Uma das melhores formas de se deslocar pela Itália é usando os seus trens. O país tem apenas duas empresas que oferecem esse serviço: a Italo Treno (que eu já contei como foram as minhas experiências em viajar com eles nesse post aqui) e a Trenitalia. Nesse post, basicamente eu vou escrever somente sobre as váááárias experiências que tive em andar nos trens dessa empresa.
♦♦ Vantagens e Desvantagens em andar de Trenitalia ♦♦
Na minha opinião, sempre vão haver vantagens e desvantagens em utilizar algum serviço. Então, aqui vão alguns pontos que acho importante saber antes de decidir qual empresa e consequentemente qual tipo de trem escolher antes da viagem.
Estação Termini, em Roma
As duas maiores vantagens da Trenitalia, são:
– as rotas oferecidas por essa empresa tem uma cobertura muito mais amplas, vai desde as cidades maiores (Roma, Milão, Florença, Veneza, entre outros) até cidades menores do interior. (Ah, importante lembrar que algumas cidades tem mais de uma estação de trem. É bom verificar com cuidado qual é a melhor opção, pra não comprar errado e ter problemas depois).
Estação de trem S.M Novella, em Florença
– quer for pegar o trem em Roma e preferir sair da estação Termini, a principal estação de trem dessa cidade, somente os trens da Trenitalia partem dali, já os trens do Italo não oferecem essa opção (eles partem de outras duas estações de Roma, a Tiburtina e a Ostiense).
A maior desvantagem que eu me deparei nas viagens que fiz com a Trenitalia: os trens quase sempre estão atrasados. Exceto os trens Freccia, onde os atrasos eram coisa de 5 minutos, os demais trens sempre estavam beeem atrasados, variando entre 15 a 40 minutos.
♦♦ Os trajetos que fiz ♦♦
Durante essa viagem à Itália andei muuuito nos trens da Trenitalia, principalmente na semana que fiquei em Bolonha. Usei praticamente todos os tipos de trens existentes. Os trechos e tipos de trem foram esses:
Estação de trem de Bolonha (a ala nova)
– De Roma a Bolonha, com o trem de alta velocidade frecciarossa.
– De Bolonha a Fidenza, com o trem intercity.
– De Bolonha a Rimini, com o trem regionale veloce.
– De Bolonha a Ferrara, com o trem regionale.
– De Bolonha a Modena, com o trem de alta velocidade frecciabianca.
– De Bolonha a Florença, com o trem de alta velocidade frecciargento.
♦♦ Comprando a passagem ♦♦
Existem várias formas de comprar as passagens de trem com a Trenitalia, como por exemplo: pela internet, nas máquinas nas estações e nos guiches de atendimento (filas gigaaaantes).
Os únicos trajetos que comprei pela internet e com antecedência (coisa de uns 45 – 50 dias) foram os trechos entre Roma – Bolonha e Bolonha – Florença. Motivo? Pq são rotas com bastante procura, então, quanto antes eu comprasse essas passagens, melhor preço eu conseguiria. E foi isso que aconteceu. Ambos os trechos eram só de ida, mas mesmo assim, eu consegui preços bons. Por exemplo, no trecho Bolonha – Florença eu paguei 15,00 euros pra andar na primeira classe.
Já os demais trechos, por serem considerados trechos regionais, eles são super baratinhos, com o preço variando entre 3,00 a 9,00 euros, então eu comprava os trechos individuais diretamente nas máquinas nas estações de trem de cada cidade minutos antes de cada trem partir.
** Dica 1: Pra facilitar a vida, na noite anterior, eu entrava no site da Trenitalia, selecionava a rota que eu iria fazer no dia seguinte e batia uma foto da propria tela do celular com os horários dos trens, com os horários tanto da ida quanto da volta. Assim, dependendo de como tava o passeio, era só eu olhar quanto tempo eu ainda tinha até o próximo trem sair, evitando ficar muito tempo esperando na estação. **
Um detalhe importante pra quem gosta de comprar os tickets nas máquinas na estação: na parte superior das máquinas estão as informações de que tipo de pagamento são aceitos (cartão de crédito, moedas, dinheiro). É bom reparar nesse detalhe antes de entrar na fila, pq nem todas as máquinas aceitam todos os tipos de pagamento.
