10.08
2015

Segurança em Buenos Aires

Nessas ultimas duas viagens a Argentina, Ushuaia e El Calafate e Bariloche, eu sempre tava evitando ficar em Buenos Aires por um único motivo: segurança!

Eu sempre ando lendo e acompanhando viagens de conhecidos ou não a cidade e volta e meia me deparo com alguém contando alguma situação desagradável vivida lá.

DSC_0665 (2)

Quem acompanhou essa última viagem a Argentina no mês passado, já sabe que nós não tivemos opção e incluimos uma rápida parada em Buenos Aires devido a um cancelamento de voo por parte da Aerolíneas Argentinas.

→ Aeroporto

Nosso voo era Porto Alegre – Bariloche com conexão em Buenos Aires, no Aeroporto Jorge Newbery, mais conhecido por Aeroparque. Esse aeroporto fica no Centro de Buenos Aires, perto da Recoleta e Retiro e a uma curta distância do Puerto Madero, local onde escolhemos nos hospedar.

Apesar de ser um aeroporto pequeno quando comparado com o Ezeiza, o Aeroparque é muuuito movimentado. Esse aeroporto é usado mais pra voos domésticos (vuelos de cabotaje) e voos internacionais (vuelos internacionales) para países próximos como Brasil, Uruguai e Chile, por exemplo. Muito se engana quem pensa que esse aeroporto é tranquilo, muito pelo contrario, é uma movimentação sem fim, meio de enlouquecer, ainda mais na alta temporada de inverno.

Teoricamente dentro do aeroporto nós não tivemos nenhum problema, apesar do movimento intenso, achei tudo bem tranquilo. Em nenhum momento tive a impressão de que algo pudesse acontecer, como ter uma mala roubada ou algo do tipo.

DSC_0041 (2)

Puerto Madero

→ Táxis do aeroporto ao Puerto Madero e vice-versa

Como estavamos em um grupo de 12 pessoas, precisamos pegar 4 táxis. Sim, cada táxi com 3 pessoas e suas respectivas malas de viagem. O porta malas dos táxis na Argentina, no geral, são muito pequenos, pois eles usam diesel ou gás natural.

Fizemos um verdadeiro comboio até o hotel e com isso, conseguimos um descontinho no valor, que saiu 20,00 dolares por carro. Pegamos os táxis na aerea externa do aeroporto. Nunca, jamais e em hipótese alguma pegue um táxi com um taxista que veio abordar na saida do desembarque, pois esses são os golpistas.

Como eu tinha pesquisado na internet que alguns taxistas tentam enganar os turistas, procuramos pagar em dolar (pra poder negociar valores, os argentinos estão desesperados por dolares) e sempre com notas pequenas (de preferencia com o valor exato pra não precisar receber troco).

No geral, os taxistas que pegamos eram bem tranquilos e corretos, não tivemos nenhum problema tanto na chegada como na volta para aeroporto pra seguir viagem a Bariloche.

DSC_0051 (2)

Táxi em Puerto Madero

→ Dinheiro: Peso Argentino

Acabou o tempo que a gente podia ir aos países vizinhos e se vangloriar de que a nossa moeda era mais forte que a deles. Ao menos na Argentina, todo mundo sabe que o Peso Argentino está muito desvalorizado e que o nosso real, também está seguindo pelo mesmo caminho.

Obviamente que no setor de turismo, o dólar costuma ser a moeda preferida para que os estrangeiros paguem alguma coisa. Alguns (poucos) lugares praticam as conversões oficiais impostas pelo Banco de la Nación, mas a maioria das lojas e restaurantes oferecem uma conversão um pouco mais vantajosa aos turistas.

Conversão oficial em julho de 2015, onde 1 dólar equivalia a 9 pesos argentinos.

Conversão blue em julho de 2015, onde 1 dólar era trocado por 13 a 15 pesos argentinos (a grande maioria das vezes conseguimos conversão de 1 dólar = 13 pesos).

O valor das notas do peso argentino são diferentes das que usamos aqui no Brasil, portanto, é sempre bom ficar bem ligado pra não confundir as notas.

Li muito na internet dos golpes aplicados por taxistas (principalmente) sobre turistas na hora de pagar uma corrida. A dica que deixo é sempre mostrar ao taxista com que nota vc vai pagar (mas não entregar) e esperar ele pegar o troco. Só assim, entregar a nota. Muitas pessoas relatam que as notas do troco são falsas, eu não tenho como avaliar isso, pois não saberia identificar. O jeito é tentar pagar com notas com valor bem próximo do que se está comprando, pois assim minimiza o prejuízo.

Não sei se foi sorte ou o que, mas nessa ultima viagem (e até mesmo na viagem a Ushuaia e El Calafate no ano passado), nós nao tivemos qualquer problema com notas falsas.

Mas né, todo o cuidado é pouco e é sempre bom não facilitar o golpe.

DSC_0080 (2)

Congresso de la Nación Argentina

→ Segurança nas ruas de Buenos Aires (na região de Puerto Madero e Centro da cidade)

Com apenas um unico dia na cidade (uma tarde e uma manha livres), não tivemos tempo de fazer muita coisa. Levando o tempo de estadia em Buenos Aires, a quantidade de pessoas no grupo (12 pessoas) e o fato de metade delas não conhecerem Buenos Aires, optamos por percorrer as atrações mais central (e famosas) da cidade.

