10.08
2014

Roteiro de 1 dia em Pisa, na Itália

por Raul Bartolamei

Nessa última viagem à Itália, um lugar que eu fiz muita questão de conhecer foi Pisa. Na verdade, o que eu fazia muita questão de conhecer era a icônica Torre de Pisa.

Pra quem não conhece ainda muito bem o mapa da Itália, Pisa é uma cidade relativamente pequena e está localizada na região da Toscana, a aproximadamente 85 km de Florença e a 15 km do litoral.

IMG_3209

Apesar de Pisa ser uma cidade pequena, as atrações ficam um pouco espalhadas. Nesse dia, como nossa intenção era conhecer a Torre de Pisa (principalmente), o Duomo e o Batistério, restringimos nosso passeio a Piazza dei Miracoli, que é onde todas essas atrações estão localizadas. Não chegamos a ir no centro da cidade, onde ficam outras atrações como igrejas e museus, mas caminhamos um pouco as margens do rio Arno.

A Piazza dei Miracoli desde sempre foi muito visitada tanto por locais como por turistas estrangeiros. É ali onde está um dos cartões postais mais importantes da cidade e da Itália: a Torre de Pisa ou Leaning Tower, em inglês.

IMG_3240

A Torre de Pisa ficou conhecida mundialmente por ser torta. E realmente ela é muito torta. Acredita-se que um dos principais motivos que tenham deixado ela assim é que ela foi construída em um terreno onde supostamente alguns séculos atrás era ocupado pelo mar. A torre começou a ser construída no final do século 12 e antes mesmo de sua construção chegar a metade, já haviam indícios visíveis de que sua estrutura estava ficando torta. Apesar disso, as obras continuaram e em 1350 ela foi inaugurada.

IMG_3361

O ticket para a Torre de Pisa pode ser comprado pela internet ou ainda, no prédio do centro de informação turística que fica ao lado da torre. A dica é comprar o ticket pela internet pra evitar perder tempo com filas.

Logo ao chegar na torre, após apresentar o nosso ticket, fomos encaminhados para uma salinha onde é passado um vídeo explicando como a torre foi construída e sua história. O vídeo é bem rapidinho, acho que não leva mais do que 5 minutos. É bom assistir o vídeo pra ter um melhor entendimento de como é a torre e principalmente pq ela ficou assim.

IMG_3364

Depois disso, começamos a subir a torre, onde só existe a opção de ir de escada. A subida não é tão sofrida, pois os degraus são bem tranquilos. Uma coisa importante para mencionar é que, enquanto estamos subindo a torre, a gente consegue sentir a sua inclinação, isso pq no lado onde ela é torta, a gente precisa se apoiar nas paredes pra conseguir continuar a subida e não cair.

IMG_3382

IMG_3367

Ao chegar no topo da torre, segue a mesma coisa, a gente continua sentindo que ela está torta e parece que vai cair. A inclinação é bem grande, apesar de não parecer pra quem vê de fora.

DSC03028

IMG_3379

A vista é muito bonita, dá pra ver toda a região da Toscana, o centro da cidade de Pisa, o mar e todo o restante das atrações que fazem parte da Piazza dei Miracoli. Na minha opinião vale a pena subir a torre, tanto por ser um lugar histórico quanto pela vista.

IMG_3399

Ao lado da Torre de Pisa está o Duomo, que foi o primeiro edifício a ser construído na praça ainda no final do século 11 as suas obras foram iniciadas. Hoje em dia o Duomo é considerado uma das catedrais mais bonitas da Itália. E eu concordo plenamente, a arquitetura é única e muito bonita mesmo.

DSC03021

As outras atrações da praça são mais tranquilas de serem visitadas, isso pq não tem fila pra entrar como tinha na torre. O Duomo foi a primeiro edifício construído na praça, ainda no final do século 11 as suas obras foram iniciadas.

Na sequencia, o próximo edifício é o Batistério, um pouco depois do Duomo e levou praticamente um século pra ficar pronto. A fachada é toda feita de mármore branco e chama muito a atenção pela beleza dos detalhes e da conservação do lugar.

IMG_3335

Outras atrações localizadas nessa praça são: o Cemitério de Camposanto, um hospital e o Museu da Catedral. Mas a gente acabou não visitando esses lugares, mas pra quem se interessar, fica a dica.

Dicas práticas:

– os tickets podem ser comprados pela internet ou lá mesmo no centro de informações turísticas. Eu aconselho a dar preferencia pra comprar pela internet, pra não perder tempo com filas, que nesse caso, são gigantes. O valor do ticket pra visitar a torre é de 18,00 euros (valor de 2014). Tanto pra visitar o Duomo como o Batistério, também é necessário ingresso. No caso do Duomo, a visita é gratuita, mas é necessário retirar um ticket no centro de informações. Já para visitar as outras atrações da Piazza dei Miracoli, o esquema funciona assim: existem tickets que permitem visitar 1, 2, 3 ou 4 atrações e cada um deles tem um preço. Ai é só ver o que interessa (deixando de fora a Torre de Pisa) e comprar o ingresso correspondente. Para entrar na Torre, sempre tem um pouco de fila, exigindo assim um pouco de paciência, já nos outros lugares é bem tranquilo a entrada.

DSC03022

– para ir até lá, existem três formas: alugando um carro, pegando um trem ou fazendo um tour com uma agência local. Nos optamos por pegar um tour com uma agência local, onde conhecemos também no mesmo dia Siena e San Gimignano. O tempo que nos deram pra explorar Pisa foi em torno de 1 hora e 30 minutos. O ideal seria um pouco mais de tempo, pra que a gente pudesse fazer tudo com mais calma, mas ao menos deu pra conhecer um pouco de Pisa.

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Itália, Pisa - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Roteiro de 1 dia em Pisa, na Itália"
  1. Cristina   16/08/14 • 22h45

    Em que site posso comprar os tickets?

    • Contando as Horas   17/08/14 • 09h02

      Oi, Cristina

      Você pode comprar no site Opapisa ou ainda, na Tickitaly que foi onde comprei boa parte dos meus tickets na viagem que fiz a Itália ano passado.

  2. Gabriela   03/06/15 • 02h26

    Ola,
    Estou lendo suas dicas. Vi que esse passeio vc fez pelo tour da Walk about florence certo? Os ingressos do q é visitado (como a torre de pisa) estão incluídos no preço do passeio? Ou você precisou comprá-los?

    • Contando as Horas   07/06/15 • 18h09

      Oi, Gabriela

      Isso, eles fizeram com essa empresa. Não estão incluído no valor do passeio, mas se vc quiser visitar a torre de Pisa por exemplo, vc já pode comprar o ticket na hora, junto com o tour, assim vc evita de perder tempo na fila pra comprar o teu ingresso.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas