Entre Edimburgo e Stirling existe uma cidadezinha chamada Linlithgow. Linlithgow fica a 32 km de Edimburgo e tem um pouco mais de 13 mil habitantes. Quando eu digo que Linlithgow é uma cidadezinha, é pq realmente ela é super pequena. Sabe aquele tipo de cidade que tem apenas uma rua principal, uma estação de trem, um palácio e mais meia duzia de casas? Pois bem, Linlithgow é assim.
Muitas pessoas nunca ouviram falar nessa cidade, mas ela é relativamente muito bem visitada pelos locais, pois um rei e uma rainha escocesa nasceram ali, o rei James V e a Queen Mary, além do ultimo primeiro-ministro escocês, Alex Salmond (defensor número 1 de que a Escócia deve(ria) se tornar um país independente do Reino Unido).
Legenda no Google Maps: (A) Edimburgo, (B) Linlithgow e (C) Stirling.
A primeira vez que eu estive nessa cidade foi em 2008, em pleno inverno, mas foi uma breve visita. Gostei da cidade e quando fiz meu intercâmbio em Edimburgo, resolvi dedicar um dia inteiro pra conhecer melhor esse lugar.
Sempre quando eu faço um bate-volta, eu prefiro começar o passeio indo até o local mais longe da estação de trem/rodoviária da cidade que estou visitando. Nesse caso, meu passeio começou por uma caminhada pela High Street, a principal rua da cidade em direção a St Ninian’s Craigmailen Church, uma igreja com vitrais muito bonitos.
No caminho de volta, eu passei pelo Annet House Museum, um museu que conta a história da cidade atraves de videos, fotos e objetos. Na época que eu tava lá, tinha uma exposição sobre a vida da Queen Mary, em comemoração aos seus 450 anos da data que essa rainha voltou da França para a Escócia. A entrada é gratuita e a visita não leva mais do que uns 40 minutos (ou menos até).
Essa é a praça que dá acesso ao castelo
E por fim, eu fui ate o Peel Park, um gramadão enorme, onde estão as maiores atrações da cidade: o Linlithgow Loch, o Linlithgow Palace e a St Michael’s Church.
As margens do Linlithgow Loch fica o Linlithgow Palace, local onde nasceram o rei James V e sua filha, a Queen Mary, que ficou conhecida como a Rainha dos Escoceses. E como praticamente muitas construções costumavam pegar fogo ou serem invadidos (e destruidos), esse palácio também passou por isso. Os ingleses viviam tentando consquistar o territorio escoces, as tropas comandadas por Oliver Cromwell conseguiram invadir o palácio e depois de diversas lutas e muitas mortes, eles incendiaram o palácio e o abandonaram.
Desde então, esse palácio nunca mais foi reconstruído e atualmente ele está muito bem preservado externamente, mas internamente está em ruínas. Esse palácio abre todos os dias, dependendo da época do ano (meses de verão ou inverno) o horário de abertura varia. Valor de 5,50 libras/pessoa.
Ao lado do palácio, ainda estão um cemitério e a St Michael’s Church, uma igreja que data do século 15 com uma torre com um pináculo em forma de coroa, caracteristica desse tipo de construção na Escócia. Ao contrario do palácio, essa igreja está muito bem preservada, tanto interna como externamente e ela ainda é utilizada.
E ainda, como eu visitei a cidade no mês de abril, a cidade ganhou um destaque todo especial, pois a cidade estava toda florida devido a chegada da primavera.
Existem duas opções de transporte público para ir até lá: ônibus e trem. Eu particularmente sempre dou preferencia pra andar de trem e nesse caso, foi isso que fiz. Quem for de Edimburgo até lá, pode pegar o trem em qualquer uma das duas estações da cidade (Waverley ou Haymarket). O trajeto é rapidinho, dura mais ou menos uns 20 minutos. Também é possivel ir até lá partindo de outras cidades, como Glasgow por exemplo. Os trens partem de Glasgow sempre da estação de Glasgow Queen Street e o trajeto dura uns 30 minutos. A unica empresa de trem da Escócia é a First ScotRail.
Obviamente Linlithgow tem apenas uma estação de trem, a Linlithgow Station (LIN). Ela é minuscula, tem apenas 2 plataformas, com isso, é interessante notar que, todos os trens chegam na cidade por uma plataforma e a volta é feita na outra plataforma. Normalmente a plataforma da volta fica do outro lado dos trilhos, então é preciso atravessar uma passagem interna.
Ah, apesar de eu não ter ido/feito, dizem que o pub Black Bitch Tavern é um dos mais antigos da Escócia e um dos mais frequentados da cidade. E quem quiser fazer um passeio de barco ou de caiaque pelo lago, também é possível.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi, Bruna, td bem? Estou assistindo a série Reinado e fiquei curioso sobre o local de nascimento da rainha Mary. Pesquisando, cheguei nesse seu blog falando sobre a cidade. Adorei o relato e as fotos, adoro cidadezinhas iguais a essa, muito bonitas e cheias de historias. Parabéns pela matéria!
Oi, Marcel
Linlithgow é uma cidadezinha muito bonita mesmo e de fácil acesso. Obrigada pela mensagem e visita aqui no blog!