Continuando o passeio pelo Extremo Norte da Escócia, depois de visitar John O’Groats e Duncansby Head, foi hora de pegar o caminho de volta para Inverness. No trajeto passamos pelo vilarejo de Golspie e ainda, aproveitamos pra conhecer o Dunrobin Castle.
O vilarejo de Golspie está localizado na costa leste da Escócia, virado para o Mar do Norte. E como já dá pra imaginar, é uma cidade minúscula. Que o diga a sua população, que tem um pouco mais de 2 mil habitantes apenas. Essa cidade é bastante usada em alternativa a Inverness pra quem vai seguir viagem para lugares mais ao norte do país.
A cidade literalmente não tem nenhum grande atração e acho que é isso que acaba conquistando as pessoas, pois a cidade é bem cuidada e muito bonitinha.
Um local bastante frequentado é o calçadão a beira-mar, seja pra se exercitar ou apenas pra levar o cachorro passear. Esse é um local que também rende ótimas fotos.
Teve uma hora que um rapaz no tour pediu ao guia se aquela praia era própria para banho. Adivinhem a resposta? Claro que sim, isso se alguém tiver coragem suficiente pra colocar os pés nessas águas geladíssimas. E é verdade, eu coloquei a mão na água e sério, a sensação foi a mesma que se eu tivesse colocado dentro de um isopor com gelo derretido. Congelante!
E ainda, como pano de fundo, Golspie fica aos pés do Ben Bhraggie, um montanha com quase 400 metros de altura, que pode ser visto de praticamente todos os lugares.
Muito perto de Golspie fica o Dunrobin Castle, que atualmente é residência oficial do clã Sutherland. A família Sutherland tem uma forte relação com o vilarejo de Golspie e até tem um fato curioso entre os dois.
Existe um momumento em Golspie, que fica no alto do Ben Bhraggie, que foi erguido em homenagem ao Duque de Sutherland, dono de boa parte das terras dessa região. O esquisito nessa história é o fato de que esse mesmo Duque mandou expulsar todas as pessoas que viviam em suas terras, pois achou que seria mais lucrativo criar ovelhas do que ajudar pessoas que poderiam trabalhar para que o vilarejo prosperasse.
Dizem que o grande destaque desse castelo além do mobiliário e das obras de arte, é uma exposição sobre falconaria. Mas infelizmente não pude visitar o castelo, pois segundo o guia, as visitas devem ser agendadas com antecedência. A boa noticia é que ao menos é possível visitar os jardins e fotografar toda a região la do alto.
De qualquer forma, valeu a pena conhecer, pois tanto o castelo como os jardins estão muito bem conservados e como dá pra ver nas fotos, são muito bonitos!
Dica: Quem quiser ir até Golspie por conta própria, a cidade tem uma estação de trem e ainda, existe opção de pegar ônibus da Stagecoach também.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Parece ser mesmo uma cidade muito legal de se visitar. Pena que quando eu morei na Irlanda eu não consegui visitar a Escócia e me deparar com uma cidade dessas.
Oi, Johnnie
A cidade é bem bonitinha, muito bem cuidada. Nos arredores tbm tem diversos lugares muito bonitos pra parar e tirar fotos. Eu sempre me surpreendo com relação as paisagens na Escócia!
Obrigada pela visita aqui no blog!