Sem duvida alguma, os anos de 2010 e 2011 foram os anos que eu mais viajei em toda a minha vida. Todo final de semana eu tava em algum canto da Europa, mas claro, muitas vezes eu aproveitei pra conhecer algumas cidades britânicas também. Uma das ultimas cidades que conheci foi Dover, uma cidade perfeita para fazer um bate-volta a partir de Londres.
Dover está localizado no condado de Kent, no sul da Inglaterra, de frente para o Estreito de Dover, local mais estreito do Canal da Mancha, com apenas 34 km. Bem pertinho dali passa o Eurostar, o trem de alta velocidade que liga o Reino Unido ao Continente Europeu via Paris ou Bruxelas.
Além disso, em Dover fica o maior porto britânico, por onde entram e saem mercadorias, além de ser um local alternativo para pegar um ferry para ir até a França.
Mas as duas grandes atrações dessa cidadezinha inglesa são: Castelo de Dover e os seus penhascos (White Cliffs).
No dia que eu estive lá, aproveitando que o dia estava muito bonito (céu azul, poucas nuvens e um solzinho), eu fui caminhando pelo centrinho da cidade até chegar em um calçadão de frente para a praia.
A praia em Dover é beeem diferente do que a gente está acostumado a ver aqui no Brasil, isso pq no lugar da areia, por lá existem pedras! Dá pra acreditar? A cor da água também é muito bonita, o que dá um belo contraste com o branco dos Cliffs. Mas claro que, mesmo no verão, é impossível tomar um banho de mar, pq a água é geladíssima!
Saindo dali, eu segui caminhando pelo calçadão, passei pelo porto e fui tentar ver os cliffs mais de pertinho. De fato, é meio complicado ver os penhascos ali da cidade. Pelo que pesquisei na internet, teria sido melhor ter feito algum passeio de barco pela região, pq ai sim eu conseguiria ver os cliffs de forma satisfatória. De qualquer forma, já deu pra matar a curiosidade.
Outra coisa que chama atenção é que, na parte mais alta da cidade, lá do alto dos penhascos, se tem uma vista privilegiada de todo o litoral de Dover, do Castelo de Dover, além é claro, podemos ver o Canal da Mancha e beeeem lá no fundo, a costa da Normandia na França.
França beeeem ao fundo!
Canal da Mancha
Os White Cliffs receberam esse nome devido a sua composição, carbonato de cálcio puro. Os penhascos podem chegar facilmente a 110 metros de altura. E como na parte superior onde estão os penhascos tem um gramadão enooorme, muitas pessoas vão até pra caminhar, fotografar ou simplesmente sentar e admirar a vista. E claro que eu fiz isso também!!
Mas é importante ficar atento a um detalhe: os cliffs estão diminuindo de tamanho. Todos os anos os penhascos perdem alguns centímetros, alguns blocos despencam no mar e por isso, é recomendado não caminhar muito perto das bordas por questão de segurança.
Dos penhascos até o Castelos de Dover é uma curta caminhada. Chegando ao castelo, é necessário ir direto a bilheteria comprar o ticket e ai sim, a nossa entrada tanto na área externa como na área interna do castelo é liberada.
O Castelo de Dover também era conhecido por “Key to England” devido a sua localização e importância com relação a defesa de suas terras contra a invasão de inimigos, principalmente os franceses. É um castelo medieval, e apesar de ter sido construído ainda no século 12, ele ainda está muito bem preservado.
Hoje em dia, todos os moradores da cidade se orgulham muito da sua história, pois esse foi o único castelo da Inglaterra que nunca foi dominado por inimigos.
A visita no castelo é relativamente rápida, em torno de 1 hora a 1 hora e 30 minutos, da pra conhecer praticamente tudo. Além da parte externa do castelo render ótimas fotos, ainda podemos conhecer o Farol Romano de Dover, uma igreja e o Princes of Wales’s Royal Regiment Museum que conta um pouco da historia do castelo através de fotos, quadros, armas, medalhas e uniformes. Além disso, pra quem se interessar, dentro do castelo existem varias casamatas e tuneis ligando os cliffs ao castelo.
Esse é um passeio que pode ser feito tranquilamente em um dia a partir de Londres. Pra quem gosta de visitar castelos e de ver paisagens bonitas, vale muito a pena conhecer Dover!
Para ir até lá, existem muitas possibilidades, mas eu preferi ir de trem. É importante ficar atento a um detalhe: os trens para Dover partem de três estações de trem em Londres: Victoria, Charing Cross e St Pancras. Eu optei por pegar o trem na estação de St Pancras, pq o tempo de viagem é muuuito menor e fica em torno de 1 hora (peguei o trem que saia as 08:37).
Em Dover existem duas estações de trem, mas a que fica mais proxima ao centro da cidade e das atrações é a Dover Priory, que é considerada a principal estação de trem da cidade. A empresa que opera esse trecho Londres – St Pancras até Dover – Priory é a Southeastern (os trens pra Dover partem do segundo andar da estação de St Pancras). Esses trens são novíssimos e de alta velocidade, por isso o tempo de viagem é reduzido em 50% quando a partida é feita da estação de St Pancras em Londres.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Bruna
Qual é a melhor maneira para ir do aeroporto de Londres Heathrow até Bournemouth? E de Frankfurt até Bournemouth ?
Dá para fazer este trajeto de carro (alemanha para o sul da inglaterra) ?
Quero fazer uma viagem para conhecer Bournemouth passando por Frankfurt na ida ou na volta.
Agradeço sua atenção
Renata Carrascosa
recarrascosa@terra.com.br
Ribeirão Preto / SP
Oi, Renata
PRa vc ir de Frankfurt até a Inglaterra, a melhor forma é ir de avião mesmo. Vc pode chegar na Inglaterra via Heathrow ou Gatwick, que são os dois aeroportos que ficam mais perto de Bournemouth. De lá vc pega um trem.
Teoricamente vc pode fazer o trajeto de carro sim, mas deve ser um trecho meio longo, pq vc vai ter que subir até Paris ou Bruxelas e ver como funciona pra atravessar de carro pelo Canal da Mancha pra chegar até Londres.
Em alternativa a isso, vc pode ir até Colonia e pegar o trem Thalys e ir até Paris ou Bruxelas e de lá pegar o Eurostar até Londres e seguir viagem até Bournemouth.
Ola, obrigada pelas dicas que voce deu! Realmente as fotos sao lindas, irei fazer um bate volta de londres de trem. Voce poderia me dizer se para ver a paisagem de cima dos penhascos tem que caminhar muito? Mesmo que seja so um pouco? Minha mae iria junto e ela nao pode caminhas longas distancias.
Oi, Melissa
É necessário caminhar sim, pelos menos uns 20 minutos. O trajeto é tranquilo, mas tem que caminhar sim. Como alternativa, vc pode tentar fotografar na praia.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna, da estação de trem Dover Priory até o castelo da para ir de pé?
Oi, Letícia
Sim, mas vc vai caminhar uns 20 minutos, talvez um pouco mais pra ir até lá. Eu fiz isso, ja fui conhecendo o centrinho da cidade, visitei os penhascos e por ultimo fui ao castelo. Dá sim, mas tem que caminhar um pouco.