Sempre ouvi falar do Eataly de Nova York. Até essa minha viagem pra Itália eu poderia jurar que era uma criação de um americano fascinado por produtos italianos. Pois bem, eu estava muito enganada!
O Eataly basicamente é um supermercado slow food (para apreciar mais o aroma e sabor dos produtos) que mais parece um shopping que vende o melhor de todos os tipos de produtos italianos, além de coisas relacionadas, indo dos livros de receitas até restaurantes temáticos, que surgiu em Turim em 2007.
De lá pra cá, apareceram mais algumas Eataly na Itália, como por exemplo em Milão, Roma, Bari e em Bolonha, e vários pelo mundo. Inclusive esses dias li uma reportagem que diz que ano que vem vai abrir um aqui no Brasil, em São Paulo.
Na semana que passei em Bolonha participando do projeto BlogVille, eu aproveitei pra conhecer. O Eataly de Bolonha é gigante, tem três andares e vale o passeio.
No primeiro andar estão os livros, todos relacionados a gastronomia, claro. Livros que contam a história de alguns produtos, livros de receitas (livros com receitas só de pizza, só de molhos, entre outros), livros de chefs celebridades, enfim, todos os tipos de livros que se possa imaginar que sejam relacionados ao tema.
No segundo andar, além de ter um restaurante, ainda tem a parte de utensílios e um mercado que vende uma diversidade enorme dos mais variados tipos de produtos italianos, como molhos, massas de todos os tipos, diversos rótulos de bons vinhos italianos, cervejas italianas artesanais e de escala industrial, inúmeros tipos de queijos e embutidos, o autêntico vinagre balsamico, além de vários tipos azeites. É de enlouquecer!
E no terceiro andar tem outro restaurante (esse um pouco maior) e mais livros relacionados a gastronomia e um espaço para as crianças.
Ah, eles ainda oferecem degustações, cursos de gastronomia e palestras sobre o assunto (mas não é sempre, pra saber o que tá rolando por lá na época da viagem, é bom ficar de olho na programação).
Eu aproveitei pra jantar lá um dia no restaurante que fica no ultimo andar e obviamente não poderia deixar de pedir dois dos meus produtos italianos preferidos: Presunto de Parma e Lambrusco.
As porções são grandes, tinha a intenção de comer uma lasanha ou qualquer outro tipo de massa italiana na sequencia, mas não teve espaço, pq eu ainda queria sobremesa também, que eu aproveitei pra comprar na loja ao lado, um autêntico gelato italiano da Venchi.
A Eataly de Bolonha fica na 19, Via degli Orefici, entre a Piazza Maggiore e as Duas Torres (Asinelli e Garisenda). Abre todos os dias da semana.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020