Durante o tempo que morei em Edimburgo, eu estive na Holanda três vezes. Na segunda viagem eu aproveitei pra conhecer lugares mais típicos, como: Keukenhof e Zaanse Schans.
Quem sempre sonhou em ver moinhos na Holanda, Zaanse Schans é uma boa oportunidade para isso. E o melhor de tudo, dá pra fazer um bate-volta a partir de Amsterdã.
Zaanze Schans é uma espécie de vilarejo recriado para mostrar como era a vida dos holandeses durante os séculos 17 e 18. Esse local está localizado na cidade de Zaandijk, a cerca de 20 km ao norte de Amsterdã.
É possível ir até lá ônibus (Connexion, Linha 391 que parte da Estação Central) ou de trem. Eu optei por ir de trem. O trem também parte da Estação Central e a gente tem que descer na estação de Koog-Zaandijk (o trem vai no sentido de Alkmaar). Pelo que eu lembro, são apenas umas 4 ou 5 estações e logo já chegamos na estação de Koog-Zaandijk. Ai é só sair da estação, caminhar um pouco (uns 10 minutos, mais ou menos), atravessar uma ponte e os moinhos e casinhas tipicas da Holanda aparecem na nossa frente!
Esse vilarejo fica as margens do rio Zaan, quem tiver interesse, pode fazer um passeio de barco também para explorar mais a região ou ainda, alugar uma bicicleta… Pq não, né?!?!
Eu optei apenas por conhecer o lugar por terra (mas meus pais e meu irmão fizeram o passeio de barco) e caminhei muuuito, pois o lugar é espetacular!
Depois de atravessar o rio, começam a surgir diversas construções tipicas holandesas. Essas casinhas tipicas pode ser residencias, lojinhas, lojas de souvenirs, fábrica de queijo, fábrica de tamancos, entre outros.
O lugar é super bonitinho.. Impossível parar de fotografar!
E claro, ainda tem os moinhos, a maior atração de Zaanse Schans. Antigamente nessa região tinha cerca de 600 moinhos nesse pequeno espaço.
Atualmente podemos ver poucos, mas os poucos moinhos que estão ali ainda estão em funcionamento. Porém apenas 3 deles estão abertos a visitação (produzem azeite, mostarda e os famosos tamancos holandeses) e assim, aprender mais sobre o processo de produção desses elementos. Lembrando que a visita aos moinhos são pagas.
Consegue ver as pessoas ali no mirante?
E ainda, como plus, alguns moinhos oferecem um mirante pra ver toda a beleza dessa região do alto. Imperdível!
E ainda, mais pro “final” do parque está localizado o Zaans Museum (eu não visitei!), que conta um pouco mais sobre a vida da população através de encenações com bonecos de cera (vi em fotos!), a confecção de alguns produtos fabricados nos moinhos, entre outros.
A entrada no parque é gratuita, porém pra visitar os moinhos (4,00 euros) e o museu (10,00 euros) a entrada é paga.
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Keukenhof
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020