09.07
2015

Alemanha: Jogo Bayer Leverkusen x Bayern de Munique

por Raul Bartolamei

Nessa ultima viagem, após definirmos as cidades por onde passaríamos na Alemanha, uma das primeiras coisas que fui pesquisar foi se haveria algum jogo de futebol nessas cidades (Colônia e Berlim).

2015-05-02 17.01.19

Além de gostar muito de futebol, depois que assisti um documentário sobre a estrutura do futebol alemão e vi o fatídico 7×1, eu tinha que ver ao vivo se isso tudo era verdade ou não.

Caso ainda não tenha ido a Alemanha, eu já respondo: é tudo verdade sim. Em termos de organização, estrutura e recepção os alemães dão um verdadeiro show, até mesmo na Inglaterra, que até então era tudo o que eu tinha de referencia como padrão elevado de qualidade em um campeonato. 

2015-05-02 17.06.37

Comecei a procurar as partidas nas cidades onde estaríamos, Colônia (Köln) e Berlim (Berlin), e por azar, nos dias em que estaríamos nessas cidades, nenhum dos seus times (Fußball-Club Köln e o Herta Berlin) jogariam em casa.

Comecei a pensar em outra possibilidade, e foi ai que um belo dia resolvi procurar no mapa da Alemanha onde era a sede de todos os times que estavam disputando a Primeira divisão do Campeonato Alemão desse ano, a Bundesliga, e tive uma surpresa agradável. A região de Colônia tinha pelo menos 5 times que estavam disputando o campeonato e a maioria dessas cidades ficam até 1 hora de distancia de trem de Colônia, o que possibilitava sim eu assistir um jogo do Campeonato Alemão pela primeira vez na vida.

2015-05-02 17.06.52-1

Depois de olhar a tabela e comparar com os dias que estaríamos em Colônia, ficou decidido que eu iria assistir ao clássico alemão Bayer Leverkusen x Bayern de Munique, no estádio Bay Arena, em Leverkusen.

Mas pra quem acha que depois disso foi só alegria, eu já digo, não foi nada fácil conseguir esse ingresso. Portanto, nesse post eu vou dar todas as coordenadas do que eu precisei fazer.

2015-05-02 17.44.09

Todo mundo sabe que pra assistir a um clássico em qualquer campeonato do mundo, os ingressos esgotam rapidamente. E foi isso o que aconteceu no caso desse jogo. Eu olhei tanto no site do Bayer Leverkusen como no Bayern de Munique e todos os ingressos estavam esgotados, reflexo de um campeonato com apoio popular, em que eles tem uma das maiores médias de torcedores de qualquer tipo de torneio do mundo.

Uma das primeiras coisas que a gente pensa é em adquirir os ingressos com cambistas, mas junto com isso, vem toda a falta de segurança  e credibilidade de estar realmente comprando ingressos verdadeiros e principalmente, se eles seriam entregues.

2015-05-02 17.44.20

Foi ai que precisei dar um jeito e resolvi apostar no site Viagogo (ao clicar nesse link já abre diretamente na área destinada aos ingressos do Bayer Leverkusen), um site que permite que sócios-torcedores ou até mesmo pessoas que conseguiram comprar algum ingresso, coloque a venda os seus ingressos por diversos motivos, como ganhar um dinheiro extra, tem outro compromisso no dia, talvez não queira ir naquele jogo em especifico… Enfim, isso é irrelevante pra nós.

Mas qual é a parte boa de utilizar esse site? Eles garantem a entrega do ingresso da seguinte forma: a gente escolhe o ingresso, compra através do site e manda entregar em algum lugar (aconselho mandar entregar no hotel, pois alguns ingressos que só são disponibilizados alguns dias antes do jogo, o que torna impossível entregar aqui no Brasil). Se o vendedora não entregar o ingresso, eles cancelam a venda inteiro, isto é, a gente não recebe o ingresso mas também não paga.

2015-05-02 17.59.27

Achei a regra justa e fiz a tentativa de compra pra esse jogo com cartão de crédito brasileiro e com entrega no hotel em Colônia e como esperado, a venda foi recusada pelo site. Questão de segurança, o que já demonstrou a seriedade do site! Então, o que tive que fazer foi o seguinte: liguei para a empresa, confirmei os meus dados e a intenção de adquirir os ingressos e uma atendente com sotaque português de Portugal concluiu a compra.

Logo após receber o e-mail de confirmação, entre em contato com o hotel avisando que seria entregue via correio uma correspondência em meu nome e se eles poderiam receber pra mim. Eles prontamente me responderam dizendo que não teria problema e que eles receberiam sim a correspondência.

2015-05-02 20.08.58

Dica: não revele que tipo de documento vai estar dentro do envelope pra evitar furtos, pois alguns ingressos são considerados raridade, até mesmo pra eles.

Quando o vendedor do ingresso encaminhou a correspondência, ele também me enviou um e-mail com o número do rastreador da UPS (empresa privada de correios que opera na Alemanha), onde eu poderia conferir quando a correspondência seria entregue no hotel. Esse e-mail vem via sistema da Viagogo, então a gente não tem nenhum contato direto com o vendedor do ingresso.

Assim que eu vi que a UPS já tinha entregue a correspondência, encaminhei um novo e-mail para o hotel pedindo pra confirmarem e separarem a minha correspondência. Foi novamente prontamente atendido pelo hotel, confirmando que o envelope já estava mesmo com eles e que seria devidamente guardado esperando a minha chegada.

2015-05-02 18.26.00

No dia que chegamos em Colônia, logo após fazer o check-in, eu recebi a minha correspondência. Abri na frente da recepcionista e pedi qual era o meio de transporte mais indicado para ir até Leverkusen.

