06.10
2013

Roteiro Itália 2013

Essa oportunidade de viagem pra Itália surgiu em abril desse ano, quando eu me inscrevi pra participar do projeto “BlogVille Emilia Romagna“. Algumas semanas se passaram até que um belo dia eu recebi um email pedindo pra confirmar se eu poderia viajar naquela determinada semana.

Nesse momento, eu comecei a pensar como poderia ser essa viagem, ou seja, quais lugares eu iria visitar, pois esse projeto do BlogVille era por “apenas” uma semana (eu não pretendia atravessar o oceano pra ficar apenas uma semana na Itália!!!).

italia 2_1200x673

Foi ai que surgiu a idéia de conhecer Roma, afinal, eu já tinha ido até Milão durante o tempo que morei em Edimburgo e só. E desde então, eu nunca mais tinha voltado a Itália.

Então, a principio, o roteiro tinha ficado assim.. Eu iria até Bolonha (local onde seria a cidade base do BlogVille por 3 dias antes da data prevista pra iniciar a minha semana), depois eu participaria do BlogVille e por fim ficaria mais 4 dias em Roma.

Mas não foi isso que aconteceu.

Sabe aquelas pesquisas que a gente resolve fazer mesmo quando o roteiro já está definido pra ver se tem algo interessante por perto? Pois então, foi ai que surgiu a idéia de ir a San Marino, também queria conhecer Florença e Siena, e pq não aproveitar e dar uma voltinha por Veneza também?!?!

Pra que isso fosse possível eu troquei minha passagem na Alitalia (tema pra outro post) e aumentei a viagem em mais 4 dias.

italia 4_1030x900

Em resumo, essa viagem ficou assim:

– Eu voei São Paulo – Roma com a Alitalia, foi a minha primeira vez voando com essa cia áerea;

– No dia que eu cheguei em Roma (as 07:00 da matina) eu resolvi passar o dia na cidade, pq eu fiquei com medo que se o voo tivesse algum atraso eu perderia o trem entre Roma – Bolonha. O que eu escolhi fazer então, foi: visitar o Coliseu, Foro Romano e arredores. E la pelas 18:00, eu fui pra estação Termini pegar meu trem de Roma pra Bolonha.

– Passei 3 dias em Bolonha, onde me hospedei em um hotel perto da Estação Central e aproveitei pra fazer alguns bate-voltas para Fidenza, Veneza e San Marino.

– De 16 a 23 de setembro eu participei do BlogVille, onde além de finalmente conhecer Bolonha (três dias), eu também fui visitar: Ferrara, Parma, Busseto, Torrechiara e Modena. Eu queria ter ido também em Faenza e Ravenna, mas eu machuquei o pé e acabei não indo pra que eu pudesse aproveitar melhor o resto da viagem.

– A próxima parada foi Florença, onde fiquei 4 dias, sendo que desses 4 dias, 3 dias inteiros eu fiquei em Florença mesmo e um dia eu fiz um tour por Siena e também visitei uma vinicola com direito a degustação dos principais vinhos da região da Toscana.

– E por fim, voltei a Roma pra terminar de conhecer as principais atrações da cidade. Claro que não poderia deixar de incluir o Vaticano nesse roteiro. Então fiquei mais 3 dias inteiros em Roma e mais um dia que passei no Vaticano.

italia 6_1200x900

Todos os descolacamentos que fiz foram de trem, fossem eles da Trenitalia ou o Italo, fossem os de alta velocidade ou não. Também tive oportunidade de viajar de busão por duas vezes, sendo que a primeira vez foi no dia que cheguei em Roma, que peguei um ônibus pra ir até o centro da cidade e a outra vez foi no dia que fiz o tour pela Toscana.

95% dos trens da Itália são ótimos, foram 1 ou 2 trens que peguei que era bem velhos, mas os demais estavam todos em ótimo estado. É bem verdade que os trens sempre saem atrasado na Itália, exceto os trens do Italo, todos os outros trem que peguei sempre estavam atrasados entre 5 a 20 minutos. As estradas eu também achei excelentes, muito boas mesmo.

Em toda a viagem eu me hospedei em apenas 4 hotéis: em Guarulhos (na noite anterior ao voo com a Alitalia), em Bolonha, em Florença e em Roma. Gostei de todos os hotéis que me hospedei, todos tinham uma localização excelente. É só ficar ligado que vem post sobre esse assunto por ai.

E também aproveitei pra comer muuuuito durante essa viagem, pq né, ir a Itália e não provar pelo menos um pouco do que cada uma das suas regiões tem a oferecer seria uma loucura. Também vou escrever nos próximos posts sobre os restaurantes que fui e gostei.

italia 8_1200x900

Enfim, como deu pra perceber, nos próximos meses o principal assunto aqui no blog vai ser essa viagem a Itália, claro!

Obs.: mais pra frente eu vou escrever um post especial explicando direitinho sobre como é o BlogVille, ou seja, com todos os detalhes, além dos passeios que fiz pela região da Emilia Romanha.

Enquanto os próximos posts sobre a Itália não vão ao ar… Aqui vai a série de posts sobre Milão que escrevi um tempo atrás:

Roteiro: Milão, na Itália (com dicas de como ir do aeroporto de Malpensa até o centro da cidade)

Musical Mamma Mia, em Milão (um dos musicais mais famosos do país)

Última Ceia, na Basílica Santa Maria delle Grazie (como conseguir ingresso e como é a visita)

24 horas em Milão (o que fazer em Milão em apenas 24 horas)

Tour no Estádio San Siro (como ir até o estádio e onde comprar o ingresso pra fazer o tour no estádio e visitar o museu)

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Itália - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Roteiro Itália 2013"
  1. Dani Polis   07/10/13 • 19h39

    Adorei o post!
    E ansiosa demais pra ver os seus posts!
    Beijo!

    • Contando as Horas   08/10/13 • 13h24

      Oi, Dani

      Já to me adiantando aqui e escrevendo vários posts. Amanhã entra outro no ar. É só ficar ligada!!

      Obrigada pela visita aqui no blog.
      =D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas