* Post atualizado em março de 2015.
Em 2012 quando estive em Londres, pela primeira vez eu resolvi incluir no meu roteiro um chá da tarde, e o lugar escolhido para essa estréia não poderia ter sido melhor: o tradicional chá da tarde na Harrods. Apesar de ser um típico programa inglês, em um dos lugares mais tradicionais da cidade, eu achei a experiência legal, mas um pouco turistona demais pro meu gosto. Então, nessa última viagem à Londres, em dezembro do ano passado, eu resolvi procurar algo diferenciado.
Procurando por informações sobre as visitas que acontecem nos meses de inverno no parlamento, qual não foi a minha surpresa ao ver que dessa vez havia uma novidade no site, agora era possível tomar um chá da tarde em um dos salões do Parlamento Britânico, o Pugin Room.
O local escolhido para servir o chá da tarde foi o Pugin Room, uma sala super bem decorada que pertence a ala da House of Commons e tem uma vista legal para o rio Tâmisa, inclusive dá até pra ver a London Eye mais na lateral. Por todo o ambiente existem obras de arte que pertencem a coleção privada do Parlamento ou vieram emprestada da National Gallery e da National Portrait Gallery de Londres.
O nome escolhido pra essa sala, Pugin Room, presta uma homenagem ao arquiteto britânico Augustus Pugin, que foi quem projetou todo o interior (desde vitrais até movéis, inclusive as molduras de alguns quadros) do novo Palácio de Westminster, com estilo neo-gótico, após ele ter sido praticamente todo destruído em um incêndio.
Diferentemente do salão da Harrods ou de várias outros lugares onde é possível tomar um chá da tarde em Londres, o Pugin Room é uma sala super pequena. Se não me engano, tem capacidade para 8 – 10 mesas apenas. Quanto antes o chá da tarde for reservado, maiores as chances de se conseguir um lugar (eu reservei com um mês de antecedência).
O chefe contratado pelo Parlamento, desenvolveu um cardápio variado (inclusive quem for vegetariano, eles oferecem uma opção diferenciada), que serve desde os tradicionais sanduiches, scones (os típicos pães doces escoceses) e mais alguns doces pra finalizar. Tudo isso acompanhado de geléia de morango (se tivesse pra vender, com certeza eu iria comprar!!!) e uma espécie de nata (Devonshire clotted cream), ambos eram ótimos, muito bons mesmo!!!
Além disso, o cardápio tinha uma boa seleção de bebidas. Era possível pedir uma tacinha de champagne, vinhos (tinto e branco), refrigerantes ou água pra acompanhar, porém essas bebidas eram pagas a parte. Somente o chá era a vontade. A variedade de chás era boa, haviam 4 opções pra escolher. E pra quem não dispensa um cafezinho, também existe essa opção.
Mas quem tiver interesse, precisa ficar atento a um detalhe: até ano passado só era possível tomar o chá da tarde se fissesse o tour no parlamento britânico, reservar mesa somente para o chá estava fora de cogitação. Como eu já expliquei nesse post aqui, também não tem como reservar online ou reservar por email, era preciso ligar (mas acredito que isso deve mudar, pq era um saco ficar soletrando tudo pro atendente, pq ele não sabia como escrever o nossos nomes, o endereço e tal). A partir desse ano de 2015, as reservas do chá da tarde já podem ser feitas no próprio site do Parlamento, através desse link aqui. No final dessa página é necessário clicar em “online” e logo virá a página para reservar o tour e na sequencia o chá da tarde. Tudo muito simples, não tem erro!
** Para ler o post sobre as três visitas que eu já fiz ao parlamento britânico, é só clicar aqui. **
Também é importante levar em consideração que os tours devem ser combinados para que seja possível tomar o chá da tarde antes ou depois do horário agendado pro tour. O tour que a gente reservou estava marcado para as 12:15 e o chá da tarde obrigatoriamente precisou ser marcado para as 14:00, pois esse era o primeiro horário disponível. Existem apenas três horários para o chá da tarde, as 14:00, as 15:45 e as 17:15.
Se alguém estiver se perguntando sobre o preço, o valor é bem compatível com os demais chás da tarde servidos por aí, mas nesse caso em especifico, o chá da tarde fica em 25,00 27,50 libras/pessoa (valor de 2015).
Obs. 1: é importante chegar com uns 20 minutos de antecedência pro tour + chá, pois a gente precisa retirar um crachá na entrada e passar por um controle de segurança igual aos dos aeroportos.
Obs. 2: é permitido bater fotos no Pugin Room, onde o chá da tarde é servido.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Bruna, qual chá da tarde vc preferiu??? O do Parlamento ou o da Harrods?? Em questão de local, sabor, tudo… hehe
Obrigada!!!!!!!
Oi, Paula
Eu gostei dos dois, mas acho que o do Parlamento tem um “plus” a mais, sei lá, não sei explicar. Mas ainda prefiro o do parlamento se tivesse que escolher! =D
Boa noite, Bruna! Primeiramente, parabéns pela excelente matéria, que nos ajudou demais!
Eu e minha esperança iremos, em lua de mel, para Londres no fim do ano e estamos super empolgados.
Quanto ao café no Parlamento, uma pergunta: a comida é à vontade?
Muito obrigado!
Fernando e Marina
Oi, Fernando
Desculpa a demora pra responder, estava viajando. Então, quando eu fui não era. Acredito que nao tenha mudado. Nenhum chá da tarde que fui ate hj, tanto em Londres como em Edimburgo, a comida era a vontade.
Obrigada pela visita aqui no blog! Desejo uma otima lua de mel pra vcs em Londres!