Depois de deixar as malas no hotel, seguimos caminhando pelo Puerto Madero (região que a gente se hospedou) até o restaurante Cabaña Las Lilas e depois do almoço fomos até a Galerias Pacífico e de lá seguimos para Av 9 de Julio e fomos até a Casa Rosada. Caminhamos por todas essas partes e em nenhum momento ficamos com medo ou tivemos a impressão de que pudessemos ser assaltados ou qualquer coisa do tipo.

É importante prestar bem atenção ao caminhar na rua, não ficar dando chance pra conversa com estranhos e tentar ser discreto pra não chamar muito atenção.

Essa região mais central de Buenos Aires está teoricamente bem tranquila pra caminhar, não há necessidade de exageros com a nossa segurança ou de equipamentos eletrônicos (celulares e máquina fotográfica).

Agora… Se me permitem, se eu for comparar Buenos Aires com a primeira vez que estive lá, com certeza absoluta a cidade piorou muito em diversos aspectos. Porém, se eu levar em consideração a minha ultima visita a cidade, em 2007 eu diria que Buenos Aires me surpreendeu (positivamente) um pouco.

Em 2007 a cidade tava imunda, com muito lixo acumulado em todas as partes, muita gente estranha em todas as partes da cidade, os taxistas estavam mais mal educados do que nunca. Cheguei a jurar que nunca mais colocaria os pés em Buenos Aires na vida!

E vejam só o que acabou acontecendo.. Parece até que esse um dia foi um sinal ou uma segunda chance a essa cidade que é super legal!

Fato é que dessa vez não achei a cidade tão suja, achei as pessoas mais normais (não vi muito aquelas pessoas mal encaradas), os taxistas estavam mais atenciosos e educados (ao menos os taxistas que nos pegamos!).

DSC_0190 (2)

Puente de la Mujer, em Puerto Madero

→ No geral

Exceto pelos altíssimos preços praticados em Buenos Aires, certamente quero voltar pra explorar melhor a cidade, revisitar alguns lugares e conhecer coisas novas. Buenos Aires nunca perde o charme!

Maaas e a segurança? Fiquei tão apavorada antes da viagem, que agora que voltei, achei muito mais tranquilo do que eu imaginava!

Posts relacionados:

Argentina: Informações práticas

Voando Aerolíneas Argentinas e Austral

Dica de Hotel em Buenos Aires: Hotel Madero Buenos Aires

Buenos Aires: Onde é melhor se hospedar? – Região de Puerto Madero, San Nicolás e Monserrat

Argentina, um dos melhores lugares do mundo pra comer bem!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)

Postado em Argentina, Buenos Aires - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Segurança em Buenos Aires"
  1. Marina Monteiro   22/06/16 • 16h30

Oi!!

Estive em BsAs em Junho/2014 por 4 dias e não tive problema algum.

Fizemos amizade com um taxista e acabamos fechando um passeio noturno com ele e também eram quem trocava moeda para nós.
    Tanto ele quanto um garçom de uma Pizzaria na Av Corrientes nos ensinou como identificar notas falsas.

Não passamos por nenhuma enrascada e presenciamos apenas uma vez, na Florida, um roubo. Um chapeu foi roubado de um senhor e logo se formou uma roda em volta do indivíduo até a polícia (que já estava por ali) chegar. Simples e bem resolvido, quem dera acontecesse algo assim por aqui.

Agora em Agosto voltaremos, dessa vez para ficar 6 dias, depois seguiremos para Colonia, Montevideu e Punta, completando 11 dias.

• Contando as Horas   27/06/16 • 00h59

Oi, Marina

Legal!! Bom saber que as experiências de viagem em Buenos Aires estão melhorando. Muito bom, né?
      Obrigada pelo relato. Boa viagem!! Ps.: Uruguai é um dos destinos que mais quero conhecer!! Aproveitaaa!!

2. Alexandre VM   30/08/16 • 20h39

Estive em Buenos Aires em 8/2016 foi a minha primeira vez. Tive uma impressão positiva sobre a cidade, o clima estava frio e as arvores sem folha e sua arquitetura lembravam muito a Europa principalmente Paris. Por outro lado a cidade continua imunda e tem lixo por toda parte, a quantidade de mendigos e pessoas pedindo dinheiro é enorme. Mesmo com estes problemas gostei bastante e também não senti nenhum tipo de insegurança. Quanto ao problema dos taxistas (ao qual já ouvi falar muito mal) é fácil, usa Uber!

• Contando as Horas   31/08/16 • 21h45

Oi, Alexandre

Boa ideia! Nunca lembro do Uber! Pra essa proxima viagem ate ja baixei o aplicativo no celular.

A Argentina é meio parecida com o Brasil em varios quesitos, principalmente segurança. Mas é bem verdade que a coisa melhorou um pouco nesse sentido. Nessas últimas viagens tbm nao me senti insegura.

Obrigada pelo seu comentário, sempre bom ter impressões mais recentes de cada destino!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
📍Doha, Catar 🇶🇦
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
📍Catar 🇶🇦
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
📍Catar 🇶🇦
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
🎊🥂🍾✈️💐💞
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt