28.12
2013

Londres – Christmas Festival no Royal Albert Hall

Essa viagem de ultima hora à Londres só existiu por causa de duas apresentações que minha mãe queria muito assistir. O Royal Albert Hall recebe todos os anos, no mês de dezembro, uma série de eventos que fazem parte do Christmas Festival. Muito por acaso, os shows que a minha mãe queria ver faziam parte dessa programação.

SONY DSC

SONY DSC

Dia 09 de dezembro

A primeira apresentação que vimos foi um show de Katherine Jenkins, uma mezzo soprano britânica (nascida no País de Gales) e que apesar de ser desconhecida do publico brasileiro, faz muito sucesso no Reino Unido.

SONY DSC

Pra falar bem a verdade, eu não sou muito fã desse tipo de música, mas achei o show dela nesse dia simplesmente incrivel. Algumas músicas era apropriadas para a época de Natal, assim como outras não. A voz dela realmente faz jus a todo o sucesso que ela faz tanto no Reino Unido como em outros países de lingua inglesa.

SONY DSC

Algumas músicas ela cantou sozinha, outras ela trouxe convidados especiais (até uma amiga da época em que ela cantava no coral da igreja de St David, na sua cidade natal, Neath, no País de Gales) e tudo isso acompanhado por nada mais nada menos que a London Philharmonic Orchestra e o Philharmonia Chorus.

SONY DSC

Ah, e ainda teve uma belíssima apresentação da The Band of Her Majesty’s Royal Marines, que com certeza foi um dos pontos altos da noite.

SONY DSC

Uma coisa que eu devo comentar é que o show da Katherine é bem “leve”, ela é super simpática e ainda, ela pediu que durante o intervalo entre a primeira e a segunda parte da apresentação as pessoas deixassem mensagens ou perguntas, que ela iria responder.

SONY DSC

Fato é que ela recebeu muuuitas perguntas e muito comentários de diversas pessoas ao redor do mundo. Alguns muito interessantes (como pessoas que vieram da Austrália e da Áfrida do Sul só pra ver o show dela!), alguns engraçados (um admirador que disse que achava ela lindissima e assinou dizendo que tinha “57 anos e meio”) e outros inesperados (uma pessoa pediu pra ela mostrar os sapatos!). O show foi bem divertido!!

SONY DSC

Dia 13 de dezembro

A segunda apresentação que vimos, o Messiah, é uma das apresentações mais tradicionais dessa época de Natal no Royal Albert Hall. A procura tem sido tão grande para ver essa apresentação, que esse ano duas datas estavam disponíveis.

SONY DSC

O Messias (ou Messiah, em inglês) é um dos oratório (pelo que li, a definição é bem parecido com a ópera) mais famosos de Georg Friedrich Händel, que narra a vida de Jesus Cristo desde o seu nascimento até a sua chegada ao céu.

SONY DSC

A apresentação que vimos foi a original, que é dividida em três partes e tem duração de aproximadamente 2 horas e meia, alternando as vozes dos sopranos, tenores e mezzo soprano com o coro de 500 vozes. Uma loucura! O coro de 500 vozes é de arrepiar!

SONY DSC

SONY DSC

Eu não vou entrar muito no merito das divisões desse oratório, pq eu nem saberia explicar direito, mas o que a teoria tem de complicado, na prática a coisa fica bem mais interessante.

SONY DSC

Mas claro que o grande momento da noite foi o desfecho da 2 parte com a apresentação, com a Aleluia. Uma coisa chamou a minha atenção, foi o  momento em que todas as pessoas ficam em pé pra assistir essa parte. Ai fiquei me perguntando o motivo. Bom, diz a lenda que o durante uma apresentação do Messiah em Londres, o rei George II  ficou tão impressionado com a apresentação, que sem perceber estava em pé. Quando as demais pessoas perceberam isso, todo mundo ficou em pé seguindo o protocolo real, que diz que quando o soberano se levanta, ninguém pode permanecer sentado. Lenda ou não, o fato é que foi dai que veio esse costume! Interessante, não?!?!

SONY DSC

Também vale dizer que o maestro foi o grande destaque da noite, pq não deve ser fácil comandar a orquestra (a Royal Philharmonic Orchestra) e um coro de mais de 500 vozes. Ele foi até aplaudido em pé por mais de 5 mil pessoas!

SONY DSC

Outras infos

O Christmas Festival acontece todos anos, do inicio do mês de dezembro até o dia 24 de dezembro. Tem apresentações dos mais variados tipos. Quem gosta da época do Natal, das músicas e de todo o seu encanto, eu recomendo incluir um show desses no roteiro à Londres, com certeza!

royal albert hall 12_1200x900

Os tickets podem ser comprados pela internet, pelo telefone ou no local. Quem comprar o ticket pela internet e optar por retirá-lo na bilheteria (Box Office) no dia do evento deve fazer isso com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário marcado para apresentação, no Portão número 12 (Door 12). Na hora de retirar o ticket é importante ter em mãos o cartão de crédito utilizado na compra, passaporte e o código da reserva.

royal albert hall 16_1200x900

Royal Albert Hall fica na Kensington Gore, de frente para o Hyde Park e bem perto da Harrods. A estação de metro mais próxima é a South Kensington, com saída pro Museu de História Natural. A caminhada é de uns 10 minutos.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Londres, Shows e Musicais - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas