Certeza absoluta que a atração turística de Curitiba que eu mais visitei até hoje foi o MON – Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho). Já perdi as contas de quantas vezes fui lá, seja em um dia normal (entrada paga) ou no primeiro domingo de cada mês (entrada gratuita).
A maioria das pessoas não sabem, mas o MON é formado por dois prédios, o predio que antigamente era sede do Instituto de Educação, mas que depois foi transformado em museu e a construção anexa, o Olho, que foi inaugurado em 2002.
Pra quem gosta de arquitetura, fotografia, obras de arte, esculturas, esse museu é super indicado.
O que me levou até lá nessa ultima viagem a Curitiba foram duas exposições: Genesis, de Sebastião Salgado (que não está mais em cartaz foi prorrogada a exibição até o dia 14 de junho de 2015) e as Obras sob Guarda do MON.
Todo mundo vem acompanhando diariamente o desenrolar das investigações da Policia Federal na Operação Lava Jato. E em uma das diversas fases dessa operação, algumas obras de artistas famosos, como por exemplo, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Cicero Dias, Claudio Tozzi, entre outros foram apreendidas pois havia indícios de que foram compradas com lavagem de dinheiro.
Quando eu estive lá, em março de 2015, apenas 15 obras estavam em exposição. Hoje em dia, depois de mais uma fase de buscas, mais 203 obras foram apreendidas, mas apenas 48 foram colocadas em exibição.
A Policia Federal deixou elas sob guarda do MON para que os técnicos e especialistas pudessem reparar danos e preservar as obras até se ter conhecimento do que vai de fato acontecer com elas quando a justiça der um parecer definitivo.
Enquanto isso não acontece (a nossa justiça é leeeeenta!!!), quem tiver interesse em conhecer essas obras, elas estão em exposição na sala 02 até o dia 12 de julho de 2015.
O MON abre de terça a domingo, das 10:00 as 18:00. As quintas-feiras acontece o Mais MON, onde o museu fica aberto até as 20:00. E claro, no primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita. O valor (março de 2015) é de 6,00 reais.
Posts relacionados:
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Alo de Lisboa!
Descobri o seu site por mero acaso e tenho gostado muito do que tenho lido. Continue que vai pelo caminho certo!
Gostaria de lhe pedir umas dicas do que vale a pena ver em Viena de Austria. Vou la passar 10 dias no final de Agosto,ja comprei passagem de aviao e reservei hotel.Ja consultei guias,mas gostava de saber a sua opiniao.
Obrigada e beijinhos de Portugal!
Oi, Maria
Muito obrigada pelo comentário!! =DD
As atrações que achei que valiam a pena ser incluídas no nosso roteiro estão todas descritas nesse post aqui:
http://contandoashoras.com/2013/07/07/viena-um-roteiro-de-4-dias/
Existem mais atrações em Viena, mas escolhemos apenas essas pra visitar nos 4 dias que ficamos lá. Também fizemos um bate-volta a Bratislava, não sei se vc já viu o post? http://contandoashoras.com/2013/07/13/bratislava-um-bate-volta-perfeito-a-partir-de-viena/
A Leticia, mora em Viena e tem um blog sobre lá, com diversas dicas, vc pode ver aqui: http://www.vivaviena.com.br
Obrigada pela visita aqui no blog!