Ai veio a primeira surpresa: ao comprar um ingresso pra qualquer jogo do Campeonato alemão, o mesmo ingresso já vem com as passagens de ida e volta para usar o transporte público, podendo ser bondinho, ônibus ou trem. Vai dizer que isso não é sensacional? Isso mostra o grau de seriedade com que eles tratam os torcedores e os eventos no país.

Dica extra: mais tarde, por meio de conversa com outros torcedores no estádio, eu fiquei sabendo que o transporte publico também está incluído em outros tipos de eventos, não somente em jogos de futebol da Bundesliga.

2015-05-02 19.31.03

Ao chegar na estação de trem de Colônia, eu fui atrás do pessoal da DB (empresa de transporte publico da Alemanha) para ver qual seria o próximo trem com destino a estação de Leverskusen-Mitte. Eles nos informaram que era só olhar no painel amarelo, que ali estariam as plataformas e horários dos trens para cada destino ou também, dá pra baixar o aplicativo da DB no celular e pesquisar. Nesse dia do jogo, vimos vários torcedores do Bayern de Munique uniformizados indo para a plataforma 2, o que nos deu mais confiança de que estávamos indo pro lugar certo.

Acho interessante comentar que Leverkusen fica a 15 minutos de trem de Colônia (Köln, em alemão) e tem mais de uma estação de trem, portanto, a estação mais próxima do estádio BayArena era a Leverkusen-Mitte.

Aconselho também, a ir um pouco mais cedo para o estádio, pois o transporte publico é a forma mais fácil e mais popular de deslocamento, logo fica mais fácil encontrar trens lotados.

SONY DSC

Desde o momento em que entrei no trem eu já pude perceber a atmosfera diferente, com a torcida do Bayern de Munique (apesar de ser o time visitante, estava em maioria no trem) cantando e bebendo de forma vibrante.

Chegando na estação de trem de Leverkusen-Mitte, é necessário caminhar um pouco até chegar no estádio. Mas não há motivos pra se preocupar, pois existem algumas placas indicando onde é o estádio. Mas como eu já tinha estudado o trajeto em casa, eu já sabia o caminho.

Um esquema de segurança estava montado ao redor do estádio, acho que contei aproximadamente uns 50 policias no trecho que percorri até achar o nosso portão de acesso ao estádio. Esse portão de acesso está escrito no ingresso e o nosso era “Unterrang Block B1”.

2015-05-02 17.21.57

Assim que entrei no estádio, resolvi ir na loja do time da casa pra ver o que era vendido. Apesar de não ser uma loja muito grande, eles vendem bastante coisas, desde canecas, roupas até souvenirs como imãs de geladeira, cachecol, entre outros.

Antes do jogo começar, resolvemos comer e beber alguma coisa pra evitar o tumulto na hora do intervalo. Ai veio a segunda surpresa: é necessário comprar um cartão (tipo um cartão de crédito com chip) e colocar no mínimo 10,00 euros de crédito. Sabem qual o motivo desse cartão? Higiene, assim ninguém lida com dinheiro e com comida ao mesmo tempo. Esse sistema é realmente muito eficiente, principalmente pra quem é torcedor e vai com frequência nos estádios.

Na prática a coisa funciona mais ou menos assim: ao ir a qualquer barraquinha que vende comida ou bebida, logo após pedir o que quiser, é só passar o cartão em um dispositivo que lê esse cartão de crédito. O legal é que ele não tem senha, é só apertar um botão pra confirmar o valor que está sendo debitado e voilà, a comida e a bebida é entregue. Achei isso super legal, assim ninguém toca em dinheiro e comida ao mesmo tempo e nem é necessário gastar para ter mais um funcionário cuidando do caixa da barraquinha.

2015-05-02 17.30.37

As comidas vendidas no estádio são comidas típicas alemã, como salsichas no pão e pretzel e as bebidas, são vendido desde cervejas (principalmente) e refrigerantes.

Depois disso, fomos procurar nossos lugares no estádio. É tudo muito bem sinalizado e com a ajuda dos funcionários do estádio, fica mais fácil ainda.

Sobre o jogo, o que posso dizer é que foi tudo muito civilizado. O estádio tava lotado, as duas torcidas deram um verdadeiro show com os seus cantos de guerra. Foi bem interessante de ver!

2015-05-02 22.55.10

Vários jogadores famosos entraram em campo, como o goleiro da seleção alemã Neuer, brasileiro Rafinha e o Dante, além de outros jogadores como Schweinsteiger, Lahm, Goetze e Pizarro.

O jogo acabou Bayer Leverkusen 2 x 0 Bayern de Munique, com gols de Julian Brandt e Hakan Calhanoglu.

Após o fim do jogo, voltamos para a estação Leverkusen-Mitte, pegamos o primeiro trem com destino a Colônia que o painel indicava. O trajeto foi rápido e tranquilo e em questão de 15 minutos eu já estava de volta a Colônia.

** Precisando de hotel na Alemanha? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Colônia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Colônia, Jogos de Futebol, Leverkusen - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Alemanha: Jogo Bayer Leverkusen x Bayern de Munique"
  1. adriana cristina dias   04/10/15 • 07h00

    Quero ser informada quando tem jogo

    • Raul Bartolamei   05/10/15 • 16h48

      Adriana,

      Pode conferir em qualquer site de esportes, eles costumam oferecer esse conteúdo.

  2. Maria Odete   20/01/16 • 11h03

    Pode dizer-me por favor qual o hotel onde ficou.
    Vou oferecer aos meus filhos bilhetes para o jogo Leverkusemn com o Sporting em Fevereiro e também gostava de incluir o hotel.
    Muito obrigada.Cumprimentos

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas