Uma das coisas que mais me surpreendeu positivamente durante essa minha última viagem à Itália foram os trens. A malha ferroviária do país é ótima e tem uma boa cobertura em praticamente todo o país.
Pra quem não sabe, as opções de empresas de trens na Itália são: a Trenitalia (tema para outro post) e a Italo. Nesse post vou falar somente sobre as três experiências que tive em andar no Italo Treno.
♥♥ Cidades na Itália ♥♥
Por ser um trem de alta velocidade, o Italo não tem rotas para todas as cidades italianas. Essa empresa cobre somente algumas cidades principais.
É importante levar em consideração que os nomes das cidades, mesmo na versão em inglês do site, vão estar em italiano. Então por exemplo: Roma permanece igual, mas Bolonha vai ser Bologna, Florença vai ser Firenze, Milão vai ser Milano, Veneza vai ser Venezia e assim por diante.
Algumas cidades como Roma e Veneza ainda oferecem duas opções de estação para desembarque. No caso de Roma, eu optei por desembarcar na Roma Tiburtina (a primeira estação que o Italo para) e em Veneza, eu desembarquei na Venezia S.L.
Obs. 1: duas palavrinhas importantes pra se virar bem nas estações de trem na Itália são: binário que significa plataforma e carrozza que significa vagão.
Obs. 2: No painel das estações de trem, algumas estações vão ser identificadas asssim, como: Bologna Centrale = Bologna C.le e Milano Centrale = Milano C.le.
♥♥ Vantagens e Desvantagens em usar o trem Italo ♥♥
Sempre existem vantagens e desvantagens em escolher um produto e/ou serviço. No caso do Italo, na minha opinião, existem mais vantagens em viajar com eles do que desvantagens.
As principais vantagens na minha opinião são: é facilimo de navegar pelo site, a compra das passagens online é moleza, após a compra, as passagens já são enviadas no email, os trens são novíssimos e super modernos, wi-fi realmente funciona, não é preciso validar ticket antes de cada viagem e existe opção de comprar lanches pré definidos antecipadamente (vou falar deles mais pra frente).
Já a unica desvantagem que achei foi: quem for viajar partindo ou chegando em Roma, não é possível desembarcar na estação Termini (a principal estação de trem da cidade). As duas estações de trem em Roma utilizadas por eles são: Tiburtina (Tib) e a Ostiense (Ost).
Obs. 1: Uma ótima notícia, a partir do dia 15 de junho de 2014, o Italo vai parar na estação Termini, mas por enquanto, somente para o trecho entre Milão – Roma.
Obs. 2: As passagens estão a venda com oito meses de antecedência.
♥♥ Os trajetos que fiz ♥♥
Eu tive três experiências em viajar de Italo durante essa última viagem a Itália, que foram:
– Bolonha a Veneza S.L, tanto na ida quanto na volta, cada trecho tem a duração de 1 hora e 25 minutos;
– Florença a Roma Tiburtina (Roma Tib), somente o trecho de ida, onde esse trecho teve duração de 1 hora e 22 minutos.
♥♥ Comprando a passagem ♥♥
As passagens podem ser compradas pela internet, nas máquinas ou ainda nos guiches de atendimento na estação. Eu optei por comprar minhas passagens pela internet, claro.
A grande vantagem de comprar antecipadamente pela internet são os preços, que vão estar mais em conta, claro. Ao comprar a passagem antecipamente, ainda vai ser possivel escolher o lugar onde quer se sentar dentro da classe de preferencia, pq as opções ainda vão ser grande.
O sistema de venda de passagens pela internet é bem simples e fácil de lidar. Uma coisa boa é que não é necessário retirar a passagem na estação, no ato da compra, a passagem já vai ser enviada por email, então é só imprimir antes de viajar. Tranquilíssimo, né?
Ah, é obrigatório reservar assento independente da classe escolhida pra viajar.
♥♥ Casa Italo ♥♥
Todas as estações por onde o Italo parte/chega existe uma Casa Italo. A Casa Italo basicamente é uma sala de espera que todos os passageiros pode utilizar.
Além de ter ar-condicionado (extremamente importante durante o verão na Itália), ainda tem bancos pra sentar e um painel com informações sobre os trens (como por exemplo, a plataforma que o trem vai partir).
♥♥ As classes ♥♥
Ao contrário dos trens da Trenitalia que oferecem primeira e segunda classe, os trem Italo oferecem três opções de classes para viajar. Os vagões estão indentificados com o nome de cada classe escrito bem grande em dourado, impossível não ver. Ai é só procurar pelo vagão especifico, que também está bem visivel e fácil de identificar.
→ Classe Smart
A Classe Smart é a mais simples de todas as classes dos trens Italo, digamos que seria como a segunda classe dos outros trens. A configuração do vagão é de 2-2, ou seja, duas poltronas – corredor – duas poltronas. Os bancos são de couro, são bem confortavéis e tem um bom espaço pras pernas.
Tem carregador de tomada pra quem precisar regarregar o celular ou o notebook. O wi-fi é grátis. O lugar para as malas fica em uma das extremidades desse vagão e ainda tem o espaço acima das poltronas. Não tem serviço de bordo, mas existem máquinas que vende lanches e bebidas em cada vagão.
Eu fiz o trajeto de ida entre Bolonha e Veneza nessa classe. E a minha opinião foi: como eu me programei e comprei as passagens com uma boa antecedência, eu consegui valores super baixos, sendo assim, eu pude viajar nas três classes disponiveis nessa empresa.
A primeira vez que viajei com o trem Italo foi justamente nessa classe e sinceramente? Eu achei execelente. Como o trajeto era relativamente curto, eu achei que valeu muito a pena ter viajado nessa classe, pois eu pude desfrutar tudo o que considero básico (tomada, internet e conforto) quando viajo de trem.
→ Classe Prima
Essa classe corresponde a classe executiva dos aviões, porém sem muitos privilégios. A configuração do vagão é de 2-1. Quando eu viajo sozinha, geralmente eu dou preferencia por ir na primeira classe pq existe a opção da poltrona individual. Eu prefiro. Os bancos são de couro e reclinam.
Tem um servicinho de bordo tipo o das cias aéreas aqui do Brasil, onde é servido um salgadinho e uma bebida que já estão incluidos no valor da passagem, claro. Também tem carregador de tomada e o wi-fi é gratuito. O lugar para as malas maiores fica em uma parte entre vagões, assim como o banheiro.
Eu fiz o trajeto entre Florença e Roma nessa classe. A minha opinião: como eu comprei minha passagem com uns 45 dias de antecedência, eu consegui um preço excelente. Achei que valeu a pena ter pago o que paguei e em troca receber um pouco mais de conforto e tranquilidade (menos pessoas nessa classe e consequentemente a viagem foi mais silenciosa).
Como tudo o que considero básico pra um turista viajar de trem estava presente (tomada pra carregar o celular, internet wi-fi que realmente funciona e conforto, eu achei que valeu a pena fazer esse trajeto nessa classe, pena que o tempo de viagem é tão curto que a experiência foi muito rápida.
→ Classe Club
A classe club é como se fosse a primeira classe nos aviões, com alguns “mimos”. Geralmente só tem um vagão em cada trem dessa classe e ele sempre vai ser o primeiro vagão na plataforma (o que evita que as pessoas transitem por ele pra se deslocarem para os outros vagões). A configuração do vagão é metade cabines privadas (não cheguei a xeretar pra ver como eram por dentro) e metade eram poltronas na configuração 2-1. Os bancos são de couro também, são suuuuper confortavéis e a poltrona é bem espaçosa. Também tem serviço de bordo, onde é servido um lanche melhorzinho.
No dia da minha viagem foi servido um croissant grandão e uma bebida (alcoolica ou não). Esse lanche já está incluido no valor da passagem, obviamente. Também tem carregador de tomada, o wi-fi é free e ainda tem uma tvzinha (touch screen) onde é possivel assistir alguns programas e filmes, além dos joguinhos. O lugar pras malas, assim como na classe prima, fica numa area entre os vagões, junto com o banheiro.
Eu viajei nessa classe no trajeto de volta entre Veneza e Bolonha. Minha opinião: essa classe sem duvida é excelente. O atendimento, além de mais “exclusivo”, foi ótimo, as duas atendentes foram super simpáticas (o que é impossível deixar de reparar, pq geralmente na Itália o pessoa não é muito amigavel) o tempo todo. O conforto oferecido vale cada centavo, porém eu só aconselho viajar nessa classe se o trajeto for mais longo. Esse trajeto entre Veneza e Bolonha dura menos de 1 hora e meia, passou tão rápido que nem tive tempo suficiente pra aproveitar tudo o que essa classe oferece.
♥♥ Italo Menu ♥♥
A classe prima e a club oferecem serviço de bordo gratuito, ou seja, já está incluido no serviço de bordo. Como eu comprei todas as minhas passagens ainda quando tava aqui no Brasil, eu não sabia ao certo como era essa questão ainda.
No trecho que fiz entre Florença e Roma, eu optei por viajar na classe prima e o horário de partida do meu trem era por volta das 19:00. Como eu iria chegar em Roma perto das 20:30 e ainda tinha que pegar o metro pra ir até a estação termini e de lá eu ia pegar um táxi até o hotel, eu achei que seria bom incluir um lanchinho extra oferecido, pois com certeza eu não iria sair do hotel pra procurar um restaurante pra jantar.
Esse serviço de bordo extra (e pago a parte) é oferecido pela Eataly (que dispensa apresentações, né?!?!), garantindo qualidade. Esse serviço é chamado de Italo Meu e existem em duas configurações: ItaloBox e a ItaloSnack. Eu optei pelo lanchinho mais básico (ItaloBox – il Taglieri), onde foi servido pedacinhos de salaminho e queijo pecorino, algumas bolachinhas e uma geléia de pera (que eu achei excelente) e ainda vinha uma garrafinha de água. Ah, veio também talheres e copo de plástico.
O lanche quando comprado na hora da compra da passagem tem um valor mais barato do que se for comprar na hora.
Logo após o trem partir da estação, os funcionários passagem conferindo as passagens e logo em seguida o meu lanche foi entregue na minha poltrona. Não precisei mostar a passagem e nem comprovar nada.
Na minha opinião, a quantidade de lanche servida foi ideal. A qualidade também achei muito boa. O queijo e o salame estavam bem fresquinhos. E como o trajeto era curto, eu tive que me apressar pra poder comer, bater as fotos e usar a internet, pq o tempo literalmente passou voando!
Ah, meus vizinhos de poltrona ficaram de olho na minha caixinha e no meu lanchinho. Minha ItaloBox fez sucesso!
♥♥ Internet Wi-fi ♥♥
Todos as classes de trens Italo oferecem internet wi-fi free. Pra usar é necessário fazer um cadastro que é super rapidinho (é necessário digitar o nome, email e o ticket code que está localizado na parte superior da passagem). Logo na sequencia o acesso já é liberado. A internet funiona super bem e é bem rapidinha. Não lembro de a conexão ter caido nenhuma vez. Funciona mesmo!
♥♥ Bagagem ♥♥
Como todos os que eu já conheci, no Italo também não existe um limite de bagagem. Claro que é importante usar o bom senso e não carregar 10 malas, isso é obvio.
Na classe smart, o lugar pra colocar as malas fica dentro do próprio vagão, já nas classes prima e club, entre os vagões há um “mini-vagão” onde ficam o banheiro e o maleiro.
Eu só usei essa opção de deixar as malas no dia que fui de Florença pra Roma na classe Prima e achei bem tranquilo. No lugar de colocar as malas só tinha a minha. No dia que fui de Bolonha a Veneza eu não estava com a mala, pq fiz um bate-volta.
A maioria das pessoas, pelo que percebi, viajam com mala bem pequena, que podem ser acomodadas no espaço que fica logo acima do nosso banco. Então, pra quem tá viajando com uma mala maior, tem espaço de sobra nos maleiros.
♥♥ Minha opinião ♥♥
Fazendo uma rápida comparação entre essa empresa e a Trenitalia, eu gostei muito mais de ter viajado com o Italo. Eles fizeram tudo de uma maneira bem simples e fácil de entender, desde a compra da passagem no site até a identificação do vagão e da poltrona, é tudo muito simples mesmo. O serviço e a qualidade superaram as minhas expectativas em todas as classes. Achei tudo muito organizado. Nenhuma das viagens que fiz teve atrasos. Olha, sinceramente, não tenho nada pra reclamar mesmo, aliás, sou só elogios.
Obs.: Esse post não é patrocinado. Eu escrevi esse post assim super detalhado, pq realmente eu gostei muito de tudo. Não deixe de viajar pelo menos uma vez com os trens Italo!
Posts relacionados:
Trenitalia – A principal companhia ferroviária da Itália
Todos os posts que já escrevi até hoje sobre a Itália
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Bruna, nada a ver com o post… Vou para a Irlanda, Escócia e Inglaterra no fim deste mês e estou devorando o seu blog! Serio, não parei de ler desde ontem (quando te “descobri”) e acho que nem vou parar mais! Rs seu blog é demais, parabéns!
Um fato curioso é que eu trabalhava na CI aqui em Blumenau, foi minha ex chefe quem “operacionalizou” seu intercâmbio em Edimburgo, em parceria com alguma agencia do oeste :) it’s a small would after all!
Parabéns mesmo pelo blog, agora me despeço pra continuar a leitura (já estou indo para a pagina 11 da tag “Escócia” e cada vez mais animada para a minha viagem!!!)
oi, Ana Luiza
Obrigada!! =DD
Gente, que mundo pequeno!!! Não acredito!!!! Que legal! Eu fiz mesmo meu intercâmbio através de uma agência no oeste de SC via CI de Blumenau.
A tua viagem já está quase ai então?!?! Tenho certeza que vc vai amar conhecer esses lugares, ainda mais no outono, tudo fica muito mais bonito.
Se precisar de alguma info ou tiver alguma sugestão de post, por favor, fique a vontade.
Obrigada pela visita aqui no blog. =D
Siiim, em 9 dias eu embarco! estamos super animadas (vamos eu e a minha mãe)! :) Também tenho certeza que vou amar e já estou até achando que serão poucos dias! Hahaha to com medindo do frio pq estamos planejando muuuuita “bateção de perna”, vi que vc acabou de fazer um post sobre o clima na Escócia e vou correndo ler!
Tbm vou visitar algumas escolas de inglês nos destinos (inclusive a Kaplan em Edimburgo) pq saí da CI mas vou continuar na área de intercâmbios/agência (adoro muito trabalhar com isso), acho super importante conhecer as escolas, destinos e tal, pra dar as melhores dicas pra quem vai viajar!
Vc é muito querida!! :D obrigada por me responder!
Oi, Ana Luiza
Todas as vezes que eu vou viajar, eu também fico com essa mesma impressão que vc… o número de dias vão ser insufiecientes pra fazer tudo o que quero. Mas ai entra aquela história de que a gente sempre precisa voltar, principalmente ao UK, tem muita coisa interessante pra conhecer por lá.
Em Edimburgo o melhor mesmo é fazer tudo a pé, pouquissímos lugares precisaria de ônibus, mas tbm nada que uns 15 ou 20 minutos de caminhada não resolvam (não sei se vcs planejam conhecer, mas o Botanic Garden, os Museus de Arte Moderna e o Porto de Leith, são os que ficam mais longe do centro).
Legal!! A Kaplan quando eu tava saindo de lá estava em reformas, vc vai ver que eles modernizaram as instalações, já as demais eu não sei.
=DD
ola bruna estou querendo muito conhecer a ITALIA e vendo o seu blog fique com mais vontade ainda mais minha duvida e eu nunca viagei quais säo as minhas os meus primeiros passos
Oi, Rogerio
Você pode começar lendo esse post aqui..
http://contandoashoras.com/2012/08/02/utilidade-planejando-uma-viagem-internacional/
Também existem outros assuntos que eu já escrevi de ordem mais prática e que podem te ajudar, que estão listados aqui
http://contandoashoras.com/utilidade/
Qualquer outra dúvida, fique a vontade pra perguntar!
Obrigada pela visita aqui no blog!
Amei seu blog!
Estarei indo em março com minha filha de 3 anos e 10 meses à época. Super empolgada!
Penso em fazer o trajeto roma-florença-roma…por estar com uma criança pequena.
Ficarei vizinho a Pizza Spagna e queria saber se é muito longe desta estação da ITALO, por conta do taxi…
estaremos com malas maiores tambem…
Oi, Iza
Em Roma existem duas estações onde acontecem os embarques/desembarques em Roma. Eu optei por desembarcar na Tiburtina, que é a primeira estação que o Italo para quando chega em Roma.
Pelo que vi no google maps, a distância entre essas duas estações e a Piazza di Spagna é quase igual. Uma é de 15 minutos e outra de uns 20 minutos. Ai vc tem que escolher baseado no horário que o teu trem sai e chega em Roma (vc precisa se informar como é o transito em Roma nesses horários) e o que é mais conveniente pra ti.
Eu optei pela Tiburtina pois era a primeira estação e também pq era mais perto em termos de numero de estações do metro da estação Termini. Na estação termini, que é beeem mais central, eu peguei o taxi pro meu hotel.
ah! Vc tem dicas da região da TOSCANA?
Vou com a pequena e marido
Oi, Iza
O próximo post que vai entrar aqui no blog é justamente sobre o que fiz lá em Florença nos 4 dias que me hospedei lá (mas 3 dias fiquei só em Florença). Já escrevi sobre o hotel que me hospedi e sobre alguns restaurantes que gostei, não sei se vc já viu??!
http://contandoashoras.com/2013/11/18/florenca-gallery-hotel-art/
e
http://contandoashoras.com/2013/11/19/florenca-gucci-museo-caffe-e-procacci/
Ola, voce sabe me informar se eu posso fazer paradas, por exemplo
vou de roma pra veneza, e esse trem tem algumas paradas, sera que eu posso descer visitar a cidade e depois embarcar de novo?
obrigado
Oi, Daniel
Com o Italo? Acho que não, nunca vi nada desse tipo. Vc vai ter que comprar o ticket até um determinado lugar, se quiser visitar vc fica o tempo que quiser lá e compra o ticket desse lugar até o teu destino final.
O que vc pode fazer é ver os passes da eurorail, esses sim funcionam dessa forma, porém não sei mais detalhes, pois nunca usei.
Bruna,
F A N T Á S T I C O o seu blog. Tudo detalhado…
Muito bacana sua preocupação em orientar-nos quanto as melhores opções.
Estarei indo para Roma com mais um casal. De lá pretendemos ir a Veneza no “Italo”.
Uma dúvida: optamos pelo Italo 9980 (sai de Roma às 07:25 e chega em Veneza às 11:00 hs).
Você saberia me informar se nessa rota o “Italo” faz parada em Florença?
Grato,
Miguel
Oi, Miguel
Muito obrigada! :D Quando eu fui não encontrei diversas infos sobre o que eu queria saber sobre os trens na Itália, então resolvi escrever bem detalhado.
Sim, faz uma parada em Florença. O site diz que são três paradas pelo caminho. Mas essas paradas são rápidas, coisa de uns 5 minutos.
Olá!
Estava considerando fazer o trajeto Veneza Mestre – Firenze S.M. pela Italo, mas me falaram que nesse trajeto pela Ítalo é necessário fazer uma troca de trens em Bolonha. De fato, existe baldeação em Bolonha nesse trajeto, ou é somente uma parada em Bolonha?
No caso da Trenitalia, o trajeto Veneza Mestre – Firenze S.M. é direto, só com algumas paradas em Pádua e Bolonha, correto?
Parabéns pelo site, muito bem detalhado!
Oi, Gi
OBrigada! =D
No site do Italo diz que existem duas paradas pelo caminho, uma em Padova e outra em Bolonha, mas não diz que é necessário trocar de trem. Já no site da Trenitalia, dependendo do horário que vc escolher vc vai ter que trocar de trem. Pelo que vi, todos os trens Freccia desse trajeto são direto, com apenas 2 paradas no caminho, assim como no Italo.
Estou lendo todos seu posts sobre a Itália e estou gostando muito!! Especialmente pq vc escreve de uma forma bem simples e ainda assim super detalhada ;)
Só fiquei com uma dúvida qto aos trens.. eu já viajei com a Trenitalia, porém como comprei as passagens com bastante antecedência, acabei conseguindo ótimas tarifas na 1ª classe e viajei só nela.. não sei se são todos assim, mas nos que eu peguei as bagagens ficavam acima das poltronas, dentro de uma cabine com 6 lugares. No caso, se eu viajar de econômica na Trenitalia ou nesses da Italo em que a bagagem fica em uma área “longe” das poltronas, não há risco de roubo das malas? Já li em algum lugar que algumas pessoas colocam algum tipo de corrente pra não correr riscos com a mala. Vc tem alguma informação a esse respeito? Isso é mesmo costume fazer por lá ou é tranquilo deixar a mala “sozinha”?
Obrigada!!
Oi, Mariana
Obrigada!! :D
Eu deixei minha mala nesse vagão pequeno entre os vagões com poltronas e nunca tive problemas, mas reservei meus assentos sempre perto das portas. De vez enqdo eu dava uma olhada, mas nada de paranoia. Apenas coloquei cadeado na mala (eu sempre coloco) pra não ter problema e foi tudo bem tranquilo.
Olá, boa noite. Seu blog tem sido providencial para montar a minha viagem de lua de mel. =)
Ainda assim fiquei com uma dúvida, veja se você pode me ajudar.
Pesquisando a passagem de trem diretamente no site da Italo, verifiquei que a passagem está saindo muito em conta, na categoria smart por exemplo está saindo o trecho de Florença ´para Milão por 30 euros por pessoa. Esse valor já seria o valor final, ou ainda teria taxa para emissão de bilhete fora do país? Pergunto isso porque na agência a cotação do mesmo trecho saiu a 50 euros, mas cobrando uma taxa de 30 euros de taxa de emissão e 15 euros de taxa única de comunicação. Fiquei super receosa porque a diferença de valores é gritante.
Ficarei muito grata se puder me ajudar.
Obrigada.
Vanessa.
Oi, Vanessa
Lua de mel? Que legal!! =D
É o valor final do ticket. Eles não cobram taxa de emissão não. Na agência eles devem cobrar essa taxa pois não recebem nenhum tipo de comissão pela venda, então pra não fazer o serviço de graça eles cobram essa taxa de serviço.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Obrigada!!!
=)
Vou retirar a parte dos trens do pacote da agência, farei por conta própria.
Beijos.
Oi, Bruna! Desculpa perguntar, mas quanto vc pagou pela primeira com 45 dias de antecedência? Tô aqui pensando se vale a pena esperar prá ver se cai o preço da primeira. Do contrário vou comprar smart mesmo. Vou viajar em setembro.
Um abraço!
Oi, Eliana
Não lembro quanto eu paguei e nem tenho mais os arquivos no email (já deletei tudo). Mas olha, compra o quanto antes, pq certamente essas passagens não vão ficar mais baratas. Normalmente a venda só começa com uns 90 dias de antecedência, então é bom sempre dar uma olhada pra não perder a oportunidade.
Valeu, Bruna! Acho que vou comprar essa semana mesmo. Obrigada!
Oi, Bruna! De Tiburtina posso ir direto para o aeroporto Fiumicino? Tô fuçando essa informação, mas ainda não tenho certeza se tem mesmo uma ligação de metro.
Um abraço!
Oi, Eliana
Não tem como ir de metro até lá, pq a linha verde (linha nova) ainda não tá pronta. Vc vai ter que ir até a estação termini e de lá pegar um trem ou ônibus. Vc pode verificar essa info (de a linha verde ainda não estar pronta) diretamente nesse site aqui: http://www.rome.info/metro/
Eu já escrevi um post sobre como é ir de onibus e de trem até o aeroporto em Roma, não sei se vc já viu?!?
http://contandoashoras.com/2013/10/10/voando-alitalia-pela-primeira-vez-como-ir-do-aeroporto-de-fiumicino-ate-o-centro-de-roma-e-vice-versa-e-onde-deixar-a-mala-na-estacao-termini/
Obrigada, Bruna! Vc é muito legal! Já salvei o mapa e li o post. Um abraço!
Bruna, óia eu aqui traveis! Gostaria de ter sua opinião. É o seguinte: estou fazendo meu roteiro de viagem esse ano que inclui em sequência Veneza, Firenze, Split, Hvar, Dubrovnik e Roma. Roma na volta, pq o voo q me leva a Paris, antes de retornar ao Brasil, sai de Roma. Achei mais negócio deixar os 3 dias que reservei p Roma p o final pq vou ter q voltar lá de qquer jeito. Pois bem, os preços de avião mais decentes que eu achei para sair de Firenze p Split foram pela Vueling. Acontece q estou com receio de não achar passagem para o dia q preciso sair (23set). Pensei em ir à Roma só pegar um voo p Split (é uma possibilidade). Tô cuidando o site todos os dias p ver se já abriu voo p as data q eu preciso, mas até agora nada. Acontece q fuçando as possibilidades, encontrei no site de um a viajante um relato de um a travessia de Ancona para Split durante a noite em ferryboat na cabine q me pareceu um a solução. O que vc acha? Iria de Firenze para Ancona, passando por Bologna q me parece o único modo, e lá pego um ferry p Split que sai as 20hs e chega em 7:00hs da matina. Dormiríamos na cabine. O q acha?
Oi, Eliana
A tua viagem vai ter exatamente essa ordem? O que vc poderia fazer é ir até Milão de trem e lá pegar um avião até alguma cidade da Croácia. Será que as opções de voo não são maiores?
Ou também, vc não pode ir direto de Paris para Split ou Dubrovnik? E depois volta de Dubrovnik / Split para Roma e sobe até Florença e Veneza e de lá vai embora pra Paris?
Nunca fiz essa travessia de barco entre Itália e Croácia. Uma noite inteira num barco me parece uma tortura. Mas se vc topa encarar, pq não?
Bruna, o meu voo chega em Veneza pela Air France e na volta sai de Paris. Consegui incluir na passagem transatlântica o trecho Roma-Paris na volta da Croácia pq queríamos fechar a viagem com Paris. Consegui um preço atrativo depois de procurar alucinamente (kkkkkk!!!). Antes de fechar tentei voos internos de Paris para Itália ou Croácia, assim como na volta, mas ficavam muitos caros. Tudo que cotava com Itália no meio, encarecia. Dessa forma ficou mais barato, mas agora estou nessa sinuca de bico para entrar na Croácia no dia 23 a partir de Firenze. Sair é mais fácil a partir de Dubrovnik ou Split chegando em Roma.
Quanto a travessia de barco, tbém estou apreensiva pq não sou muito adepta de viagens longas em alto mar. Estava pensando em tomar um remedinho, dormir, e seja o que Deus quiser…rs!!! Mas a minha primeiríssima alternativa ainda é o avião.
Oi, Eliana
Sei bem como é, a gente compra o trecho internacional e depois tem que quebrar a cabeça pra dar um jeito no resto. Já tive algumas experiencias assim. hahaha Hoje em dia, pra não ter mais esse “probleminha”, eu sempre acabo juntando países que facilitem o deslocamento e que tenham voos ou trens direto.
Em todo o caso.. Se a melhor opção nesse caso for de barco, fazer o que?!?! Vale a experiência. Mas se vc conseguir um voo nesse trajeto, com certeza seria bem melhor (apenas minha opinião).
Bom dia, Bruna! Com o tempo a gente vai aprendendo, mas ainda tenho que melhorar a minha logística de deslocamentos…rs!!! É que no dia que comprei a passagem era comprar, ou comprar pq estava em promoção e era o último dia! Já tinha pesquisado as low cost que faziam a Croácia e fiquei tranquila pq tinha a opção da Easyjet e Vueling, mas agora não aparece mais voos da Easyjet que saiam de Firenze-Split só na volta Dubro-Roma e em dia que não seria o ideal p mim. Vou esperar (rezando!!!) que abram os voos da Vueling para as datas que preciso. Até agora, para sair de Firenze-Split a Vueling só abriu compra até o dia 14 de setembro. A minha preocupação é se eles mantém voos regulares depois dessa data que já deve ser final de temporada de verão ou se é mesmo um padrão da Vueling não abrir compra para os voos com mais de 90 dias de antecedência.
Bruna, obrigada pela sua atenção.
Oi, Eliana
E como a gente aprende! Nossa, hoje em dia eu mudei totalmente o meu jeito de viajar. Acho que aos poucos a gente pega o jeito. E cada vez mais as viagens melhoram!
Os voos pra Croácia são super caros. Lembro que quando eu fui pra lá, eu também tive que fazer uma mega manobra. Mas vale a pena! Vc vai adorar a Croácia!
Já estou mais esperta tbém. Não tão experiente como vc (na verdade, sou bem + experiente que vc na idade…rs!!!). De qquer forma, agora estou mais ligada em detalhes que antes não me atentava. É que na verdade, não estou mesmo a fim de pagar uma fortuna prá chegar na Croácia, especialmente depois de ver os preços das low cost. Mas quero muito ir e minhas companheiras de viagem toparam atravessar o adriático de ferry, mas ainda vou tentar o voo. Na volta te conto como cheguei! Um abraço!
Obrigado, Bruna! Pelo que percebi no site oficial, hoje em dia já tem trem para Termini! Abs.
Oi, Lucas
Opaaaa, obrigado por avisar. Na verdade, pelo que vi no site, somente o trecho entre Milão e Roma vai dar a possibilidade de escolher a estação Termini. A venda para essa configuração começa no dia 15 de junho, na semana que vem. Inclusive já atualizei o post com essa info!! =D
Bruna vou para Roma e apos ver seu blog decidi que de Roma irei by ITalo trem ate BOlongha.
Perguntas- vou eu, meu marido e minha filhinha de 2 anos. Ela paga passagem de trem?
Ficaremos em BOlonha dia 13 noite, 14 e 15.
Vou alugar um carro.
Acho que vou pegar o carro so dia 14 e nao 13.
Tem oasseios em BOlonha para fazer sem carro?
Oi, Priscilla
Sobre as tarifas para crianças, vc pode ver mais infos aqui
http://www.italotreno.it/EN/timetables-prices/commercial-offer/children-discount/Pages/overview.aspx
Eu diria que necessidade de ter um carro, não. Mas claro que vc pode fazer sim. Mas ainda acho que um carro seria mais indicado para explorar a Toscana. A região da Emilia Romanha, onde fica Bolonha, é bem servida de trem.
Ola…comprei uma passagem de trem Italo de Veneza SL ate Roma Tiburtina. Alguem poderia me informar se esse trem faz alguma parada…ou ele vai direto.Queria usar o mesmo bilhete e desembarcar em Florenca…
Oi, Tati
O trem pode fazer alguma parada no caminho sim, muito provavelmente fará, porém vc não pode desembarcar, pois o teu bilhete não dá direito a isso. Vc deve desembarcar somente no destino final que vc comprou.
Olá! Eu e minha família compramos passagens de Roma para Veneza pela Italo. Saída às 9:25 hs e chegada às 13 hs. Pretendemos almoçar no trem, mas não encontramos a opção no site de adquirir a alimentação no ato da aquisição. Queria saber se é possível adquirir a refeição lá na hora sem problemas. Mais uma: pegamos as poltronas bem na frente, pertinho desse vagão das bagagens, foi uma boa opção? Obrigada pelas super dicas, abraço!
Oi, Rô
As opções de comida aparecem junto com a confirmaçao do trajeto e horario do trem. É vem discreta a aparição, se vc não olhar com calma, a gnt passa batido, depedendo do trajeto e da classe escolhidos.
Cada classe tem uma regra pra lanches e bebidas, como não sei qual foi a que vc escolheu, vc pode verificar essas infos diretamente no site Italo, tem td explicadinho lá, inclusive, tem até os cardapios.
Eu sempre pego poltrona nas extremidades do vagao, perto das portas e dos maleiros, assim posso ficar de olho nas minhas bagagens. Eu acho que essas poltronas sao as melhores!
Primeiramente, parabéns pelo seu blog.
estou programando minha viagem pela italia agora em setembro e seu post foi fundamental para minha decisão na compra das passagens de trem pela Italo.
Meu roteiro será – Roma – Florença – Veneza
Só estou com uma duvida, eu consigo ir de metro para a estação tib para pegar o trem? ou é fora da cidade e longe?
Meu trem sai as 7h25 da manha e gostaria de saber como devo me programar, se consigo pegar o metro e quanto tempo de antecedencia preciso chegar na estação. vocÊ pode me ajudar?
Muuuito obrigada !
Oi, Lais
Teoricamente vc consegue pegar o metro sim. Eu fiz o trecho Florença – Roma e cheguei na estação de Tiburtina (tib) e o trajeto entre as estações de Tiburtina e Termini, levou uns 5 – 10 minutos, no máximo.
A única coisa que vc precisa descobrir é o horário de funcionamento do metro no dia que vc vai pegar o trem pra seguir viagem a Florença. O pessoal do hotel onde vc vai se hospedar pode te ajudar com isso. Ou vc pode ler esse post, onde falo sobre como foi as minhas experiências no metro e roteiro de 3 dias em Roma.
http://contandoashoras.com/2013/12/10/roteiro-de-3-dias-em-roma/
E aqui vai o site oficial do metro de Roma, talvez vc encontre a informação dos horários.
http://www.rome.info/metro/
Bom dia!
Bruna, estou com uma duvida, infelizmente comprei os meus bilhetes atraves de uma agencia de turismo porem tive que alterar a data de embarque a mesma informou que nao foi possivel alterar e teria que cancelar e comprar um novo bilhte. isso procede? quando compramos nao temos a opção de alterar a data com antecedencia? ou solicitar o reembolso? te agradeço se voce tiver estas informações.
Oi, Tassiana
Depende. Existem diversas configurações de tickets que dão alguns benefícios ou não. Caso ela tenha comprado o ticket na configuração de tarifa promocional ou tarifa web, vc não pode nem cancelar, não pode alterar, não pode fazer nada. Caso ela tenha comprado numa configuração semi-flexivel, talvez a empresa permita vc cancelar o bilhete e assim, vc realmente vai ter que comprar outro. Teria que descobrir qual modalidade vc comprou o teu ticket, sem flexibilidade, semi-flexivel ou totalmente flexível (geralmente o valor da passagem é beeem mais cara). Eu não lembro o nome usando pra isso pelo Italo,mas acho que deu pra entender a idéia principal, certo?!?!?
Obrigada pela visita aqui no blog!
Boa noite Bruna. parabéns pelo blog, muito bem escrito e com muitos detalhes úteis para os principiantes como eu.Estarei na Itália em maio,saio de Veneza para Florença e de Florenca para Roma (talvez um bate e volta de Florença para Milão) não estou conseguindo comprar todas as passagens de uma vez só, não vejo opção para continuar comprando, você poderia me ajudar? Estou no aguardo,um grande abraço.
Oi, Edith
Humm, eu não sei se tem essa opção mesmo. Todas as vezes que comprei, acabei comprando as passagens de cada destino separadas. Infelizmente não vou poder te ajudar dessa vez.
De qualquer forma, obrigada pela visita aqui no blog!
Olá Bruna
Muito show seu site, amei esse post(apesar de ser antigo 2013).
Tava em dúvida entre trenitalia e italo, mas vou ficar de italo mesmo.
Como vocÊ já viajou muito, pode me dar umas dicas extras.
Vou ter que fazer um bate e volta de veneza sta lucia para roma.
o horario mais cedo que encontrei para dia 10 de julho entre treninalia e treno, foi na treno as 7:25(chegando em roma 11:15),e volta 16:00(chegando em veneza sta lucia 19:40).
Pretendo comprar o Roma pass, acha que da tempo em apenas 5 horas em roma de ver coliseu, forum romano e palatino(ver de modo calmo, sem pressa)
Obrigado!
Oi, Jr
Difícil dar uma opinião nesse sentido, viu. Teoricamente em 5 horas vc consegue ver, mas não posso te afirmar, pq tudo depende de vários fatores. Vc precisa ir com o roteiro em Roma muito bem organizado. Deve calcular o tempo de deslocamento de ida e volta a estação, o tempo de deslocamento entre um lugar e outro e ainda, quanto tempo vai te restar pra visitar esses lugares. Não sei se valeria a pena fazer esse bate-volta, mas claro, essa é a minha opinião.
Estava em duvida sobre a Italo e voces me ajudaram muito, obrigado pela generosidade!
Oi, Wesley
Legal!! =D
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá Bruna,
Queria tirar com vc uma dúvida…eu viajei pela Ítalo, de Turim para Roma, em 2013 e desci na estação Tiburtina….mas tive dificuldade de chegar com as malas no ponto de taxi…pois tinha muitas escadas até a rua…eu não sei de peguei o caminho errado…eu estou viajando com meus pais idosos agora, pegarei o trem Florença/Roma no dia 05/05…ainda não comprei as passagens…pois estou na dúvida dos horários…quetua viajar de Ítalo, mas saber como chegar ao ponto de taxi sem muito esforço (como da ultima vez)..vc saberia me dizer onde fica o ponto de taxi e se é possível pega-lo sem precisar subir tantas escadas?
Obrigada!
Oi, Valesca
Infelizmente nao lembro mais como era a estação de Roma Tib, eu só estive la uma unica vez e ja faz um tempinho. Normalmente essas estações de trem onde o Italo para sao mais modernas, vc pode pegar elevador ou ate escada rolante.
Oi Bruna! Obrigada pelas suas dicas! Uma dúvida, comprei uma passagem pela Italo de Florença para Veneza, mas digitei parte do meu nome errado, você saberia informar se é possível alterar o nome no bilhete depois de emitido? Obrigada!
Oi, Viviane
Huummm, infelizmente não sei. Mas é algum erro muuuito grave? Se for coisa pouca, eu acho que eles não vão encrencar. Uma vez eu digitei o sobrenome da minha cunhada errado, o sobrenome dela tem dois “n” e eu coloquei um só e ninguém implicou.
ola!
Primeiramente parabéns pelo blog! Eu ia comprar minhas passagens pela trenitalia e acabei sido convencido a ir pela italo rs
Uma pergunta..eu comprei e imprimi os vouchers. Nele tem um QR code, mas é bem pequeno. Eu tenho que passar ele em alguma catraca? Ou chegando na estaçao é só meio que ir entrando no trem e depois o fiscal só olha esse papel impresso?
Tks!
Oi, Marcos
É só entrar no trem, logo após a partida, um fiscal passa conferindo. Na verdade, no trem Italo os fiscais tem uma máquina (tipo uma de cartão de crédito) que lê esse código.
Ao chegar na plataforma, já procure pelas telas com os números que vão indicar onde determinado vagão vai parar. Assim vc já fica mais ou menos onde o vagão correspondente vai parar. Bem tranquilo!
boa tarde comprei duas passagem uma pra mim e outra pra um acompanhante as duas sairam no meu nome tem problema ou vou ter que mudar o bilhete
??
Oi, Ben
Humm.. Não sei te dizer com toda a certeza do mundo, mas acho que vc vai ter que mudar o nome de uma das passagens que saiu no teu nome pro nome da outra pessoa. Mas vc teria que entrar no site do Italo e pegar o contato.
Existe trem ITALO nas linhas Milano´Parigi e Milano-Londra? Grazie
Le informazioni sono fantastiche, ho imparato molte cose…Abraccionni,ITALO
Oi, Italo
Não existe trem italo nessas linhas não. Esse trem só percorre entre grandes cidades da Itália.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá, Bruna!! Tudo bem? Adorando as dicas, ótimo blog! Bom, queria saber se na classe Prima todos os assentos são de frente, ou seja, na direção que o trem vai, pois, não queremos ir de costas (vai que enjoa hehe). Se não, como comprar de frente? Obrigada!!
Oi, Stephanie
Pelo que eu lembro, todos eram teoricamente no sentido que o trem anda. Mas na hora de comprar, vc pode escolher o teu assento, então vc pode escolher no sentido que o trem anda. Logo depois que vc pesquisar os horários e rotas, o sistema vai escolher a melhor opção pra vc de lugar, mas vc pode alterar isso na próxima etapa do processo de reserva de passagem. Ai vc escolhe o assento que é mais conveniente pra vc.
Se não me falha a memória, na hora de selecionar o assento, tem um trenzinho mostrando pra que lado o trem vai e ao lado, mostram os bancos. Geralmente a maioria dos assentos nessa classe são no sentido que o trem anda, apenas quando tem aquelas mesas no meio, ai tem bancos sentido a favor e sentido contra, obviamente.
Oi, Bruna! Gostei bastante do seu post, me ajudou muito, obrigada! Só uma dúvida: comprei as passagens pelo site, vou sair de Roma Termini e descer em Florença. Não preciso mesmo validar o ticket antes? Dentro do trem ele pedem a passagem e o passaporte? Como funciona isso? Muito obrigada pelas dicas! Abs
Oi, Juliana
Não precisa validar o ticket, a não ser que isso tenha mudado, mas duvido muito. Dentro do trem eles não me pediram o passaporte, apenas passaram a minha passagem que eu ja tinha imprimido em casa em uma maquininha pra fazer algum tipo de validação e foi só isso.
Olá Bruna.
Gostaria de uma ajuda sua:
Não estou conseguindo comprar passagens de trem para 2ªquinzena de dezembro.
Tem 2 meses que tento e o limite de compra é 10 de dezembro.
Saberia dezer quando dezembro estará disponível?
Oi, Mauro
As passagens estarão a venda 90 dias antes da data desejada. É a regra, maioria dos trens na Europa seguem essa regra.
Olá Bruna, Estou tentando comprar uma passagem de Roma para Veneza direto do site da Italo, porem quando vou colocar o numero do meu cartão aparece invalido e diz que a quantidade de números tem que ser 15 caracteres ou menos mas todos os cartões tem 16. Você já passou por isso quando estava comprando online ou sabe como faço para resolver esse problema?
Oi, Aline
Nossa, que estranho. Realmente, todos os cartões tem 16 digitos. Tenta usar outro navegador ou limpar os historicos do navegador. Pode ser isso.
Eu amei esse blog e tirou MUITAS de minhas duvidas! Porém ainda tenho algumas! :( preciso ir de milao até roma e estou pretendendo ir com a Italo, porém estou com duvida nos serviços: flex, economy e low cost. O low cost está apenas 40 centavos de dolar a mais para ir na Prima do que na smart, tanto em economy quanto na propria low cost. Queria saber se não é como nos avioes low cost, que a bagagem é reduzida e tudo mais! obrigada
Oi, Vitoria
Vc pode ver as diferenças desses tipos de tarifas aqui:
http://www.italotreno.it/it/il-treno/tariffe (ta na versão italiana, a versão em inglês ta demora do muito pra carregar). Da uma olhada, em italiano da pra entender quase tudo.
Olá!
Gostaria de saber se passagem de trem da Italo (low cost) tem que marcar assento e qual seria a bagagem permitida?Acho que essa passagem (low cost) deve ser a econômica.
Obrigada pela informação.
Oi, Celia
Sim, vc marca o assento. Quanto a especificação da bagagem permitida, vale o bom senso, uma ou duas malas / pessoa, mas se vc quiser uma informação oficial, te aconselho a checar no site do trem Italo.
Parabéns pelo blog. Conheci pesquisando o ristorante Donatello di Bologna, que um casal de amigos recomendou. Devo ir almoçar ou jantar lá em 24 ou 25 de janeiro de 2018. Mas fiquei mesmo impressionado com o sobrenome Bartolamei. Meu pai e toda familia paterna são Bartolomei, eu saí Bartholomei por um problema que papai me explicou mas já esqueci, e para mudar seria demais complicado. Podemos, num passado mais remoto, ter até laços de parentesco. Um abraço.
Oi, Fernando
Minha mãe disse q esse restaurante é otimo, voces vao adorar. Eles foram mais de uma vez lá.
Nossaaaa!! Quem sabe somos parentes. Meu sobrenome tbm saiu errado, o certo seria Bartolomei. Onde você mora aqui no Brasil? Na região sul? A maioria dos meus parentes estão aqui (SC, RS e PR), mas tenho uns parentes no RJ e até na Espanha (talvez em outras partes, mas nao tenho conhecimento).
Obrigada pela visita aqui no blog!!
Olá tudo bem? como faço para saber nas escolhas do assentos da italo o sentido da viagem do trem para não viajar de costas? a trenitalia é bem mais clara em relação a isso. abraços.
Oi, Lincoln
Logo apos selecionar o dia e data da viagem, antes do pagamento, aparece essa opção pra você escolher o assento.
Olá, tudo bem?
Vou agora para Roma em Abril e comprei duas passagens pela Italo. Queria sua ajuda com uma dúvida minha: com quanto tempo de antecedência é preciso chegar na estação antes do embarque? Obrigada!! Seu blog é ótimo!
Oi, Clarissa
Eu recomendo chegar com pelo menos uns 20 a 30 minutos de antecedência. Assim vc tem tempo de ir ao banheiro, ver de qual plataforma parte teu trem e se deslocar até lá.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Gostaria de falar que tudo falado está perfeito. Gostaria de acrescentar o desconforto auditivo ,pois a velocidade da pressão no ouvido… Eu senti muito mais desconforto no trem do que no avião.
Att.Michelle
Oi, Michelle
Obrigada pela mensagem! Realmente, algumas pessoas sentem mais no avião, outras no trem e outras ainda, em ambos.
Oi . Sou de Belém do Pará! Longe, né?! Minhas férias estão para maio de 2019. E gostaria de fazer esse trajeto de trem Pela Escócia, Inglaterra, etc. o mês de maio é propício ao tempo tranquilo? Como devo fazer? Agradeço o interesse.