24.11
2014

Inverness: Como fazer um passeio de barco pelo Loch Ness

Entre todos as atrações possíveis de serem visitadas nas Highlands, certamente o passeio de barco pelo Loch Ness é um dos mais procurados.

IMG_0651

O Loch Ness está localizado a 6 km de distância do centro da cidade de Inverness, a capital das Highlands e é considerado o maior lago de água doce da Escócia em termos de volume de água, já em termos de tamanho mesmo, ele só perde para o Loch Lomond.

** Para ver o post com o passeio de barco pelo Loch Lomond, é só clicar aqui. **

DSC07539

Não dá pra negar que o turismo nessa região do país sobrevive principalmente por causa do Lago e do Montro do Lago Ness, a Nessie. A história da existência de um monstro em suas águas é antiga. Uns anos atrás, o governo da Escócia até fez uma varredura completa com mergulhadores e equipamentos modernos por todo o lago e não encontrou nenhum indicio que justificasse tal existência. Mas mesmo assim, frequentemente os jornais mostram fotos e relatos de pessoas que juram que o monstro volta e meia aparece por ali.

IMG_0533

Verdade ou não, se essa história do monstro do Lago Ness não existisse, provavelmente o turismo na região não seria tão popular como é hoje em dia, onde milhares de turistas visitam a Escócia em busca de uma oportunidade de ver e pq não, de fotografar a Nessie.

IMG_0540

Quem visita o Lago Ness, pode optar por fazer apenas o passeio pelo lago ou ainda, combinar o passeio de barco com uma visita as ruínas do Urquhart Castle.

IMG_0542

Eu fiz esse passeio apenas uma vez, em agosto de 2010, e na ocasião, eu fiz um tour de 1 dia partindo de Edimburgo até o Loch Ness. Fiz o passeio completo, ou seja, além de visitar o Urquhart Castle, ainda fiz o passeio de barco pelo lago, claro.

IMG_0591

Mas quem não quiser fazer tour partindo de Edimburgo ou Glasgow e for até Inverness, é interessante reservar um dia para esse passeio. Independente de existir ou não o monstro, vale a pena fazer esse passeio, pois as paisagens são maravilhosas (e não to exagerando!).

DSC07587

A melhor forma de ir até lá é ir de ônibus até o vilarejo de Drumnadrochit, que é onde está o Loch Ness Exhibition Centre, uma espécie de museu voltado tanto para a história do Lago Ness e do monstro, quanto para as histórias do Urquhart Castle.

IMG_0548

Existem algumas empresas que oferecem esse passeio de barco, que parte do píer que fica dentro do terreno onde está o Urquhart Castle. Essas empresas oferecem diversas opções de tours, então é bom pesquisar direitinho as opções oferecidas por cada uma das empresas.

DSC07598

DSC07599

Na época que eu fiz esse passeio, eu comprei o tour “Freedom”  com a empresa Jacobite Cruises, que era 1 hora de visita para o Museu e Castelo de Urquhart, além de mais uma hora de passeio de barco pelo Lago Ness.

DSC07600

IMG_0654

É importante verificar que dependendo do tour escolhido, o local de partida para pegar o barco pode variar. Então é bom prestar bem atenção nesse detalhe e ainda, se necessário, pedir maiores informações de como ir até lá diretamente com a empresa.

IMG_0670

Quem não quiser reservar o passeio pela internet, dependendo da época do ano (exceto os meses de verão onde é altamente reservar qualquer coisa com muita antecedência), dá pra deixar pra comprar o passeio lá mesmo no centro de Inverness. O Centro de Informações turísticas do Visit Scotland fica perto do Castelo de Inverness e eles vendem diversos tipos de passeios de todas as empresas.

IMG_0694

Obs.: mesmo que seja um dia agradável de verão e com sol, é importante levar um casaco, pois costuma ser bem frio durante o passeio. A maioria das pessoas não conseguem ficar muito tempo fora do barco pra fotografar por conta dos ventos gelados. Lembre-se, o verão na Escócia não é igual aqui no Brasil. Geralmente as temperaturas ficam na faixa de 12 a 15 graus. É frio, pode acreditar!

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Highlands, Inverness - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
16 comentários em "Inverness: Como fazer um passeio de barco pelo Loch Ness"
  1. ana cristina   24/11/14 • 22h43

    meudeos!!! como consegue? vou fazer minha primeira viagem internacional em 2015, aos 49 anos, sendo que mal saí do bairro!! estou apavorada!

    • Contando as Horas   26/11/14 • 01h06

      Oi, Ana Cristina

      Eu tbm demorei pra começar a viajar pra fora do Brasil e países nos arredores, mas quem vai uma vez pra Europa, vai querer ir mais vezes. Vc vai me dar razão! Tomara que essa seja a sua primeira viagem de muitas! :D

  2. geovanna   25/11/14 • 11h22

    fiz esse mesmo passeio da Jacobite Cruises em maio/2014 e adorei. As ruínas do castelo são demais, imperdível para quem vai para a região. =D

    • Contando as Horas   26/11/14 • 01h13

      Oi, Geovanna

      Concordo com vc! As ruinas do castelo dão todo um charme especial ao lugar. Eu sempre recomendo esse passeio pra quem vai pra Escócia!

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  3. Carla   09/12/14 • 17h30

    Olá!!! Vou com meu marido passar o réveillon em Edimburgo e seu blog é muito inspirador e esclarecedor!
    Estou com uma dúvida… Ficaremos em Edimburgo entre 28/12 e 02/01. Dias 30 e 31 já compramos as tochas para participar da procissão e os Rockets para o Concert in the gardens.
    O que vc nos aconselha fazermos nos dias 29 e 01? Gostaria de conhecer Higlands e o lago Ness, mas não sei se por ser inverno esses passeios são adequados… Beijos e obrigada!

    • Contando as Horas   10/12/14 • 01h25

      Oi, Carla

      Não seria o passeio mais indicado, principalmente no inverno. MAs já que vc vai estar em Edimburgo, pq não? Vc pode pegar um tour pras Highlands com alguma agencia local, existem diversas agencias pela Royal Mile, certamente vc encontrara alguma coisa. Só se certifica direitinho de uma coisa: existem algumas empresas que não fazem alguns passeios todos os dias durante o inverno.

      O ano novo em Edimburgo é bem legal! To louca pra ir lá outra vez! Uma hora dessas vou encarar o friozão e vou lá ver tudo de perto novamente.

      Aproveite muito! Obrigada pela visita aqui no blog!

  4. Samantha   04/01/15 • 13h40

    Oi, Bruna, tudo bom? Antes de tudo, queria agradecer pelas informações no site, que tem me ajudado muito a planejar a viagem a Edimburgo e Londres. Sobre o passeio do Lago Ness, estou na dúvida em relação ao passeio de barco. Não tem como fechar esse passeio de barco daqui? Pois no site da scotline não consegui essa opção. Obrigada. Bjs

    • Contando as Horas   06/01/15 • 18h51

      Oi, Samantha

      A empresa que eu usei pra fazer esse passeio foi a Jacobite Cruise, coloquei o link no texto. Vc tentou com eles?

      Eu acho que vc consegue fechar o passeio daqui do Brasil sim, talvez atraves de uma agencia de turismo local, mas muito provavelmente estara incluido no roteiro uma visita ao Urqhart Castle também.

      Obrigada pela visita aqui no blog!
      =D

  5. Carla Giane   11/06/16 • 14h08

    Oi Bruna
    Vamos para a Escócia com nosso filho de 6 anos agora em julho. Olhei o passeio Freedom. Vi que ele sai do Porto Clansman. Como podemos fazer para ir de Inverness até lá? Tem ônibus disponível?
    Não sei se existe opção de fazer tudo separado e se vale a pena.
    O que sugere? A ideia é curtir o passeio e as paisagens. Vimos que não tem guia português ou espanhol então ter guia não é nossa exigência ou preocupação…
    A preocupação seria já reservar o passeio em função da época (julho) de férias na Europa tbém.
    Obrigada.

    • Contando as Horas   12/06/16 • 16h29

      Oi, Carla

      Como fiz esse passeio em 2011, acho melhor vc enviar um email pra empresa, no site tem o info@jacobite.co.uk e perguntar como é melhor ir até O Clansman Harbour. Tenho medo de te dizer algo e ter mudado. Te aconselho a fazer isso.

  6. Carla   18/06/16 • 21h54

    Obrigada Bruna!
    Se fizermos de maneira independente, vc menciona no blog que a melhor forma de ir até lá é ir de ônibus até o vilarejo de Drumnadrochit. Como seria? O ônibus sai de Inverness até Drumnadrochit? Seria transporte público normal? O local onde o ônibus para é perto do Castelo de Urquhart? ou seja, descemos em Drumnadrochit para ver o museu e fazer o tour no lago com aas empresas dali e tbém para fazer o Castelo?
    Obrigada.

    • Contando as Horas   26/06/16 • 23h53

      Oi, Carla

      Eu acho que vc tem que ver na rodoviária pra pegar um ônibus da Stagecoach que vá de Inverness a Fort William, mas que pare em Drumnadrochit. Talvez o Scottish Citylink até possa fazer isso, mas quando eu andei com esse ônibus, ele não parou ali, mas ao longo da estrada parou pra pegar outras pessoas em lugares meio remotos. Então, te aconselho a ir na rodoviária e ver no guiche de atendimento dessas empresas se é possível fazer isso.

      O Castelo, Museu e o passeio de barco ficam tudo no mesmo lugar. Se vc chegar em qualquer um deles, o resto vc vai a pé. É tudo muito perto.

  7. Carla   18/06/16 • 21h56

    Ah…esqueci..rs
    Vc tem indicação de hospedagem em Inverness e Fort William?
    Obrigada

  8. Priscila   08/04/17 • 19h46

    Oi Bruna!!
    Tudo bem?
    Parabens pelo site, ele é maravilhoso!! De muita ajuda!!
    Agora uma dúvida, eu pretendia visitar o lago Ness, mas só visitar, andar por ele e ir ao castelo Urquhart Castle, isso é possível sem fazer o passeio de barco??

    obrigada!!

    • Contando as Horas   09/04/17 • 22h37

      Oi, Priscila

      Obrigada! :D

      Sim! Mas vc só vê uma pequena parte das margens dele, que podem ser acessadas a partir do Castelo (visita é paga). Ou também, vc pode ver da estrada, existem alguns pontos de paradas para fotos. Não ha necessidade de fazer o passeio de barco não, fique tranquila.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas