A ultima vez que estive no aeroporto de Edimburgo foi em 2011, no dia que meu intercâmbio chegou ao fim. Desde então, sempre quis voltar, mas na viagem de 2012 não foi possivel, então dessa vez, é claro que eu não deixei a chance passar.
Eu peguei um voo da British de Edimburgo a Londres – Heathrow ainda de manhã e vejam só como andam as coisas no aeroporto de Edimburgo:
Em marrom, terminal antigo. Ao fundo, em tons de cinza variados é o terminal novo, East Terminal. No lado direito, prédio onde estão os táxis e os estacionamentos.
O aeroporto de Edimburgo tá uma verdadeira loucura. Muita gente, diversos voos novos, obras por todos os lados, enfim, tá o verdadeiro caos. Mas calma, não há necessidade de se preocupar, pois lá a bagunça é organizada, afinal, o que não faltam são placas para todos os lados.
O aeroporto de Edimburgo tem apenas um terminal em funcionamento, que não tava mais dando conta do número de passageiros na época que eu tava lá, quem dirá agora. No tempo que eu tava morando em Edimburgo, foi construida uma ala nova, pra ver se dava conta da demanda, mas não foi bem isso que aconteceu.
Urgentemente se fez necessário projetar um novo terminal, que pasmen, já está quase pronto, com previsao de ser inaugurado no ano que vem.
Com relação ao único terminal do aeroporto até então, o que eu tenho a dizer é o seguinte:
– é importantíssimo fazer o check-in pela internet pra evitar filas desnecessárias no aeroporto. Eu fiz o meu check-in pela internet e ao chegar ao aeroporto só tive que me dirigir as máquinas pra imprimir meu bilhete e etiquetar minha bagagem. Sim, eu mesma etiquetei minha bagagem e assim, só precisei ir ao guiche para largar a mala, pois o restante do processo ja estava todo feito. A fila não levou mais do que 5 minutos.
Eu não sei vocês, mas eu ainda me impressiono como lá eles dão autonomia pros passageiros fazer o maximo de coisas possiveis sozinho, o que convenhamos, é uma mão na roda, pois agiliza muuuuuuito o processo.
– é praticamente obrigatório chegar com muita antecedência, principalmente se o voo for pela manhã (como foi o meu), pois agora com os voos pros EUA, o aeroporto tá muito mais movimentado. Eu cheguei com 2 horas e 30 minutos de antecedência e olha, foi bem corrido, principalmente pq eu queria ver as novidades e claro, fotografar tudo (me virei pra fazer isso em miseros 10 ou 15 minutos, não tive como ficar perambulando pra lá e pra cá mais do que isso, pois poderia perder o voo).
– o controle de segurança tá literalmente o inferno na terra. Sério, não to falando isso pra desanimar ninguém, mas é a mais pura verdade. O local já era pequeno e apertado antigamente, agora então, tá praticamente impossivel, tava todo mundo se sentindo como uma sardinha enlatada. Existem duas possibilidades de filas e poucos scanners de segurança, o que toma um tempo enoooorme na fila. Sério mesmo, eu fiquei mais de 40 minutos na fila. Achei um absurdo (antigamente eu não ficava mais do que 10 minutos). Sem contar que, não dava pra se mexer, de tanta gente que estava aglomerada ali naquele pequeno espaço.
Lado esquerdo fica o predio onde fica o estacionamento e atras do ônibus, a construção com tons de cinza, é o novo terminal.
Dica: eu sempre ando acompanhando as novidades de tudo que acontece em Edimburgo e tinha visto que o aeroporto tinha lançado um serviço chamado Fast Track Security Lane, que seria basicamente o seguinte: a gente compra esse passe pela internet e ele dá direito a ir a uma fila exclusiva para pessoas que adquiriram esse passe. O valor é de 4,62 libras para quem comprar pela internet (em setembro de 2014), mas pra quem deixar pra comprar nas máquinas lá no aeroporto, paragá 5,00 libras.
Eu até cogitei a ideia de comprar esse passe, mas achei que não era pra tanto (levando em consideração como era as filas por ali antigamente). Nossa, me arrependi MUITO de não ter comprado esse passe. Sério, jamais imaginei que iria ficar mais de 40 minutos naquela fila gigantesca e interminaval. Se alguém for pegar um voo logo cedo, eu fortemente aconselho a desembolsar essa grana do passe, pq sério, ficar em pé 40 minutos e sem poder se mexer, é um absurdo.
Em 2013 começou a ser construído o novo terminal, que fica grudado ao antigo. Esse novo terminal vai se chamar de East Terminal e pelo que eu entendi, ele vai aliviar um pouco o aglomero de pessoas no terminal antigo.
Ainda não foi divulgado maiores detalhes sobre quais cias aéreas vão ser transferidas para o terminal novo, mas eu acredito que a British Airways deve ser uma delas, com toda a certeza. Também não foi divulgado se vai haver um mix de destinos (nacionais, europeus e demais continentes) ou se vai ser apenas para voos domésticos e no continenete europeu. O que se sabe é que o novo terminal vai ser super moderno e cheio de tecnologias para facilitar a vida dos passageiros.
Mas aonde fica esse novo terminal? Então, ele fica exatamente entre o Terminal antigo e o local de chegada dos ônibus e do tram e de frente para o prédio onde estão os estacionamentos e onde ficam os táxis. Tudo muito perto, as distancias não são longas. É possivel ir a qualquer lugar em menos de 10 minutos.
Obras no lado esquerdo é onde está o novo terminal, o East Terminal
Outra novidade é que, desde maio desse ano, o tram é a mais nova opção de transporte publico em Edimburgo. E o melhor de tudo, dá pra ir de tram até o aeroporto (tema para o próximo post).
Essa parte onde o tram chega/parte do aeroporto já está praticamente pronta, exceto por alguns improvissos. O local onde estão as máquinas para comprar ticket ficam numa tenda improvissada, que eu imagino que quando o terminal novo ficar pronto, essa area vai ser modificada.
Essa tenda é toda aberta, o que em dias de chuva e vento, com toda a certeza não vai ser nada confortavel ficar esperando o tram ali.
Diversas lojas abriram suas portas na ala de embarque e ainda, pra quem não dispensa uma sala vip, agora existe o Executive Lounge, que pode ser usado por qualquer pessoa (que não se enquadre em nenhum beneficio das cias aéreas) mediante pagamento. Não cheguei a usar, mas a sala vip fica pro lado antigo do aeroporto (pro lado que tem a Dixons), beeem lá no final do corredor.
Ah, e antes que eu me esqueça, agora o aeroporto oferece aos passageiros 2 horas (isso mesmo, DUAS horas!!!) de internet wi-fi free. Legal, né?!?!
** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020