. De Budapeste eu nunca pesquisei.
Eu sempre acho que compensa se vc acha a história e as atrações interessantes. Como eu tinha ido em Praga, quis ir la também, afinal, até pouco tempo atrás eram o mesmo país. Mas isso é muito pessoal, vc precisa ver se o destino realmente te interessa.
Boa noite, Bruna
Uma duvida: estou indo a Viena, com minha filha, e cheguei a reservar uma diaria de hotel em Bratislava. Vc acha desnecessário passar dois dias lá, para conhecer a cidade? Psrabens pelo blog! Um abraço
Waltinho/sao paulo
Oi, Walter
Nos fizemos um bate-volta e conhecemos somente o principal, mas não acho uma má ideia ficar lá uma noite não. Teve alguns lugares que não conhecemos.
Olá bruna, obrigado pelo artigo, estou no ônibus saindo de Viena e indo pra Bratislava e pra variar eu não tinha feito o roteiro dos passeios, o seu me servirá de base e achei super interessantes as informações que vc pontuou ! Obrigado !
Oi, Felipe
Obrigada pelo comentário. Aproveiteee!
Ola Bruna, estou indo para Viena e depois Bratislava. quero ir direto do aeroporto de viena para Bartislava cidade – centro. sabe qual o melhor transporte ?
Oi, Carla
Acho que deve ser de trem, ao menos nos fomos de Viena a Bratislava de trem. Onrigada pela visita aqui no blog!
MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES.ESTAMOS PENSANDO EM IR Á BRATISLAVA PARA UM CASAMENTO.ABRAÇOS.SUAS INFORMAÇÕES FORAM MUITO ÚTEIS.
Oi, Paulo
Obrigadaaa!! Aproveita! Bom casamento!
:D
Muito obrigado pelo post!
Estou na Eslováquia neste momento e irei fazer exatamente o roteiro que você fez. Depois venho contar o que achei!
Oi, João
Ah é? Que legal! Aproveite! Espero que goste!
Obrigada pela visita aqui no blog!
[…] Contando as Horas […]
Oi Bruna! Eu fui a Bratislava esse ano, passei duas noites lá, mas acho que só uma bastava. Fiz um roteiro de 1 dia pra curtir a cidade, vou deixar o link aqui pra ajudar quem está querendo ir… Bjos
http://partiuviajar.blog.br/o-que-fazer-em-bratislava-roteiro-1-dia/
Oi, Lid
Teu post ficou super legal! Vc foi em lugares que eu não fui ou não achei (tipo aquela estátua hehe). Também concordo que talvez uma noite seria melhor ou até um bate-volta. Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Boa noite! QUal foi o horario do trem de volta? Obrigado
Oi, Ygor
Você pode verificar os horários (e os valores) no site oficial da empresa de trem austriaca.