Um belo dia eu tava caminhando por Londres quando percebi uma placa azul com o nome “John Harvard” em destaque na fachada de um prédio. Achei curioso, bati uma foto e depois fui pesquisar na internet.
Pra quem não sabe, essas são as famosas “Blue Plaques“, criadas por alguns órgãos municipais e mantidas pelo English Heritage, para prestar uma homenagem a diversas personalidades mostrando o local onde eles moravam e/ou trabalhavam em Londres, e ainda, a eventos importantes que aconteceram em um determinado lugar da cidade.
Esse esquema de placas azuis foram criadas durante o século 19 e fez tanto sucesso que, hoje em dia já existem mais de 900 placas espalhadas por Londres, além de outras cidades do Reino Unido (Edimburgo também tem um esquema de placas parecido, por exemplo).
A primeira placa criada em Londres foi em 1867, homenageava Lord Byron e tinha a cor azul, motivo pelo qual a cor foi a escolhida.
As placas homenageiam cientistas, políticos, músicos, atores, jornalistas, engenheiros, poetas, escritores, entre outros. Em praticamente todas as viagens que fiz a Londres, meio que por acaso, eu sempre encontrei alguma placa azul pelo meu caminho. Na lista dos homenageados também estão: John Lennon, Van Gogh, Alfred Hitchcock, Bob Marley, Mozart, John Baird, Charles Darwin, Karl Marx, entre outros. Mas alguns eventos importantes que aconteceram na cidade também foram homenageados como por exemplo a primeira transmissão em alta definição na tv, o local onde caiu a primeira bomba durante a Primeira Guerra Muncial, o local onde foi criado a Scotland Yard, entre outros.
Mas para que uma blue plaque seja aprovada e produzida, existem uma série de regras a serem seguidas, como por exemplo: os homenageados podem ser britânicos ou não, mas deve obrigatoriamente ter morado em Londres durante algum período da sua vida, além disso, a pessoa deve ter morrido a mais de 20 anos e/ou ainda, deve ter completado pelo menos 100 anos que essa pessoa tenha nascido.
E como se não bastassem as placas azuis, desde 1991, também foram criadas as Green Plaques. As placas verdes se restringem apenas a região de Westminster, onde ficam o Parlamento Britânico, a Abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham.
Elas tem o mesmo propósito que as placas azuis, homenageiam personalidades mundiais que vivem nessa região de Londres, como Sir Winston Churchill, Jane Austen, Arthur Conan Doyle, entre outros. Também homenageiam locais históricos e eventos importantes, como por exemplo o Teatro Savoy, que foi o primeiro edifício publico de Londres a receber energia elétrica.
E como Londres sempre é precursora de muita coisa, hoje em dia, outras cidades ao redor do mundo também copiaram o mesmo esquema. Interessante, né?
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Olá Bruna! Aqui no interior também eles colocam as blue plaques, inclusive o prédio onde eu moro tem uma, a de um ex-presidente americano! A parte engraçada é que do nada eu acordo, vou pra cozinha e vejo gente tirando foto do prédio e da plaquinha, acho interessantíssimo e muito importante pra cultura local!
Ps: Falar nisso te indiquei no post coletivo do Rotaroots como um dos blogs favoritos que não saem do meu feed!
http://quartodeservico.blogspot.co.uk/2014/08/blog-day-2014-15-blogs-favoritos.html
Abraços
Flávia.
Oi, Flávia
Então, eu achei essa idéia das blue plaques beeem interessante. Se não fossem elas, a gente nem saberia de nada disso. Semana passada quando tava la e Londres bati mais umas fotos de placas que encontrei por acaso pelo caminho. Quando chegar em casa vou atualizar o post.
Ah, é?!?!? Que legal! Não sabia! Vou ver o post! Obrigada pela indicação! :DD
Não sabia disso e achei super interessante! Quando (se) eu for pra Londres, vou ficar de olho pra ver se acho algumas.. Bom fim de semana. :)
Oi, Wanila
A maioria das pessoas não sabem disso. O legal é que em Londres a gente sempre se surpreende e acha coisas legais pelo caminho.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
[…] http://contandoashoras.com/2014/09/05/londres-as-placas-azuis-homenagem-aos-residentes-famosos-de-lo… […]
Eu já estive em Londres, mas nunca reparei nessas placas, kk.
Oi, Nelson
Eu não sei qual é o teu ritmo de viagem, mas eu tenho mania de olhar tudo, fotografar tudo e caminhar muuuito devagar. Acho que por isso acabo vendo muita coisa.. hehehe
Na época, em 2008, não existiam muitas infos sobre isso, então não fiquei sabendo antecipadamente o que era e na duvida, achei legal fotografar. Hoje em dia tem milhoes de relatos e de fotos sobre essas placas pela internet, tem até roteiros definidos por temas (artistas de rock, politicos e tal)…
Bom saber um pouco mais da história dessas placas. Seria legal algo do tipo aqui no Brasil, nas cidades mais antigas.
Olá!!
Verdade!! Também já tinha pensado sobre isso, seria muito legal mesmo!
Obrigada pela visita aqui no blog!