por Raul Bartolamei
Assim que chegamos em Bolonha, logo após fazer o check-in, eu pedi na recepção do hotel uma indicação de restaurante pra nós almoçarmos. O atendente do hotel nem pensou muito e foi logo dizendo: Ristorante Donatello.
Antes de escrever qualquer coisa sobre esse restaurante, eu já vou avisando: foi o nosso restaurante preferido de toda a viagem. Gostamos tanto que fomos almoçar/jantar lá por duas vezes. Só não voltamos mais vezes pq nos finais de semana eles não abrem para o jantar. Não sei o motivo, mas achei bem estranho.
A fachada do restaurante quase passa batido, pois a entrada é apenas uma porta minúscula. Uma vez lá dentro, a coisa muda de figura. O restaurante é relativamente grande e tem uma decoração bem tradicional. Nas suas paredes estão fotos e autógrafos de pessoas famosas que um dia já frequentaram esse restaurante.
O tipo de comida servida é a típica comida italiana, mas dando preferencia aos pratos típicos da região da Emília Romanha. As massas são todas feitas de forma caseira.
Pra dar inicio ao almoço, nós pedimos presunto de Parma, como prato principal o pessoal variou entre o Tortellini in Brodo (que nada mais é do que uma sopa agnoline), Tagliatelle alla Bolognese (massa a Bolonhesa), Lasanha e Cotoletta Donatello (costela de vitela).
A carta de vinhos é ótima, com vinhos tradicionais da região da Emília Romana e da Itália.
Por ser um restaurante com mais de 110 anos de existência, a qualidade da comida, o requinte do ambiente e o atendimento nem poderiam ser diferente do que nos falaram. Realmente o restaurante é excelente.
Importante: O Restaurante Donatello está fechado aos sábados e domingos para o jantar.
É altamente recomendado chegar cedo ou fazer reserva, pq num piscar de olhos o restaurante fica lotado.
O Ristorante Donatello fica na 8, Via Augusto Righi, quase esquina com a Via Indipendenza. Esse restaurante fica a 3 minutos caminhando do hotel que nos estávamos hospedados e do Parque Montagnola e a uns 10 minutos da Piazza Maggiore.