** Dica 2: desconfie se a máquina não tiver fila, muito provavelmente ela só aceite cartão de crédito. Geralmente as filas maiores estão nas máquinas que aceitam dinheiro e moedas. **
As passagem só podem ser compradas 90 dias antes da data da viagem. Quem quiser pegar super descontos em rotas que já estão definidas que vão ser feitas de trem, vale a pena se programar pra olhar o site nessa época, os preços compensam muito.
♦♦ Os tipos de trem ♦♦
A Trenitalia opera suas rotas com vários tipos de trem, como:
– Trem Regionale: eu andei apenas uma vez nesse tipo de trem. Ele era bem mais velho que os demais. Também era bem lento, parava em tooooodas as cidades pelo caminho. Pelo que percebi esses trens não tem opção de primeira ou segunda classe, todos os vagões são iguais. O preço da passagem, como dá pra imaginar, é o mais barato que existe.
– Trem Regionale Veloce: eu tive a oportunidade de andar apenas uma vez. A unica vantagem que percebi é que na primeira classe tem ar-condicionado, o que é uma ótima idéia quando se está viajando durante o verão, como foi o meu caso. Mesmo viajando na primeira classe, não teve nenhum tipo de serviço de bordo.
– Intercity: basicamente esses trens tem a mesma configuração do trem regionale veloce, porém na primeira classe eles estão configurados em forma de cabines. Não é necessário reservar a cabine e nem o assento, então é só chegar e procurar um lugar livre. No trecho da ida eu fui sozinha na cabine, mas no trecho da volta eu tive que dividir com uma familia. Achei meio desconfortavel ficar bem de frente pra todos eles, pq como eu tava sozinha, eles me olhavam como se eu fosse um ser de outro planeta. Achei meio estranho.
– Trem Freccia (Frecciabianca, Frecciarossa, Frecciargento): esses são os trens de alta velocidade da Trenitalia. Eles são novíssimos, em todos os trens que andei, parecia que eles estavam sendo usados pela primeira vez naquele dia que viajei com eles. Por serem trens que facilmente chegam a mais de 200 km/h, eles diminuem bastante o tempo de viagem entre as principais cidades. Em todos os trens tinham ar-condicionado (importantíssimo durante o verão). Na hora de comprar o bilhete, o horário e os assentos precisam ser pré-definidos, é obrigatório. E ao contrário do que muita gente pode pensar, os trechos nesses trens não são tããão caros quando comprados com uma boa antecedência e quando comparado com os demais tipos de trem.
Esse trem tem ums sistema de classes um pouco mais complexo, existem 4 tipos e alguns tipos tem suas variaveis. Basicamente as classes são: Standard, Premium, Business (area silenzio, business normal e salottino) e a Executive. E ainda tem o tipo de tarifa (super economy, economy e base) onde, quanto mais barato for o bilhete idenpendente da classe escolhida, menor serão os beneficios de troca e cancelamento de passagem, claro.
Em todas as vezes que andei nos trens Freccia entre as maiores cidades (trechos entre Roma – Bolonha e Bolonha – Florença), eu escolhi a Business Class (tarifa super economy), pq aqueles trechos já estavam definidos que seriam feitos de trem e não iriam mudar. Então, mesmo eu escolhendo a business class, o preço por ser na tarifa super economy ficou muito barato. Mas por ser nessas configurações, eu não tinha direito a trocar e nem de cancelar a passagem.
A maior vantagem de viajar na Business Class é que a configuração das poltronas nos vagões é 2-1, ou seja, 2 poltronas – corredor – poltrona individual. Como eu tava viajando sozinha, eu sempre dou prioridade de viajar nessa classe, pq prefiro sentar em uma poltrona individual.
Obs.: todos os tickets comprados na estação que não tiverem o horário especificado no bilhete devem ser validados ainda na própria estação de trem em máquinas especificas, antes da partida. Eu não sabia desse detalhe e quando peguei o trecho entre Bolonha e Ferrara quase levei uma multa de 200,00 euros. Por sorte o funcionário da Trenitalia viu que eu tinha acabado de comprar o bilhete (pq o horário da compra está impresso) e não me multou. Mas sabe né, sempre dá uma baita vergonha de passar por uma situação dessas, ainda mais num trecho onde o bilhete custa menos de 5,00 euros.
♦♦ Serviço de bordo ♦♦
Os trens do tipo regionale e regionale veloce não ofrecem nenhum tipo de serviço de bordo. Já os trens do tipo Freccia, pra quem estiver na primeira classe, eles passam distribuindo lanchinhos estilo as cias aéreas aqui do Brasil, um salgadinho ou amendoim + bebida.
♦♦ Internet wi-fi ♦♦
O sistema de internet wi-fi da trenitalia é bem ruim, por dois motivos:
– as instruções só estavam em italiano, então quem não entende nada de italiano (ou entende apenas o básicão, estilo italiano novela da Globo, como eu) não vai conseguir entender nada.
– precisa ter um número de telefone italiano pra se registrar. O código da Itália, que é o +39 é fixo na frente, ou seja, impossível registar um número do Brasil pra receber o SMS pra conseguir terminar de fazer o cadastro.
Eu olhei a tela umas mil vezes, mexi em tudo que era possível e não consegui descobrir um jeito de eu usar o wi-fi. Se alguém conseguiu ou souber o que fiz de errado, por favor, me avise!
♦♦ Bagagem ♦♦
Como todos os trens na Europa, existem duas opções para guardas as malas: no espaço logo acima da nossa poltrona ou nos compartimentos especificos paras malas nas extremidades dos vagões. E pra quem viajar na primeira classe nos trens do tipo Freccia, ainda existe a possibilidade de colocar uma mala de tamanho pequeno (dessas tamanho cabine), entre as poltronas na fileira individual.
A maioria das pessoas viajam com malas pequenas e costumam colocar no espaço acima da poltrona. Portanto, pra quem viaja com malas maiores, pelo que notei, sempre tem um bom espaço livre nas extremidades dos vagões.
♦♦ Minha opinião ♦♦
Claro que eu também gostei bastante de viajar nos trens da Trenitalia, porém algumas coisas não são tão praticas. Nada que exija muito, mas fazendo uma comparação entre a Trenitalia e o Italo, achei todo o processo no Italo muito mais simples. A maioria dos trens que peguei estavam em ótimo estado, acho que os trens regionales são os piores e mais velhos, mas nada caindo aos pedaços. O sistema de internet oferecido a bordo, como eu já expliquei nesse post, achei que poderia melhorar para os turistas que são de fora da Itália (mesmo no meu caso, onde o uso da internet era pra lazer, eu esperava pelo menos poder olhar meus email, mandar noticias e fotos pra familia, mas não pude aproveitar esse tempo pra fazer isso).
Post relacionado:
Italo: O mais novo trem de alta velocidade da Itália
Todos os posts que já escrevi até hoje sobre a Itália
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Oi Bruna, como você disse, a maior desvantagem realmente são os atrasos. Para muita gente, andar de trem na Europa é sinônimo de pontualidade, mas em relação a Trenitalia a coisa muda de figura. Em 2011 fui de Nápoles para Roma, o trem atrasou em uma hora a saída de Nápoles e no meio do caminho, o trem parou “por motivos técnicos” por mais uma hora. Conclusão, chegamos em Roma com duas horas de atraso.
Oi, Nick
Nossa, que chato isso. Dependendo do horario q a gnt escolhe pra chegar, é pura perda de tempo e as vezes compromete um dia da viagem qdo o atraso é muito grande. Mas de resto, achei td ótimo, princialmente os freccias, peguei uma frota beeem novinha.
Oi Bruna, tudo bem? Adorei o blog, estou anotando todas as dicas! Fiquei com uma dúvida, quero comprar o trajeto Roma/Florença com a Trenitalia pois estarei pertinho da estação Termini, mas não vi no site deles a opção de imprimir o etkt como tem no Italo. Como você fez com o que comprou pela internet? Viajo na primeira semana de abril então se for pelo correio não vai dar tempo :/ Obrigada!! Bjus
Oi, Aline
Eu imprimi apenas o que foi enviado pelo email, eu acho que vem um codigo de barras meio estranho, de forma meio quadradinha. Tem na tua confirmação? E só. Ou será que agora eles mudaram isso? Será que vc não tem que imprimir o ticket na estação (nas máquinas ou nos guichês de atendimento?)
Oi Bruna, fiz a compra ontem e deu tudo certo! Inclusive passou tranquilo o meu cartão de crédito emitido no Brasil, que li em alguns lugares que não passava. Recebi a mesma coisa que você, com esse código de barra, e já imprimi. Tenho que validar isso em algum momento na estação?
Oi, Aline
Se tiver o trajeto e o horário do trem, não precisa. Só é preciso validar os bilhetes que não especifiquem essas coisas, ao menos foi isso que um funcionário da trenitalia me disse (na vez que eu quase levei a multa).
Que bom! Muito obrigada pela ajuda!! ;)
Me ajudou bastante, obrigado!
Oi, Paulo
Que bom, fico feliz! Obrigada pela visita aqui no blog! =D
viajei bastante nos trens quando morei na Itália, e quando tinha que viajar em um determinado dia, ia na estação e comprava o bilhete para primeira hora da manha e volta no final do dia, Sempre deu certo, pois morava praticamente em frente da estação, e como morava na Toscana, tinha que conhecer todas as comune.
Oi, Neusa
Se um dia eu tivesse que morar na Itália, eu acho que escolheria a região da Toscana, foi a minha preferida entre as que conheci até hoje. Sabe que me surpreendi com os trens na Itália? Não imagina que eram assim (exceto que eles não são muito pontuais hehe mas não dava pra ser tudo perfeito, claro!).
Bruna, as poltronas da segunda classe são reclináveis?
Oi, Ricardo
Não são, infelizmente.
Obrigada pela visita aqui no blog!
OI Bruna, estou pesquisando de como ir de Veneza a LIsboa. Voce saberia se há esta possibilidade?
OBrigada pelas super dicas
Oi, Edméa
De trem? Acho que não tem como ir não. O ideal é ir de avião mesmo, vc pode pesquisar nas cias aéreas tradicionais de cada pais ou em cias aéreas de baixo custo.
Olá,Bruna! Vou de palermo a Roma em 09/01 comprei meu bilhete pela internet no site da trenitalia,cabine individual primeira classe(sei lá o que isso significa,sei que li posto singolo e achei melhor ir sozinha ,pois demora 12h e é noturno) vc disse que é necessário validar o ticket , meu bilhete tem data determinada, mesmo assim preciso valida-lo? Obrigada e abraços
Oi, Nathasha
Quando tem data normalmente não é necessário validar o bilhete antes. No caso de trens noturnos, eu não sei te dizer se eles tem alguma política especial, mas vc pode perguntar pra algum funcionário do trem, sempre tem alguns na plataforma.
Olha fui pra Rimini de Veneza minha passagem custou 50 euro no retorno pagei19,15 euro fiz o mesmo tráfego gostaria de saber o porque
Oi, Marinei
Não sei, acho q depende da antecedência, do horário escolhido (se é horário de pico ou não), entre outros fatores, mas não sei te dizer o que seria exatamente.
oi Bruna, tudo bem?
Comprei bilhetes de trem pelo site da trenitália, para nossa viagem em abril/15.
Imprimi a confirmação da compra (bilhete eletrônico) que enviaram pro meu e-mail.
