Pra quem gosta de palácios, uma ótima opção de day trip partindo de Londres, é conhecer o Blenheim Palace. Esse palácio está localizado a uma curta distância do vilarejo de Woodstock e muito próximo de Oxford.
Um dos principais motivos de a gente ter ido até lá foi a fixação que meu pai anda lendo tudo relacionado a Sir Winston Churchill (só no ano passado ele leu uns 8 ou 9 livros sobre ele), um ex-primeiro ministro britânico que ocupou esse cargo por duas vezes, inclusive uma delas foi durante o período da Segunda Guerra Mundial.
A história desse palácio começou a muitos séculos atrás, quando John Churchill, o 1º Duque de Marlborough, venceu a Batalha de Blenheim contra a França. Uma das melhores recompensas que a Rainha da época poderia lhe oferecer era uma área de terra. Como já dá pra imaginar, nesse local foi construido um palácio e como forma de relacionar a vitória na batalha, o nome desse palácio veio a se chamar Blenheim Palace.
Mas muita história rolou nesse palácio até que de fato ele viesse a ser relacionado a Sir Winston Churchill, o seu morador mais ilustre.
Durante o seu primeiro mandato, o pai da atual Rainha Elizabeth II faleceu e Sir Winston Churchill se tornou um dos melhores conselheiros da jovem rainha.
Churchill não foi só um politico, ele também escreveu livros (em torno de 20!!) e pintou muitos quadros. No seu curriculo consta que ele foi o único primeiro-ministro britânico a receber um prêmio nobel de literatura em 1953, por ter escrito a obra “Memórias da Segunda Guerra Mundial”, dividido em dois volumes. E não foi só isso, em 2002, a BBC apresentou os 100 maiores britânicos da história escolhidos atraves de votação e adivinha quem levou o primeiro lugar? Sir Winston Churchill. A vantagem para o segundo lugar foi de “apenas” 1 milhão de votos a mais.
Sua vida particular foi sempre muito discreta, ele se casou com Clementine Hozier na St Margaret’s Church, a igreja que fica junto a Catedral de Westminster e bem perto do Parlamento Britânico. Teve cinco filhos. E apesar de ter nascido em Blenheim Palace, ele não morou aqui a sua vida toda.
Mas vamos ao que interessa… O tamanho do palácio por si só já impressiona, isso sem falar nos seus jardins e toda a área verde que circunda o palácio, um local de uma tranquilidade impressionante.
Nos começamos o nosso passeio pelos jardins do palácio, que sério, mesmo no inverno, são lindíssimos. Mesmo com todo o frio que estava fazendo naquele dia, a gente aproveitou bastante pra caminhar a vontade por lá. Atravessamos a ponte, para bater fotos que oferecem um ângulo privilegiado do palácio, da ponte e o rio ao fundo. Vale muito a pena a caminhada, pois a vista compensa demais!!
Depois de passear a vontade pelos jardins, fomos visitar o palácio. A ala aberta a visitação não é muito grande, pois o palácio ainda é usado como residência pelo 11º Duque de Marlborough e sua esposa, a Duquesa de Marlborough.
Então, basicamente o que visitamos foi:
– A Churchill Exhibition, uma exposição permanente sobre Sir Winston Churchill. O legal dessa exposição que apesar dela ser pequena (e quase nada cansativa), ela resume bem a história do ex primeiro ministro. A gente pode ver uma remontagem do quarto onde ele nasceu, a primeira roupa que ele usou logo ao nascer, algumas cartas, fotos e até alguns quadros que foram pintados por ele. Só por essa exposição já valeu a visita!
– Os State Rooms, algumas alas do palácio foram abertas a visitação pública e o que vemos ali são salas e mais salas com uma decoração digna de um palácio com coleções de tapeçaria, porcelanas, objetos de decoração luxuosos, coleções de porcelas sèvres e mobiliário super requintado.
Antes de terminar a visita, a gente também tem acesso a biblioteca, que estava sendo decorada pois logo mais aconteceria um jantar de Natal.
E antes de sair do Palácio, fomos conhecer a capela interna, totalmente decorada pro Natal. Lindo, não?
– E ainda, no local onde antigamente eram os estábulos do palácio está a exposição “Churchills’ Destiny: The Story of Two Great War Leaders”, que conta as proezas usadas por John Churchill ao vencer a Batalha de Blenheim como as estratégias e liderança de Sir Winton Churchill durante as guerras.
O palácio, como esperado, tem uma boa estrutura para atender os turistas. Existe uma loja de souvnirs com lanchonete, banheiros e alguns restaurantes. Nos tomamos o café da manhã e almoçamos ali também. Como existem 2 ou 3 restaurantes ali, nos optamos pelo Water Terrace Cafe, com vista para os jardins.
O cardápio é bem bom, com diversas opções de pratos com carne, frango e peixe. E também tem uma mesa de doces com uma variedade enorme de tortas e bolachinhas, que é uma verdadeira perdição.
Para ir até lá existem várias opções, mas nos optamos por ir de Londres até Oxford de trem, partindo da estação de Paddington. Chegando em Oxford, ainda tivemos que pegar o ônibus S3 da empresa Stagecoach (cor azul e dourada). Esse ônibus sai exatamente da frente da estação de trem, a cada 30 minutos, então não tem erro. O trajeto entre Oxford até o Palácio dura uns 30 minutos mais ou menos. Eu acho importante dizer que o ônibus deixa a gente em frente ao portão de entrada principal do Palácio, então ainda tem mais uma caminhadinha de uns 10 minutos até a bilheteria.
O ticket pode ser comprado tanto pela internet (pra quem já quiser agilizar o processo) ou lá mesmo no palácio (no dia que a gente foi não tinha fila, foi só trocar o voucher enviado por email pelos ingressos e em questão de 2 minutos já estavamos dentro do palácio). Existem dois tipos de ticket, o “Palace, Park and Gardens” e o “Park and Gardens”. Também é importante olhar o site antes de incluir esse palácio no roteiro, pq em algumas épocas do ano (como no inverno, como nos fomos), ele não abre toooodos os dias.
Obs.: Dá pra tirar foto dentro do palácio, desde que seja sem flash.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Oi Bruna,
Quanto tempo voces ficaram lá no Blenheim só para eu ter uma nocao? Estou programando de ir daqui 2 semanas, mas já vi que o lugar é BEM grande.
Obrigada
Bjos
Oi, Carol
O dia todo, literalmente!!! Chegamos umas 10:00 e voltamos no fim da tarde. A visita ao palácio não é tããão demorada, mas existem outras exibições menores espalhadas, assim como os jardins, que são fora de serio. Se no inverno eu já gostei, imagino na primavera ou no outono, devem ficar lindíssimos.
Claro que estava na minha listinha pra quando voltar pra Londres e ainda mais agora que comecei a ver o seriado “The Royals” e tem cena filmada aí! rs Fiz uma mega maratona nesse fds e agora vim fuçar na internet pra ver mais sobre esse castelo rs.
Oi, Fernanda
Nããão vi esse seriado!!! Preciso ver!! No Netflix? Esse lugar é muito legal. Se indo no inverno eu já gostei, imagina como deve ser na primavera ou no outono.
Vou procurar por essa série! Valeu a dica!!