30.10
2014

Glasgow: Jardim Botânico

Quem for a Glasgow e estiver dando uma volta pela região onde fica a Universidade de Glasgow, pode aproveitar e conhecer também o Jardim Botânico da cidade.

SONY DSC

Eu não tinha programado conhecer esse lugar e pra falar bem a verdade, acabei descobrindo meio que por acaso. 

SONY DSC

O Jardim Botânico de Glasgow foi fundado no inicio do século 19 pelo botânico Thomas Hopkirk com o apoio da Universidade de Glasgow. Na época, Hopkirk doou mais de 3 mil plantas que se adaptaram muito bem ao clima escoces e floresceram. Com isso, o terreno destinado ao jardim foi ficando pequeno e houve a necessidade de mudar de lugar. Um novo terreno foi comprado e o jardim precisou ser transferido para o local atual.

SONY DSC

Na prática, hoje em dia, o Jardim Botânico de Glasgow é um local enoooorme, gigante mesmo. Pra quem gosta de caminhar, ler um livro ou até mesmo, apreciar o movimento de fim de tarde, esse lugar é uma ótima opção.

SONY DSC

Claro que eu não caminhei o jardim todo, mas pelo tempo que fiquei lá, achei que valeu a pena o passeio. O ideal é reservar pelo menos 2 horas pra poder conhecer tudo com calma.

SONY DSC

As suas duas grandes atrções são: o Kibble Palace e a Palm House. No dia que eu estive lá, apenas o Kibble Palace estava aberto para visitação.

SONY DSC

O Kibble Palace é uma estufa gigante, que recebeu esse nome em homenagem ao seu arquiteto, John Kibble. Inicialmente tinha sido construído para ser um local de exposições e concertos, mas hoje em dia o que encontramos ali é uma grande estufa que cultiva plantas clima temperado de diversas parte do mundo.

SONY DSC

Além de ver diversos tipos de plantas por toda a estufa, principalmente espécies de árvores vindas da Austrália e da Nova Zelândia (algumas com mais de 120 anos de vida!!!!), também encontramos diversas estátuas, uma mais bonita que a outra.

SONY DSC

Logo no inicio de uma das trilhas que fica de frente para a entrada do Kibble Palace fica a antiga estação de trem que servia o local, a Botanic Gardens Railway Station. Hoje em dia, tanto a estação como os trilhos estão completamente abandonados, pois não foi feito nenhum trabalho de reconstrução apos um grande incendio que destruiu tudo.

SONY DSC

Além disso, existe uma coleção de rosas (considerada uma das maiores do mundo), de begonias, de ervas, de flores dos mais variados tipos, entre outros. Pelo parque ainda passa o rio Kelvin, o mesmo que passa pelo Kelvingrove Park.

SONY DSC

Quem quiser conhecer bem o Jardim Botânico, existe uma trilha, a Heritage Trail, que percorre as principais atrações do local.

IMG_1659_Fotor

O Jardim Botânico abre todos os dias da semana, das 07:00 até o anoitecer. Já a Estufa das 10:00 as 18:00 no verão e no inverno, fecha as 16:00. A entrada é gratuita.

SONY DSC

SONY DSC

Para ir até lá, a melhor forma é usando o transporte público, ônibus ou metro. Como usei o metro, a estação mais próxima é a de Hillhead, ai é só sair da estação pro lado direito e caminhar uns 10 minutos. Não tem erro!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Glasgow: Jardim Botânico"
  1. Raquel   31/10/14 • 10h42

    Oi Bruna, que jardim imenso e lindo, ja anotei no meu caderno p/ o próximo roteiro p/ a Escócia, obrigada por mais essa dica. …..(da vontade de ficar por la e nao voltar mais, rsrs;)))

    • Contando as Horas   02/11/14 • 22h58

      Oi, Raquel

      hahaha Verdade! Sei bem como é isso.. =D

      Então, sabe que eu tbm me surpreendi com o lugar? Gostei bastante, achei que valeu o passeio no fim de tarde!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas