A primeira vez que coloquei meus pés no continente Europeu foi no inverno. A segunda vez também. No tempo que morei em Edimburgo, passei dois invernos por lá, então acho que tenho algumas coisas pra compartilhar.
Se alguém já parou pra observar o mapa da Europa, já deve ter visto que a Escócia fica na mesma faixa de países como a Noruega, Suécia, Dinamarca, Lituânia, Letônia e Rússia. Portanto, o inverno costuma ser muito frio. Bom, até aqui eu não falei nenhum segredo.
Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da Rainha Elizabeth II em Edimburgo
Muitas pessoas aparecem aqui no blog me pedindo: Realmente é muito frio na Escócia? Costuma nevar? Preciso levar casacão? A resposta pra todas essas perguntas é: Sim!
Como já falei em outros posts aqui no blog, costuma ser muito frio na Escócia, chove bastante e dias com neblina são bem frequentes. E a neve? A neve aparece de vez em quando. Um ano completamente atípico foi 2010, meu primeiro ano de intercâmbio. Nevou muuuito. Nevou tanto que por 45 dias a Escócia estava totalmente branca, de norte a sul. Pra ter uma ideia de como a coisa foi séria, diversos trens foram cancelados, os aeroportos do pais viraram um caos. E vejam só, até o ministro dos transportes foi demitido (depois que algumas pessoas tiveram que dormir no carro no trajeto entre Edimburgo e Glasgow em dias onde a temperatura chegou a -16 graus!!!!). Foi um caos total!
Castelo de Edimburgo com um pouquinho de neve
Logicamente que nos anos seguintes a coisa foi mais tranquila. Eventualmente acontece de nevar na Escócia, mas aqueles acúmulos e todo aquele caos de 2010 nunca mais se repetiram. E desde então, o país se preparou muito melhor pra enfrentar condições de neve.
Então pra quem está se perguntando se vale a pena ir pra Escócia durante os meses de inverno (de dezembro a março), a minha resposta é: Depende!
Eu vou listar uma série de prós e contras aqui nesse post. E a resposta para a pergunta desse post vai do gosto de cada um. Vamos lá?!?!
Os jardins do Palácio de Holyroodhouse vistos do Salisbury Crags, no Holyrood Park
Os prós de ir a Escócia no inverno:
– Hogmanay: essa foi a primeira coisa que me veio a cabeça. Pra quem não sabe, o Hogmanay é a festa de Ano Novo que rola por toda a Escócia, mas em Edimburgo a comemoração ficou mais famosa do que qualquer outra cidade escocesa.
– Feiras e Decoração de Natal: cada ano que passa eu fico mais impressionada com a decoração e as feirinhas de Natal que podem ser encontradas tanto em Edimburgo, Glasgow ou outras cidades do país. Vale a pena conferir!
– Preço das diárias dos hotéis: exceto nos dias de Natal e Hogmanay e uns dias antes ou depois dessas datas, geralmente as diárias dos hotéis costumam ser muito mais baratas do que outras épocas do ano. Edimburgo é a cidade mais cara da Escócia nesse sentido e depois, Inverness e Portree, na Ilha de Skye. Uma cidade que eu achei que tem os preços bem ok em todas as épocas do ano foi Glasgow.
– Quem chega logo no inicio de dezembro ainda consegue ver alguns resquícios da estação mais bonita do ano. Diversas arvores ainda estão em tons de amarelo, vermelho e marrom.
– Pra quem talvez nunca tenha ouvido falar, existem algumas estações de ski na Escócia, como: Nevis Range, Glencoe, Glenshee, Cairngorm e The Lecht. E ainda, tem o Snow Factor (que simula pistas de ski).
Coates Crescent Gardens, em Edimburgo
Os contras de ir a Escócia no inverno:
– Os dias escurecem muuuuito cedo. Geralmente amanhece por volta das 08:00 – 08:30 e escurece por volta das 15:30.
– Algumas atrações (castelos e palácios) geralmente não abrem nessa temporada. É importantíssimo verificar o horário de abertura de cada atração com bastante antecedência pra evitar aborrecimentos.
– Os museus e algumas atrações costumam fechar um pouco mais cedo, então é necessário se programar muito bem pra conseguir fazer o dia render durante os meses de inverno.
– Quem pretende incluir a ilha de Skye ou qualquer outra ilha na costa oeste ou norte da Escócia no roteiro deve ter conhecimento de que os horarios de transporte publico são bem reduzidos. O mesmo vale para quem for querer se deslocar de ferry.
– Tour para as Highlands a partir de Edimburgo ou Glasgow existem, claro. Mas é o aproveitamento não é o mesmo, pois como eu já disse anteriormente, nessa época do ano escurece muito cedo (além de chover e ter neblina com mais freqüência).
– Pra quem não gosta muito de frio, não aconselho a ir nessa época. Pode até ser que não neve, mas com certeza vai fazer muito frio e se tiver ventando muito, com certeza a sensação térmica vai ser ainda mais intensa.
Charlotte Square, em Edimburgo
Dica 1: Quem quiser se aventurar em terras escocesas durante os meses de inverno, uns meses atras eu escrevi um post com muuuitas dicas de como se vestir pra enfrentar o frio. Pra ver esse post, é só clicar aqui. E ainda, na viagem que fiz a Patagônia Argentina no final do ano passado, mesmo sendo verão, eu tive que levar muita roupa. As mesmas dicas de roupas pra Patagônia podem servir para o inverno da Escócia, então pra ler esse outro post, é só clicar aqui.
Dica 2: E pra quem quiser saber um pouco mais sobre é o tempo em Edimburgo e na Escócia em cada uma das estações do ano, é só clicar aqui.
Obs.: Lembrei que tinha que escrever um post sobre esse assunto esses dias quando li um post no blog do Thiago, o Rodei. Mas nesse caso, o assunto por lá era: Vale a pena viajar para os EUA no inverno?
** Precisando de hotel na Escócia? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
Ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Fui pra Edimburgo em fevereiro desse ano. Estava frio, mas como adoro e sou suspeita, digo que estava bom demais!
Acho que a temperatura mínima que pegamos foi de 3°C, mas quando batia o vento é que dava pra sentir um geladinho.
Tentamos subir o Arthur’s Seat, mas ventava demais e tinha uma garoa, então apenas passeamos nos morros mais baixos, mesmo assim foi lindo. No dia que fomos até North Queensferry pra conhecer a Forth Bridge que vi um leve gelo nos telhados e nas ruas, a grama e os carros estavam branquinhos de gelo.
Digo que valeu muito a pena, adoro frio e me sinto bem com roupas de inverno. E a cidade com certeza é linda em qualquer época. ;)
Oi, Aliana
Eu também sou suspeita, pois adoro inverno. A temperatura nessa época costuma mesmo ficar entre 0 grau e 5 graus, mas quando da um ventao daqueles.. Meeeeu Deus! Nossa, a gente quase congela.
:D
Simmmm, o vento que deixa tudo mais frio!
Quando fomos no Hollyrood Park, subindo, começou a garoar, subindo mais começou a ventar, chegou um momento que tava ventando tanto, que fiquei abaixadinha atrás de uma pedra, pois tinha a sensação de que ia sair voando hahaha
Mas é bom demais!
E faltou falar antes: seu blog ajudou demaaaais em muitas coisas para a viagem. Ótimo conteúdo, você deixa de forma clara e objetiva, todos os posts são interessantes. Tanto que continuo lendo sempre que tem post novo, as vezes até os antigos. Dá uma vontade imensa de conhecer todos esses lugares! Parabéns pelo blog!
;)
Oi, Aliana
Na Escócia praticamente tudo se resume a neblina, chuva e vento. Não tem o que fazer hehehe :D
Muito obrigada! Fico feliz que o blog tenha te ajudado. Quando eu fui pra Escócia, praticamente não existia nenhuma info sobre lá. Hj em dia, felizmente, ja existe muito mais infos porai, o que facilita muito a nossa vida.
