20.09
2015

Um passeio de Trem Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes

Infelizmente o Brasil não tem trens como opção de transporte público, o que realmente é uma pena. Mas pra compensar, algumas estradas de ferro foram mantidas e hoje em dia algumas regiões do Brasil consegue aproveitá-las de uma boa maneira: levando turistas para passear. E é justamente isso o que acontece nessa região de Minas Gerais. Então se alguém quiser fazer um passeio de trem quando estiver visitado as cidades históricas mineiras, lembre-se, é possível andar de trem maria fumaça entre São João del Rei e Tiradentes ou vice-versa.

DSC_0788

A linha férrea que liga São João del Rei a Tiradentes ou vice-versa é a Estrada de Ferro Oeste de Minas, construída no inicio do século 19 e em funcionamento continuo até os dias de hoje. Essa linha de 12 km de extensão é percorrida pelo trem maria fumaça em aproximadamente 35  a 40 minutos. 

DSC_0063

Estação de trem de São João del Rei

Como eu estava hospedada em São João del Rei, o meu passeio começou na estação ferroviária de lá, obviamente. Essa estação de trem fica relativamente perto de todas as grandes atrações da cidade, inclusive dá pra ir até lá caminhando, sem nenhum problema.

DSC_0752

A Estação de Trem é super pequena, então não tem erro, logo ao entrar, só vai ter os guichês para comprar as passagens e mais ao fundo a catraca por onde a gente deve passar para ter acesso a plataforma onde está o trem.

DSC_0763

Pelo que fiquei sabendo, o passeio é feito a bordo de um trem com uma locomotiva a vapor americana que dada do século 20, mas que está em ótimo estado de conservação. Quanto aos vagões, são muitos.

DSC_0777

Dica 01: é legal chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência pra poder conseguir um lugar legal pra sentar. Pelo que li na internet, diversas pessoas falavam que era melhor sentar no lado esquerdo, pois as paisagens eram mais bonitas.

DSC_0796

Como estávamos em um grupo grande, logo que chegamos na estação nos fomos caminhando lá pro finalzinho da plataforma e sentamos em um vagão relativamente perto da locomotiva.

DSC_0798

Pra deixar a experiência ainda mais completa, os vagões são de madeira, com bancos também feitos de madeira. Vale dizer que os bancos não são muito grandes, geralmente os homens vão ocupar um banco inteiro, já as mulheres até conseguem dividir. Um homem e uma mulher até conseguem sentar juntos em um mesmo banco, mas vai ficar apertado e um pouco desconfortável. Pode acreditar!

DSC_0800

Os primeiros minutos do passeio acontece com o trem passando em meio as casas e prédio de São João del Rei. Os moradores parecem gostar de acompanhar a saída do trem, pq vimos diversas pessoas nas janelas, nas sacadas dos prédios e até mesmo na rua.

Um pouco mais adiante começa a aparecer as belas paisagens, lagos e ao fundo, sempre acompanhando o passeio, está a Serra de São José.

DSC_0771

Chegando em Tiradentes, depois do desembarque, é legal seguir para o local onde está a rotunda, um espaço circular onde os funcionários da estação utilizam para manobrar a locomotiva do trem para que ela fique no sentido do trajeto que vai levar o trem de volta a São João del Rei. O processo é feito rapidinho, acho que não leva mais do que uns 5 minutos, portanto, quem tiver interesse em acompanhar, é legal não dar bobeira.

DSC_0806

Dica 02: Apesar de eu não ter visitado, junto a estação de trem de São João del Rei existe um museu, o Museu Ferroviário, que pelo que li na internet, conta um pouco da história dessa ferrovia através de fotos e objetos em exposição (inclusive tem até outros modelos de vagões e locomotivas a vapor).

DSC_0824

Estação de trem de Tiradentes

É interessante comentar que esse passeio só acontece as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, com dois horários, um de manhã e outro a tarde.

Como a gente ganhou os bilhetes para fazer esse passeio, obviamente eu não precisei comprar. Pelo que li na internet, é recomendado comprar no dia anterior, pois se deixar pra comprar lá na hora, corre risco de ficar sem lugar.

DSC_0827

** O passeio de trem, trecho São João del Rei a Tiradentes, foi uma cortesia da FCA – Ferrovia Centro Atlantica e do EIBV2.

Posts relacionados:

Próxima viagem: Cidades Históricas de Minas Gerais

Como ir de Belo Horizonte as Cidades Históricas de Minas Gerais de ônibus

Dica de hotel em São João del Rei: Pousada Beco do Bispo

São João del Rei – MG: Onde é melhor se hospedar?

São João del Rei – MG, a cidade onde os sinos falam!

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei, Tiradentes - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas