Geralmente quando eu visito uma cidade em qualquer lugar da Europa, eu sempre procuro conhecer ao menos uma igreja de cada cidade. Em Glasgow, a Catedral de Glasgow ou High Kirk of Glasgow, é a principal igreja da cidade. Por isso eu resolvi conhece-la.
Nas outras duas vezes que fui a Glasgow, eu não fui pra esse lado da cidade, então essa foi a minha primeira visita a essa igreja.
Ela foi construída ainda no período medieval, sobreviveu intacta ao período da Reforma Protestante e hoje em dia é um templo presbiteriano. Diz a lenda que a igreja foi construída no local onde St Mungo, o padroeiro da cidade, foi enterrado.
Os grandes destaques da igreja, na minha opinião, são: sua fachada externa, os vitrais (um mais bonito que o outro), o altar principal e a cripta (onde está o tumulo onde dizem estar os restos mortais de St Mungo).
Quem for até a igreja, vale a pena aproveitar e ir até o cemitério Necrópolis. O portão de entrada fica ao lado da Catedral e apesar de ser um cemitério, o legal de ir até lá é a possibilidade de fotografar a igreja da bridge of Sighs e também, do alto da colina onde fica o cemitério.
Se tem uma coisa que eu não gosto de visitar em viagens é cemitério. A única vez que fui a um cemitério com esse proposito foi em Buenos Aires e desde então nunca mais quis ir a nenhum outro (nem mesmo no Père-Lachaise, em Paris).
Na verdade, eu só fui ao Necropolis por causa das fotos. Mas já que tava lá, aproveitei pra circular por toda a extensão do cemitério e tirar fotos de Glasgow lá do alto. Claro que, além de diversos túmulos, ainda podemos ver muitas esculturas e monumentos.
O monumento mais importante (e o mais alto) do cemitério é o John Knox Monument, construído como forma de homenagear um dos lideres da reforma religiosa na Escócia. Mas ainda há muitos outros, como mausoléus, pequenos templos e claro, também é possível ver diversas cruzes celtas.
A Catedral de Glasgow e o cemitério Necrópolis ficam na Castle Street, pro mesmo lado onde fica a estação de trem de High Street, em frente a Universidade de Strathclyde (que também parece uma igreja, cuidado pra não confundir!). Abrem todos os dias e a entrada em ambos é gratuita.
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020