Quem incluiu São João del Rei no roteiro de uma viagem as cidades históricas de Minas Gerais e gosta de fazer umas comprinhas, vai gostar dessa dica. São João del Rei é a unica cidade do Brasil com produção de peças feitas com estanho.
A mineração de estanho teve inicio na costa oeste da Inglaterra e foi trazida para o Brasil durante o século 18.
Foi nessa mesma época que produtos de estanho eram vistos nas cozinhas e como peças de decoração nas casas de pessoas com maior poder aquisitivo, especialmente em Minas Gerais.
Levando em consideração esse histórico, lá pelo ano de 1960, com influência do inglês John Somers, essas peças começaram a ser produzidas nessa região de Minas Gerais, especialmente na cidade de São João del Rei.
Quem caminha pelas ruas de São João del Rei e até mesmo a cidade vizinha Tiradentes, vai facilmente encontrar lojas que vendem produtos feitos de estanho.
Logo no primeiro dia do EIBV2, estava na programação uma visita a uma loja produtora de peças de estanho, a Imperial Estanhos.
Assim que chegamos, fomos recepcionados pelos donos da loja, que nos deram uma aula rápida sobre esse metal e logo na sequencia demonstraram como eram feitos os acabamentos de algumas peças.
Vale dizer que a produção é totalmente manual, o que exige muita habilidade de quem esta produzindo ou até mesmo finalizando a produção de alguma peça.
Enquanto eu assistia a apresentação do acabamento de algumas taças, cheguei a pensar que aquilo ali era moleza de fazer. Mas se a gente parar pra reparar melhor, exige muitos anos de experiencia, sem falar na paciência e habilidade para que o acabamento final fique perfeito. Fiquei impressionada!
As peças normalmente podem ser encontradas com duas texturas, uma mais acinzentada (fosca) e a prateada (polida e muito mais brilhosa) e claro, pra quem quiser, a mesma peça pode fazer um mix dessas duas texturas.
A técnica usada pra conseguir ter na mesma peça uma parte fosca a outra prateada é muito simples. As partes que precisam ficar prateadas são cobertas com uma fita e o restante é mergulhado em uma solução acida misturada com cerveja! Isso mesmo! Até cerveja entra na história!
Então quem estiver atrás de belas peças de decoração ou até mesmo exemplares de copos ou taças para vinho, fica a dica!
A Imperial Estanhos fica na rua Padre José Maria Xavier, ao lado do Restaurante Villeiros e muito perto da Igreja de São Francisco de Assis.
Blogs participantes
Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo Afora / Dentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo
Apoio
Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort / Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro Atlantica / O Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi Bruna. Adorei seu post. Lindas as fotos!!! Vindo a São João del-Rei não deixe de nos visitar novamente. A Imperial Estanhos ficou muito feliz em receber os blogueiros do 2º encontro de inverno. Abçs.
Oi, Deise
Obrigada pelo comentário! Adorei conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos seus produtos. A loja é sensacional!
Olá! Ganhei duas taças de estanho, mas não consegui achar nada sobre o fabricante. Eles tem a marcação “NP”, o brasão de Minas e iniciais “MG”. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a identificar e também saber mais sobre o fabricante! Agradeço desde já a atenção, obrigado!
Conheço, já presenteie e agradei. Conheçam que vale a pena!