Lembro como se fosse hoje o dia que vi uma foto de Siena. Foi durante uma das várias edições do famoso Palio de Siena. Eu nem sei pq, mas eu gostei bastante da cidade. E olha que não gosto de cavalos, tenho muito medo!!!
Nessa viagem pra Itália, eu tinha pq tinha que conhecer Siena. Então, depois que eu aumentei os dias de viagem pra poder conhecer a região da Toscana, uma das primeiras coisas que organizei foi esse day trip para Siena.
Eu queria muito ir até lá de forma independente (usando transporte público), mas acabei não fazendo isso pq é bem dificil encontrar informações confiavéis pela internet (quais são as empresas de ônibus q fazem esse trajeto? Quais os horários dos ônibus? Quanto tempo levaria essa viagem?). Até dá pra ir assim em Siena, mas eu achei muito empenho. Então, eu optei por pegar um desses tours com uma empresa local. E achei que a idéia foi ótima.
Esse tour basicamente era: de manhã visitar Siena, na hora do almoço fomos até uma vinicola, onde, alem de fazer degustação e conhecer, também almoçamos por lá mesmo. E a tarde fomos até San Gimignano.
Siena foi construída no alto de uma colina, então como dá pra imaginar, além das ruas serem uns verdadeiros labirintos (alguns lugares os carros não tem acesso), tem muita subida e descida durante o passeio. Tem apenas 53 mil habitantes. Sim, a cidade é minuscula. Dá pra conhecer Siena todinha caminhando.
Um bom lugar pra começar a desbravar Siena é na Piazza del Campo, a principal praça da cidade. Ali mesmo já estão duas das maiores atrações da cidade: o Palazzo Pubblico com a sua gigantesca Torre del Mangia (com 102 metros de altura) e a Fonte Gaia, que recebe água vinda de um arqueduto que foi construído a mais de 500 anos atrás.
É nessa praça de forma de meia lua que acontem todos os anos o Palio di Siena, uma das corridas de cavalos mais importantes do mundo. Pra quem quiser ver de perto a corrida, as datas são fixas, sempre no dia 02 de julho e no dia 16 de agosto. A cidade literalmente para pra viver esse evento super tradicional.
Hoje em dia a praça é cercada por vários restaurantes, cafés, lojinhas de souvenirs e palácios medievais.
A minha próxima parada foi na Piazza del Duomo, onde fica o belíssimao Duomo di Siena. Se por fora ela já é lindíssima, por dentro então, eu diria que, além de ser uma das igrejas mais diferentes que visitei até hoje, ela é surpreendente.
Quem um dia pensou em visitar uma igreja toda feita de mármore listrado em preto e bege? Pois então, a Catedral de Siena é justamente assim por dentro. Esse mix de mármore preto e bege ficou excelente. E os vitrais? A gente tinha quase uma hora de tempo livre pra conhecer a cidade e adivinha onde eu optei por ficar? No Duomo di Siena!
Os quatro grandes destaques do Duomo, na minha opinião, são:
– a fachada externa de estilo gótico-românico, foi inspirada da Catedral de Orvieto e é totalmente decorada;
– seu interior, totalmente feito de mármore preto e bege listrado;
– os mosaícos do piso, que foram feito a partir do século 14. Assim como eu, quem for a Siena durante os meses de setembro e outubro, vai poder ver os mosaícos no piso. Nos demais meses do ano não é possível.
– os afrescos da Biblioteca Piccolomini, que foram feitos durante o século 15 por Pinturicchio para o Papa Pio III.
Mas ainda tem mais coisas pra ver, como as estátuas da loba amamentando Romulo e Remo, que são o símbolo de Siena. Tem um vitral que representa a Última Ceia que data do seculo 13. Isso sem falar nas esculturas de Pisano e Michelangelo.
Como deu pra perceber, a catedral por si só já faz valer todo o passeio.
Ah, Siena fica a 75 km de Florença e apenas 39 km de San Gimignano. O fato de eu ter feito um passeio com uma agência de turismo não influenciou em nada o meu passeio. A única coisa que talvez eu teria feito se tivesse mais tempo, seria sentar em um dos muitos cafés da Piazza del Campo e ficaria vendo o tempo passar. Mas tirando isso, deu pra fazer tudo com calma. Os deslocamentos entre cidades também foram bem rapidos, acho que o que demorou um pouquinho mais foi o trecho da ida, mas como a guia estava contando a história da região, dando algumas informações básicas e explicando como seria o tour, sinceramente? Nem vi o tempo passar!
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Olá, Bruna,
gostei muito do seu blog! Será que você pode me indicar que empresa usou para fazer seu tour em Siena? Grata
Oi, Luciana
Claro, a empresa é a Walk About Florence. O Tour partia de Florença, seguindo pra Siena – almoço na vinicola – San Gimignano e Pisa. Apesar de eu não ter escrito nada no blog sobre San Gimignano e Pisa, essas cidades também estavam no tour.
Copiei descaradamente seu roteiro pq tenho apenas um dia pra Siena..rs..poderia me falar qual foi a vinícola que visitou?
Oi, Carla
hahaha Sem problemas! =D
Sobre a vinicola eu escrevi aqui nesse post, não sei se vc já viu?!?!
http://contandoashoras.com/2013/11/28/degustacao-de-vinhos-na-toscana-vernaccia-chianti-vino-santo/
Obrigada pela visita aqui no blog!
Olá Bruna, gostei muito das suas dicas , estou indo para Siena agora em março e aluguei um carro. Vale a pena ir até San Gimignano? Sabe me dizer se a estrada é boa.
Grato.
Oi, Gustavo
Obrigada! =D
Então, se vc quer ver uma cidade medieval bonitinha e bem preservada rodeada por paisagens bonitas, vale a pena sim. Agora se vc não quer encontrar com 5 milhoes de turistas de excursões, pode ser meio chatinho.
Sim, as estradas nessa região são ótimas pelo que percebi.
Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2015 pra ti!
BOA TARDE, PODERIAS ME PASSAR A COMPANHIA QUE COMPRASSE O PACOTE DO PASSEIO NA VINICOLA? OBRIGADA
Oi, Marcela
As infos estão nesse outro post aqui:
http://contandoashoras.com/2013/11/28/degustacao-de-vinhos-na-toscana-vernaccia-chianti-vino-santo/
Não sei se vc já viu?1?!
Olá.. Você lembra aproximadamente quanto custou o passeio?
Oi, Liliana
Não lembro mais quanto paguei. Vou ficar te devendo essa info.