Uma das áreas mais elegantes de Paris é a região do 9 arrondissement e arredores, localizados na margem direita do rio Sena.
Nessa ultima viagem nós ficamos hospedados pertíssimo dessa região, portanto, aproveitei pra caminhar e conhecer um pouco melhor esse bairro.
Um bom lugar pra começar a explorar essa região é a Place de la Madeleine, descendo na estação de metro chamada Madeleine. Saindo da estação de metro, de cara já vai dar pra ver a Igreja de la Madeleine, uma igreja que parece um templo romano. Esse lugar foi construído a mando de Napoleão I para ser um templo de homenagens ao seu exercito.
Os destaques: do alto da igreja se tem uma vista legal da Place de la Concorde. Pra quem gosta de reparar em detalhes, logo na fachada principal foi esculpido o Julgamento Final. Já na parte interior, a igreja é muito bem decorada, com afrescos no teto, mosaicos e diversas estátuas.
Nessa mesma praça ficam duas lojas de gastronomia de luxo, uma em cada esquina: a Hédiard e a Fauchon. Ambas estão sempre cheia de turistas, mas vale a pena dar uma olhadinha, principalmente pra quem é chegado em vinhos, temperos, chocolates, entre outros.
Place de la Concorde ao fundo
Caminhando pela rue de Sèze, atravessar o Boulevard de la Madeleine e continuar a caminhada na rue des Capucines até chegar na Place Vendôme, uma das regiões com maior concentração de lojas de luxo em Paris. É ali nessa região onde estão lojas como Louis Vuitton, Chanel, Rolex, Dior, Boucheron, entre outras. Nessa praça também fica o icônico Hotel Ritz Paris.
No centro da praça fica a Coluna Vendôme, erguida por Napoleão Bonaparte para celebrar a sua vitória na Batalha de Austerlitz (atualmente a coluna está passando por restauros, então as fotos desse post são anteriores a essa época, ja que agora tem uma estrutura tapando toda a coluna).
É interessante também caminhar nos arredores da Place Vendôme, é ali onde estão lojas da Tumi, Maison Goyard, Jean Paul Hévin (loja de chocolate e macarons), Balenciaga, Marc by Marc Jacobs, entre outras.
Voltando ao mesmo lugar por onde se entrou na Place Vendôme, é legal caminhar pela Rue de la Paix, também cheia de lojas e hotéis mais de luxo. Nessa região também tem algumas farmácias, que podem ser identificadas quando tiver o simbolo da cruz com luz verde. As farmácias francesas são beeem interessantes pra quem quer comprar produtos de marcas como Caudalie, Embryolisse, Nuxe, Avène, entre outras.
Logo adiante na rue de la Paix vai surgir a Ópera Garnier, uma das casas de ópera mais famosas do mundo. Quem não quiser assistir um espetáculo de opera, ballet ou um concerto, pode visitar o edifício durante o dia através de um tour com audio guia.
Os tickets podem ser comprados no próprio site ou na bilheteria, mas eu recomendo comprar online pq as filas la na hora são enormes. Mais infos sobre horários de abertura, valor e como comprar o ticket, aqui.
Seguindo o passeio, é legal continuar caminhando na rua lateral a Ópera, pro lado esquerdo, rue Auber e rue Scribe. É ali onde vão estar lojas como as da Nespresso, Lindt e Uniqlo. Um pouco mais adiante, vai aparecer o Boulevard Haussmann onde estão algumas das mais importantes lojas de departamento de Paris: Printemps e a Galerie Lafayette.
As duas lojas vendem de tudo, absolutamente tudo que se imaginar. E melhor, tudo está dividido em andares temáticos, onde no primeiro andar ficam os cosméticos, em outros andares roupas de mulher, roupas de homem, roupas de crianças, food hall, eletronicos, restaurantes. Vale a pena visitar essas duas lojas ao menos uma vez na vida, mas reserve um bom tempo pra isso, pq essas lojas estão sempre lo-ta-das!
Continuando a caminhar pela Boulevard Haussmann (lado contrario onde fica a Printemps), em uma esquina, tem uma loja da Sephora. Sephora dispensa qualquer apresentação. Essa não é a maior loja da Sephora de Paris (a maior fica na Champs Élysées), mas já dá pra fazer a festa.
Grudado a Sephora, na rue Halévy, fica uma das duas únicas lojas da Apple em Paris (a outra fica no Carrousel du Louvre). Essa loja parece ser mais tranquila do que a que fica no Louvre, ao menos no dia que passei lá fiquei com essa impressão.
Pra quem ainda tiver pique, existem duas opções a seguir:
Voltar e continuar caminhando pelo Boulevard Haussmann e ir até o Museu Grévin, o museu de cera de Paris e bem ao lado fica o Hard Rock Cafe Paris.
Ou voltar na Ópera Garnier e caminhar pela Avenue de la Ópera, onde tem diversas lojas como Hugo Boss, Diesel, Levis Monoprix, entre outras, assim como lojas de chocolate como Godiva, Pierre Hermé, Foucher, entre outras até chegar na rue St Honoré, outra rua cheia de lojas e restaurantes legais.