A Universidade de Glasgow é a segunda mais antiga da Escócia (ficando atrás somente da Universidade de St Andrews) e a quarta mais antiga dos países que falam inglês. Além disso, ela sempre está entre as 10 melhores universidades do UK e entre as 100 melhores do mundo.
Entre seus alunos ilustres estiveram o economista Adam Smith, o engenheiro James Watt, o inventor da televisão John Baird, além de vários ganhadores do prêmio Nobel e alguns ex primeiros ministros britânicos.
A Universidade de Glasgow é formada por várias faculdades que estão espalhadas por toda a cidade, sendo que o campus principal fica em Hillhead, próximo ao Kelvingrove Park e a Kelvingrove Art Gallery and Museum.
Quem for pra esse lado da cidade, vale a pena reservar uma tarde pra visitar a Universidade de Glasgow, pois além do prédio principal ter uma arquitetura muito bonita (parece um palácio), existem alguns museus interessantes por ali também, como por exemplo:
Fica no prédio principal da Universidade de Glasgow, o acesso é feito pela porta principal, ai é só seguir as placas, não tem erro. Esse museu é considerado o mais antigo da Escócia. O local reservado pra exibir a sua coleção não é muito grande e uma visita a esse museu não leva mais do que 1 hora. O museu tem dois andares, onde podemos ver uma exposição sobre os Romanos, incluindo pedaços da Antonine Wall e no segundo andar tem uma exposição bem interessante com objetos pertencentes a coleção do obstetra escocês William Hunter e peças que contam um pouco mais sobre o desenvolvimento da medicina.
Fica localizada em uma ruazinha que dá na University Avenue, fora do prédio principal da Universidade de Glasgow. O acesso é feito através da Hunterian Arte Gallery. Esse museu é relativamente pequeno, a visita não leva mais do que uns 30 a 40 minutos.
Ali foi recriada a casa onde morou o arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh, que originalmente ficava na Southpark Avenue, no centro de Glasgow. Essa recriação tentou ao máximo projetar os ambientes e ordenar as salas o mais perto possível do original. Apenas a cozinha e o banheiro não foram reconstruídos. Dizem que todos os moveis e objetos são originais e claro, foram projetados por Mackintosh.
Obs.: de todos esses museus que fazem parte da Universidade de Glasgow, esse é o único que não é gratuito. Em setembro de 2014, a entrada custava 5,00 libras.
Está localizada junto com a Mackintosh House, ambos os museus ficam um do lado do outro. A Hunteriam Art Gallery, como o próprio nome sugere, exibe obras tanto de pintores estrangeiros como Rubens e Rembrandt, além de pintores ingleses como George Stubbs e de artistas escoceses que fizeram parte do Scottish Colourists e da escola de design Glasgow Boys.
Existem outros museus que pertencem a Universidade de Glasgow, como por exemplo, o Zoology Museum e o Anatomy Collection. Eu não visitei nenhum desses, mas pra quem tiver interesse nessas áreas, fica a dica!
Para ir até a Universidade de Glasgow a melhor forma é usando o transporte público, seja ônibus ou o metro. Nas duas vezes que fui até lá, eu fui de metro. A estação de metro mais próxima da University Avenue, que a rua que dá acesso ao prédio principal (que parece um palácio) e aos outros museus, é a Hillhead. Nenhum desses museus abre na segunda-feira.
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020