por Raul Bartolamei
Um dos melhores lugares pra ver Florença, sem dúvida alguma, é do alto da Piazzale Michelangelo. A praça tem um terraço panorâmico, que está localizado na margem esquerda do rio Arno, no mesmo lado em que se encontra o Palazzo Pitti. Foi construída no final do século 19 e desde então, tem sido parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade.
Nos dias que estive em Florença com meus pais e meus tios, fizemos praticamente o mesmo roteiro que minha irmã fez em setembro do ano passado. Como ela não visitou a Piazzale, achei interessante compartilhar as dicas pra quem quiser incluir essa atração no roteiro.
Para ver o post com dicas sobre a cidade, é só clicar aqui: Roteiro de 3 dias em Florença.
Nós deixamos essa visita pra o final do dia e como estávamos cansados, resolvemos pegar um táxi até lá. Combinamos com o taxista que ele nos levaria, esperaria nos dar uma volta e nos levaria de volta ao centro da cidade. Isso nos custou algo em torno de 15,00 euros. Mas pra quem quiser caminhar, o trajeto tem uma subida considerável. Eu imagino que pra ir caminhando do Palazzo Pitti até lá, é necessário reservar pelo menos de 20 – 30 minutos.
A praça recebeu esse nome como uma homenagem a Michelangelo e basicamente o que vemos lá, além de todo o terraço panorâmico que proporciona ótimas vistas (e fotos) de Florença, é uma cópia da estátua de David feita em bronze.
Claro que a estátua tem proporção menor do que a original que está na Galleria dell’Accademia e na verdade, o tamanho fica mais parecido com a outra cópia que vemos em frente a entrada do Palazzo Vecchi. Mas nesse caso, a estátua do David é um mero detalhe nessa praça, pois o foco principal fica com a vista, que é espetacular.
Dicas práticas:
– A entrada nessa praça é gratuita. Ao contrário de outras atrações de Florença, a praça tem gente, mas não está lotada. É bem tranquilo pra tirar fotos também.
– Tem algumas barraquinhas vendendo comidas, bebidas e souvenirs em geral. Também tem um restaurante.
Pra chegar lá, existem 3 opções: caminhando (a subida começa depois de passar a Porta di San Niccolò, a única porta/torre de defesa da cidade que ainda existe), de táxi (o trajeto leva menos de 5 minutos) ou de ônibus (número 12 ou 13) que partem em frente a estação de trem de S.M Novella.
sempre bella la Piazza Michelangello, come tutta la Florença, um senza fine di cultura
Oi, Neusa
Verdade! Infelizmente quando eu tive em Florença eu tava com o pé meio machucado e pra não forçar, preferi não ir lá, pq ainda tinha Roma pela frente no meu roteiro. Se um dia eu voltar, com certeza vou lá ver Florença do alto. Muito bonita essa vista!
Obrigada pela visita aqui no blog!! =D