O vilarejo de St Andrews deixou o anonimato quando teve recentemente dois alunos ilustres: Príncipe William e a Duquesa Kate, ambos estudaram e se conheceram lá!
St Andrews é uma cidadezinha que faz parte da região do Fife, com apenas 20 mil habitantes. Apesar de ser uma cidade minuscula, dá pra passar um dia tranquilamente por lá, pois atrações não faltarão no roteiro. Entre tudo que é possível conhecer, eu destaco cinco atrações principais:
1) Catedral de St Andrews: o cartão postal de St Andrews é essa catedral em ruínas. As ruinas contam um pouco da sua história turbulenta, com muitos incendios, ataques e depredações durante o periodo da reforma protestante. É possível visitá-la de forma gratuita, porém pra subir na torre St Rules, é necessário pagar, mas o valor é simbólico.
2) Castelo de St Andrews: também é um castelo em ruínas. Quando eu estive la, eu optei por não conhecer, pq sinceramente, dá pra ver praticamente tudo do lado de fora. É interessante notar que a localização que os bispos que moravam ali escolheram para a sua construção foi espetacular, de frente pro mar do norte. Para mais infos sobre o que visitar e quanto custa o ingresso, é só clicar aqui.
3) Universidade de St Andrews: a universidade mais antiga da Escócia é uma das mais respeitadas do Reino Unido e do mundo. Infelizmente não é possível visitá-la. Mas como a universidade não tem apenas um campus, ao caminhar pela cidade conseguimos ver diversos colleges e residencias estudantis. A maioria desses colleges e residencias estudantis ficam no trajeto entre a Catedral e o Campo de Golf.
4) Campo de Golf e Museu Britânico do Golf: Junto ao Old Course, o campo de golf mais antigo do mundo, fica o Museu Britânico do Golf. Apesar de eu não ter visitado (acho golf um esporte meio monótono e não vejo a menor graça – que nenhum escocês leia isso!), pelo que fiquei sabendo, ele conta um pouco sobre os 600 anos de existência desse esporte. E ainda, quem quiser, pode caminhar e conhecer o campo de golf mais antigo do mundo e pq não, dá até pra jogar uma partidinha. Mas pra isso, é necessário agendar e desembolsar uma pequena fortuna, claro.
5) Praia de St Andrews: a West Sands é a praia de St Andrews. Ela fica junto ao campo de golf e quem conseguir encarar o ventão que normalmente tem por lá e quiser colocar a mão naquelas águas geladíssimas, vale a caminhada. O lugar é bem tranquilo e em um dia de sol, sempre tem algumas pessoas passeando por lá.
Como todo mundo sabe, eu tenho costume de começar a conhecer uma nova cidade pela atração que fica mais longe da rodoviária ou estação de trem, portanto, nesse caso quem seguir essa ordem vai fazer o mesmo percurso que eu fiz.
Para ir até St Andrews, as unicas opções são: ir de ônibus, alugar um carro (mas lembre-se, eles dirigem no lado contrario do que nós aqui no Brasil – a estrada que vai até lá é a A915) ou pegar um tour com alguma agência de turismo local. Não existe estação de trem em St Andrews.
Quem optar por ir de forma independente, a empresa de ônibus que faz o trajeto entre Edimburgo e St Andrews é a Stagecoach (sentido a cidade de Leuchars). Os ônibus partem a cada 30 minutos da estação de ônibus de Edimburgo (fica junto a St Andrew Square e do ladinho do Multrees Walk) e o trajeto leva mais ou menos 1 hora e 50 minutos (cada trecho).
Obs. 1: Para saber mais como Viajar de ônibus pela Escócia, é só clicar aqui.
Obs. 2: Quem precisar de um mapa, o site oficial do Visit St Andrews tem um bem legal e pode ser baixado no computador.
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020