Por favor, pode confirmar se preciso validar eles de alguma forma? Eles não tem um código de barras horizontal, mas tem um quadradinho com simbolo..
valeuuu
Oi, Luciane
Os trens Freccia eu nao precisei validar, pois tinha horario e dia no bilhete, porém todos os outros trechos (trechos menores)que comprei nas máquinas na estaçao de trem, eu tive que validar sim.
Olá. Eu comprei um chip da tim para usar internete na Itália. Paguei 25 euros incluso 5 euros para ligações internacionais que custam 8 centavos o minuto.Consegui acessar o wi-fi no trem com esse número da Tim. Basta colocar o número no site para receber um SMS com código de acesso. Não falo Italiano mas achei intuitivo esse cadastro. Fica a dica pra quem tiver o chip.
Oi, Anderson
Obrigada por deixar essa dica, certamente vai ajudar outras pessoas. :D
Oi.
Primeiro obrigado por dividir suas experiências com a gente.
Vi que vc compra passagens tão barata.
10 euros, 15 euros.
Fiz uma cotaçao roma- florença e florença- veneza o mais barato sai 200 reais
Alguma razão?
Oi, Pedro
Duas coisas: o tempo de antecedencia e o horario da viagem. Se vc for comprar muito perto do dia da viagem ou ate mesmo nos horarios de pico, certamente vc vai pagar mais caro.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna, td bem??
Parabéns pelo blog (mega bacana e bastante útil) e obrigada pelas mil dicas. Comprei por engano em duplicidade passagem de Roma p Firenze, pq não vi a confirmação no site no ato da compra e achei q nao tinha sido efetuada. Reiniciei o procedimento até o pagto e depois recebi duas confirnmaçoes.
É possível trocar uma delas p o trecho Firenze-Bolonha?? Vc sabe como funcionam as trocas no site??
Bjo e aguardo seu help
Oi, Leila
Huuum, infelizmente não sei como isso funciona. Nunca precisei trocar ou cancelar uma passagem de trem.
Não existe um lugar para atendimento online ou algo do tipo no site pra vc conseguir essas informações?
OI Bruna tudo bem , comecei a ver o site da trenitalia pois vou viajar em setembro e outubro , ainda tem preços bons em muitos trechos, em alguns não tenho necessidade de chegar tão cedo pois a entrado do hotel é depois das 12 ou ate 14 hs , sendo assim os regionais são bem mais baratos , porem a duvida é , tem lugar para se acomodar e colocar as malas , ou são trens tipo metro muito cheios . Senão vou comprar os mais caros para segurança de malas e não pelo tempo .
Oi, Gisele
Alguns trechos tem bastante pessoas sim, mas tbm depende do horário. Se for muito no inicio ou final do dia, os horários considerados de pico, normalmente os trens são mais cheios. Existem lugares pra colocar a mala sim, mas aconselho a vc chegar com uma certa antecedência, assim vc consegue pegar esses lugares nos guarda malas de cada vagão.
Oi Bruna. Parabéns pelo blog. Fiquei mega assustada com o que vc disse sobre a trenitalia. viajo em lua de mel dia 20 e peguei alguns trechos eurocites(ta assim no bilhete) e com medo.. pq está com horarios bem apertados entre um e outro… sendo q comprei bilhete pro museu as 19h e tecnicamente chego 15:15.. medo de nao dar tempo… mas mega obrigada pelas dicas…
Oi, Caroline
Eu relatei a minha experiência, sempre peguei um atraso ou outro, alguns foram de pouca coisa, mas outros chegaram a 40 minutos. Quem sabe vc tenha sorte e não pegue nenhum atraso. Não se preocupe tanto, isso é meio questão de sorte mesmo.
Bom dia Bruna.
Estou tentando a varios dias comprar passagem no site da trenitalia para o mes de dezembro (2ªquinzena). Não consigo. Acusa um erro de data.
Será que ainda é muito cedo para fazer a compra?
Oi, Mauro
As passagens só estão a venda com 90 dias de antecedencia da data inicial e final da viagem, deve ser isso.
OK
Vou esperar os 90 dias e tentar comprar.
Outra coisa, vou sair de Firenze para Roma no dia 31/12. Nessa data os trens funcionam normalmente?
Oi, Mauro
Não sei te dizer, nunca estive nessa época na Itália. Vou ficar te devendo essa info.
Bom dia Bruna,
Suas informações são de grande valia para mim, pois viajo em Outubro para Itália.
Comprei passagem Roma-Verona pela RailEurope, no e-mail de confirmação vieram os códigos ITALO BOOKING REFERENCE e RAIL EUROPE BOOKING REFERENCE.
Está descrito, também a origem, a chegada, as datas e horários, o nº de carro e os números das poltronas.
Há necessidade de validação? Esse bilhete impresso garante o nosso embarque?
Oi, Ana
Infelizmente não sei te dizer, nunca comprei passagem pelo site da Rail Europe.
Comprei minhas passagens pela Trenitalia, mas agora me surgiu uma grande dúvida. Meu nome é Anna Silvia Ramos de Oliveira, mas no ticket, eu acabei colocando apenas Anna Oliveira.
Será que terei algum problema?
Oi, Anna
Não posso te dizer nada com 100% de certeza, mas eu acredito que não. Leve o cartão de credito que vc comprou a passagem, caso seja questionada, se o passaporte não bastar. Quem sabe ajude a provar que vc mesma comprou e vc mesma está usando.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Eh possível comprar pela internet, com antecedência as passagens ( bilhetes ) de trem sem data específica, para que sejam validadas nas máquinas das estações na data que eu desejar tomar os trens??? Muito obrigado
Oi, João
Sim, mas vc vai pagar mais caro por isso. Se for trechos proximos, compre la mesmo nas maquinas um pouco antes do trem partir, sai mais barato.
Olá Bruna, em junho irei para a Itália, Reggio di Calabria, e por motivos de preço e horário, o trecho Roma/Reggio irei fazer de trem… uma aventura! Uma coisa que eu não entendi é em relação ao tipo de poltronas e leitos que o site da Trenitalia oferece, nas suas viagens de trem pela Itália, você utilizou o leito ou somente as poltranas?
Oi, Fabricio
Só as poltronas, pq só fiz trechos relativamente curtos, não passaram de 2 horas/2 horas e 30 minutos.
Olá Bruna, parabéns pelo blog e pelas fotos! Show de bola!
Vou comprar uma passagem para mim e minha namorada de Veneza (Mestre) para Roma (Termini) pelo trenitalia, trem InterCity segunda classe. É muito ruim? 6 horas de viagem por 20 euros.
Dá pra aproveitar as vistas?
Os trens em Veneza (de Santa Lucia até Mestre) tem com frequencia? Costuma atrasar?
Obrigado, abraço!
Oi, Rafael
Muito obrigada!!! :D
Não sei te dizer, nunca peguei trem em Veneza Mestre. Os trens na Italia podem atrasar sim. Não tove atrasos no Italo, mas na Trenitalia tive alguns. Se vc puder pegar com um tempinho maior entre as conexões, melhor. Melhor esperar um pouco do que chegar atraso e perder a conexão, ne?
Olá! Vou comprar o bilhete da Trenitalia no site deles. Gostaria de saber como faço para trocar pelo ingresso quando chegar na estação de trem?
Oi, Larissa
Nas maquinas ou nos guiches, caso ainda seja necessário.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Bruna moro em Curitiba e em 19 de Outubro viajo de Roma para Veneza no Frecciossa com partida de Tiburtina as 08:00 horas, conforme consta no bilhete. Posso entrar nesse trem na estação de Tremini ou vou ter de ir em Tiburtina? E caso positivo passa mais cedo na estação de Termini?
Oi, José
Infelizmente não sei te dizer. Acho melhor você iniciar o trecho na estação a qual comprou o bilhete.