Nas outras duas vezes que estive no Caribe, uma em Barbados e outra em Aruba, eu sempre usei voos de cias aéreas bem conhecidas. Mas pra ir de St Maarten/St Martin para St Kitts e Nevis eu precisei pesquisar melhor quais cias aéreas eu poderia voar.
Foi ai que durante as minhas pesquisas eu acabei descobrindo a empresa Liat Airline, uma empresa com sede na ilha de Antígua e Barbuda e que tem voos para diversas ilhas do Caribe.
♣♣ Os trechos voado com a Liat Airline
A única vez que eu voei com essa cia aérea foi no voo de ida de St Maartin/St Martin para a ilha de St Kitts e Nevis. Mas pq só o trecho de ida? Por causa do horário. E também, pq o horário de volta com a outra empresa era muito mais conveniente pra mim. Só por esse motivo mesmo.
♣♣ Comprando a passagem
Eu comprei a minha passagem no próprio site dessa cia área com uns 9 meses de antecedência. É, eu sei, eu sou muito exagerada nesse sentido. O site de compra pela internet no site da Liat é muito simples.
A Liat oferece 5 tipos de tarifas: web saver, basic, regular, semi flexible e fully flexible. As duas maiores diferenças entre esses tipos de tarifas vão ser o preço e os benefícios. No caso dos benefícios (alterações e cancelamentos), quanto mais barato a passagem nenhum beneficio é oferecido e obviamente que quanto mais cara a passagem, maiores são os benefícios.
Quando eu fui comprar a minha passagem, a tarifa mais barata se enquadrava na basic, então eu acabei comprando essa mesmo. Como eu queria um voo direto, o valor que eu paguei na época foi 116,00 dólares o trecho. Eu sei, um absurdo pra voar apenas 20 minutinhos! O que me consolou nesse caso foi que eu teria a oportunidade de ver diversas ilhas e o mar do Caribe do alto, senão acho que teria desistido de voar por esse preço.
Ah, importante saber que, por exemplo, a Liat oferece 4 voos entre esses destinos, sendo que dois são diretos e dois voos com escala em Dominica e/ou Antigua, que consequentemente eram um pouco mais baratos, mas eu ia perder muito tempo em conexões desnecessárias.
♣♣ Check-in
Como nosso voo partia de St Maarten/St Martin para St Kitts as 14:00 horas e eu já havia lido no site que eles só oferecem a possibilidade de check-in no aeroporto, nem me estressei mais com isso.
O jeito foi se organizar e chegar com 2 horas de antecedência, conforme recomendado no site, e ir direto pro balcão de check-in.
Por sorte, naquele dia a fila tava super pequena, acho que não esperei mais do que uns 10 minutos pra ser atendida. O atendimento foi bem rápido e sem enrolação.
Junto com a passagem, a atendente ainda me entregou os formulários que as autoridades de St Kitts e Nevis exigem que os turistas preencham e foi só.
Obs.: na hora de comprar a passagem não tem como reservar o assento, portanto, quem fizer muita questão de ficar na janela (o que imagino que seja o desejo de todo mundo!), é bom pedir pra atendente no check-in pegar uma janela.
♣♣ Bagagem
Essas cias áreas internas do Caribe voam com aviões super pequenos. Sabendo desse detalhe, a primeira coisa que pensei é que eles deveriam ter alguma regra diferenciada para as bagagens. Pesquisando no site, eu vi que é permitido levar apenas 1 bagagem pra ser despachada que tenha no máximo 23 kg e 1 bagagem de mão com no máximo 7 kg.
Eu tinha apenas uma mala e uma bolsa e a minha mala estava pesando 7 kg e algumas gramas e não teve jeito, eu tive que despachar. Só levei a minha bolsa como bagagem de mão.
♣♣ Voando Liat Airline
Depois de passar pelo controle de passagens pra pegar o ônibus que nos levou até o avião, a entrada foi feita pela porta traseira do avião.
Eu não sei qual era o modelo do nosso avião, mas lembro que contei que ele tinha 18 fileiras apenas, sendo que a configuração de cada fileira é 2 poltronas – corredor – 2 poltronas, com um total de 72 lugares.
Também lembro muito bem do calor que tava fazendo dentro da aeronave. E pra piorar a situação, a saida do nosso voo atrasou em quase 30 minutos, o que significou ficar 30 minutos literalmente derretendo dentro do avião. O piloto (ou sei lá quem) só ligou o ar condicionado na hora de decolar. Achei isso um absurdo, pq realmente tava muuuito quente.
O voo é super rápido, com duração de apenas 20 minutos. O avião voo relativamente baixo, então se o tempo tiver bom e com poucas nuvens como foi no dia que voei com eles, da pra ir acompanhando as diversas ilhas no caminho e o marzão do Caribe. Juro que não larguei minha máquina fotográfica nenhum minuto.
Philipsburg, a capital de St Maarten vista do avião logo após a decolagem
Obs.: Quem quiser ver as ilhas do alto, como St Maarten, Saba, St Barths deve sentar do lado esquerdo do avião.
♣♣ Serviço de Bordo
O voo entre St Maarten/St Martin tem duração de apenas 20 minutos, isso mesmo, são apenas 20 minutinhos. Então como eu já havia imaginado, não existe serviço de bordo.
St Barths cabe numa foto! =D
♣♣ Entretenimento de Bordo
Pra quem não se contentar em ver ou fotografar as belíssimas vistas proporcionadas pelas ilhas e mar do Caribe pra passar o tempo, eu já aviso, existe uma revista de bordo que a Liat oferece aos seus passageiros.
Chegando em St Kitts e Nevis
Eu nem cheguei a olhar a revista, pq né, os 20 minutos passaram voando e eu não consegui largar a máquina fotografica por um unico minuto sequer.
Basseterre, a capital de St Kitts e Nevis vista do alto
♣♣ Considerações Finais
Por tudo que eu havia lido na internet sobre a Liat, eu tava meio apreensiva de voar com ele. Li muitas criticas sobre essa empresa. Mas sério mesmo, não sei se tive sorte ou o que, mas hoje em dia quando paro pra pensar em tudo que li por ai e a experiencia que tive, eu realmente fiquei sem entender o pq de tantas reclamações.
Claro que a Liat está longe de ser a cia aérea excelencia do Caribe, mas eu gostei muito de voar com eles. Achei muito fácil comprar a passagem no site. O atendimento no check-in foi super rápido. O avião era bem novinho. O trecho voado foi super bonito e agradavel, tanto que nem vi o tempo passar (com as fotos lá do alto até esqueci do calor antes de decolar, viu só?!?!).
Se um dia eu voltar ao Caribe e precisar me locomover de uma ilha pra outra de avião, certamente vou voltar a voar com eles. Recomendo!
** Precisando de hotel para sua próxima viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre St Maartin/St Martin
Todos os posts sobre St Kitts e Nevis
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Eh um atr 72, muito usado pela azul no Brasil, infelizmente o ar condicionado so funciona com a helice ligada porque a aeronave nao tem apu (unidade auxiliar de energia)
Oi, Guilherme
Obrigada pelas infos! :D
Ja voei nesse tipo de aviao na azul, mas como era inverno, o ar condicionado nao era tao necessario.
Oi Bruna….Estou indo para Barbados .
Vou voar pela primeira vez estou indo pela Venezuela meu marido é Barbadiano.
Estou meio apreensiva com esse voo.
Bjs. Rosa Bowen
Oi, Rosa
A Venezuela como primeiro voo não deve ser a melhor opção, mas fique tranquila. É só tomar cuidado (principalmente se vc for sair do aeroporto) os mesmos que sempre tomamos no Brasil. Boa viagem! Aproveite Barbados! Essa ilha é muuuito legal! :D