Não tenho nem palavras para agradecer a Bruna pelas informações, dicas e tanta atenção que devota aos seus leitores neste espaço. Pela segunda vez estive na Europa e primeira vez no Reino Unido. Impressionado, maravilhado, extasiado, são alguns dos sentimentos que me fazem lembrar das terras escocesas. Que país, que país. Um grande abraço e que Deus te conserve ser esta pessoa que busca servir aos muitos como eu, que buscam segurança e custo-benefício na hora de vijar.
Oi, Marcos
Muito obrigada pelas palavras. Fico feliz que o blog tenha te ajudado e que sua viagem tenha dado certo.
Quanto a Escócia, concordo com suas palavras, aquele país é sensacional! :D
Gostei Bruna! ;)
Valeu, Thiago!! :D
Bom dia. Bruna meu nome e vanuza eu sou Brasileira mora em portugal ha pelo menos 8 anos sou cidadao Portugues por naturalização eu Pretendo ir mora em glasgow de mudança total com minha familia eu meu marido e minha duas filhas eu quero sabe como e mora na escocia e estudar. obrigada
Oi, Vanuza
Nossa, esse assunto rende muuito. Dificil eu te falar alguma coisa sem ter mais detalhes.
Bom dia Bruna,
Li seus posts sobre a Escócia, e me empolgou muito. Eu e meu noivo moramos em Curitiba, mas nasci e cresci em Santa Catarina-Itajaí. Nossa lua de mel vai ser na Escócia… Você tem alguma dica?
Escolhemos porque é um pais aparentemente medieval, e sempre tivemos curiosidade de conhecer.
Gostaria de saber o que você acha melhor: Comprarmos passagem direto pro aeroporto, ou comprar pra outro pais e chegar lá de trem?
Beijos!
Oi, Amanda
Que legal, lua de mel na Escócia!! :D
Então, vc só consegue chegar trem vindo da Inglaterra ou Pais de Gales, fora isso, só de avião mesmo.
Oi! Que blog adorável!
Sou apaixonada com a Escócia desde pequena.
Uma dúvida: aurora boreal na Escócia. Rola?
Oi, Fernanda
Sim, acontece sim. Normalmente mais no norte do país, mas as vezes acontece até em Edimburgo (tem uma foto no meu instagram, caso queira ver @brunabartolamei) e arredores. Mas ai é aquela coisa, não é tão frequente como em outros lugares como Noruega, Finlândia ou Canadá.
Amazing blog, Bruna, cheers!!
Vou a “Édinbrah” com meus pais em janeiro e estava um pouco apreensivo pois já estive lá na mesma época e sei como tudo se torna mais restrito; however, graças ao que foi postado aqui, estou mais calmo :)
btw, paulistano naturalizado catarinense aqui!!!
Oi, Edgard
Legal!! Obrigada pelo comentário!! Aproveite o “friozinho” de Edinbrááá!! =DDD
Bruna, obrigada por todas as dicas dadas no seu blog. Estou em Edimburgo com meu marido e aproveitei muito todas elas! A cidade é tudo o que você disse e mais um pouco, kkk. Bjs! Lie
Oi, Lie
Que leeeegal!! Saudade gigante de Edinbrááá!!! Aproveita! Fico feliz que tenham gostado da cidade! =DD
Um bom ano de 2016 pra vcs! E obrigada pela visita aqui no blog!
Olá Bruna, parabéns pelo seu blog e obrigado pelas dicas! Irei para Edimburgo no início de dezembro e gostaria de conhecer as paisagens das Highlands por um dia. Encontrei em alguns sites dicas do passeio de um dia inteiro (8h as 20h) saindo de Edimburgo. Você sabe me dizer se existe algum passeio mais rápido? Tipo um bate e volta, só pra conhecer?
Oi, Matheus
Quando vc diz que quer ir as Highlands, vc se refere a Inverness e Lago Ness? Se for isso, o tempo médio é esse ai mesmo, pq são mais ou menos 4 horas e 30 pra ir e mais esse mesmo tempo pra voltar e se vc levar em consideração o tempo das paradas e tal, é isso ai mesmo. Acho que passeios mais rápidos não devem existir, a não ser que vc queira ir a outras áreas nas Highlands, por exemplo.
Olá Bruna, pretendo ir para Escócia em março de 2017. Existe alguma vantagem em ir no ultimo mês do inverno? Referente ao frio, passeios turísticos.
Obrigada.
Oi, Fabiana
Em março já não esta mais tão frio, mas ultimamente isso também não é garantia de nada. Quanto aos passeios, eles acontecem, apenas alguns castelos e palacios podem estar fechado enssa época. É importante vc ver o que te interessa e ver o horario de abertura, alguns so abrem de abril a setembro.
Oi Bruna! Amoooooo teu blog, tanto que já utilizei ele em todas minhas viagens – e é sempre tudo perfeito!
Estive na Escócia em maio deste ano e amei! Tanto que estou voltando agora em dezembro com o resto da família. O que eu gostaria muito de entender é: é muito frio na segunda quinzena? Porque pelo que eu entendi lendo teu blog, ainda dá pra ver os resquícios do final do outono e não a neve. Procede? Esta resposta vai me ajudar muito na elaboração do novo roteiro!
Obrigada!!
Beijos
Oi, Natália
Obaaa!! :DD
O clima é aquela coisa, não dá pra garantir nada. Teoricamente não é friozão pra neve, mas se tiver muito vento, o frio se potencializa. Os resquicios de outono vc consegue ver até novembro, em dezembro já não tem mais nada. As arvores já estão todas sem folhas.
Olá, tudo bem?
Sou estudante de 21 anos e meu sonho sempre foi ir na Escócia. Atualmente to fazendo intercâmbio na França, mas volto pro Brasil no final de janeiro. Então, tenho 3 perguntas:
1- Umas semana na Escócia é o suficiente pra aproveitar mesmo no inverno?
2- É um país que é ok pra viajar sozinha?
3- É chuva literalmente sempre no meio de janeiro? Pensei em ir na segunda semana, mas se for um lugar q só chove, não sei se é melhor esperar até uma próxima vinda a Europa pra realizar esse sonho.
Meu problema nem é neve, é a chuva e o fato dos principais lugares estarem fechados.
Obrigada desde já. Seu blog é ótimo!
Beijinhos
Joana B.
Oi, Joana
1) Sim, vc consegue aproveitar mesmo no inverno. O país é bem preparado pra isso.
2) Siiim, eu achei muito seguro. Morei lá por quase 2 anos, já fiz duas outras viagens pra lá depois disso é nunca tive problema algum.
3) Olha, não deixe de ir à Escócia por causa da chuva, pq é algo raro alguém que tenha ido lá e não tenha pego chuva, é raro mesmo. Lá sempre chove.
Eu entendo que seria uma boa oportunidade de conhecer o país, afinal, da França até lá é um pulinho. Mas se me permite, ou vc arrisca e vai com frio e (muito provavelmente) com chuva ou deixa pra outra oportunidade. Eu particularmente preferiria ir no verão ou outono, mas é aquela coisa… vc tem a oportunidade de ir, precisa ver se mesmo querendo muito conhecer o país, se vale a pena ir agora ou esperar outra oportunidade.
Obrigada pela visita aqui no blog! Se resolver ir, espero que o tempo colabore! :D
Olá Bruna..
Espero que esteja bem!!!
Moro atualmente em Yeovil-Somerset-UK e estou planejando uma viagem em familia para a Escócia na última semana de Dezembro.
Como estou planejando fazê-la de carro, eu gostaria de saber se vc teria informações sobre a exequibilidade e/ou restrições, principalmente quanto às estradas, nesse período?
Desde já, muito obrigado..
Parabéns pelo blog…
Edilberto Sales
Oi, Edilberto
Super legal!!! Vcs vão adorar a Escócia!! :D
Se tiver alguma restrição, deve ser por causa de geada, neve ou algo do tipo. Mas sempre tem algum tipo de aviso emitido pelo governo, é só ficar ligado nas redes sociais. Quando morava em Edimburgo, eu tinha uma conta no Twitter e por lá acompanhava essas coisas. Hoje em dia não tenho mais, mas acredito que vc pode acompanhar pelo site, facebook ou Twitter.
Oi!
Estou planejando ir para a Escócia e Irlanda em março.
Acha que é ruim?
Nessa época ainda escurece muito cedo?
Obrigada!
Oi, Nathalia
Não é a melhor época, até o ultimo final de semana, que é quando inicia o horário de verão, escurece cedo. Se vc puder ir em abril, melhora um pouco, pois o dia volta a escurecer lá por 19:00 e não por volta das 15:30 – 16:00 como acontece nos meses de inverno.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Oi Bruna, queria saber se de qualquer forma cai neve em dezembro na Escócia. Minha prima queria conhecer a neve e eu não soube responder, sei que em algumas cidades, apesar do frio é muito raro nevar né?
Oi, Ju
É raro sim, eventualmente acontece de ter neve, mas não é sempre que isso acontece na Escócia.
Oi Bruna, vou para Escócia em Fevereiro, num casamento. Você poderia me dar dicas do que vestir com elegância nessa época. Será no último dia de fevereiro, a cerimônia acontecerá em Glasgow. Ficarei uma semana, quais passeios você indica, já que o tempo será bem curto. Obrigada!
Oi, Silvana
Juraaaaa?!?!?! Que legal!! Meu sonho é ir em um casamento escoces hahaha :D
Olha, pelo que já vi de pessoas vestidas indo em casamentos lá na Escócia, eles usam vestidos super decotados, com braços de fora e tudo mais, apenas colocam um mega casacão pesado por cima.
Eu tenho um roteiro de 3 dias em Glasgow aqui no blog, você já viu?
http://contandoashoras.com/2014/11/03/roteiro-de-3-dias-em-glasgow/
Nos outros dias vc pode visitar outras coisas que ficaram faltando no meu roteiro, algumas eu cito no final desse post ou ainda, dá pra fazer alguns bate-voltas, tipo.. Stirling, Falkirk, Linlithgow, visitar castelos, destilarias de whisky, entre outros. Opções não faltam!
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna
Td bem?
Quero muito ir pra Escocia e conhecer tudo que tenho direito, especialmente as highlands. Porém só posso viajar em janeiro e julho. Qual mês vc me aconselha ir?
Oi, Lais
Se fosse pra escolher, eu iria em julho. Os dias são mais longos, vc aproveita muito mais. No inverno os horarios de transporte (principalmente) são reduzidos, o que dificulta um pouco os deslocamentos. Sem contar que, dependendo, algumas atrações nem abrem entre novembro e abril.
Oi Bruna eu, meu marido e filho de 15 anos vamos pra Londres visitar meu outro filho de 19 anos que está a 3meses trabalhando em Milton keynes. Iremos dia 18 de janeiro Teremos 12 dias e gostaríamos de ir a Escócia. Acha que Vale a pena? Ou o que sugere. Será nossa primeira vez na Europa
Oi, Edna
Sim!! Sempre vale a pena! Mas depende muito do que vocês querem fazer lá! Se for só conhecer beeem o principal, Edimburgo e Inverness, uns 4 dias são suficientes, mas se quiser colocar a Ilha de Skye ou alguma outra região, ai precisa de alguns dias a mais.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna
Achei seu Blog muito interessante e esclarecedor. Vou fazer uma escala em Londres , chego as 5:00hs do dia 11/02/2018 e saio as 17:00hs do dia 14/02/2018. Como ja’ conheco Londres estava procurando algo a fazer na Escocia, mas muito temerosa por causa do inverno e chuvas. Gostaria de fazer algumas perguntas:
1- Ser’a que com segunda pele, blusa de la , calca de veludo cotele e uma jaqueta de nylon com pluma de ganso (mas nao um casaco) da para aguentar o inverno ou precisa de um casaco mais grosso.
2- considerando que o horario de sol ‘e das 8:30 as 15:30 o que e’ possivel fazer em Edimburgo
3- considerando o pequeno horario de claridade e muita chuva nesse epoca acho que nao vale a pena a excursao de 12 horas paara terras altas (Norte da Escocia)
4-voce tem alguma sugerstao?
Att. Hiromi Iwamoto
Oi, Hiromi
1) Aconselho casaco pesado, em fevereiro costuma ser muito frio ainda.
2) Você pode fazer qualquer coisa, priorize os parques e caminhadas ao ar livre durante o dia e depois das 15:30, qdo ja está escuro, vc pode ir em algum museu ou algo do tipo.
3) Eu não aconselho, mas se for algo que vc faça muuuita questao, não é impossível fazer, mas realmente, o fato de escurecer muito cedo, atrapalha. O ideal seria ficar lá e conhecer com calma a região, com um ou até dois dias a mais do que normalmente precisaria, assim não haveria necessidade de fazer td correndo.
4) As sugestão estão ai, qqer coisa, me escreve!
Obrigada pela visita aqui no blog!!
Olá,qual você acha melhor para morar? Glasglow ou Edimburgo? Em que mês é mais normal nevar? E é verdade que quase todas as casas e hotéis na Escócia tem banheira? Bjs
Oi, Jeliel
Depende! Depende do teu gosto e das tuas preferencias. Costuma nevar, quando neva (nao é muuuito comum) de novembro a março, mas nao tem grandes acumulos normalmente. O mais comum é geada.
Sim, quase todos os hotéis tem banheira, principalmente os mais antigos. Alguns hoteis mais novos nao tem, mas vc tem q pesquisar muito bem.
E em que cidade neva mais? Glasglow ou edimburgo?
Oi!
Como disse no comentário anterior, é dificil nevar, mas quando neva, é mais no norte da Escocia. Se neva mais ao sul, neva tanto em Glasgow como Edimburgo, as cidades ficam muito proximas.
Bruna boa tarde! Tenho lido muito seu blog! Excelente! Queria saber se na última semana de outubro é possível ver neve na Escócia ou só mesmo a partir de dezembro. Muito obrigado
Oi, Anderson
Na Escócia tudo é possivel hehe Claro que em dezembro e janeiro (as vezes em fevereiro) tem mais chances.
Bom dia e obrigado pelo site, estou indo para Escócia passar 4 dias , queria ir a sterling e highlands e se sobrar tempo a Glasgow , gostaria se posso alugar carro sem medo de ser feliz ou devo abortar a idéia? Já morei no norte da Itália e em Lisboa e Braga.
Gostaria de saber se a neve me atrapalhará caso eu alugue um carro?
Oi, Marcus
Então, vc pode alugar carro sim, mas se tiver neve na estrada (nas Highlands), é bom ter experiencia em dirigir na estrada nessas condições e também, vc precisara usar uma corrente nas rodas.
Gosto muito de lugares antigos, onde o inverno é frio e chuvoso! A reportagem é excelente, ótimo conhecimento, linguagem gostosa de ler!
Olá, Antônio
Então você vai amar a Escócia!! haha :D
Obrigada pela visita aqui no blog!
Boa noite
Terminei de assistir pela 2 vez Outlander
Apaixonada pela Escócia. Quero visitar o mais breve. Adorei as dicas estou te seguindo
Obrigada
Oi, Carmen
Obrigada pela mensagem!
Outlander está mesmo movimentando o turismo na Escocia. Seja Bem-vinda!
:D